8 Receitas de Picanha na Chapa COM Dicas para Uma Execução Perfeita

Faça churrascos mais incrementados!
8 Receitas de Picanha na Chapa COM Dicas para Uma Execução Perfeita
Avalie este item
(16 votos)

Quando se trata de picanha todo mundo adora e pede mais. Essa carne nobre, macia e extremamente suculenta é a queridinha de todos. Por isso, aposte nessa carne para seus churrascos. E sem erro!

Aprenda a Receita de Picanha na Chapa e dê um show nos churrascos. E depois dessa receita você ainda pode ver várias outras formas de preparo.

Receita de Picanha na Chapa: saiba como fazer

Rendimento
4 porções
Preparação
30 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1Kg de picanha
  • 2 colheres de sopa de sal de parrila
  • 1 colher de sopa de sal fumaça

Modo de preparo

  • Em um recipiente, misture os dois sais. Pois, dessa forma, a picanha ficará com sabor defumado, como o churrasco tradicional;
  • Pegue uma peça de picanha inteira, meça dois ou três dedos, e corte;
  • Após cortar, leve a picanha para a chapa e com a própria gordura da carne sele-as dos dois lados, por 3 a 4 minutos;
  • Salgue com a mistura de sais e volte à chapa até dar o ponto que você preferir.

Sirva à vontade.

Agora fique com nossa curadoria feita com todo carinho para você, são as melhores semelhantes a essa receita que encontramos pela internet:

2º. Com Mandioca na manteiga

autor: Manual do Churrasqueiro

Coloque 400g de mandioca picada e sem sal na panela de pressão, enquanto acontece o cozimento, corte a peça de picanha e tempere com sal grosso. Unte a chapa e leve a carne para assar.

A mandioca deve ficar na pressão por apenas 2 minutos. Quando ela estiver no ponto, coloque-a na chapa junto com a picanha e regue manteiga derretida sobre elas, finalize com queijo parmesão e se delicie!

Essa receita é prática e indiscutivelmente saborosa, suculenta e com um aroma que vai despertar a apetite de qualquer um. Você vai até querer criar uma política de privacidade em sua casa, só para não ter que ser interrompido por visitas inesperadas na hora de saborear essa maravilha.

3º. Com fritas

autor: Receitas do Gil

Batata frita é a paixão universal. Não tem quem não goste! Ainda mais com picanha.

Essa receita é mais light, apesar de ter batata frita, pois, ela é preparada na airfryer e a picanha é assada na chapa. Então, já esteja preparado para uma comida saborosa e super completa. O mais interessante dessa receita é que não utiliza gordura, além da própria carne.

Quando assar a picanha, vire a parte da gordura para baixo e, com uma pinça, vá untando a chapa. Dessa forma, sua carne não irá grudar.

Sirva as carnes com arroz e saladas!

4º. Com cebola

Que tal uma picanha acebolada? Seria um almoço perfeito! Mas não fique aí só imaginando, vamos aprender a fazer.

Coloque a chapa de ferro no fogão e deixe esquentar; para testar se está quente o suficiente, jogue um pouco de água, se evaporar na hora é porque está na temperatura ideal. Dessa forma, quando a picanha estiver assando, ela vai selar, antes de começar a grelhar.

Sem segredo algum, corte a peça em espessura de 3cm e coloque para assar, vire de ambos os lados e cuide para não queimar e deixar no ponto a seu gosto, mal passada, ao ponto ou bem passada. Use sal de parrilla para temperar. Por fim, coloque as rodelas de cebola e deguste essa delícia.

5º. Na manteiga e alho

Misture o sal e o alho na manteiga em temperatura ambiente, mexa bem e reserve. Sele a picanha no grill e vire a carne de ambos os lados. Quando estiver quase pronta, pincele a misturinha temperada sobre a carne e finalize até a manteiga derreter.

Essa versão é muito saborosa, aliás, tudo que vai alho é imensamente delicioso, então, já vai se preparando para uma verdadeira explosão de sabores. Essa receita é ideal para fazer no dia a dia. Aproveite!

6º. Com molho chimichurri

Molhos são sempre bem vindos! Mas esse vai fazer toda a diferença no sabor da carne e diferenciar sua picanha das demais receitas. Aposte nele!

Primeiramente, comece cortando a carne daquele jeito que todos já sabem, na horizontal e espessa. Salgue e deixe descansando enquanto faz o molho.

Em um recipiente coloque cebola verde com salsa, cebolinha desidratada, orégano, alho, mostarda em pó, pimenta calabresa em grão para deixar aquele sabor picante, vinagre branco, azeite de oliva e o chimichurri. Misture tudo muito bem e reserve. Prepare a carne e, quando ela estiver ao ponto, coloque o potinho com o molho na chapa também, dessa forma, ele irá esquentar e o sabor intensificará.

7º. Picanha fatiada

Essa versão é perfeita para servir porções para bastante pessoas. E o preparo é super simples!

Corte a picanha em fatia de dois ou três centímetros e leve para a chapa, finalizada, retire e pique em pequenas tiras, igual os das porções de bares, salgue e volte para a chapa, coloque manteiga, cebolas fatiadas e refogue tudo até a cebola ficar cozida.

O sabor é inexplicável e todos vão adorar! E se quiser bebidas de acompanhamento, aposte na cerveja gelada. Com essa combinação, ninguém vai lembrar de outras comidas, além dessa que é tão completa. até mesmo os amantes de doces e sobremesas, bolos, massas, pão, aves, frutos do mar e seja qual comida for, vão esquecer de suas comidas favoritas, quando o assunto for essa porção fatiada na chapa com manteiga a gosto e muita cebola.

8º. Espetinho

Outra maneira prática de servir essa picanha é como espetinho! Será preciso preparar a picanha com sal, apenas, e espetar os cubos de carne com a gordura sempre ao lado de cima.

Realmente, não há segredo algum sobre esta receita! ela é puramente simples, saborosa e fácil de fazer.

Agora, que você já conhece várias receitas de picanha, esse prato que é o tipo de comida que garante todos os direitos reservados de degustar muito sabor e suculência, aproveite para preparar a seus convidados e familiares. Todos vão amar!

Sobre o autor

Rafael Gonçalves

O cozinheiro apaixonado que transforma cada prato em memória.

Rafael não é um chef de restaurante estrelado, mas tem o dom de transformar cada prato em uma verdadeira obra de arte, cheia de sabores e histórias. Apaixonado por gastronomia desde sempre, já mergulhou em cursos de churrasco, confeitaria e até cozinha italiana, francesa e brasileira, só para garantir que nenhum tempero fique sem seu toque especial. Em casa, é o rei do fogão: seja no almoço de domingo com a família ou nas festas onde todo mundo já sabe que quem manda na cozinha é ele. Há 10 anos casado com a Daiane, descobriu que cozinhar juntos é tão gostoso quanto comer, e transformou a mesa num lugar sagrado, onde cada refeição vira motivo pra celebrar.

Inspirado por mestres da culinária como Jamie Oliver e chefs premiados em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala, Rafael aplica técnicas refinadas e sempre busca atualizar suas receitas com o que há de melhor nas cozinhas do mundo. Se tem alguém que conhece os sabores do Brasil e do mundo, é ele. Já desbravou os melhores restaurantes, do Figueira Rubaiyat em São Paulo ao Terraço Itália, sem falar nas experiências internacionais que inspiram suas receitas. Mas, no fim do dia, seu maior orgulho é ver o sorriso da família ao provar um prato feito com carinho. Quer ver dicas, descobertas e muito sabor no dia a dia?

Está no lugar certo, aqui no sabor na mesa, trago todas as receitas que testei, gostei e reuni durante toda a minha vida.

Segue lá no Instagram e vem comer com a gente! ??

Instagram icon https://www.instagram.com/raf.gcs

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar