Deliciosa Receita de Frango à Parmegiana (Filé de Peito) & Sugestões Para Provar Novos Sabores

Venha conhecer as melhores variações e combinações deste saboroso e suculento bife que é a cara do Brasil!
Publicado em Carnes
Deliciosa Receita de Frango à Parmegiana (Filé de Peito) & Sugestões Para Provar Novos Sabores Elena Veselova / Shutterstock.com

Talvez, por causa do nome, muitos pensam que esta receita seja de origem italiana, mas essa informação é um grande equívoco. Ainda é desconhecido o nome do inventor deste prato delicioso, mas sabe-se que ele foi criado em solo brasileiro.

Ele faz muito sucesso nas refeições do dia a dia de muitas famílias, sendo refeição ideal tanto em almoços quanto em jantares, pois, além de ser deliciosa, essa opção cabe no bolso.

É pensando nisso que preparamos, com muito carinho, esta receita de frango à parmegiana (filé de peito). Um prato que nunca sai de moda e que é sucesso.  Após a receita, você terá mais uma lista com opções incríveis para variar este prato.

Nossa favorita: simples e tradicional; ótima opção para as pessoas que possuem pouca prática ao prepará-la. Experimente essa maravilhosa receita e surpreenda toda a sua família!

poste no pinterest esta imagem de receita de frango à parmegiana

Receita de Filé de Peito de Frango à Parmegiana: Saiba Como Fazer

Rendimento
6 filés
Preparação
45 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes

Frango:

  • Farinha de rosca para empanar
  • 500 gramas de filé de frango
  • Pimenta do reino a gosto
  • ½ limão espremido
  • sal a gosto
  • 2 dentes de alho amassados
  • 200 gramas de muçarela para cobrir os filés

Molho:

  • 1 dente de alho
  • ½ xícara(chá) de água
  • 1 fio de azeite
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 Xícara(chá) de molho de tomate pronto
  • 1 tomate
  • Tempero caseiro a gosto

Modo de preparo

Frango:

  • Corte os bifes em espessura média;

  • Tempere com sal e pimenta a gosto, alho amassado e suco de limão. Deixe marinar por 15 minutos;

  • Acrescente a farinha em um recipiente e passe os bifes pela farinha de rosca e frite em óleo quente até que fiquem dourados;

  • Retire e deixa o excesso de óleo escorrer sobre papel absorvente.

Molho:

  • Em uma panela, adicione o azeite, o alho e a cebola picada, deixando dourar;

  • Acrescente o extrato de tomate, o tempero caseiro, o tomate picado e a água. Misture e deixa cozinhar até engrossar. Após, desligue o fogo.

Montagem:

  • Faça uma camada com os filés fritos;

  • Faça, por cima, uma camada de muçarela fatiada e regue com o molho;

  • Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 10 a 15 minutos ou leve ao micro-ondas até o queijo derreter.

Confira, logo abaixo, 16 outras deliciosas receitas dessa incrível refeição!

No forno

Esta opção é excelente para aqueles que evitam comer frituras, pois tudo é feito no forno. Acompanhe aqui e aproveite essa dica que preparamos para você.

No tempero, use: 2 dentes de alho, sal, pimenta reino e caiena, ½ colher(sopa) de suco de limão. Você, também, pode usar tempero de sua preferência. Deixe os filés descansarem durante 20 min. Empane-os com farinha de rosca e asse no forno a 180°C cerca por 30 minutos.

Depois de sair do forno, junte o extrato de tomate e a muçarela aos bifes. Leve novamente ao forno deixando gratinar cerca de 25 min ou até o queijo derreter. Não deixe de fazer essa deliciosa receita!

Na frigideira

Que tal preparar essa receita sem precisar de forno? Acompanhe o vídeo e aprenda como preparar este suculento prato na frigideira.

Tempere os filés de peito seguindo as indicações do vídeo. Tampe e deixe marinar em uma tigela cerca de 20 min. Após, empane os bifes já temperados utilizando ovos batidos e farinha. Na panela com óleo quente, frite o frango empanado e o reserve em uma travessa com papel toalha para tirar o excesso de óleo.

Forre a frigideira com os filés fritos e adicione o restante do molho. Em cima, cubra com fatias de muçarela e tampe a frigideira até que o queijo derreta. Fica uma delícia e vale a pena conferir!

Fit

Para quem não quer sair da dieta e, ainda assim, não abre mão dessa saborosa receita, esta é indicada a você. Assista ao vídeo e acompanhe o modo de preparo deste prato fit.

Empane os filés já temperados utilizando 2 ovos, 3 colheres de leite desnatado, uma pitada de sal, pimenta e farinhas de arroz e de rosca. Leve-os empanados à air fryer à 200°C cerca de 10 a 15 min ou até dourarem. A seguir, adicione queijo light a gosto e asse no forno até o queijo derreter.

Para acompanhamento, faça um purê de batata doce utilizando: 2 batatas doce cozidas e amassadas, 2 colheres (sopa) de creme de ricota, 3 colheres (sopa) de leite desnatado e tempero a gosto. Aproveite essa saudável receita!

Com Bechamel

No preparo do bechamel, derreta na panela 1 colher(sopa) de manteiga ou margarina. Adicione ½ cebola picada, 1colher(sopa) de farinha de trigo, tempero a gosto, 1 xícara(chá) de leite integral e deixe cozinhar até engrossar. Use um pouco de creme de leite.

Em uma frigideira, adicione 1 colher de manteiga e frite os bifes até dourarem. Depois, acrescente ½ xícara(chá) de extrato de tomate e, com fogo brando, deixe-os cozinhando. Coloque o bechamel e cubra com as fatias de muçarela; tampe a frigideira até derretê-las.

Acrescente parmesão ralado e orégano a gosto. Não deixe de preparar esse maravilhoso prato!

Na panela

Assista a este vídeo e aprenda essa deliciosa receita na panela! Nos filés, use o tempero indicado no vídeo ou o tradicional de família. Empane com ovo e farinha seguindo as instruções do vídeo.

Distribua um pouco do molho de tomate no fundo da panela e sobre ele os bifes fritos. Coloque mais uma parte do molho e cubra com fatias de muçarela. A receita indica rechear as fatias de queijo com requeijão cremoso, mas é opcional.

Tampe a panela e, em fogo baixo, deixe cozinhar durante 7 a 10 min. Experimente este prato incrível!

Com presunto

Aprenda como fazer de frango à parmegiana com presunto e surpreenda sua família com esta refeição deliciosa. Ao temperar os bifes use: suco de limão, sal, pimenta do reino, cominho e alho moído. Para empanar, use ovo e farinha.

Em uma travessa, espalhe molho e, depois, coloque os filés. Sobre cada bife, adicione as fatias de presunto e, novamente, coloque um pouco de molho. Acrescente as fatias de muçarela.

Para finalizar, salpique parmesão ralado e orégano. Leve ao forno durante 15 min para gratinar. Experimente!

Com frango desfiado

Que tal inovar suas receitas com esta parmegina? Assista ao vídeo e acompanhe as dicas para o modo de preparo desta incrível receita!

Substitua os bifes por frango desfiado e use o tempero que preferir. Você pode, além do peito, usar outras partes do frango. Refogue-o com azeite e cebola picada. Desligue o fogo e acrescente meio copo de requeijão cremoso. Monte e deixe no forno por 15 min.

Além de ser apetitoso, ele é ideal para aproveitarmos sobras de frango assado, cozido ou frito. Retire e sirva como opção de acompanhamento para aquele almoço especial em família. Aprenda a fazer mais essa saborosa receita e aproveite!

No micro-ondas

Venha conferir essa maneira rápida e prática de preparar este prato no micro-ondas.

Ao empanar, use farinha de trigo e farinha de rosca, substitua os ovos batidos por leite temperado. Frite os bifes e monte à parmegiana em um prato fundo e finalize salpicando algumas folhas de manjericão ou ervas finas. Leve ao micro-ondas por um minuto.

Acompanhe o vídeo e aprenda como preparar esta receita de maneira incrivelmente rápida!

Dois recheios

O que acha de surpreender a todos com esta opção de peito de frango à parmegiana recheado? Confira o passo a passo no vídeo.

Abra os filés ao meio e faça o tempero com sal e alho; misture bem e reserve por 30 min. Recheie-os com presunto e queijo muçarela ralados e os empane. Utilize a travessa para fazer a montagem. Cubra com queijo ralado e deixe assar durante 30 min ou até derreter o queijo.

Prepare essa saborosa receita e surpreenda sua família ou amigos com um almoço especial!

Recheado com queijo

Assista ao vídeo e aprenda como preparar esse prato recheado e deixe essa tradicional receita ainda mais gostosa.

Marine o frango com limão, sal, alho e pimenta do reino. Recheie os filés com o queijo ralado. Passe cada filé de peito na mistura de empanar e frite-os até ficarem  bem dourados. Para deixá-los mais crocante, acrescente 1 colher(sopa) de amido de milho nas farinhas para empanar.

Faça a montagem na travessa de forma tradicional e deixe assar durante 40 min. Faça, também, essa irresistível receita!

Com purê de batata e bacon

Venha conferir, neste vídeo, essa saborosa receita com um delicioso purê de batata que deixarão seu almoço ou jantar incríveis. Acompanhe o vídeo e veja o passo a passo do purê de batatas e as dicas de tempero para fazer filé de frango à parmegiana.

Para fazer a montagem faça a camada com os bifes fritos e em cima espalhe extrato de tomate. Após espalhe uma leve camada com queijo muçarela ralado e faça outra camada com o purê de batatas. Cubra com mais queijo ralado e, para um toque especial, use bacon frito e deixe assar cerca de 15 minutos.

Assista ao vídeo e veja a maneira de fazer esta opção destas saborosas receitas de forma criativa!

Na air fryer

Acompanhe aqui e veja como preparar essa saborosa receita de filé sem precisar de óleo para fritar os filés.

Tempere os bifes conforme o vídeo ou conforme preferir. Já empanados, coloque-os na air fryer e adicione um pouco de azeite de oliva. Deixe-os por cerca de 20 minutos, a 180°C. Em uma travessa, faça a montagem e volte par air fryer a 200°C até gratinar.

Sirva com arroz branco ou outra opção de preferência. Aproveite!

Com salada

Prepare essa receita saborosa acompanhada desta refrescante salada de alface e deixe sua refeição mais apetitosa. Veja também como complementar a salada de alface com um delicioso vinagrete temperado com sal a gosto.

O frango pode ser temperado de acordo com sua preferência, frite-o até dourar. Coloque na travessa e o cubra com molho. Adicione uma camada de queijo muçarela fatiado e deixe assar até gratinar.

Sirva com arroz ou outra opção. Aproveite esta receita cheia de sabor!

Com macarrão

O macarrão é um alimento que, também, faz sucesso na mesa dos brasileiros. Que tal juntá-lo com uma deliciosa receita de parmegiana de frango? Veja aqui!

Faça o molho utilizando: ½ cebola picada, alho amassado e os refogue com azeite. Adicione extrato de tomate e para o tempero use: cominho, cebolinha, coentro sal e pimenta. Empane e frite os bifes de modo tradicional mesmo.

Forre a travessa com o a massa cozida e temperada. Depois, acrescente os filezinhos de frango, o molho e a muçarela. Deixe assar até o queijo derreter. Experimente!

Com aveia

Aprenda numa versão saudável. Para empanar, faça a farofa processando no liquidificador os seguintes ingredientes: aveia grossa, castanha do Pará e linhaça marrom. A quantidade é apresenta no vídeo. Deixe assar por 40 minutos.

Para o molho, processe os tomates no liquidificador com um pouco de água. Na panela, adicione 1 colher(sopa) de óleo e refogue 3 dentes de alho picados e 1 cebola picada. Após, adicione o processado deixando ferver até o volume se reduzir pela metade.

Retire os bifes crocantes do forno. Coloque colheradas do molho e finalize cobrindo com o requeijão de castanha (ensinado no vídeo). Sirva-se bem!

Com molho caseiro

Aprenda aqui um delicioso molho caseiro e capriche na sua receita de parmegiana.

No liquidificador, faça um suco de tomate com um pouco de água. Em uma panela, refogue cebola e alho com um fio de óleo. Depois, acrescente o suco e cozinhe por 20 minutos. Faça o tempero conforme a sua preferência. Passe trigo, ovos e farinha de rosca ao empanar e frite os bifes em óleo bem quente.

Faça a montagem e cubra com muçarela ralada. Asse até o queijo derreter. Venha experimentar essa linda e deliciosa refeição!

O que achou das nossas receitas que selecionamos? Escolha a versão que mais te encantou e surpreenda a todos com este delicioso prato que nunca sai de moda. Bom apetite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.