Porpeta Deliciosa + Muitas Versões Sensacionais

A porpeta é uma bolinha de carne moída que teve sua origem na Pérsia, durante o século XII.
Publicado em Carnes
Porpeta Deliciosa + Muitas Versões Sensacionais nadianb / Shutterstock.com

Além de possuir diversas variações, com outros tipos de carne e molhos, esse prato recebe denominações diversas por onde passa, sendo também conhecido como “almôndega”.

Curiosidades a parte, hoje, preparamos para você esse passo a passo incrível de uma receita de porpeta deliciosa e muito fácil! Ah! E, depois dela, há uma lista original de outras versões dessa mesma iguaria que podem ser feitas em casa! Veja só:

poste no pinterest esta imagem de receita de receita-de-porpeta

Receita de porpeta de carne moída ao molho: Saiba Como Fazer

Rendimento
20 porções
Preparação
40 minutos
Dificuldade
Fácil
Referência de Medida: Xícara de 240ml
Ingredientes

Massa

  • 2 pães francês picados
  • tempero Baiano
  • 700 g de carne moída patinho
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 2 ovos
  • salsinha a gosto
  • 2 dentes de alho amassados
  • orégano a gosto
  • 1 cebola média picada
  • páprica doce
  • sal a gosto

Molho de tomate

  • alho
  • orégano
  • polpa de tomate
  • sal
  • óleo
  • cebola

Modo de preparo

Massa

  • Comece colocando os pedaços de pão em um recipiente. Em seguida, molhe-os com o leite e deixe descansar por 15 minutos.

  • Depois, coloque a carne em uma bacia média e adicione o pão amolecido. Acrescente a cebola picada, o alho, os ovos, o orégano, tempero baiano, páprica doce, salsinha, sal e pimenta-do-reino.

  • Mexa bem com uma colher de pau até que se torne homogêneo.

  • Agora, basta fazer as bolinhas de carne com as mãos e reservar.

Molho de tomate

  • Para o molho, coloque óleo, cebola picada, alho, polpa de tomate, orégano e sal. Quando começar a ferver, adicione as bolinhas e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos - sem mexer.

  • Feito isso, despeje tudo em uma tigela e sirva no almoço ou jantar!

Dica:

Se não quiser preparar tudo de uma vez, as bolinhas em excesso podem ser congeladas antes da etapa do cozimento!

Abaixo, você encontra 13 indispensáveis receitas de porpeta que trazem o sabor e requinte desse prato à tona! São muitas variedades! Não vai perder, né?

italiana tradicional

autor: Cesar Prosdocimi - Chef At Home

Com três pãezinhos, 500 gramas de carne moída, pimenta dedo de moça, alho, 1 cebola pequena, salsinha e pimenta-do-reino, você pode preparar essa maravilhosa porpeta!

Basta cortar os pães em pedaços, molhá-los e deixar amolecer. Depois, misture a carne com os temperos e os pães já drenados. A dica é utilizar a mesma pesagem de pães drenados e carne moída.

assada no forno

autor: Assimsoufelizzz Dennyrocha

Nessa receita, acrescente os temperos que preferir ou as recomendações presentes no vídeo - como azeite, pimenta preta, coentro e cominho. Misture bem, faça as bolinhas e coloque na assadeira. Leve ao forno para assar, retire e sirva!

O mais legal é que não é necessário untar a forma, já que a massa leva azeite!

de frango

autor: Agora é com Amélia

Essa é a receita perfeita para diversificar o seu almoço ou jantar, já que, diferente das porpetas comuns, ela leva carne de frango moída!

Aqui, misturamos o frango com alho, cebola, trigo, ovos e fermento em pó. Acrescente também outros temperos para dar mais sabor ao seu prato!

com molho de mostarda

autor: Master Jegue na Cozinha

Faça esse molho de mostarda colocando 3 colheres de margarina, 2 colheres de farinha de trigo, 350 gramas de creme de leite fresco e 1 colher de sopa de mostarda escura na frigideira.

Na finalização, coloque as porpetas preparadas sobre o molho, cozinhe por três minutos e adicione queijo ralado por cima.

de carne moída frita e recheada com queijo

autor: Cozinhando com Dirlei

Use 6 ingredientes simples para arquitetar esta receita sublime e que dá água na boca só de olhar!

Temos a certeza de que, quando vir esse recheio de queijo e provar de todo esse sabor, você não largará essas bolinhas nunca mais! Além disso, uma boa ideia é presentear a mulher mais especial da sua vida, no dia das mães, com essa maravilha de café da manhã ou almoço!

com carne suína

autor: Escolha Mais Carne Suína

Outra peça que diversifica as famosas porpetas: pernil suíno moído!

Aprenda um tempero fácil de fazer e que leva apenas leite, ovo, salsinha, alho, manjericão, canela em pó, pimenta, queijo parmesão e farinha de rosca. Imagine que maravilha de sabor o pernil adquire com essa mistura! Além disso, no vídeo é mostrado um modo rápido de levar as bolinhas ao molho de tomate.

ao molho sugo

autor: Pizzas e Receitas do Chef José Carlos

Esse molho, de origem italiana, pode possuir um nome um tanto quanto requintado, mas saiba que o seu preparo é mais prático do que parece.

Esses são todos os ingredientes: azeite de oliva, ½ colher de tempero, 1 kg de pomodoro, manjericão e 2 colheres de açúcar. Lembre-se de prepará-lo em um recipiente grande para colocar as porpetas depois.

de berinjela

autor: Chef Georgia Bastos

Vai uma receita vegetariana aí? Duvido você aguentar ver esse vídeo e não ir correndo colocar a mão na massa!

Essa opção é saudável e prática, além de levar produtos acessíveis. Ela vai parar direto no meu livro de receitas! (E, aposto, no seu também!)

de linguiça recheada com queijo no micro-ondas

autor: Micro Sobrevivência

No menu de hoje, confira essa receita que é repleta do simbolismo italiano e feita, rapidamente, no micro-ondas!

Para dar vida a esse prato, basta utilizar linguiças, queijo parmesão, farinha de rosca, pimenta-do-reino, azeite e molho inglês!

assada na airfryer

autor: Artesalle

Nesse vídeo, é ensinada a porpeta preparada com Acém Angus, mas pode-se utilizar músculo moído ou carne de segunda.

Além disso, o diferencial aqui presente é o uso da cebola roxa, que traz mais sabor e menos acidez a cada bolo de carne. Eles podem ser servidos com macarronada ou arroz branco. E, é claro, ainda tem a facilidade de serem preparados na airfryer. Tudo, né?

de mortadela

autor: Edmara Pantoja

Essa deliciosa opção, com certeza, é a mais inusitada que trouxemos. Além de levar mortadela, ela é feita com arroz branco, vinho tinto e os temperos mais saborosos do mundo.

Então, se está à procura de criatividade e inovação, experimente essa bela dica! Você pode prepará-la para um jantar entre amigos ou na composição da refeição de Natal ou ano novo. Será o prato principal da noite!

empanada

autor: FoodMakers

Dessa vez, já começaremos o preparo bem, tendo em vista que esse completíssimo molho é um excelente acompanhamento das nossas bolinhas. Tenha atenção a todas as dicas da chef!

Certamente, ninguém vai querer perder esse super recheio: cream cheese e muçarela! A fim de preencher as bolinhas, abra uma por vez e coloque um pouco da mistura de queijos. Depois, feche e passe no trigo, ovos e farinha de pão. Frite em óleo quente ou leve para a airfryer.

4 queijos

autor: Bora Provar

Essa maravilha é a variação ideal para quem busca surpreender os convidados ou ilustrar um jantar especialíssimo com a magia do molho 4 queijos.

Portanto, com o intuito de brindar a noite (ou o dia, talvez?) cubra as reluzentes almôndegas com uma mistura dos queijos parmesão, provolone, muçarela e gorgonzola.

Esperamos que você tenha gostado dessa lista que preparamos e pedimos que comente qual foi a sua receita preferida! Ah! E não se esqueça de postar o que achou do resultado dos seus pratos preferidos! Bom apetite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.