Receita de Rabada Incrível + Diferentes Preparos da Nossa Culinária

Um prato exótico da culinária brasileira que que irá surpreender você e a sua família.
Publicado em Carnes
Receita de Rabada Incrível + Diferentes Preparos da Nossa Culinária Mironov Vladimir / Shutterstock.com

A rabada é um prato tradicionalmente europeu e muito apreciado na nossa culinária. É econômico e saboroso e tem como característica um combinado de rabo de boi com legumes e temperos.

Escolhemos aqui, nossa receita de rabada simples favorita, o clássico é feito com legumes e na panela de pressão. Fica ainda mais saboroso e é muito fácil de fazer.

É o prato ideal para o almoço de domingo em família e vai agradar a todos já que quando bem feito fica uma carne bem macia, que derrete na boca e muito bem temperada.

Depois dessa receita, escolhemos mais 16 receitas de rabadas diferentes e, igualmente deliciosas, para você experimentar. Com diversos complementos saborosos. Vamos lá?

poste no pinterest esta imagem

Receita de Rabada Simples na Panela de Pressão: Saiba Como Fazer

Rendimento
5 pessoas
Preparação
1h30m
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 800 gramas de rabo de boi
  • 1 tomate grande, sem pele e picado
  • ½ xícara (chá) de cheiro verde picado
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • 1 cebola grande picada
  • 4 colheres de suco de limão
  • 1 sachê de tempero pronto sabor carne
  • 2 dentes de alho amassados
  • 2 folhas de louro
  • 3 colheres de sopa de vinagre
  • 1 litro e 600 ml de água
  • Sal, orégano e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

  • Coloque o rabo de boi numa panela, cubra-o por completo com água, aproximadamente 600 ml e coloque o vinagre.

  • Leve ao fogo e deixe ferver por 15 minutos. Retire e reserve.

  • Na panela de pressão, em fogo alto, coloque o azeite e o alho. Deixe dourar e coloque a rabada.

  • Acrescente a cebola, o sal, o suco de limão, o orégano, a pimenta do reino, o tomate, as folhas de louro e o tempero pronto. Mexa bem.

  • Coloque 1 L de água e deixe cozinhar por, aproximadamente, 55 minutos.

  • Coloque o cheiro verde e está pronta para servir.

Dica:
Caso a rabada não fique macia com o tempo de cozimento estipulado, coloque mais água e deixe cozinhar por mais alguns minutos.

A rabada é uma carne deliciosa. O segredo está no cozimento bem macio e na combinação de temperos que evidenciam, ainda mais, o sabor da carne.

Abaixo, selecionamos mais 16 receitas de rabada para você preparar em casa. Vamos experimentar?

Com vinho tinto

O vinho tinto é usado aqui como ingrediente principal do molho que auxilia no cozimento da rabada.

Escolhemos o vinho seco, por ser mais encorpado, junto com o molho de tomate e a cebola refogada. Dá pra imaginar o cheirinho dessa combinação?

Na cerveja preta

A cerveja preta é muito utilizada no processo de cozimento dos alimentos.

De sabor doce e  teor de álcool mínimo, a cerveja ajuda a amaciar a carne e garante que os temperos fiquem mais acentuados.

Com angu mineiro

O Angu mineiro é um prato simples e econômico e um ótimo acompanhamento para a rabada. É preparado com fubá cozido e, em geral, temperado com sal.

O ideal é que ele forme uma casquinha crocante, para isso tem que deixar cozinhar bem até atingir o ponto de creme.

Com canjiquinha

Típica da culinária mineira, a canjiquinha é caracterizada pelo milho triturado, esfarelado.

De fácil preparo e muito econômica é uma ótima opção para sopa, e para acompanhar a carne. A dica para essa receita é temperar bem a canjiquinha para dar uma combinação marcante.

Com quiabo

O quiabo é um importante aliado na dieta de emagrecimento.

Isso porque o vegetal tem pouquíssimas calorias e alto teor de fibras, contribuindo para o bom funcionamento do intestino.

Além do sabor levemente adocicado e suave.

Com arroz

Para esta receita de rabada de boi, o complemento é o arroz bomba. Como fazer: Em uma panela, coloque pimentão vermelho, pimentão verde e tomates picadinhos.

Refogue com alho, cebola picada e sal a gosto. Em seguida, acrescente o arroz bomba e, com o caldo do cozimento da rabada, cozinhe o arroz.

O combinado de sabor deixa o arroz ainda mais saboroso.

Com salada de repolho e batata

Nessa receita são dois os acompanhamentos. O primeiro fica por conta da salada de repolho, feita com o repolho picadinho marinado no suco de limão e temperado com sal e pimenta do reino.

Já as batatas são incorporadas na panela de pressão no fim do cozimento da rabada, ela puxa o sabor do caldo e fica uma delícia.

Light

Como preparar: Numa travessa, coloque rabo de boi limpo cortado e sem gordura, 2 cebolas picadas, 5 dentes de alhos amassados e tempero completo para temperar, deixe marinar por 30 minutos.

Pegue uma panela de pressão para fritar a cebola e o alho no azeite de oliva e, em seguida, acrescente o rabo. Refogue e cubra com água, cozinhe na pressão por cerca de 45 minutos. Leve a panela para a geladeira e deixe da noite para o dia, a gordura enrijece e está no ponto para ser retirada.

Numa panela, cozinhe 1 cebola, 2 pimentões e 2 tomates picados, 1 sachê de molho de tomate e o rabo de boi sem gordura, ponha cheiro verde e está pronto.

Com tempero baiano

O tempero baiano é marcado pelo seu sabor forte e apimentado.

Nesta receita de rabada com inspiração no tempero baiano usamos os ingredientes: Coentro, salsa, cebolinha a gosto, sal e cominho.

Com mandioca

A mandioca, ou aipim e até a macaxeira é um alimento muito consumido no país em todas as regiões, tira se daí a variedade de nomes.

Além de muito saborosa e de promover a saciedade, é ótimo para a saúde já que possui ação anti-inflamatória e analgésica.

Com molho de cacau

Matéria prima principal do chocolate, o cacau é um ingrediente incomum a ser combinado com a rabada mas garante um molho levemente doce que tem um ótimo contraste com o sal da carne. 

Nesta receita, misturamos o pó de cacau ao caldo de carne no cozimento e, ainda, no fim acrescentamos raspas de chocolate para cozinhar junto. Dá pra imaginar?

Tradicional

Passo a passo da rabada com agrião: Tempere com sal e limão, 2 kg de rabada e leve para a panela pressão por 20 minutos. Depois, ainda na panela de pressão, coloque um fio de azeite e deixe a rabada até dourar, retire e reserve.

Refogue salsão,  tomate, alho, pimenta dedo de moça, cominho e folhas de louro no vinho tinto. Quando começar a ferver volte com os pedaços de rabada e, a partir do momento que pegar pressão deixe por 50 minutos para que fique bem macia.

Na hora de servir coloque agrião para garantir um sabor especial.

Com polenta

A polenta é de origem italiana e tem semelhança e, no nosso país, ganhou uma variedade de nomes e de preparos.

Nessa receita de rabada com polenta, com o preparo semelhante ao do angu mineiro, você vai precisar acrescentar apenas manteiga, o que dá uma consistência mais cremosa ao creme.

Ao molho

Para fazer uma rabada ao molho o passo a passo é bem simples: Em fogo médio, leve a rabada para ferver com folhas de louro e vinagre de maçã. Repita esse procedimento por 3 vezes, trocando a água, para que fique bem limpa.

Já no processo do molho, tempere a rabada com cubos de caldo de carne, cebola, coentro, tempero baiano, alho, páprica picante e orégano. Coloque também o molho de tomate, tomates grandes e pimentão picado.

Depois, coloque água e deixe cozinhar em fogo médio por, aproximadamente, 30 minutos após pegar pressão e está pronta a sua rabada.

Com pirão

O pirão é conhecido como um creme, uma mistura de farinha de mandioca com caldo quente.

Nessa receita, a farinha é misturada com o caldo de cozimento da rabada, incorporando mais o sabor que é ainda temperado com cheiro verde. É muito saboroso.

No tucupi

O tucupi é o caldo da então conhecida mandioca brava. É muito presente na culinária Norte do nosso país e tem sabor forte e amargo. Sua cor amarelada e o seu cheiro convidativo fazem do tucupi um ótimo complemento para a rabada.

Embora seja de longo preparo, a rabada é uma carne que vale a pena ser feita. Seja pelo sabor marcante dos combinados de tempero ou pela textura macia da carne.

E ainda, pelos inúmeros acompanhamentos que deixam a receita ainda mais saborosa. Escolha uma receita e bom apetite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.