Suculenta Receita de Filé Mignon Suíno + Alternativas Macias e Suculentas

Aquela proteína saborosa que vai atrair todos para a cozinha só pelo cheiro.
Publicado em Carnes
Suculenta Receita de Filé Mignon Suíno + Alternativas Macias e Suculentas rocharibeiro / Shutterstock.com

O filé mignon é uma peça que coleciona fãs, seja bovina ou suína, porque seu corte proporciona uma maciez muito desejada pelos amantes de carne.

Quer caprichar no almoço de hoje? Veja como fazer essa receita de filé mignon suíno, então,porque ela é prática para o dia a dia e ainda pode ser a estrela do prato, se você usa o tempero certo. E se quiser outras opções para preparar e acompanhar essa delícia, é só conferir as receitas que deixamos abaixo.  

poste no pinterest esta imagem de receita de receita-de-file-mignon-suíno

Nossa favorita: receita de filé mignon suíno com molho simples e fácil: saiba como fazer

Rendimento
5 porções
Preparação
25 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 300 g de filé mignon suíno
  • 50 ml de shoyu
  • Gengibre ralado
  • Suco de 1 limão
  • Gordura da sua preferência
  • 2 colheres cheias de sopa de maionese

Modo de preparo

  • Corte a sua peça em fatias com um dedo de espessura.

  • Transfira as fatias para um recipiente, adicione o shoyu, o suco de limão sobre elas e gengibre a gosto, então, reserve por 10 minutos para marinar.

  • Passado esse tempo, adicione óleo ou azeite à uma frigideira e aguarde esquentar. Em seguida, coloque os filés para fritar em fogo médio.

  • Lembre-se que a carne de porco não pode ficar malpassada.

  • Após fritar os filés, os transfira para um prato e reserve.

  • Entre com o que sobrou da marinada anterior na frigideira e adicione só um pouco de água para retirar o fundo de panela e dar mais volume.

  • Desligue o fogo, acrescente a maionese e misture para engrossar o molho.

  • Sirva sobre os filés enquanto ainda quente.

Veja mais 16 receitas de filé mignon suíno de dar água na boca:

Mostarda

O filé suíno ao molho de mostarda é um verdadeiro clássico.

Isso porque os sabores conversam muito bem, afinal, o gostinho ácido vai bem com a carne do porco. Quer aprender a fazer? Tempere o filé mignon suíno com sal, pimenta do reino e leva para selar no azeite ou manteiga com tomilho.

O molho é feito a partir do vinho branco no fundo de panela, creme de leite fresco e a mostarda dijon.

MasterChef

Esta receita é diferenciada porque o seu preparo é executado por um dos chefs mais famosos e queridos por todo o país.

Ela é uma delícia, toda caprichada com cogumelos, aspargos e queijo parmesão, então, se quiser fazer um jantar bem especial... esse é o passo a passo certo.

No forno

Um preparo para quem prefere cozinhar a peça toda.

Em uma assadeira, coloque o filé besuntado em mostarda e maionese, acompanhado de batatas, cenouras, cebola e pimenta biquinho. Embrulhe com papel alumínio para facilitar o cozimento e para o conteúdo ser protegido.

Panela de pressão

Essa receita é para quem tem pressa, afinal, a pressão economiza muito tempo.

Na panela, acrescente a cebola, alho e refogue em uma colher (sopa) de azeite. Entre com a carne já temperada para dourar. Vire a peça para fritar de todos os lados, então, adicione água e deixe cozinhar.

Você terá o filé mignon suíno com molho do próprio caldo.

Batatas

Essa delícia é super prática porque, novamente, você pode usar a peça inteira. Assim, tempere esse filé de cada lado. Forre uma assadeira com fatias de batatas cortadas na mesma espessura, cebolas a gosto, 1 colher de azeite para regar a carne e um suquinho de limão para finalizar.

O papel alumínio é fundamental, já que a peça vai ao forno.

Agridoce

O filé mignon suíno com molho de mostarda pode ser tradicional, mas o agridoce agrada a muitos, especialmente aqueles que que adoram cozinha oriental.

A dica de ouro é aprender a fazer esse molho de laranja com mel e shoyu.

Ele vai deixar a sua carne dourada, brilhosa e suculenta.

Fundo de panela

E por que desperdiçar todo aquele sabor?

Alguns raspavam e jogavam fora, mas agora sabem que ele é essencial para a base de muitos caldos ou molhos. Para fazer, você irá criar um mix de açúcar mascavo, páprica, sal e pimenta e alho em pó. Irá temperar bem o filé com isso.

Esses sabores ficarão na frigideira quando você grelhar a carne.

Na brasa

Quem disse que o filé suíno não funciona na churrasqueira?

Para você que é fã de churrasco, essa peça com uma crostinha de páprica defumada, sal de parrilla e pimentinha do reino vai te dar água na boca, eu sei!

E para uma experiência melhor, ainda há a receita de um molho com duas colheres (sopa) de mostarda, uma de manteiga, extrato de tomate, cebola ralada e pimentas a gosto.

Risoni cremoso

Esse é um prato principal completo.

O risoni é uma massa italiana que parece muito um grão de arroz. A receita pode não ser a mais popular, mas é uma delícia e ideal para ocasiões especiais.

Faz logo um refratário cheio e chama a família para comemorar.

Air Fryer

O melhor lado dessa receita é a praticidade.

Dá para temperar a carne com pimenta, sal, louro em pó, louro em pó e outros. Deixa ela marinando numa tigela ou saco plástico com suco de limão.

Passado esse período, forra a sua fritadeira com um pouco de água e põe a carne lá por 15 minutos sem mexer. Depois, vira e volta lá por mais 15.

Medalhão

Esse é um dos cortes mais bonitos para apresentar a carne.

Frite o seu medalhão na manteiga depois de deixá-lo marinar no limão. Quando estiver pronto, pode usar esse mesmo limão na frigideira para criar o molho.

Ervas

Essa receita pode ser a mais econômica dessa lista.

Além desse filé ser barato, ele vai para grelha apenas com uma crosta de ervas que você já deve ter em casa. Confere e aproveita!

À francesa

Mas o que isso quer dizer, afinal?

A culinária francesa é repleta de sofisticação e sabores deliciosos, mas sutis. Quer impressionar na elegância? Esse é o preparo. O prato leva champignon, ervilhas, creme de leite e temperos clássicos.

Barbecue

Viu como há diversas opções além do molho de mostarda?

Ele é feito com açúcar mascavo, molho inglês, extrato de tomate, vinagre e páprica. A carne deve selar antes de terminar no molho até cozinhar completamente.

Bacon

Que tal fazer essa receita em um dia especial?

O dia mundial do bacon, por exemplo. Não seria divertido? Esses medalhões suínos vão ser envolvidos por fatias de bacon e fritos na banha ou manteiga.

Strogonoff

Sobrou filé em casa? Por que não o usar em uma das receitas mais queridas do país? Você irá tonar o que já é gostoso, em algo muito melhor.

Fiz aqui e ficou muito bom.

Foram inúmeras formas de fazer esse file suíno delicia, bem como de aproveitá-los em outras receitas, então, guarde aquelas que te conquistaram e aproveite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.