Linguiça no Forno Assada & Variações de Preparo de Almoço Fácil

Aprenda a preparar uma linguiça toscana de dar água na boca só com o cheiro.
Publicado em Carnes
Linguiça no Forno Assada & Variações de Preparo de Almoço Fácil Veronika Idiyat / Shutterstock.com

À procura de uma proteína para compor o prato principal de uma refeição em família? Confira, então, essa receita de linguiça no forno assada porque ela está no capricho! Acompanhada de batatas super temperadas, você terá os principais elementos do seu almoço ou um petisco para comer com os amigos.

A linguiça é um dos aperitivos mais populares porque é rica em sabor, é prática de fazer e o preço é bem mais agradável ao bolso. Não perde tempo, não. Confira! Se quer ter mais opções de preparo e de acompanhamento para outras ocasiões, separei outras 16 receitas que estão uma melhor que a outra.

poste no pinterest esta imagem de receita de linguica-no-forno-assada

Receita de linguiça no forno assada com batatas: saiba como fazer

Rendimento
5 porções
Preparação
1h10
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 2 colheres (sopa) de maionese
  • 200g de molho de tomate
  • 1 kg de linguiça toscana
  • Suco de 1/2 limão
  • 6 batatas médias
  • Orégano a gosto
  • 1 cebola ralada
  • Sal a gosto
  • Azeite a gosto

Modo de preparo

  • Em uma tigela, coloque a maionese, orégano, o suco do limão, a cebola e acrescente o molho de tomate com uma pitada de sal. Misture tudo bem.

  • Corte as batatas em 4 partes, as coloque na tigela e as besunte na mistura.

  • Em uma assadeira, adicione um fio de azeite para untar o espaço, depois distribua as batatas e as linguiças de modo que fiquem misturadas.

  • Pincele um pouco da mistura sobre as linguiças, cubra tudo com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido para assar por 30 minutos.

  • Passado esse tempo, retire o papel alumínio, pincele um pouco mais de molho de tomate por cima das linguiças e leve para assar por 40 minutos.

  • Retire do forno e estará pronto para servir.

Dica:

Ferva as linguiças por 10 minutos antes do preparo e pré-cozinhe as batatas. Além de eliminar um pouco da gordura da linguiça, o tempo de forno diminui.

Quer mais 16 receitas de linguiça no forno assada? Aproveite essa lista de opções para fazer nas próximas refeições.

Churrasco

autor: Tv Churrasco

Acho que não há proteína para churrasco que seja mais fácil de fazer.

Tempere as batatas com 4 colheres (sopa) de manteiga, chimichurri, sal, azeite e qualquer especiaria que você já ame na linguiça que prepara aí em casa.

A batata assada fica de derreter. E não se acanhe: querendo preparar também uma costelinha de porco ou outra carne para acompanhar, perfeito!

Com recheio de vinagrete

autor: Beleza na Cozinha

Já que estamos falando de fazer churrasco, veja também essa sugestão com um recheio simples e que dá para fazer a qualquer hora porque sempre temos em casa.

Linguiça ao forno com batatas tem cara de almoço de domingo, então, tem que ter vinagrete! Com essa receita, você une essas duas delícias e cria algo novo.

Econômica

autor: BRUNA CARVALHO TV

Em uma tigela, prepare as batatas. Usando batatas grandes, você terá uma receita fácil, deliciosa e ideal para uma refeição com poucos ingredientes em casa.

Depois de criar o molho sugerido e temperá-las, unte a forma com um pouco de azeite. Agora é só levar para assar no forno para dourar e ficar suculenta.

Deixe assando por cerca de meia hora, depois retire e dê uma mexida, aí leve para assar por mais 20 minutos ou até dourar.

Com linguiça artesanal

autor: Larica na brasa

Para você também que gosta de fugir do óbvio de vez em quando.

Já que ela é temperada por dentro, você pode seguir a dica do vídeo e só preparar um molhinho de ervas fresco para cobri-la ao lado de uns tomatinhos assados.

E, falando nisso, asse em forno preaquecido por aproximadamente 20 minutos. Aí tire, regue com o molho e retorne ao forno por cerca de 30 minutos.

Na maionese

autor: Comidinhas do Chef

Esta receita não poderia ser mais prática porque tudo que é necessário é de uma misturinha que vai temperar os ingredientes que vão para uma assadeira.

Coloque as batatas em uma tigela e tempere com pimenta do reino a gosto, orégano a gosto, sal a gosto, duas colheres de sopa de páprica doce... o que mais for da sua preferência, então, as misture com as linguiças.

Com recheio de purê de batata

autor: Receitas Da Lia

Está claro que batata com linguiça é um clássico, mas por que não a usar como recheio? E não é ela purinha, viu? Dá para colocar cheiro verde, presunto, tomate e até queijo, se o pessoal aí gosta.

Veja agora como rechear essa belezinha.

Gratinada

autor: RECEITAS DO FABRICIO

Se assada já é boa, com aquela casquinha gratinada e aquele dourado que faz qualquer barriga se manifestar, é glorioso!

De um modo geral, é fácil, rápido de preparar, econômico e o sabor não deixa ninguém sair da mesa com queixa, então pode confiar.

Com bacon

autor: Adilson Figueira

Deixe-me te dizer que linguiças toscanas ficam incríveis com fatias de bacon só para não a deixar passar batido por essa receita que é dos deuses.

Claro, você pode optar por usar as fatias de bacon ou corte em pedaços, o que é uma opção interessante já que vai escorrer aquela gordura saborosa e já temperará a linguiça. Incrível, né? Leve ao forno preaquecido 180ºc por 30 minutos, mínimo.

Rocambole recheado

autor: pobre na cozinha

Tenho certeza de que você não sabia que havia como fazer linguiça assada assim.

A ideia é usar a carne da linguiça para criar uma camada, recheá-la com o que preferir, então, enrolá-la até se tornar um cilindro de carne. Dê uma olhada!

Com batata doce

autor: Delícias da Eleni

Linguiça assada com batata é um clássico, mas acompanhada de babata doce ainda é novidade para alguns, por isso a sugestão. Coisa boa a gente compartilha!

Depois de aferventá-las, coloque tudo em uma travessa. Leve ao forno com as batatas por 20 minutos, então, as retire, as vire e volte ao forno para dourar por mais uns 20. É inacreditável como fica de derreter na boca.

Simples

autor: Bete com carinho

Linguiça assada no forno com batata e maionese pode ser exatamente o que você está procurando, se não quer perder tempo fazendo algo muito elaborado.

Acredite, o simples não perde em nada! Capriche no sal, pimenta do reino; invista no tempero e terá uma linguiça macia, uma batata cremosa... uma delícia.

Com pimentões

autor: Canal Rodrigo Zilio

Receitas com pimentões são radicais porque as pessoas amam ou odeiam. Seja qual for o seu lado, sugiro dar uma olhada. Para você que não é fã, pode ser agora que irá mudar de ideia.

Em uma panela, adicione as batatas, corte em pedaços e tempere com condimentos secos, pimentões, cebolas e pimenta calabresa. Uma pitada de sal e pimenta do reino são bem-vindas.

Passe para a assadeira junto às linguiças toscanas, regue com um pouco de azeite e é hora de ir ao forno.

Creme de alho

autor: Quero a Receita

Não tem muito sobrando para fazer de acompanhamento? Quem disse que precisa? A linguiça de forno simples se basta, se recheada com esse creme delícia.

Você precisa: dentes de alho, requeijão, maionese e cheiro verde.

O passo a passo é tranquilo. Para rechear, você irá misturar a maionese ao requeijão, adicionar os dentes de alho (ralados) e incorporar junto ao cheiro verde. Por fim, faça uma abertura lateral na linguiça e preencha.

Com mandioca

autor: Receitas Cook Top Brasil

Quem é do nordeste não vai hesitar em experimentar linguiça com macaxeira. É ideal para um jantar descomplicado ou para tomar aquela cerveja com o pessoal.

Veja como fazer!

No pão

autor: WG Entretenimento Audio Visual

Sim, linguiça ao forno numa assadeira ou travessa fica lindo, mas por que não colocar essa delícia em um bom pão para fazer aquele lanche caprichado ou servir em um jantar mais descontraído?

A linguiça é toda preparada na frigideira, depois passada para o pão. Aí sim ele deve ir para o forno por 25 minutos. Tirou e esfriou?

Agora é só servir e bom apetite.

Com recheio de ricota

autor: Bete com carinho

Uma receita para aqueles do paladar mais apurado.

Esse é outro preparo de travessa onde a linguiça é aberta no centro para receber o conteúdo que irá recheá-la. Além da ricota, use uma de colher de alho frito triturado, cebolinha e orégano para criar um creme delícia.

São mais receitas de como fazer linguiça com batata do que você imaginava? Você pode testar todas essas para o almoço ou jantar. Volte aqui sempre que precisar.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.