Já imaginou incorporar comida húngara ao seu dia a dia? E não precisa ser um prato exótico, não! Essa receita de goulash é muito parecida com o guisado que já preparamos aqui. Sabe aquela carne de panela macia, com sabor surpreendente e que ainda rende um caldinho? É disso que eu estou falando.
Essa é uma das comfort food europeias que mais fazem sucesso no Brasil porque remete àquela comida caseira de mãe. Prepare as especiarias e mão na massa!
Sempre que uma receita vem de fora, o brasileiro dá um jeito de adaptá-la ao seu gosto, então confira as 14 receitas de goulash mais acessadas logo depois.


Receita de goulash tradicional e muito simples: saiba como fazer
- 500g de coxão mole e coxão duro
- 500g de cebola em cubos
- 300 ml de caldo de carne
- Pimenta do reino
- 2 colheres (chá) de páprica doce
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 folha de louro
- Sal a gosto
- Azeite de oliva
Modo de preparo
Após cortar toda a carne cortada em cubos médios, coloque um fio de azeite bem generoso em uma panela e leve ao fogo baixo.
Adicione a carne e tempere com sal e pimenta, então, deixe dourar de ambos os lados por alguns minutos até criar aquele fundo de panela.
Retire a carne e reserve.
Na mesma panela, acrescente a cebola, dê uma misturada para ela pegar o sabor da carne e a deixe cozinhar por 2 minutos ou até ela murchar.
Tempere as cebolas com a páprica, mexa bem para temperar todas e aguarde por mais 2 minutos, pois elas irão dourar muito bem.
Adicione uma concha de caldo de carne quente às cebolas para soltar o fundo da panela, em seguida, transfira a carne e as cebolas para a panela onde está o resto do caldo.
Entre com o extrato de tomate e misture bem.
Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio até a carne ficar macia.
Quando ela estiver no ponto, adicione o amido de milho necessário para dar uma engrossada no caldo.
Depois de ganhar consistência, desligue o fogo e sirva.
Veja mais 14 receitas de goulash com preparos e acompanhamentos bem diversos para que você não deixe de experimentar essa delícia.
Ao vinho
Esta receita já foge do tradicional, mas é muito apreciada pelo sabor marcante.
Cozinhar com vinho tinto seco é comum para muitos, mas há quem ainda não sabe a diferença que a bebida faz ao prato. Dá para usá-lo dentro da receita para criar molhos e reduções de fazer você gemer a cada mordida.
Ainda está insegura? Você também pode usá-lo em uma marinada para testar aos poucos a forma de uso desse aliado aí na sua cozinha.
Com nhoque
Vamos falar um pouco de acompanhamentos?
Há quem ame uma boa massa com esses tipos de guisados. Se você é um deles, eu te sugiro trazer um pouco da cultura italiana para o prato. Seja um nhoque de batata ou macaxeira vai ficar incrível com essa carne de panela.
Carne de segunda
Usar aquela proteína menos nobre para fazer cozido é tudo de bom!
Essas peças de carne são tão saborosas quanto as outras. E a melhor parte? Ficam desmanchando na boca quando cozidas no tempo certo. Se tem uma ferramenta que vai te ajudar a chegar no ponto dela mais rápido, é uma panela de pressão.
Tente agora!
Com spaetzli
O goulash húngaro geralmente é servido com essa massa que é super popular na Alemanha. Quer sua receita idêntica a original? Então cola aqui.
Para o spaetzli, você precisa de ovos, uma xícara (chá) de farinha de trigo, sal, óleo e outros pouquíssimos ingredientes para uma base de massa tradicional.
Americano
A receita goulash chegou aos quatro cantos do mundo e já há uma versão norte americana do prato.
Então, se você é um apaixonado pela cultura estadunidense, vale muito a pena conferir como eles fazem esse prato. É outro para você adaptar em casa.
Com cerveja preta
É verdade que a cerveja deixa a carne macia? Parece loucura, mas não é!
Beber uma cervejinha gelada enquanto cozinha é muito relaxante, mas está tudo bem usá-la em sua receita. A carne tende a ganhar uma doçura muito sutil que contrasta com o salgado de todos os outros ingredientes.
Vegano
Sua receita livre de produtos com origem animal.
Ela leva, por exemplo: 1 xícara de lentilhas, cenouras e batatas, 3 dentes de alho picados,1 colher (sopa) de páprica defumada e muito mais! Ele fica super cheiroso, grosso e cheio de sabor. Sem falar que é uma opção mais saudável, né?
Abrasileirado
Nada como o tempero da nossa terra, né?
Para esse goulash húngaro, o ideal é trabalhar com o acém ou com o músculo, mas independentemente da proteína, use a boa e velha panela de pressão com um pouquinho só de manteiga para dourá-la com a cebola. Tempere com os seus condimentos favoritos para carne e use uma boa cerveja clara para cozinhar.
Sopa
Mas não era uma espécie de guisado? Claro! Mas como a gente valoriza a sua liberdade para diversificar, trouxemos também essa opção bem mais caldosa.
São diversas pessoas que amam carnes com aquele molho ralo para molhar o pão ou jogar sobre o arroz na hora de comer, mas aqui você pode fazê-lo como um caldo ou sopa mesmo para tomar naquela noite particularmente fria.
Com paio
Ele é um enchido muito tradicional nas terras portuguesas, mas que marca presenta na receita húngaro porque seu recheio é, principalmente, de lombo de porco. E carne suína é muito bem-vinda no goulash.
Você pode, é claro, assim como na receita acima, misturar as carnes da sua preferência. Aí terá um prato cheiro de sabor e bem forte.
Com pinhão
Eu sei que por essa você não esperava. Para ser honesto, nem eu!
Mas há um prato dessa receita europeia que leva pinhão; essa semente é muito popular no Sul e Sudeste do país porque é uma fonte riquíssima de minerais e fibra. Mas e o sabor? Também não deixa a desejar, viu? Pode confiar.
Vegetariano
Outra receita de goulash húngaro para aquelas pessoas que evitam ou não podem comer alguns produtos de origem animal. Saiba mais nesse passo a passo.
Você irá precisar de algumas coisas como a soja texturizada, concentrado de tomate, vinho, páprica picante e um pouco de alho.
E ainda rola um purê de batata, hein?
Com bacon
Ele não poderia ficar de fora porque o bacon dá um sabor todo especial a qualquer receita. Quem é fã sabe, sabe do que estou falando.
Esse preparo é um dos melhores da lista, e você vai salivar só de assistir! Finalize essa delícia com creme de leite e cheiro verde, então sirva com purê ou um arroz bem refogado.
Molho de legumes caseiro
Sobrou panceta do último churrasco? Usá-la no goulash é uma forma de aproveitá-la bem. Ela é usada aqui para compor um molho com maçã, tomate e pimentão assado. Ele vai temperar e engrossar o caldo do goulash.
Já deu para imaginar o sabor, né?
Gostou das sugestões de hoje? São receitas mais agradáveis ao nosso paladar que podem levar o seu tempero mais tradicional. Escolha uma favorita e faça hoje!