11 Receitas de Galinhada Mais Que Espetaculares para Surpreender

  • Um dos pratos mais saborosos que nossa culinária já produziu.
Publicado em Carnes
11 Receitas de Galinhada Mais Que Espetaculares para Surpreender

Um prato tipicamente brasileiro dos estados de Minas Gerais e Goiás, a galinhada é sempre bem incrementada com temperos e um arroz bem soltinho. É uma comida caseira deliciosa que serve à família inteira.

Que tal arriscar um pouco nesse prato tradicional e fazer em casa? Veja abaixo a receita de galinhada simples e fácil de preparar. Cada um tem o adicional perfeito. Bora experimentar?!

poste no pinterest está imagem

Receita de Galinhada com arroz Tradicional, simples e fácil: como fazer

A tradicional galinhada feita com arroz é tranquilo e prática de fazer. Os principais ingredientes são: galeto (1 kg), bacon, cebola, arroz branco e alguns cubinhos de tomate.

A ideia é temperar bem com dentes de alho picado, sal, pimenta-do-reino, folha de louro, caldo de galinha e cheiro verde. Refogue os itens citados e cozinhe por alguns minutos em uma panela grande com o caldo de galinha.

Mineira com frango caipira

Ô trem bom é comer uma galinha caipira bem temperada e com arroz soltinho, certo? Então deixe de bobagem e corre para a cozinha preparar essa delícia tipicamente mineira.

Frite a galinha em óleo quente, deixe dourar e a prepare para cozinhar com pasta de alho com sal e corante. Adicione água, pimenta-do-reino ou qualquer tempero de preferência.

Depois do cozimento, junte o arroz e finalize a receita. Acesse o link para saber mais.

Goiana com pequi

Para quem não conhece, o pequi é um fruto muito usado na culinária sertaneja. Delicioso e peculiar, ele é acrescido à receita de galinhada goiana e forma um prato que pode ser servido como principal no almoço de família.

Compre o frango inteiro no mercado, corte-o em pedaços consideráveis, tempere com sal e pimenta e deixe marinar. Já o fruto é picado e fervido no fogão por uma média de 10 minutos.

O passo a passo é ensinado de maneira completa no tutorial. Assista!

Fit low carb (fitness) com arroz integral, milho e coxa e sobrecoxa

Pensou que íamos nos esquecer dos nossos queridinhos fitness? Se enganou! A versão integral é saborosa e sem segredo. Experimente essa delícia liberada na dieta low carb.

Você vai precisar de xícara (chá) de arroz integral, coxa e sobrecoxa de frango, colheres (sopa) de azeite de oliva, cebola, alho, milho verde, cenoura, colher (sopa) de molho de tomate light, páprica picante, pimenta e cebolinha. Confira esse prato principal delicioso!

No tacho

Fazer essa receita no fogão à lenha é pedir aos convidados para comer e repetir o prato. Mega deliciosa, essa versão leva pedaços de frango, arroz, cebola, cenoura, tomate, cebolinha, salsinha e alho.

Para um toque especial use orégano e gengibre. A dica é deixar o frango fritar sem tempero até ficar ao ponto de desmanchar. Para cozinhar coloque algumas xícara de chá de água até cobrir arroz. É um prato único e vai amar.

Com calabresa e açafrão

Apesar de ter similaridades com a receita tradicional, essa opção é diferenciada, já que contém o sabor acentuado da linguiça. Ela pode ser comprada no mercado, escolha a que mais lhe agradar.

Numa panela coloque um fio de azeite, bacon, alho, cebola, linguiça toscana e calabresa, sobrecoxa de frango, açafrão, páprica, tomate, arroz e pimenta calabresa.

A ideia é cozinhar tudo junto, depois tirar os ossos do frango, misturar bem e finalizar em fogo baixo e com salsinha.

Na panela de pressão

Saudades do almoço de domingo com essa receita, né minha filha? Então, para de lamentar, separe a panela de pressão e os elementos principais da receita e vamos ao modo de preparo.

Coloque as coxinhas de frango para refogar por alguns minutos na panela de pressão, em paralelo pique cebola, cenoura e pimentão verde. Com o arroz lavado e escorrido, estará pronto para ser acrescentado à receita.

A sugestão é tirar o óleo da panela antes de adicionar os temperos e os grãos de arroz. Tampe a panela e siga o cozimento.

Com açúcar queimado

Não leu errado, é feita com açúcar queimado. A Cátia te ensina essa receita deliciosa que aprendeu com a sogra italiana. Já comece marinando a carne com sálvia, osmarim, manjerona e sal.

Para preparar use panela de ferro, banha e açúcar cristal ou refinado. Depois que dourar, adicione o frango e frite por 1 hora e meia/2 horas. Não se esqueça de tirar o excesso da gordura.

A noz moscada e a farinha de trigo são ingredientes adicionais que fazem a diferença. Veja na íntegra!

Cremosa Com creme de leite

Economia de louça, sobra de tempo, simplicidade e muita cremosidade? Só aqui na listinha especial do Sabor na Mesa, minha gente!

A receita de galinhada fácil com creme de leite, ou cremosa, arrasa no apetite e pode ser feita em uma única panela. Separe os seguintes itens: arroz, frango, alho poro, milho, água, cream cheese, páprica doce, açafrão, tomate e bacon.

Para temperar use sal, pimenta e qualquer condimento que desejar.

Gaúcha

Aposto que a gurizada vai amar essa delícia gaúcha. Pode preparar em qualquer lugar do mundo, já que a receita é simplíssima, fácil e de lamber os beiços.

Utiliza frango caipira, cebola, tomate, xícaras (chá) de arroz, uma pitada de açúcar, colher (chá) de sal sal, colheres (sopa) de óleo e cheiro verde. Caso queira acrescentar um temperinho a mais, fique à vontade.

O canal Até Cozinha reuniu a família e trouxe um tutorial incrível. Acesse o link!

Cuiabana

Cuiabá invade a telinha com uma versão saborosa dessas, o estado é da região centro-oeste do Brasil e carrega uma gastronomia diversificada e maravilhosa até na orêia!

Brincadeiras a parte, vamos colocar a mão na massa. Tire alguns ingredientes da dispensa e da geladeira, como milho, cenoura, tomate, azeitona, galinha e arroz.

Faça farofa de banana e maionese à moda cuiabana para acompanhar a refeição.


Essas são as variações saborosas dessa comida irresistível. Caso tenha curtido uma versão em especial, faça e conte-nos como foi a experiência. Sabe agora como fazer galinhada fácil.

Dúvidas? Comenta aqui embaixo que nós te ajudamos!

Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies. Usamos para criar uma ótima experiência para você.