Escondidinho de Carne Seca Com Batata e Requeijão

  • O prato perfeito para servir em todas as ocasiões, um sabor insuperável que fará você ganhar muitos pontos.
Publicado em Carnes
Escondidinho de Carne Seca Com Batata e Requeijão

É importante sempre ter a disposição uma receita prática e versátil para servir naqueles encontros marcados repentinamente, nos quais não dá para produzir pratos extremamente elaborados, mas é necessário fazer uma refeição saborosa.

A receita de escondidinho de carne seca com batata e requeijão é o prato perfeito e imbatível!

O gosto suave e a simplicidade do purê contrastam com o sabor marcante do recheio proporcionando uma combinação perfeita capaz de agradar diferentes tipos de pessoas. Então, vem aprender o passo-a-passo dessa maravilha e aumentar seu repertório culinário.

Vamos começar!

Receita de Escondidinho de Carne Seca Com Batata e Requeijão: Saiba Como Fazer

poste no pinterest esta imagem
Quantidade
6 Porções
Preparação
1h50min
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

Para o creme
3
batatas grandes
50g
de manteiga ou margarina
100g
de creme de leite
100g
de requeijão cremoso
1
pitada de pimenta do reino
1
pitada de sal
Para o recheio
½
kg de carne seca
1
tomate grande
1
cebola média
3
dentes de alho
2
colheres de sopa de azeite
1
pitada de pimenta do reina
1
pitada de noz moscada
½
copo de água

Modo de preparo

1

Cozinhando a carne

  1. Coloque a carne de molho e deixe por 12 horas, isso irá dessalgar a carne. Durante esse período troque a água, no mínimo, 2 vezes.
  2. Feito isso, corte em cubos de 2cm cada e cozinhe em uma panela de pressão por aproximadamente 40 minutos. Para fazer isso utilize ½ litro de água.
  3. Depois de cozida retire a pressão e escorra a água.
  4. Com a carne já fria vá retirando os pedaços de gordura e desfiando. Reserve.

Dica:

  • O garfo facilita bastante o momento de desfiar, basta ir raspando a carne que os fios vão se formando naturalmente.
2

Hora do tempero!

  1. Primeiro corte a cebola, você pode utilizar o formato que preferir. Pique ou amasse as cabeças de alho e o tomate.
  2. Leve ao fogo e refogue o alho e a cebola. Deixe que esta última fique translúcida.
  3. O próximo passo é jogar a carne, a pimenta do reino, a noz moscada e, se você achar que é necessário adicionar sal, o momento de colocá-lo é esse. Mexa tudo e acrescente o tomate.
  4. Agora coloque a água, a salsinha já picada e misture tudo.
  5. Deixe cozinhar até que o líquido desapareça quase totalmente. Se você não quiser deixar nem um pouco de líquido na carne pode deixá-la mais tempo no fogo. Isso vai depender do seu gosto.
3

Vamos ao purê!

  1. Corte as batatas em 4 partes e cozinhe por 20 minutos. Se após esse período você perceber que elas ainda não estão macias o suficiente, deixe mais alguns minutos.
  2. Em seguida, escorra toda a água e as esprema em uma peneira apertando com uma concha. Também funciona utilizar um garfo para amassar. Isto fica a seu critério.
  3. Acrescente o creme de leite, a manteiga, o requeijão e mexa até obter uma textura cremosa.
  4. Adicione sal e pimenta do reino. Mexa bem.
4

Montando o escondidinho

  1. Escolha uma forma ou travessa que seja apropriada para ir ao forno e nela despeje metade do purê que foi preparado. Espalhe por todo o fundo.
  2. Em seguida, acrescente toda a carne seca e jogue o restante do purê por cima para cobrir. Distribua de modo que fique tudo coberto, escondido.
  3. Finalize jogando queijo parmesão ralado por cima e alguns fios de azeite. Isto vai proporcionar um acabamento mais caprichado ao prato.
  4. Preaqueça por 10 minutos à 250°C e leve ao forno para assar por 20 minutos ou até dourar na mesma temperatura. Ele deve ficar dourado por cima. Quando atingir este ponto, pode desligar. O escondidinho está prontinho para servir.

Veja também essa lista sensacional de escondidinho de carne seca, de escondidinho simples e fácil de vários sabores. E um versão incrível de escondidinho de carne moída.

Dá para substituir as batatas?

Dá sim. Você pode fazer o purê com macaxeira. Os demais ingredientes são os mesmos. A única coisa que será feita diferente é, ao invés de espremer ou amassar com um garfo, você deve processar a macaxeira (depois de cozida) no liquidificador. Isto facilita bastante o trabalho, uma vez que a macaxeira tende a ser mais dura.

Também é possível usar os dois tipos de purê misturados. Além disso, se a batata doce possui um sabor que lhe agrada, experimente fazer com ela. Vale a pena! Fica muito saboroso!

Minha carne ficou muito salgada depois de cozida, o que faço?

Se depois que você cozinhar a carne, perceber que ela ainda não está macia o suficiente e que continua muito salgada. Troque a água e deixe na pressão mais alguns minutinhos. Isso irá ajudar a dar a textura adequada e retirar parte do sal.

Que outros ingredientes posso acrescentar para incrementar a receita?

São diversas as possibilidades, tudo vai depender do seu gosto. Algumas opções são: colocar muçarela e azeitona entre as camadas, temperar o purê com coentro e alho refogado, colocar pequenos pedaços de bacon frito para deixar mais crocante, jogar orégano por cima de tudo para dar um toque especial. Enfim, pode ficar à vontade para usar a criatividade.

Dá para substituir o requeijão?

Sim. Se você está morrendo de vontade de preparar essa receita, mas faltou esse ingrediente, pode se tranquilizar. É perfeitamente possível usar o leite ou até mesmo catupiry no lugar do requeijão. Vai continuar delicioso com ambas as opções.

Qual a validade?

Se armazenado na geladeira, em potes fechados, pode ser consumido em até 3 dias.

Dá para congelar?

Dá sim. Nesse caso procure utilizar um recipiente com tampa que possa ser bem fechado. Leve ao freezer. Ele pode ficar armazenado por até 3 meses mantendo uma boa qualidade para o consumo.

Dicas:

  • Sempre coloque uma etiqueta informando quando o prato foi preparado. Dessa forma é possível se orientar melhor quanto a validade do mesmo. Se você tem o hábito de congelar diferentes tipos de comida, especifique na etiqueta o prato que está naquele recipiente.
  • Congele pequenas porções, com apenas o suficiente para consumir 1 vez. Utilizando esse método é possível evitar o desperdício, uma vez que não é indicado descongelar a comida e depois voltar a congelá-la. A qualidade dela fica comprometida.

Esta receita é sem igual, vale muito a pena provar. Pode variar e usar purê de mandioca para alternar a cobertura e usar queijo coalho no recheio para uma refeição especial.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies. Usamos para criar uma ótima experiência para você.