Ao usar este site, você concorda com nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso.

14 Receitas de Feijoada Completa para impressionar os amigos

  • Um dos pratos mais deliciosas de nossa culinária que faz a alegria de todo brasileiro.
Publicado em Carnes
14 Receitas de Feijoada Completa para impressionar os amigos

A feijoada é um prato rodeado de histórias e, com certeza, de muito sabor. O prato brasileiro é bem parecido com o preparado em países africanos, como Angola. E quem é que não gosta de uma típica feijoada no almoço de domingo, com a família reunida, muita música e alegria?

Por isso, o Sabor na Mesa separou uma seleção mais que especial de receita de feijoada simples, todas simples e fáceis de fazer. Já pega o caderninho e anota tudo!

poste no pinterest está imagem

Receita de Feijoada Tradicional: como fazer

A completíssima de hoje tem nome, ingredientes saborosos e deixa todo mundo babando por ela: é uma feijoada completa. Ela contém os mais variados ingredientes.

Os principais são: o famigerado feijão preto, em conjunto com linguiça calabresa defumada, bacon, algumas partes do porco, couve e farinha de mandioca.

Não sei você, mas eu já salivei aqui. Não esqueça de dessalgar as carnes trocando a água de hora em hora.

Simples

É possível inovar mesmo com simplicidade, sabia? Uma feijoada simples leva alguns componentes da tradicional e outros diferentes, como a carne seca.

Para aprender a preparar essa delícia, você passa por etapas: cozinhar o feijão e a carne, cortar em cubos ou rodelas o bacon e a linguiça e incrementar com os temperos a gosto.

Fácil, não é mesmo? Veja no link acima de forma detalhada e faça em casa!

Vegana

Pensou que os amantes da culinária sem produtos de origem animal iam ficar de fora? Se enganou! Tem feijoada para todo mundo. Aqui ela é distinta e favorecida com elementos super gostosos.

Vamos ao checklist: cogumelo, tomate seco, nabo, salsicha, linguiça e carne (todos vegetais). Ainda dá para acrescentar folhas de louro, rabanete, repolho e salsinha.

Além de colorida, ela fica apetitosa e super saudável!

Branca com feijão branco, Francesa

Normalmente, o feijão preto é o protagonista, mas não nesse caso. Também conhecida como cassoulet, essa versão domina os apaixonados pelo gosto irresistível do feijão e do surpreendente valor nutritivo que ele possui.

A composição é de lamber os beiços. Separe cebola, cenoura, bacon, linguiça e pimenta-do-reino. O restante você confere no tutorial acima.

Dica do dia: deixe os grãos do feijão de molho por uma média de 6 horas e o cozinhe por 20 minutos. Assim ele ficará no ponto ideal.

Indico ainda que veja essa lista de receita de caldo de feijão simples incrívelmente saboroso.

Carioca

Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça, é a feijuca que vem e que passa! Melhor que esse versinho improvisado do Sabor na Mesa, só a feijoada carioca que vos apresento.

Não tem segredo, basta ter costela de porco salgada, peito bovino, coxão mole, alho, bacon e muito tempero dando sopa. O mais interessante é que não vai óleo nessa receita.

Viu?! Não precisa viajar à cidade maravilhosa para provar dessa divindade de prato principal. É sem caô!

Veja ainda uma lista de receitas para aprender como fazer feijão carioca de diversas formas.

Mineira com laranja

Eita! Que esse trem é bom demais! A feijoada à moda mineira é tão apetitosa e repleta de itens incrível que é de cumê di capitão. Aposto que essa gíria mineira você não sabia, né?

A diferença dela para as demais é a adição do suco de laranja, mas a fruta pode variar, logo pode ser substituída por abacaxi ou melancia.
Assista o vídeo e veja o passo a passo completo!

De camarão

Camarão que dorme a onda leva! Já ouviu esse ditado? Pois bem, não fica aí de bobeira e agarre a oportunidade de conquistar aquela paquera com essa receita deliciosa no jantar a dois.

O tempo também está a seu favor, já que o cozimento do camarão é menor se comparado aos ingredientes tradicionais da refeição.
O alho poró, juntamente com a cebola roxa e toque verde das folhinhas de hortelã fazem sua parte. Faça a sua também e acesse o link!

De sorvete

Achou que esses dois não combinavam? Fique tranquilo (a), não é nenhum desejo de grávida, é isso mesmo que você está lendo: feijoada de sorvete!

Uma opção adocicada que contém chocolate em pó, bolacha maisena, leite em pó, farinha láctea, castanha de caju e creme de leite. Cada composição dessas representa um elemento do prato salgado.

Monte com gotinhas de chocolate e sorvete (de sua preferência). Os chocólatras vão surtar!

Fit low carb (fitness), magra e leve

A princípio a versão original é repleta de calorias e gorduras, tudo que a rotina fitness restringe. Mas, não é por causa disso que você, coleguinha da academia e da musculação, vai desistir de comer refeições gostosas.

Fique atento: separe lombo de porco, chuchu picado, azeite, linguiça de frango, cominho e muita água na boca. É tudo bem light, ou seja, não tem como sair da linha.

Africana

As raízes brasileiras são multifacetadas, uma das mais marcantes e presentes, é a africana. Ela está na culinária, na religião, na arte e em diversas vertentes.

Nessa versão angolana mostrada no vídeo, a ancestralidade é o foco. Apesar de ser parecida com a brasileira, ela tem suas singularidades.

As carnes salgadas e partes do porco são em grande quantidade. O uso de diversos legumes e do chouriço fazem o diferencial. O sabor das carnes fica muito incrível. Coloque tudo em uma panela e leve ao fogo e deixe cozinhar. Veja o modo de preparo.

Nordestina

Servida com arroz branco soltinho e farofa, essa variação é tipicamente apetitosa e muito bem condimentada. Ingredientes como jiló, quiabo, abóbora e maxixe são acrescentados à receita.

Deixe o feijão de molho de um dia para outro, a carne seca também precisa ficar em conserva.

Fica a seu critério agregar o prato com carne suína e bovina, como orelha de porco, pé, rabo, lombo e peito.

Vai amar também a receita de feijão tropeiro espetacular, surpreenda sua família.

Vegetariana De legumes

Também consumida por vegetarianos, essa versão é totalmente clean, colorida feito arco-íris e mega saborosa. Destacamos os cogumelos pleurotos, o feijão branco, couve e pimenta preta.

Há inúmeras possibilidades para servir, a indicada acima é com salsa fresca e/ou pão rústico tostado.

No modo de preparo, faça os legumes separados e acrescente o feijão cozido depois, com tomate, couve refogada e demais temperos.

Sem carne de porco

Certos paladares não são fãs da carne de porco, logo separamos a opção perfeita. Simples de preparar, ela integra os ingredientes mais comuns, porém sem os pedaços suínos enormes.

O conselho do canal Ô de Casa BR é refogar o bacon junto com a calabresa e a gordura de porco. Finalize com o cheiro verde e sirva sem medo!

De milho

Canjicada mestiça? Sim, senhores e senhoras, vem aí a feijoada com canjica de milho. Para começar tenha itens tradicionais, além de açafrão e bananas da terra.

Os grãos de canjiquinha de milho são acrescidos em meio ao cozimento dos pedaços de porcos e carne. A banana entra 40 do segundo tempo. Confira o modo de fazer detalhado no link acima para uma verdadeira experiência gastronômica e fazer uma vez essa delícia, você pode.


Agora não tem mais desculpa para preparar essa deliciosa relíquia culinária, já sabe como fazer feijoada. São opções maravilhosas com ingredientes diversos e muito saborosos. Coloque alegria nisso e vá em frente.

E para finalizar confira essa lsita de opções de como temperar feijão de muitas formas diferentes, é uma delícia. Se espera por mais dicas para cozinhar, aqui é o seu lugar.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.