O ossobuco é um prato tradicional italiano extremamente comum na maioria das cantinas.
Também conhecido como chambaril, esse corte de carne não é o mais popular no cotidiano do brasileiro, porém não pense que a receita de ossobuco simples e fácil não possui fãs! Ele é extremamente apreciado pelos italianos!
É um prato muito bem temperado e simples de preparar, sendo a opção perfeita para qualquer tipo de refeição, das mais simples até as mais complexas!
Depois, você precisa conferir as outras versões deliciosas que separamos para você.
Ragu: a melhor Receita de ossobuco, saiba como fazer
- Água a gosto
- 3 dentes de alho grandes
- 600g de ossobuco
- Azeite
- Sal
- Pimenta do Reino
- 300ml de vinho tinto seco
- 5 tomates italianos médios
Modo de preparo
- Para começar, amarre um barbante ao redor do seu ossobuco para garantir que ele não perca a forma.
- Logo em seguida tempere com sal e pimenta, dando batidinhas para que ela grude na carne, e leve para uma grelha ou frigideira quente com o lado mais carnudo voltado para baixo.
- Quando estiver selado, vire e deixe selar até que ambos os lados fiquem iguais, retire do fogo e reserve.
- Em uma panela de pressão, adicione o alho cortadinho em lâminas e passe para a panela, logo depois adicione azeite, mantenha tudo em fogo baixo.
- Enquanto o alho doura, corta tomates em pedaços pequenos, retire a semente.
- Logo que o alho dourar, adicione os tomates. Aumente o fogo, tempere tudo com um pouco de sal e pimenta, mexa tudo.
- Em seguida, coloque a carne sobre o tomate cubra com água e acrescente o vinho.
- Mexa bem e tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 50 minutos.
- Passado o tempo, destampe a panela, retire a carne. Sirva ainda quente, após retirar os barbantes.
Dica: Se desejar um caldo mais espesso, esmague os tomates que ficaram ao fundo da panela e tempere a gosto.
2º. Polenta
autor: Negócio Gourmet
A polenta cremosa é um acompanhamento irresistível para vários tipos de pratos, assim, o ossobuco com polenta não poderia dar errado. Super cremosa, ela é a substituta queridinha do famoso purê de batatas tradicional.
Mas não é só isso, viu? Conferira o preparo, aprenda a fazer um molho funghi que, além de fazer toda a diferença no sabor do prato, pode ser usado com várias outras carnes, seja carne moída ou uma bonita peça.
3º. Ossobuco na pressão
autor: Família Ruschel
A panela de pressão pode ser uma excelente ferramenta na hora de preparar aquele ossobuco suculento porque acelera muito o cozimento e deixa um sabor especial no seu prato.
O ossobuco na panela de pressão é, de longe, a forma mais tradicional do cozinhar esse corte. Ainda dá para usar o líquido que escapa da carne para fazer um molho.
4º. Assado no forno
autor: Assados & Cia
Veja como fazer um osso buco muito saboroso assado lentamente no forno para resultar em uma carne macia e super suculenta. Além disso, descobrirá o jeito correto de fazer um molho saboroso para combinar com essa carne.
Ele fica marinando por um tempo com vários ingredientes, entre eles o alho, pimenta e sal do reino, colheres de sopa de shoyo, cominho, chimichurri, uma colher cheia (sopa) de azeite de oliva e vinho.
Essa carne será selada dos dois lados fogo alto até dourar para depois ir ao forno em uma assadeira com os demais ingredientes, como as batatas, pimentão amarelo e vermelho, cheiro verde, cebola picada, cebolinha, alhos picados, cenoura e alho-poró e tomate cereja. É um almoço para ninguém botar defeito.
Quer algo mais simples, veja as receitas de bife simples e como fazer carne ao molho madeira.
5º. Vitela
autor: Todo Seu
A versão de vitela é uma opção diferente para a sua refeição.
O vídeo de hoje ensina o passo a passo do preparo dessa carne para que fique no ponto correto.
Além disso, você não ficará em dúvida sobre os acompanhamentos do seu prato. Isso porque também aprenderá um risoto de açafrão rapidinho.
6º. Caldo
autor: Cozinhando com Fernando Couto
O caldo de ossobuco é muito fácil de fazer.
Ossobuco na pressão? Sim, é o ideal por causa do tempo que você ganha, mas ele pode ser feito em qualquer outra panela.
Um caldinho é ideal para os dias frios! Além de ser muito nutritivo, ele possui uma gama de sabores por levar muitos temperos e vinho tinto.
7º. Risoto
autor: Chef Robson Viana
O risoto sempre é uma opção de refeição interessante. Isso porque consegue preparar apenas um prato completo e utilizando apenas uma panela.
Porém, para que o seu risoto fique perfeito, é necessário aprender o tempo certo de entrada de cada ingrediente. Esse vídeo vai te ensinar um risoto ideal aproveitando todo o sabor dessa carne.
8º. Mandioca
autor: Papo de Casada por Ketelyn Galvão
A mandioca é um verdadeiro coringa na cozinha.
Nutritiva e saborosa, ela agrega muito valor a quase qualquer prato.
Em panela em fogo baixo, refogue os temperos, adicione a carne e misture para refogar. Acrescente água até cobrir a carne e deixe cozinhar na pressão.
Só algum tempo depois que a mandioca entra e cozinha com a carne. Imagina que sensacional! A gente consegue sentir o cheirinho do ossobuco só de ver.
9º. Italiano
autor: Senhor Tanquinho
Essa opção é tipicamente italiana leva até vinho branco para agregar ainda mais sabor. Ela é low carb e fit para poder te ajudar na sua dieta sem perder o sabor do prato.
Além do vinho, vários legumes estão entre os ingredientes. Aproveite para conhecer esse prato diferente, mas cheio de sabor e bastante nutritivo.
10º. Frito
autor: Bocanova - Burgeria e Restaurante
Procurando uma receita mais simples? Separamos essa para você conhecer um ossobuco tipicamente europeu que, após a fritura, a carne precisa de um tempo de forno para garantir a maciez.
Além disso, pode contar com uma super sugestão de purê de batata e um molho com legumes que vão acompanhar essa carne com maestria.
O resultado é muito bonito e elegante. Você irá impressionar no próximo almoço!
Tão bonito quanto o bife ancho assado que vai gostar.
11º. Churrasqueira
autor: Fiquei Sem Churrasco
Para não dizerem que não abordamos todas as formas de preparo, essa é para os amantes de churrasco. Assar a carne diretamente na churrasqueira demanda um pouco mais de tempo e paciência para que ela fique macia e solte do osso.
Se ainda quiser ter a experiência de comer esse corte de carne assim, indico que comece a preparação logo cedo!
Veja ainda essa receita de churrasco de brisket sensacional.
12º. Porco
autor: Flávia Brunelli
A preparação dessa versão leva vinho e cogumelos paris. É uma forma diferente de provar. O cozimento demora, em média, 1 hora, mas o resultado vale a pena.
Clique no link para assistir o vídeo e descobrir como preparar esse corte com o sabor da carne de porco.
13º. Coxinha
autor: Folha de S.Paulo
O brasileiro ama esse salgadinho, mas vê-lo recheado com um ossobuco na pressão ou cozido lentamente não é comum. Essa versão deliciosa pode ser feita para um lanche da tarde, aniversários ou como petisco para receber os amigos.
O preparo começa no momento de cozinhar a carne, deixando-a bem suculenta com todos os temperos. Essa é a parte mais lenta do processo.
Depois de pronta, basta desfiá-la para rechear a coxinha.
14º. Batata doce
autor: Lulu na Cozinha
A batata doce é um ótimo acompanhamento!
Muitas vezes, ela vira substituta do arroz e faz parte de quase todos os cardápios de dieta de quem mantém uma rotina de treinos.
Nesse vídeo, aprenderá a preparar uma receita de ossobuco que tem a batata doce como acompanhamento principal. O prato é saboroso e nutritivo.
15º. Macarrão
autor: Pitadas de Cozinha
Esse modo de preparo é excelente porque aproveita todo o sabor da carne, além de preparar um molho intenso para banhar o macarrão. Depois, o ossobuco na panela de pressão será servido à parte e estará bastante suculento.
O bom desta alternativa é que ela é bem colorida, pois, leva dois tipos de pimentão, uma lata de molho de tomate e finalizada com parmesão ralado e manjericão.
É uma refeição muito fácil de fazer.
Os amantes de macarrão vão se fartar com essa novidade.
Gostou das várias maneiras de apreciar o sabor do ossobuco na pressão ou cozido de forma tradicional? É muito tempo investido para deixar a carne macia. Esse corte já foi ignorado, mas a partir de agora, você irá incluí-lo nas refeições, não é?