Língua De Boi & Variadas Possibilidades Para Esse Prato

É fã de carnes excêntricas? Então esse corte pouco valorizado vai te surpreender.
Publicado em Carnes
Língua De Boi & Variadas Possibilidades Para Esse Prato artavr / Shutterstock.com

Ela pode fazer algumas pessoas torcem o nariz à primeira vista, mas eu te garanto que vale a pena conferir essa receita de língua de boi porque essa carne possui mais qualidades e sabor do que você imagina. Sendo componente de muitos pratos no país, essa iguaria é sucesso em outros lugares da América Latina.

Com os preços da carne bovina lá no alto, é interessante vermos quais opções temos. A língua, além de forte, nutritiva e saborosa, é econômica e fácil de fazer. Você também precisa conferir essas 15 outras receitas que selecionamos para que tenha uma diversidade de preparos e pratos à sua disposição para inovar.

poste no pinterest esta imagem de receita de receita-de-lingua-de-boi

Receita de língua de boi ao molho madeira: saiba como fazer

Rendimento
8 porções
Preparação
1h10
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 língua bovina
  • 1 cebola pequena cortada em cubinhos
  • 4 colheres de (sopa) de óleo ou azeite de oliva
  • 2 dentes de alho cortados em pedaços grandes
  • 2 colheres de (sopa) de salsinha picada
  • 2 colheres de (sopa) de margarina
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • 1 colher de (chá) de colorau
  • 2 folhas de louro
  • 40g de farinha de trigo
  • Pimenta do reino
  • 100 ml de molho shoyu
  • 80 ml vinho tinto
  • 560 ml de caldo
  • 1 litro de água
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  • Em uma panela de pressão, coloque a língua, adicione o suco de um limão, encha com água até cobrir e leve ao fogo.

  • Após pegar a pressão, cozinhe por 20 minutos e retire.

  • Ao tirá-la, a pele já se soltará sozinha, então, use uma faca e retire toda a pele restante. Descarte e lave a língua em água corrente.

  • De volta à panela, coloque a língua, acrescente a cebola picada, o alho, uma pitada de sal e pimenta, folha de louro, o molho shoyu e o coloral.

  • Adicione água e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos ou até ficar macia.

  • Passado esse período, reserve a língua e coe o caldo de carne que se formou na panela. Guarde 550 ml desse caldo para preparar o molho madeira.

  • Com a panela vazia, acrescente o óleo e espere aquecer. Entre com a língua e dê uma dourada em ambos os lados.

  • Use o que sobrou de caldo, fora dos 550 ml, para regar a língua e dar mais gosto conforme ela frita. Após dourar, tire do fogo e reserve.

  • Corte a língua em fatias finas e sirva em uma travessa da sua preferência.

  • Em uma frigideira, coloque margarina. Quando derreter, entre com a farinha de trigo e mexa bem. Assim que se formar uma massinha, acresce um pouco do vinho. Volte a mexer. Finalize o vinho.

  • Adicione todo o caldo aos poucos, deixe ferver e entre com a mostarda. Quando vir que está bem uniforme, ajuste o sal e desligue.

  • Finalize com salsinha ou cheiro verde.

  • É só regar a carne com o molho e estará pronto para servir.

Veja mais 15 receitas de língua de boi que vão surpreender a todos.

Com batatas

autor: Cozinhe com a Dani

Essa receita é para uma refeição completa, afinal, quem não ama uma carne cozida com batatas prestes a desmanchar de tão macias? Acompanhada de um arroz branco e uma salada, você tem um almoço para atender toda a família.

Confira o passo a passo de como tratar, cozinhar e combinar essa delícia.

No espeto

autor: BBQ Em Casa - Receitas De Churrasco

Que tal uma novidade para a próxima churrasqueada? Uma língua de boi bem temperada vai deixar os parentes de queixo caído. Confere esse vídeo!

Como já orientado, retire a pele que não é comestível, passe azeite, sal de parrilla, pimenta e aqueles condimentos que está habituado a usar nas suas carnes.

Isso aí com uma cerveja gelada em um domingo quente é surreal de bom.

Com caldinho

autor: Tatiane Marques

As sopas e caldos são famosos “tira-gosto” na hora de beber uma cerveja com os amigos. Que tal usar essa língua para petiscar com eles?

O final de semana pede por algo diferente.

Surpreenda o pessoal com um caldo saboroso com muita páprica, cebola e o alho, alecrim e outros condimentos que vão deixar o sabor surpreendente.

Sanduíche

autor: Cansei de Ser Chef

Por essa você não esperava, certo? Mas essa pode ser uma ótima alternativa para diversificar naquele lanche. Veja como preparar uma receita para deixar a carne bem macia.

O recheio do sanduiche fica por conta da língua desfiada e bem “molhuda”.

Pode ser uma alternativa muito diferenciada para um jantar mais informal

Na panela de pressão

autor: Bete com carinho

Todos amam cozido em uma panela com pressão pela praticidade, afinal, nesse caso, receitas como essa de língua ou de uma carne cozinhariam por horas.

E falando nisso, numa panela de pressão com água gelada, coloque a língua, pimentão, cebola, orégano, temperinhos à vontade e molho de tomate. Em cinquenta minutinhos você terá um cozido de dar água na boca só pelo cheiro.

Com macaxeira

autor: Paty tudo Mais

Todo bom nordestino troca facilmente a batata pela famosa mandioca.

Super cremosa, douradinha e macia, ela fica desmanchando na boca e agrega muito sabor a qualquer carne. Pode ser a melhor opção para matar a saudade do tempero e gostinho do Nordeste. Ela é digna de almoço de família.

Na churrasqueira

autor: Churrasqueadas

Essa é para aqueles que adoram diversificar no churrasco.

Para fazer, é muito fácil e simples. Os ingredientes são básicos. Coisa que todo churrasqueio tem na cozinha, assim, não dá trabalho! Ela precisa ser cozida para garantir a maciez, mas fica tostadinha da churrasqueira com muito tempero.

À milanesa

autor: MARA CAPRIO CULINÁRIA E DICAS

Depois de tanta proteína, chegou a vez do empanado italiano também ser feito com a língua. O pessoal cansou daquele seu bife à milanesa tradicional?

Agora você tem mais uma opção para variar nas refeições.

Na cerveja

autor: Cueca Cook

Para você usar a sua cerveja favorita na hora de preparar.

A carne de panela com bebida alcoólica já se tornou um clássico porque a deixa muito macia. A bovina, especialmente, por ter mais gordura, combina demais com cerveja preta. Capriche nos condimentos e aproveite.

Legumes e verduras

autor: Bete com carinho

Para compensar o nível de gordura em certas carnes, a gente deve buscar equilibrar com o tempero mais natural e acompanhamentos saudáveis.

Além de fazer toda a diferença no sabor, colaboram para que o seu corpo receba os nutrientes necessários. É bom unir o útil ao agradável, né? Comer bem não necessariamente tem a ver com viver de fruta e folha. Confere só!

No forno

autor: REVISTA MEIO NORTE

Assim como os preparos na pressão são práticos, os de forno também te dão uma maior liberdade. É sempre bom ter alternativas porque o tipo de cocção interfere muito no sabor e textura que você irá provar no prato, então, explore.

Independentemente de qual preparo escolha, é só cuidado para não a deixar ficar ressecada durante o cozimento para que ela fique tão macia quanto um filé mignon.

Ao vinho

autor: Alessandra Santos Pastel

Assim como as cervejas, os vinhos são muito usados em carnes de diversos tipos. E nem se preocupe! O sabor é muito suave, então, você não vai comer nada com gosto forte de bebida.

Ele é responsável por intensificar os sabores já existentes, além disso, combina com quase tudo. A melhor parte? Você não precisa usar vinho caro.

Guarde esse para acompanhar o prato.

Risoto

autor: Chef José Luiz

O risoto é outro prato italiano que foi muito bem recebido na culinária brasileira.

Muito servido no jantar, para cozinhar ele é muito simples. Pode fazer diversas combinações de acompanhamento e temperos. Sempre cremoso, o risoto vai parecer divino na boca com uma fatia de língua macia e suculenta. Você não perde por esperar.

Com polenta

autor: Crispim Neto MT

A polenta é uma espécie de purê feito com a base da farinha de milho. Apesar de haver versões fritas e sólidas, essa é que eu te indico para compor o seu prato com a língua.

Esse purê cremoso é muito fácil de fazer, mas vale muito a pena. Você também não vai querer perder a dica de molho e de decoração.

Recheada

autor: A BAIANA CHEGOU

Talvez eu tenha guardado o melhor por último.

A carne recheada é uma das sete maravilhas da cozinha porque você une algo que já é gostoso por si só aos seus outros elementos favoritos.

Não tem como dar errado!

Você pode aproveitar essas opções para introduzir esse tipo de carne à alimentação da sua família. Se uma sugestão é melhor do que a outra, não irá demorar para convencer todo mundo.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.