Receita com Miolo de Acém E Acompanhamentos para o Almoço de Domingo

Além de ser uma carne barata, ela serve para diversos pratos
Receita com Miolo de Acém E Acompanhamentos para o Almoço de Domingo

Em cada uma das regiões, o almoço de domingo é marcado por um prato tradicional: macarronada, feijoada e também carnes. O preparo deste último prato requer muita atenção, já que a carne deve ficar macia e suculenta. Esta vai te surpreender pelo sabor incrível.

Além do preparo na panela de pressão, que dar o toque especial ao prato, o acém pode ser preparado na grelha, no forno, com legumes e até na air fryer. A Receita de miolo de acém éde dar água na boca e, por isso, você confere neste artigo novas combinações! Aprenda também outras combinações para um prato completo

Receita de miolo de acém perfeita: saiba como fazer

Rendimento
4 pessoas
Preparação
2h30
Dificuldade
Médio
Ingredientes
  • 1 (um) quilo de acém
  • 4 (quatro) dentes de alho
  • 2 (duas) colheres de chá de sal
  • 1 (um) litro de água fervente)
  • 1 (um) quilo de aipim cru
  • 1 (uma) colher de chá de colorau
  • 1 (uma) colher de chá de tempero baiano
  • 1 (uma) cebola
  • 1 (uma) colher de sopa de banha
  • 1 uma) pitada de pimenta do reino
  • ½ (meia) xícara de vinagre
  • ½ (meia) pimenta dedo de moça
  • Cheiro verde
  • Cenoura picada (opcional)

Modo de preparo

  • Corte a sua carne em pedaços grandes, de preferência em formato de cubo. e tempere com sal, alho, pimenta do reino e vinagre. Misture bem e deixe descansar por 20 minutos.
  • Na panela de pressão, adicione a banha e espere esquentar e derreter em fogo médio.
  • Com cuidado, coloque a carne para fritar. Ela deve ficar dourada e todo o líquido deve evaporar.
  • Quando ela estiver no ponto, adicione cebola, colorau e tempero baiano.
  • Espere a cebola fritar por aproximadamente um minuto. Não esqueça de mexer a panela com frequência para que não queime o fundo.
  • Adicione a água para cozinhar bem a carne.
  • Tampe a panela de pressão durante 20 minutos. Caso não esteja cozida, tampe novamente e espere mais alguns minutos.
  • Coloque o aipim para cozinhar na mesma panela com mais um pouco de água.
  • Acrescente sal para temperar e mexa bem
  • Tampe a panela e, quando a panela começar a apitar, conte quatro minutos.
  • Por fim, coloque cheiro verde e está pronto!

2º. Frito

autor: Jaque na Cozinha

Esta receita vai muito bem com arroz, macarrão e até purê de batata. O segredo para o sabor ficar mais marcante é deixar a cebola fritar primeiro e, posteriormente, colocar o alho. Não esqueça também de colocar água fervendo e deixar a carne com os temperos no fogo médio até secar todos os líquidos.

Ao final da receita, a sua carne deve estar macia. O toque final fica por conta da cebola em rodelas, que agrega ainda mais sabor.

3º. Na grelha

autor: Manual do Churrasqueiro

Para os amantes do churrasco, é possível transformar o acém na melhor companhia para aquela salada de batatas e vinagrete. Para assar a carne desse jeito, o autor cortou ao meio e temperou apenas com sal grosso.

A dica para o miolo ficar completamente selado é utilizar um braseiro forte, ou seja, a 30 cm da carne. Isso deve ser feito para a carne assar da melhor forma, mas você pode deixar o ponto do jeito que preferir.

4º. No forno

autor: Cozinhando com Aline Brites

Outra opção muito prática para essa receita é fazê-la no forno. Antes de temperar, a autora furou a carne para desfazer as fibras que estão no meio. Os condimentos utilizados foram shoyu, páprica defumada, chimichurri e sachê de tempero pronto.

Depois de misturar bem, a carne vai para a assadeira, junto com os temperos e o bacon. O autor embrulhou o acém com papel alumínio e levou ao forno pré-aquecido por 1 hora. Depois desse tempo e de regar a carne com o líquido, é só assar por mais meia hora e está pronto!

5º. Espetinho

autor: André Silva Carnes

Você sabia que acém e espetinhos têm tudo a ver? No caso desta receita, o autor criou um espetinho de carne com legumes.

Ele utilizou os temperos de preferência e, para segurar o sabor, colocou óleo de cozinha na mistura. A dica também é deixar a carne descansar depois de ser temperada. Já os legumes escolhidos foram pimentão verde, amarelo e vermelho. Você vai perceber como a combinação do pimentão assado é perfeita com o sabor de defumado.

6º. Com batata

autor: Cozinhando do meu jeito

A receita que você aprende no início desse artigo também pode ser adaptada para um prato sem aipim. Além do sabor, a consistência da batata é diferente. No entanto, o sabor promete ser tão incrível quanto o da receita original.

O autor cozinhou o vegetal e a carne juntos, antes de colocar água na panela de pressão. Além disso, ele adicionou os temperos ao final da receita.

7º. No hambúrguer

autor: Chef PV Show

O sabor deste hambúrguer vai surpreender! O autor utilizou acém moído com salsicha picada, sal a gosto e pimenta do reino. A quantidade utilizada no vídeo é para dois hambúrgueres grandes.

Ele ainda colocou mais tempero por cima, mas isso fica a critério de gosto pessoal. Na hora de grelhar, preste atenção na cor da sua carne. O momento certo para virar é quando estiver mais escura pela metade. Desse jeito o seu hambúrguer não perde o ponto. A receita permite ainda adicionar bacon, salada e até ovos.

8º. Na air fryer

autor: Mari Lentino

A fritadeira elétrica chegou como uma opção mais prática e saudável às cozinhas. Ela é também uma das opções para cozinhar a carne. Para isso, nesta receita, ela foi colocada na air fryer a 200ºC durante 30 minutos. Certifique-se de virar o acém depois de 15 minutos, para que ele asse bem em todos os lados.

De acompanhamento, a salada de batata funciona muito bem. Um arroz soltinho também faz a diferença na hora de degustar.

9º. Recheado

autor: Cueca Cook

Talvez você nunca tenha visto a receita de acém recheado, mas a garantia é de uma carne suculenta e muito macia. A carne está presente no dia a dia dos brasileiros e está variação é uma forma de não enjoar do seu sabor.

Depois de temperar bem a carne com os temperos que preferir, coloque os ingredientes de seu gosto nos cortes da carne para rechear. No caso do autor do vídeo, a opção foi cenoura e bacon. No entanto, outra dica legal é rechear com legumes, frango, calabresa, catupiry, entre outros. Embrulhe bem a sua carne no papel alumínio e, depois de assada, ela estará se desmanchando de tão macia.

10º. Strogonoff

autor: Receitas do Wagnão

O strogonoff é uma receita tipicamente russa, mas o brasileiro deu seu jeito e criou uma versão própria. Neste caso, o filé mignon utilizado pelos europeus pode ser substituído pelo acém.

Para cozinhar a carne, adicione óleo em uma panela já aquecida. Enquanto ela frita, acrescente os temperos e o molho de tomate. Os últimos passos são colocar o creme de leite e o champignon, caso queira. Não esqueça de fazer um arroz caprichado e adicionar batata palha, do jeito que o brasileiro gosta.

11º. Ao molho de cerveja preta

autor: Fala Galera

Quer fazer uma combinação bem única? O molho de cerveja preta vai encorpar a sua receita de um jeito simples e criativo de fazer.

O autor selou a carne antes de colocar os temperos. Depois, na mesma panela, colocou cebola, alho e tomate. Adicione shoyu, páprica doce, sal comum e rosa e pimenta do reino para temperar bem. A garrafa de cerveja, ingrediente principal, foi colocada por último. Por fim, é só deixar a panela tampada na pressão durante uma hora e está pronto.

Hora de colocar a mão na massa! Que tal testar as receitas no final de semana?

poste no pinterest esta imagem de receita de miolo-de-acem

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.