A Melhor Receita de Salpicão de Natal + Versões que Irão Impressionar e Marcar a Sua Ceia

Logo abaixo você confere as melhores e mais saborosas receitas de salpicão, ideais para o Natal e indispensáveis no seu cardápio!
Publicado em Carnes
A Melhor Receita de Salpicão de Natal + Versões que Irão Impressionar e Marcar a Sua Ceia STEPAN KAMENEV2017 / Shutterstock.com

Sabemos que é muito difícil decidir o que levar para o almoço de fim de ano. Às vezes pode bater um leve desespero quando essa data se aproxima, mas para tudo tem um jeito. E esse, meus amigos, é o melhor de todos: faça salpicão de Natal.

Sem erro e sem paranoia, o salpicão é um prato prático, mas delicioso e muito esperado. Casando bem com qualquer comida e podendo ser servido de diferentes formas, o salpicão se mostra como uma opção versátil e intrigante frente a dúvida do que fazer para a tão aguardada ceia.

Por isso trouxemos até você a nossa favorita! Uma receita de salpicão de Natal das mais gostosas que há! E depois dela, mais uma listinha repleta de variações para te inspirar!

poste no pinterest esta imagem de receita de salpicão de natal

Receita de Salpicão de Natal Tradicional Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Rendimento
8 porções
Preparação
20 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 dente de alho
  • 1 sachê de tempero em pó de carne (opcional)
  • 1/2 cebola
  • 3 colheres (sopa) de molho de tomate
  • 250 g de frango cozido e desfiado
  • 3 cenouras grandes
  • 1 lata de milho verde
  • 80 g de batata palha
  • 150 g de presunto picado
  • 1 lata de ervilha
  • Azeitonas, salsa e cebolinha (opcional)
  • Maionese, uva passa e sal a gosto

Modo de preparo

  • Em uma panela, coloque a cebola picada, o alho e um fio de azeite. Leve ao fogo e aguarde até dourar.

  • Em seguida, adicione o molho de tomate e o tempero em pó ou uma pitada de sal.

  • Adicione o peito de frango cozido e desfiado. Aguarde até refogar e reserve.

  • Para montar o salpicão, comece ralando a cenoura. Caso ela tenha ficado grossa, ferva-a por alguns minutos em uma panela com pouca água e, depois, escorra.

  • Em uma bacia grande adicione a cenoura, o presunto picado, o milho verde, as ervilhas e, por último, o frango.

  • Se você gosta de uvas passas, adicione a gosto (podem ser brancas ou pretas).

  • Adicione os ingredientes extras: azeitonas, salsa e cebolinha.

  • Agora, coloque aos poucos a maionese e vá misturando com uma colher até que os ingredientes se unam.

  • Despeje toda a mistura em uma travessa.

  • Para implementar a batata palha, você tem duas opções: espalhe-a por cima do salpicão de forma uniforme ou coloque-a em uma vasilha menor, ao lado do salpicão, para ser servida individualmente.

  • Agora, é só servir e aproveitar!

Nesse instante, conheça + 15 receitas mais variadas e completas de salpicão que indicamos para inovar o seu Natal.

Salpicão de Natal agridoce com creme de leite e cenoura

Se procura por uma receita rápida e barata, mas que deixará a todos de queixo caído, esse salpicão é perfeito. Além de possuir uma bela aparência, o salpicão agridoce possui sabor leve e comovente, trazendo a combinação harmônica para a ceia.

Por isso, ele serve para acompanhar alguma entrada ou incluído no prato principal! E o creme de leite? A incrível liga criada por ele, juntamente à maionese, une de forma singular os demais ingredientes, não deixando espaços para dúvidas.

Simples com abacaxi

O truque aqui é fervilhar o abacaxi em água com açúcar para eliminar a acidez e, assim, dar mais vida ao prato. Com o abacaxi pronto, ficará mais fácil conduzir o restante da receita, haja vista que basta seguir os passos para produzir tal obra de arte!

Caso queira, é possível adicionar à receita maçã verde picada com limão. Os temperos são de sua preferência, mas no vídeo há diversas ideias para compor ainda mais a salada natalina.

Ah! Pode ficar despreocupado (a), pois o abacaxi não incorpora ao salpicão o gosto açucarado. Na verdade, tudo fica perfeito para a ceia!

Com abacaxi e palmito

Nesse vídeo, aprende-se a preparar um delicioso salpicão que leva abacaxi, palmito e frango cozido e desfiado! Para dar cremosidade ao prato, use iogurte natural e misture tudo numa tigela. E, veja bem, rende muito! É possível, ainda, decorar a salada com abacaxi por cima, batata palha, uva passa ou o que preferir.

Outra dica é dividir a quantidade do iogurte natural com o requeijão para dar ainda mais sabor à receita.

Com maionese

Para fazer esse salpicão super cremoso é necessária, principalmente, maionese. Ela é que dará consistência, textura e ainda mais sabor à receita, sugerindo o verdadeiro significado de salpicão. Realce o sabor adicionando salsinha e cebolinha picadas e, caso não tenha salsão, corte bem os talos da salsinha e insira-os.

A crocância e o aroma gerados são incomparáveis. E, claro: sal e pimenta do reino a gosto! A praticidade te levará a amar tamanha maravilha e, é claro, o sabor também.

Com frango defumado

A diferença de se colocar peito de frango defumado no salpicão é: o sabor se intensifica e contribui na especialidade da receita. Demais, né? Entretanto, essa não é a única dica boa do dia. Para suavizar a salada, use nata em quantidades proporcionais à maionese, a fim de uniformizá-la com delicadeza.

Além de tudo isso, aprenda também a desfiar o frango de maneira simples e rápida, sem complicação. Bom apetite!

Com bacon e com salsão

Mesmo quem não gosta de salpicão vai elogiar esse prato, pois, além de muito bonito, possui um sabor incomparável. O grande fator que o difere é a adição de um talo de salsão picado. Porém, caso não goste desse ingrediente ou prefira sem, há a opção de usar alho poró, que deixa o gosto ainda mais especial.

Nesse vídeo, também encontramos diversos temperos e ingredientes diferentes, como o cheiro verde, que darão mais sabor e integridade à salada.

Vegetariano

Esse vídeo traz um incrível salpicão vegetariano de jantar natalino. Ser mais saudável é a característica principal dessa salada, além de extremamente procurada por quem não consome carne ou busca abarcar toda a família em uma só receita, sem fazer distinções.

Portanto, encontre a harmonia entre diversos ingredientes usuais e que, juntos, dão sabor e qualidade ao salpicão. Até quem come carne vai adorar esse prato!

Com maçã

 

A maçã é a fruta mais icônica do mundo, cultivada há milênios e símbolo de bondade e saúde. Desde a poesia à pintura, a maçã é apresentada como mágica e com capacidades de curar todas as doenças humanas.

Por esse e por muitos outros motivos, é indicado que esta fonte de vitaminas seja adicionada a receita e, assim, seja incorporada, com delicadeza, crocância na salada. Na finalização, adicione batata palha por cima.

Cremoso sem uva passa e sem batata palha

Se você é do time de quem não gosta de uva passa, essa receita vai te inspirar! A verdade é: esse salpicão possui tanta cremosidade e sustância que a uva passa não se torna necessária.

Caso queira, adicione outros ingredientes para dar ainda mais personalidade ao prato!

Com nozes, batata e cenoura

Esta é indicada para quem procura, de forma fácil, mas deliciosa, fazer salpicão, essencial na ceia. As nozes presentes aqui podem ser colocadas ou não. Porém, é importante dizer que elas são ricas em vitaminas e fontes de boas gorduras, além de fomentar um toque vívido à salada.

Pode-se servir o salpicão na entrada, juntamente com torradas ou fatias de pão de sal, ou como acompanhamento do almoço/jantar. Ah! A dica é deixar a batata palha na posição de complemento em outra travessa, garantindo mais duração ao salpicão. Mão na massa!

Com macarrão

Aposto que você nunca imaginou que a junção entre macarrão e salpicão pudesse dar tão certo! Cozinhar o peito de frango e desfiá-lo facilmente é um dos aprendizados presentes nesse vídeo. Com o frango pronto, cozinhe o macarrão utilizando água, azeite e sal.

O recheio deve ser feito em uma travessa: adicione milho, ervilha, cenoura, parmesão (delícia, hein?) e a maionese. Misture os ingredientes e adicione batata palha a gosto. Um adicional potente é a pimenta do reino. Garanto que você irá querer fazer esta receita o ano todo!

Com requeijão

O salpicão, comum na culinária mexicana e francesa, corresponde ao preparo que leva ingredientes crus e molho. Trata-se de um prato servido em forma de salada, frio. Ele é uma das receitas mais refrescantes do cardápio brasileiro.

Somado a isso, para dar muito mais cremosidade, recomenda-se que seja adicionado requeijão em sua receita, deixando-a ainda mais original! Muito bonito e gostoso, esse salpicão encantará a todos, seja no Natal ou em qualquer época do ano!

Com vagem

Se estava em busca de um glamuroso salpicão vegano, encontrou! Com simplicidade, poucos minutos e poucos ingredientes, é possível construir esse prato maravilhoso e universal que todos irão amar!

Uma dica é: caso você tenha uma família bem grande e queira aumentar a quantidade da salada, adicione batatas cozidas em sua receita e misture bem. Ficará, simplesmente, divino! Existe ainda um ingrediente ultra secreto que vai revolucionar o seu salpicão...Confira o vídeo e descubra!

Light com queijo cottage

Com uvas passas, abacaxi, salsão, cenoura, azeitona picada, frango desfiado e demais ingredientes, esse salpicão vai além do tradicional. O que o torna light e diversificado é o queijo Cottage, que substitui a maionese e o creme de leite.

Se preferir a salada mais molhada e cremosa, coloque um pouco mais desse queijo.

Gourmet

Em busca de uma receita maravilhosa para impressionar na ceia de Natal? Chegou no lugar certo! Acompanhe o passo a passo detalhado dessa receita, desde o cozimento do frango até a prova do prato já servido!

Usando os ingredientes certos, e muito amor, esse salpicão de frango irá parar certamente no seu livro de receitas. É necessário dizer quão magnífica é a textura e a aparência dessa iguaria? Dá até água na boca ver todos os ingredientes!

Infelizmente, chegamos ao fim. Espero ter ajudado em relação a ideias diversificadas sobre como fazer o melhor salpicão de Natal já visto!

Não se esqueça de seguir o passo a passo de cada receita, o que garantirá o melhor resultado, e de usar a criatividade nos pratos, para que se tornem verdadeiramente seus!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.