12 Receitas de Filé de Costela Com Muitas Versões de Preparo E Explosões de Sabores para Você Surpreender Seus Convidados

Sabor em dobro para toda família
12 Receitas de Filé de Costela Com Muitas Versões de Preparo E Explosões de Sabores para Você Surpreender Seus Convidados
Avalie este item
(14 votos)

Também conhecido como bife anchoessa carne macia e suculenta deixará todo mundo tentado a comer mais de uma vez.

Esse delicioso bife combina muito com farofa, então aprenda fazer a Receita de Filé de Costela com farofa crocante de banana e papada suína   E como se não bastasse, depois dessa receita, você pode ver várias outras formas de preparos.

Receita de Filé de Costela Deliciosa: saiba como fazer

Rendimento
4 porções
Preparação
1 hora
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 kg de filé de costela
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 fio de azeite
  • Alecrim a gosto
Para a farofa
  • 4 colheres manteiga
  • 250g de farofa de mandioca pronta
  • 300g de papada suína defumada em cubos
  • 1 cebola amarela
  • 1/2 talo de alho-poró
  • 10 Ovos
  • 1 ou 2 Bananas da terra
  • Cebolete a gosto

Modo de preparo

Da farofa:
  • Primeiramente, prepare a farofa, pois, a carne deve ser degustada quente;
  • Pique em fatias finas todos o alho-poró, em cubos a cebola, a cebolete e a papada;
  • Em uma panela, coloque a manteiga, um pouco de azeite para dar um sabor, os cubículos de papada suína, alho-poró e cebola. Mexa bem e frite tudo;
  • Acrescente os ovos, mexa;
  • Pegue uma banana, descasque e pique sobre a mistura. Mexa bem, tampe e reserve, enquanto prepara a carne (a farinha só será adicionada quando os bifes estiverem prontos)
  • Quando terminar o ancho, coloque a farinha e experimente para ver se é preciso colocar sal. Como a farinha já é temperada e o suíno já é salgado, provavelmente, não será necessário, mas fica a seu gosto.
Da carne:
  • Pegue uma peça inteira de filé de costela, com uma faca, corte dois dedos de espessura; e faça os bifes;
  • Leve uma frigideira para o fogo e deixe esquentar muito bem. É preciso estar em temperatura alta para que a carne seja selada;
  • Para medir a temperatura da frigideira, jogue gotas de água, se evaporar na hora é porque está no ponto ideal, feito isso, coloque o azeite;
  • Leve os filés para a panela;
  • E deixe a carne criar uma crosta levemente dourada, depois, vire do outro lado e faça o mesmo;
  • Quando estiver os dois lados selados, coloque a manteiga, duas colheres generosas e o alecrim;
  • Fique regando manteiga por cima da carne, dessa forma ficará suculenta;
  • Deixe 3 minutos dos dois lados, ou até chegar ao ponto que você mais gostar;
  • Retire as carnes da panela e deixe descansando em uma tábua, enquanto esquenta a farofa e a finaliza;
  • Depois de tudo pronto, fatie o filé, salgue e sirva à vontade!
Dica importante:
  • O sal só deve ser colocado sobre as carnes depois que elas já estiverem prontas, pois dessa forma os filés ficarão suculentos por dentro;
  • A banana deve ser picada na hora, pois ela pode pretejar.

2º. No forno

autor: Regina Pagan/poderosa50

Perfeita para quem não deseja muita gordura e prefere uma alimentação mais saudável. A carne não vai ficar tão suculenta quanto ficaria na churrasqueira, mas ficará igualmente saborosa.

Para esse preparo é preciso de calma e tempo, pois leva de 60 a 90 minutos para poder servir e degustar a tão apetitosa peça de filé.

3º. Na panela de pressão

autor: Juliano Duarte

Ideal para quem gosta de praticidade e ama bastante tempero sobre a carne. O segredinho é finalizar o filé levando ao forno, mas se quiser dar o ponto nela em uma panela de pressão mesmo, também fica super saborosa.

Esse corte vai cair muito bem em um almoço de domingo com a família, na privacidade da sua casa. É garantia de que todo mundo vai adorar o sabor e a suculência, por isso capriche no preparo e, principalmente, na quantidade.

4º. Na air fryer

autor: Easy and Delish Fácil e Gostoso

Ao colocar a carne na fritadeira elétrica, é importante que o alimento esteja em temperatura ambiente e bem sequinho; lembre-se: o tempero é ao seu gosto, entretanto, o azeite é o mais recomendado.

 Enquanto estiver temperando, pré aqueça air fryer a 205ºc por 5 a 10 minutos, em seguida, deixe a peça de filé cozinhar por 5minutos; na air fryer a preparação é bem mais rápida.

5º. SWIFT recheado no forno

autor: Vida de Adulto

Popularmente, é mais conhecida como costela recheada, um dos pratos queridinhos dos brasileiros e, em alguns lugares, até receita de família. Nessa versão, você pode usar sal a gosto, sua criatividade para inovar no recheio e, depois, é só levar a costela ao forno pré aquecido por 60 a 90 minutos,

Por fim, basta saborear sua preparação incrível, mas, antes, veja se está no ponto, para evitar uma carne queimada ou muito crua.

6º. Entrecôte

autor: Diário de Santa Maria

Mas afinal o que é um entrecôte? Nos quatro cantos do mundo, apesar do nome francês, é conhecido como corte argentino, que nada mais é do que a parte do contrafilé sem a capa de gordura, uma parte nobre da carne bovina. Nos Estados Unidos, é denominado ribeye steak.

Agora que você já sabe o que é, aprenda a fazer essa carne ao ponto, mal passada e bem passada, pois atende todos os gostos e é ideal para uma receita de bifes e assados. Para essa preparação, o único tempero necessário é o sal grosso, mas se for da sua vontade nada impede de usar aquele azeite de oliva, sal e pimenta do reino, ou temperos que desejar salpicar sobre essa carne. Só não se esqueça de cuidar de ambos os lados, enquanto os filés estiverem na churrasqueira.

Essa deliciosa versão é o tipo de comida que garante todos os direitos reservados que qualquer um deve ter quando o assunto é degustar comida boa e suculenta.

7º. Entrecôte no alho

autor: Viso Brasil

O fogo baixo nessa preparação é fundamental, pois, aqui, será usado azeite e dentes de alho, e jamais queremos queimar alguma coisa, né? Então vamos cuidar para deixar tudo perfeito.

Após fritar o alho, desligue o fogo, reserve em um recipiente e deixe descansando, enquanto isso, tempere sua carne com sal grosso ou do modo que preferir. Depois, para servir, é só colocar o alho por cima da costela e levar uma experiência única de sabor a sua família.

8º. Bife ancho

autor: Netão Bom Beef

Aqueles que gostam de uma carne mais gordurosa, esse é o corte perfeito. O bife ancho é um corte também argentino, porém esse é da dianteira do contrafilé, que fica entre a segunda e sexta vértebra do boi.

Essa carne é bem macia e extremamente suculenta, ideal para seu churrasco de domingo. O legal dessa peça é que dar para preparar de modo bem universal que vai agradar quem gosta de carne mal passada, ao ponto até bem passada.

9º. Costela na cerveja na brasa

autor: Churrasquedas

Tem como duas coisas boas ficarem ruins? Costela e cerveja é receita de família brasileira, que por acaso é de um sabor verdadeiramente especial, mas como tudo que é bom exige paciência, no preparo dessa costela será preciso em torno de 4horas para, enfim, poder degustar essa suculência.

Se você gosta de inovar na cozinha, o medo e risco são palavras fora de questões na hora de cozinhar, então, com certeza, deve experimentar essa deliciosa e saborosa carne. O segredinho dela é deixar marinando com temperos e cebolas na cerveja preta; depois desse processo, é só polvilhar creme de cebola por toda peça e, enfim, enrolar no papel alumínio e levar para a brasa.

Lembre-se que deve ficar 60cm acima da brasa. Após o tempo total de assadura, sirva essa delícia a seus convidados.

10º. Entrecôte defumado com ervas

autor: El Topador

Quando você pensa que não tem mais o que inventar com a carne bovina, eis que trazemos mais uma sugestão cheia de sabor.

A defumação com as ervas é o charme dessa iguaria e, com certeza, os amantes de churrasco jamais vão dispensar elogios e oportunidades de saborear mais de uma vez. Depois de experimentar essa carne, ninguém mais vai pensar em outras receitas, nem mesmo na tradicional receita de família.

11º. Granito de ponta de peito

Auto: Manda Brasa

Banhada no leite, enrolada no papel celofane e o modo tradicional, que é sal grosso e brasa, são as formas de preparação desse alimento.

A ponta de peito é uma carne mais dura, mas nessa receita você aprende maneiras de deixá-la mais macia e saborosa. Uma das dicas para amolecer a carne é: deixe descansar por alguns minutos no leite de vaca.

Gostou dessa dica? Então vamos para a cozinha e preparar uma explosão de sabores.

12º. Costela bovina no molho de mel e barbecue

autor: Marcelo Bolinhas Carnes

E para aqueles que amam um sabor agridoce, aqui vai essa receita fantástica com barbecue e mel por cima da carne bovina.

Não deixe de experimentar essa maravilha que, de quebra, ainda pode dar uma foto incrível daquele suculento filé para você esbanjar talento nas redes sociais, pois a carne, além do sabor, fica com uma cor perfeita.

Todas as receitas e dicas culinárias são maravilhosas, mas essas de filé vão deixar todos seus convidados e familiares ficarem com aquele gostinho de quero mais, por essa razão a dica é: não economize nessas explosões de sabores.

Aproveite e bom apetite!

poste no pinterest esta imagem de receita de file-de-costela

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.