11 Receitas de Panceta no Forno Assada para Surpreender E Outras Versões Deliciosas

Aprenda esta receita deliciosa de cozinhar essa parte nobre da barriga do porco e surpreenda aos seus convidados
11 Receitas de Panceta no Forno Assada para Surpreender E Outras Versões Deliciosas
Avalie este item
(9 votos)

Um corte tirado da barriga de porco e curado com sal e pimenta, e por vezes especiarias. Esse é um corte com mais carne e estrutura. Ele dá origem a um torresmo mais suculento e com menos gordura, diferente da barriga de porco.

Há diversas formas de cozinhar a receita de panceta no forno que podem te ajudar a inovar seu cardápio. E hoje vamos te ensinar como fazer um prato surpreendente e outras diversas maneiras de cozinhar esse corte super rico do porco.

Receita de Panceta assada no forno com mel: saiba como fazer

Rendimento
8 porções (uma peça)
Preparação
1 hora
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 panceta de porco
  • ½ xícara de mel
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de tomilho
  • 1 colher de sopa de alecrim
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de páprica picante ou defumada
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  • Dê início a sua receita cortando a carne em pedaços grandes, e em cada pedaço faça cortes diagonais. Ao final, esses cortes parecerão um xadrez e com eles o tempero penetra melhor a carne. Reserve
  • Em uma tigela pequena, coloque o alho picado, as ervas de tomilho e alecrim, a colher de chá de páprica e complete com sal. Derrame o azeite de oliva em sua mistura.
  • Passe a mistura de tempero em todos os pedaços de carne, massageando para que o tempero penetre por igual.
  • Na assadeira forrada por papel alumínio, coloque seus pedaços de porco e leve ao forno pré-aquecido a 200º graus por aproximadamente 40 minutos.
  • Após esse tempo, retire do forno e pincele o mel por cima da carne, se atentando a passar igualmente sob todos os pedaços. Volte para o forno e deixe assar por mais 30 minutos até dourar.
  • Então basta servir essa receita!

Complete a sua refeição com porção de arroz colorido ou então feijão tropeiro que combinam muito bem com esse corte. Você terá uma refeição excelente com essas dicas para carnes panceta!

2º. E frita

Autor: Alessandra Aquino Oficial

Esse é um clássico da culinária brasileira, esse corte frito é a versão perfeita de aperitivo em diversas ocasiões. Além de ser extremamente saboroso.

Para garantir essa panceta assada no forno macia e suculenta, mas que ainda tenha a crocância tão desejada, é preciso a técnica de cozimento e fritura, após isso use um papel toalha para excesso de gordura. Gotinhas de limão podem realçar o sabor e para harmonizar com uma seleção especial de drinks e cervejas.

3º. Pururuca

Autor: Leodenice Camargo

A versão pururuca da panceta suína, utiliza de gordura fervente para deixar e estimular a textura crocante e sequinha.

Para chegar a esse resultado é preciso seguir o passo a passo de salgar e secar a pele do porco, então assar o pedaço de proteína e por fim, jogar óleo fervente sob a pele do corte. Após isso, basta servir com os acompanhamentos de sua preferência.

4º. Com sal grosso

Autor: Machines e Guns

O uso do sal grosso, é uma técnica usada para manter a suculência da carne e trazer textura para a pele do pedaço suíno.

O sal ajuda na desidratação da pele, o que ajuda deixá-la mais sequinha e quando entrar em contato com o calor, virada para cima, ela ganhará crocância e textura.

5º. Enrolada

Autor: Leni Mastrocolla

Uma versão que faz muito sucesso e impressiona quando colocada no cardápio é a panceta enrolada e pururuca. Isso porque seu visual é espetacular, assim como seu sabor.

Fazê-la no forno pode parecer complicado, no entanto, usando uma receita certa para você e tendo uma boa atenção ao tempo de forno, você tem um prato delicioso para servir.

6º. Com batatas

Autor: Gostosuras e Travessuras na Cozinha

Criar pratos com essa carne suína também é possível, apesar de ser muito consumida como um prato único, ela combina com outros acompanhamentos. Criando, assim, um novo prato.

As batatas são uma opção de complemento perfeitas, isso porque, seu sabor não é tão marcante e com elas o prato pode ganhar um toque especial. É importante checar seu ponto de cozimento enquanto elas estão no forno com a carne, para que ela não fique crua.

7º. Com papel alumínio

Autor: Receitando Culinária

A folha de alumínio é um bom auxiliador para o cozimento de carnes no forno. Com ele, é criado uma espécie de estufa que ajuda a deixar a carne macia e bem cozida, sem perder suculência e sabor.

Por isso, para cozinhar a carne suína é uma excelente ideia usar o alumínio. Assim sua carne ficará no ponto ideal e ganhar crocância na medida certa.

8º. Com couro para cima

Autor: Bendito é o bacon

Para conseguir que esse corte suíno tenha crocância e a pele não tenha uma textura emborrachada, é importante se atentar ao cozimento completo.

Uma forma de garantir que o couro da carne fique crocante e saborosa é assá-la com essa parte para cima. Dessa forma o calor ajuda a garantir uma textura sequinha.

9º. Com molho de laranja

Autor: Deni Toledo Receitas

O molho de laranja para preparar os cortes suínos vai muito bem, além de ajudar na maciez da carne. Isso traz um toque de acidez e doçura para o prato.

E para esse prato com corte suíno é um complemento perfeito para elevar o prato. Leve para assar e vá regando com o suco da laranja. Ela pode ser complementar o preparo para a panceta com batatas ao forno junto com sua carne.

10º. Com lemon pepper e ervas

Autor: Escolha mais carne suína

Combinando a acidez e frescor das raspas de limão com a picância da pimenta-do-reino, o tempero lemon pepper é uma ótima pedida no momento de temperar a panceta assada no forno. Isso porque traz um toque especial ao prato.

E quando combinado com outras ervas como tomilho, alecrim, sálvia e folhas de louro, traz uma elevação ao prato, o tornando ainda mais saboroso e suculento.

11º. No forno elétrico

Autor: Cozinhando com a Bibi

Para quem prefere o uso do forno elétrico ou não tem a opção do fogão a gás, também é possível fazer uma carne de porco super macia e com textura crocante. Você também pode pré-cozer na panela de pressão e coloque a panceta assada no forno por alguns minutos.

Quando pensamos em fornos elétricos no processo de cozimento da carne, é preciso estar atento a temperatura que se difere dos modelos a gás. Então o segredo é considerar as diferentes temperaturas e usar papel alumínio para colaborar com o cozimento.

A panceta assada no forno é de dar água na boca para servir em qualquer ocasião, na rotina ou um especial para o fim de semana, como aperitivo ou como prato principal. E há diversas formas de fazê-lo para seu dia a dia ou em ocasiões especiais.

poste no pinterest esta imagem de receita de panceta-no-forno

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.