Goulash Húngaro E Mais Versões De Preparo Surpreendentes

Esse é um prato de carne picada, bovina ou suína, que vai surpreender a família.
Publicado em Carnes
Goulash Húngaro E Mais Versões De Preparo Surpreendentes DUSAN ZIDAR / Shutterstock.com

Já imaginou incorporar comida húngara ao seu dia a dia? E não precisa ser um prato exótico, não! Essa receita de goulash é muito parecida com o guisado que já preparamos aqui. Sabe aquela carne de panela macia, com sabor surpreendente e que ainda rende um caldinho? É disso que eu estou falando.

Essa é uma das comfort food europeias que mais fazem sucesso no Brasil porque remete àquela comida caseira de mãe. Prepare as especiarias e mão na massa!

Sempre que uma receita vem de fora, o brasileiro dá um jeito de adaptá-la ao seu gosto, então confira as 14 receitas de goulash mais acessadas logo depois.

poste no pinterest esta imagem de receita de receita-de-goulash

Receita de goulash tradicional e muito simples: saiba como fazer

Rendimento
5 porções
Preparação
45 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 500g de coxão mole e coxão duro
  • 500g de cebola em cubos
  • 300 ml de caldo de carne
  • Pimenta do reino
  • 2 colheres (chá) de páprica doce
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1 folha de louro
  • Sal a gosto
  • Azeite de oliva

Modo de preparo

  • Após cortar toda a carne cortada em cubos médios, coloque um fio de azeite bem generoso em uma panela e leve ao fogo baixo.

  • Adicione a carne e tempere com sal e pimenta, então, deixe dourar de ambos os lados por alguns minutos até criar aquele fundo de panela.

  • Retire a carne e reserve.

  • Na mesma panela, acrescente a cebola, dê uma misturada para ela pegar o sabor da carne e a deixe cozinhar por 2 minutos ou até ela murchar.

  • Tempere as cebolas com a páprica, mexa bem para temperar todas e aguarde por mais 2 minutos, pois elas irão dourar muito bem.

  • Adicione uma concha de caldo de carne quente às cebolas para soltar o fundo da panela, em seguida, transfira a carne e as cebolas para a panela onde está o resto do caldo.

  • Entre com o extrato de tomate e misture bem.

  • Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio até a carne ficar macia.

  • Quando ela estiver no ponto, adicione o amido de milho necessário para dar uma engrossada no caldo.

  • Depois de ganhar consistência, desligue o fogo e sirva.

Veja mais 14 receitas de goulash com preparos e acompanhamentos bem diversos para que você não deixe de experimentar essa delícia.

Ao vinho

Esta receita já foge do tradicional, mas é muito apreciada pelo sabor marcante.

Cozinhar com vinho tinto seco é comum para muitos, mas há quem ainda não sabe a diferença que a bebida faz ao prato. Dá para usá-lo dentro da receita para criar molhos e reduções de fazer você gemer a cada mordida.

Ainda está insegura? Você também pode usá-lo em uma marinada para testar aos poucos a forma de uso desse aliado aí na sua cozinha.

Com nhoque

Vamos falar um pouco de acompanhamentos?

Há quem ame uma boa massa com esses tipos de guisados. Se você é um deles, eu te sugiro trazer um pouco da cultura italiana para o prato. Seja um nhoque de batata ou macaxeira vai ficar incrível com essa carne de panela.

Carne de segunda

Usar aquela proteína menos nobre para fazer cozido é tudo de bom!

Essas peças de carne são tão saborosas quanto as outras. E a melhor parte? Ficam desmanchando na boca quando cozidas no tempo certo. Se tem uma ferramenta que vai te ajudar a chegar no ponto dela mais rápido, é uma panela de pressão.

Tente agora!

Com spaetzli

O goulash húngaro geralmente é servido com essa massa que é super popular na Alemanha. Quer sua receita idêntica a original? Então cola aqui.

Para o spaetzli, você precisa de ovos, uma xícara (chá) de farinha de trigo, sal, óleo e outros pouquíssimos ingredientes para uma base de massa tradicional.

Americano

A receita goulash chegou aos quatro cantos do mundo e já há uma versão norte americana do prato.

Então, se você é um apaixonado pela cultura estadunidense, vale muito a pena conferir como eles fazem esse prato. É outro para você adaptar em casa.

Com cerveja preta

É verdade que a cerveja deixa a carne macia? Parece loucura, mas não é!

Beber uma cervejinha gelada enquanto cozinha é muito relaxante, mas está tudo bem usá-la em sua receita. A carne tende a ganhar uma doçura muito sutil que contrasta com o salgado de todos os outros ingredientes.

Vegano

Sua receita livre de produtos com origem animal.

Ela leva, por exemplo: 1 xícara de lentilhas, cenouras e batatas, 3 dentes de alho picados,1 colher (sopa) de páprica defumada e muito mais! Ele fica super cheiroso, grosso e cheio de sabor. Sem falar que é uma opção mais saudável, né?

Abrasileirado

Nada como o tempero da nossa terra, né?

Para esse goulash húngaro, o ideal é trabalhar com o acém ou com o músculo, mas independentemente da proteína, use a boa e velha panela de pressão com um pouquinho só de manteiga para dourá-la com a cebola. Tempere com os seus condimentos favoritos para carne e use uma boa cerveja clara para cozinhar.

Sopa

Mas não era uma espécie de guisado? Claro! Mas como a gente valoriza a sua liberdade para diversificar, trouxemos também essa opção bem mais caldosa.

São diversas pessoas que amam carnes com aquele molho ralo para molhar o pão ou jogar sobre o arroz na hora de comer, mas aqui você pode fazê-lo como um caldo ou sopa mesmo para tomar naquela noite particularmente fria.

Com paio

Ele é um enchido muito tradicional nas terras portuguesas, mas que marca presenta na receita húngaro porque seu recheio é, principalmente, de lombo de porco. E carne suína é muito bem-vinda no goulash.

Você pode, é claro, assim como na receita acima, misturar as carnes da sua preferência. Aí terá um prato cheiro de sabor e bem forte.

Com pinhão

Eu sei que por essa você não esperava. Para ser honesto, nem eu!

Mas há um prato dessa receita europeia que leva pinhão; essa semente é muito popular no Sul e Sudeste do país porque é uma fonte riquíssima de minerais e fibra. Mas e o sabor? Também não deixa a desejar, viu? Pode confiar.

Vegetariano

Outra receita de goulash húngaro para aquelas pessoas que evitam ou não podem comer alguns produtos de origem animal. Saiba mais nesse passo a passo.

Você irá precisar de algumas coisas como a soja texturizada, concentrado de tomate, vinho, páprica picante e um pouco de alho.

E ainda rola um purê de batata, hein?

Com bacon

Ele não poderia ficar de fora porque o bacon dá um sabor todo especial a qualquer receita. Quem é fã sabe, sabe do que estou falando.

Esse preparo é um dos melhores da lista, e você vai salivar só de assistir! Finalize essa delícia com creme de leite e cheiro verde, então sirva com purê ou um arroz bem refogado.

Molho de legumes caseiro

Sobrou panceta do último churrasco? Usá-la no goulash é uma forma de aproveitá-la bem. Ela é usada aqui para compor um molho com maçã, tomate e pimentão assado. Ele vai temperar e engrossar o caldo do goulash.

Já deu para imaginar o sabor, né?

Gostou das sugestões de hoje? São receitas mais agradáveis ao nosso paladar que podem levar o seu tempero mais tradicional. Escolha uma favorita e faça hoje!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.