Linguiça Cuiabana E os Melhores Jeitos de Preparar Essa Receitinha

Se seu desejo é surpreender no almoço de domingo então é hora de saber como produzir uma deliciosa linguiça cuiabana!
Linguiça Cuiabana E os Melhores Jeitos de Preparar Essa Receitinha

A linguiça cuiabana é um embutido que existe a muitos anos e agracia muitos churrascos, por ser um bom aperitivo e ser facilmente assado na churrasqueira ou no forno, tornando-se um perfeito tira gosto para anteceder a carne principal.

E como sabemos que produtos artesanais vêm caindo cada vez mais no gosto da dona de casa, hoje você irá aprender a fazer essa deliciosa receita de linguiça cuiabana. Veja agora como montar e várias opções de preparos desse delicioso aperitivo.

Receita de linguiça cuiabana maravilhosa: Saiba Como Fazer

Rendimento
  10 porções
Preparação
24h + 40 minutos
Dificuldade
Médio
Ingredientes
  • 1 copo de leite (200ml)
  • 1 kg de carne de gado (lombo);
  • tripa para linguiça
  • 200g de queijo minas - meia cura
  • cheiro verde a gosto

Modo de preparo

  • primeiramente corte e tempere a carne com os temperos de sua preferência, depois a divida em duas partes. Em um processador, moa a primeira parte. Já a segunda parte deve ser colocada no processador e usando a função pulsar, moa a carne, mas deixando-a em pedaços maiores.
  • depois disso, coloque o leite na carne e cubra com plástico filme para deixar a carne descansar na geladeira por mais ou menos 24 h. Enquanto isso, você pode pegar a tripa e coloque-a de molho trocando de água conforme a indicação da embalagem;
  • passado esse tempo, você perceberá que o leite foi todo absorvido pela carne, deve-se agora acrescentar o queijo picado em cubos e o tempero verde, misturando tudo;
  • Após misturar tudo, escorra a tripa, pegue um funil e coloque na ponta menor a tripa. Feito isso, coloque a carne dentro do funil, a pressione para passar pelo funil e encher a tripa. Depois de encher a tripa, você deverá amarrar as pontas e pode moldar quantos gomos desejar;
  • Quando terminar de preenchê-la, deixe descansar na geladeira mais 1h e já poderá consumi-la.
Dicas úteis:
  • A tripa pode ser encontrada em açougues e caso sobre, pode ser congelada desde que se adicione não bastante sal;
  • pode-se acrescentar carne suína;
  • a linguiça pode estar sendo recheada com pedaços de queijos ou cebola;
  • a pimenta de cheiro é um ótimo tempero para a carne.

2º. No forno

autor: Larica na brasa

Esta receita é para que você mulher não precise ficar na churrasqueira e possa mesmo assim servir um delicioso aperitivo com gostinho de churrasco, fazendo pouca bagunça na cozinha.

Dessa forma, prepare-a no forno e veja como ficará deliciosa sem precisar ficar em frente a fumaça por alguns minutos.

3º. Na frigideira

autor: Toinha linguiças premium

A dica de agora é perfeita para quando a sua linguiça cuiabana possuir aquele delicioso recheio de queijo e você procura um modo prático o acompanhamento do almoço.

Por isso, venha aprender a prepará-la na sua frigideira preferida de forma que evite a perda do queijo que compõe o seu recheio.

4º. Na airfryer - fritadeira sem óleo

autor: 1001 utilidades Cleberek

Esta receita aqui pode ser uma das suas receitas preferidas, pois irá trazer praticidade e saúde para sua mesa.

 Já que você preparará uma deliciosa linguicinha e a servirá com o mínimo de gordura, visto que esse é um dos benefícios de cozinhar na airfryer.

5º. Com batatas

autor: Tv churrasco

Este delicioso acompanhamento, pode ser também o prato principal da refeição que será preparada para toda a família.

 Podendo ser facilmente preparado, sem precisar se preocupar se vai passar do ponto ou não já que você poderá controlar o tempo e a temperatura do forno.

6º. Com queijo coalho

autor: Tv churrasco

Se o desejo é acrescentar sabor em sua mesa, então chegou é o momento de escolher um delicioso queijo coalho e por as mãos na massa.

Uma boa opção é rechear a linguicinha com pedaços de queijo coalho e temperos naturais e depois servir conquistando elogios de todos.

7º. Com legumes

autor: Ateliê - Ateliê da linguiça

A linguiça de carnes combina com muitos outros alimentos e essa dica para ser feita juntamente com alguns legumes vai te surpreender.

E isso vai acontecer não só pela forma simples como será preparada, mas principalmente pelo sabor que diferenciará essa dica de outras receitas.

8º. De frango com queijo

autor: Serjão Jp

A carne de frango é uma ótima opção de carne magra, além de ser muito deliciosa para se utilizar na fabricação de linguiça, o que irá garantir um produto muito saboroso e saudável.

Prepare e veja como todos vão adorar essa combinação de frango e queijo, além de ser uma boa combinação de proteínas.

9º. Na panela de pressão

autor: Tathi Calichhio

Não é só porque você não tem uma frigideira em casa que não poderá cozinhar a sua linguicinha no fogão da sua cozinha.

Essa opção é super prática e evitará lambuzar a cozinha de gordura devido ao fato de a panela de pressão ser alta e ficar tampada na maior parte do tempo.

10º. No micro-ondas

autor: Chris Theodoro

Se estiver sem forno, essa dica vai te agradar muito. Pois utilizando um refratário que possa ir ao micro-ondas, será possível organizar uma ótima e prática refeição.

O melhor é que se você puder tampar o refratário e acrescentar batatas ou outros legumes, terá um prato completo e fazendo o mínimo de sujeira na cozinha.

11º. Na churrasqueira

autor: Toinho linguiças premium

Se você é uma mulher que gosta de aprender coisas novas, mas ainda não fez um aperitivo na churrasqueira, esse é o momento de criar coragem e aprender com esse passo a passo super simples.

Veja como pode ser fácil e divertido esse preparo se juntar a família toda para lhe ajudar no processo e na hora de servir acrescentar farofa.

12º. Acrescentando a pimenta biquinho

autor: homem na cozinha

Para quem gosta de receitas picantes, essa é uma opção possibilita o acréscimo de um pouco de pimenta na receita.

Podendo até substituir a pimenta biquinho, por pimenta do reino ou por outra de sua preferência e deixar a família toda contente.

13º. No espeto giratório

autor: Carnivoria do Rodorfim

Depois que você começar a assar alimentos na churrasqueira, certamente vai desejar ter um espeto giratório para lhe auxiliar.

Por isso, essa dica é para você que já garantiu o seu e deseja surpreender a todos com um ótimo aperitivo prático.

Certamente todas essas opções de preparo lhe deram água na boa, então não importa que dia da semana seja hoje, pois isso não será desculpa para não ser comida uma deliciosa linguiça em sua casa.

poste no pinterest esta imagem de receita de linguica-cuiabana

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.