Medalhão de Filé Mignon E Muitas Variações Para uma Bela Viagem Gastronômica

Carne suculenta e saborosa, um dos melhores cortes que pode provar
Medalhão de Filé Mignon E Muitas Variações Para uma Bela Viagem Gastronômica

Você, muito provavelmente, já comeu medalhão de frango, mas de filé mignon talvez ainda não tenha ouvido falar. Pois, saiba que essa carne nada mais é do que o filé, em rodelas e espessura grossa de 2 cm, extremamente suculento e saboroso

Você precisa aprender como fazer a Receita de Medalhão de Filé Mignon. Basta seguir o passo a passo e surpreender seus convidados. E depois dessa receita, veja outras versões.

Receita de Medalhão de Filé Mignon: saiba como fazer

Rendimento
6 porções
Preparação
40minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  •   6 Medalhões (um filé mignon inteiro);
  •    Tomilho Fresco;
  •    02 Colheres (sopa) Manteiga;
  •    Sal, Pimenta do Reino e Azeite a Gosto.

Modo de preparo

  •  Pegue uma peça de filé mignon inteira e a corte em rodelas de 2 cm de largura, formato medalhão;
  •  Tempere os medalhões com sal e pimenta do reino dos dois lados e deixe as carnes descansando, enquanto prepara a frigideira para selar;
  •  Em uma frigideira, coloque a manteiga e uma colher (sopa) de azeite para evitar que a manteiga se queime. Deixe tudo derreter em fogo baixo;
  • Coloque o filé na frigideira e acrescente o tomilho por cima da carne. Quando dourar, vire do outro lado e deixe selar até o sangue do filé começar a subir;
  • Desligue o fogo e os coloque em uma assadeira
  • Leve ao forno a 180ºC, por cerca de 30 minutos. Feito isso, está prontinho e é só servir!
Dica importante:
  • Pode acrescentar alho e demais temperos a gosto.

2º. Com molho gorgonzola

autor: Michele Crispim

Existem clássicos que, se aprendermos os segredinhos culinários, podemos reinventar e fazer pratos surpreendentes. A gastronomia nos permite várias mudanças em determinados pratos, e esse, é um que pode ser feito de várias formas e, já que pode ser variado, por que não usar muito queijo?

 É realmente delicioso e bem diferenciado! Ainda mais tratando-se de gorgonzola. Esse queijo já é salgado, então, tome cuidado na hora de usar sal na carne para não deixar salgado demais. O molho feito com essa delícia deixa a receita bem mais saborosa e especial.

Já dar para imaginar uma carne suculenta com esse molho derretendo sobre ela? Jamais deixe essas receitinhas passar em branco, já vai salvando para fazê-las em uma ocasião especial.

Todos vão amar experimentar acompanhado de um bom vinho!

3º. Ao molho madeira

autor: Canal Undershef

Essa variedade de molho é uma delícia! E, depois que você ver e sentir o aroma dessa iguaria, vai pensar: por que nunca pensei nesse preparo antes?

A base desse molho é o vinho madeira, que pode ser encontrado em casas de bebidas ou supermercados.

Conforme sua preferência pode ser usado, cogumelos, ervas como alecrim, manjericão, pimentas, entre outros temperos. Esse molho realmente realça a cor do seu prato deixando-o muito mais atraente, sem contar na explosão de sabores.

4º. Ao molho mostarda

autor: MastreChef Brasil – Receitas

Essa opção é para quem ama mostarda, e até mesmo que não gosta, tanto assim, vai ficar encantado. O sabor concentrado da mostarda fica mais suave em meio a outras composições do molho, que é super rápido, prático e saboroso. A coloração da carne fica muito atraente, caso queira, pode acrescentar o tempero que mais gostar.

Esta receita fica magnífica, parece até que foi preparada em restaurante. Então, já se prepara para despertar elogios, pois, esse prato fará muito sucesso! E para deixar os medalhões de filé mignon bem mais incríveis, na hora de cozinhar, prefira o azeite ao óleo, por uma questão de saúde e sabor!

5º. Com bacon

Autor: Ju na Cozinha

Bacon combina com tudo! É um coringa da culinária. Imagina combinado ao medalhão e um molho especial de vinho branco? Perfeição é a palavra que define essa iguaria,

Nesta receita, é combinado a maciez e suculência do filé mignon com o sabor irresistível do bacon. Pois, após os medalhões serem temperados, são selados na frigideira e levado ao forno, isso faz com que o gostinho do bacon fique penetrado na carne.

Ao final, é finalizado com molho de vinho e um risoto incrível. Essa é uma opção muito agradável e deixará todos os seus convidados surpresos e apaixonados!

6º. Ao molho de requeijão

autor: Barba Food

Que tal adicionar um pouco de cremosidade? Esta variedade do molho é muito simples e imensamente saborosa.

O requeijão pode ser qualquer um da sua preferência. O seu medalhão irá ficar muito atraente aos olhos dos seus degustadores, vale à pena fazer!

Essa é uma daquelas receitas que vai te fazer esquecer de doces e sobremesas

7º. Ao molho madeira e risoto de grana padano

autor: Brotato’sBrogs

Uma versão mais requintada e super elegante, ideal para servir em ocasiões mais especiais.

E como tudo que é bom e perfeito, exige paciência e tempo, com esse prato não é diferente. Pois, o filé precisa ser enrolado em um plástico filme e deixado na geladeira por 1hora, antes de ser preparado.

O risoto que é feito com queijo grana padano, também pode ser com parmesão. Todos vão adorar essa deliciosa versão.

8º. Com molho de vinho mel e mostarda

autor: Paulletone

Esse molho de mostarda combinado ao mel e vinho é estupidamente sensacional! É impossível errar e desagradar alguém com esse prato fantástico.

O medalhão deve ser preparado com os temperos de sua preferência e levados ao forno, e jamais se esqueça do processo de selagem, isso é muito importante. Pois quando você sela uma carne, as fibras da peça se fecham e o sabor e suculência ficam garantidos. Por isso, sempre que levar algo para assar, principalmente, quando for uma peça de carne grossa, assim como o medalhão, lembre-se sempre de, antes de levar ao forno, selar.

Na mesma frigideira que você selar a carne, faça o molho de vinho tinto suave. Acrescente o mel, a mostarda, sal a gosto e a manteiga. Manteiga é importante, pois, dará um toque aveludado ao caldo que deve ficar levemente grosso.

Aposte sem medo nessas receitas ideais para quem gosta de inovar na cozinha. Esses pratos permitem você usar da sua criatividade e reinventar a roda. Prepare molhos diferenciados com creme de leite, mostarda, mel, barbecue, enfim, são infinitas possibilidades para você saborear o mignon com molho, no conforto e privacidade da sua casa.

poste no pinterest esta imagem de receita de medalhao-de-file-mignon

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.