Ao usar este site, você concorda com nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso.

Cupim Assado no Forno

  • Aprenda a preparar essa esse prato com qualidade profissional
Publicado em Carnes
Cupim Assado no Forno

O cupim é uma das partes mais suculentas do boi, possui bastante gordura, o que a torna macia e, consequentemente, uma das preferidas.

No entanto, prepará-lo da forma correta vai garantir que você não perca sua peça de carne com erros básicos, mesmo que você seja um iniciante na arte da culinária.

A Receita De Cupim Assado No Forno Rápido, Simples E Fácil que vou te ensinar aqui vão facilitar a sua vida e melhorar consideravelmente seus pratos. Tudo de um jeito descomplicado. Está esperando o quê para se tornar um conhecedor dos macetes disponíveis?

Vamos começar!

poste no pinterest esta imagem

Receita de Cupim Assado no Forno Rápido, Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Quantidade
8 Porções
Preparação
14 horas
Dificuldade
Moderado

Ingredientes

1
cupim com 4 kg
3
dentes de alho
4
folhas de louro
2
limões
8
batatas
4
cenouras
Sal
Pimenta
calabresa seca
Salsinha

Modo de preparo

1

Preparando o cupim

  1. Antes de começar a temperar, é preciso fazer alguns furos no cupim. Para isso você pode usar uma faca, basta enfiar na carne. Esse processo é muito importante devido ao fato dela ser de um tipo muito duro, o que dificulta bastante a penetração do tempero. Além disso, vai melhorar bastante a textura.

Dicas:

  • Escolha uma faca bastante afiada, pois a fibra do cupim é bastante resistente e pode ser difícil furar, principalmente se seu utensílio não estiver adequado para o uso.
  • Não é preciso picar muito os ingredientes que serão usados para marinar, pois eles só servirão para acrescentar sabor, não ficarão visíveis depois, por isso, não precisa caprichar muito no corte.
2

Vamos temperar!

  1. Primeiro, pique todo o alho, a pimenta calabresa, a salsinha e misture com a carne.
  2. Adicione também as folhas de louro e o alecrim.
  3. Esprema os limões por cima de tudo e jogue água até ficar na metade do recipiente (supondo-se que o recipiente tenha altura aproximada a do cupim).
  4. Agora mexa para que o cupim entre bastante em contato com os temperos, você pode movimentar a peça buscando abrir os furos para que a água entre nos lugares que foram furados anteriormente.
  5. Em seguida umedeça bem um papel toalha com o líquido temperado e cubra a parte de carne que não ficou submersa na água.
  6. Feito isso, pode levar à geladeira por, no mínimo, 12 horas.

Dica:

  • Caso você não queira cobrir com papel toalha molhado também existe a opção de deixar toda a carne dentro do recipiente submersa em água, assim o tempero também fará seu trabalho de forma adequada. Outra possibilidade é colocar tudo em um saco plástico, retirar todo ar, fechar e levar para a geladeira. Enfim, escolha a melhor forma de marinar seu cupim.
3

Cozinhando

  1. Coloque o cupim em uma panela de pressão e acrescente um pouco do líquido preparado para marinar, não é necessário colocá-lo todo.
  2. Tampe a panela e deixe cozinhar por, aproximadamente, 30 minutos.
  3. Não precisa deixar pronto, só um pouco macio, pois ele ainda irá ao forno.
4

Hora de assar!

  1. Transfira para uma assadeira, adicione as batatas e as cenouras já cortadas, pode deixá-las com pedaços grandes não tem problema. Regue-as com o caldo da carne que ficou na panela.
  2. Leve ao forno por, em média, 1h 10min. Deixe-o em uma temperatura bem alta. Pronto! É só se deliciar!

Posso colocar vinho para marinar?

Pode sim. Tanto o tinto quanto o branco combinam bastante. Se você gostar também pode colocar cerveja. Dá, inclusive, para colocar, junto com os temperos, 50% de água e 50% de cerveja, vinho, etc. O resultado também fica maravilhoso!

Não é melhor colocar papel alumínio para assar no forno?

No caso dessa receita isso não é necessário, mas se você quiser, pode colocar.

O ideal não seria selar a carne antes dela ir para a panela de pressão?

O cupim possui bastante gordura e por isso dá uma dourada na panela de pressão se a necessidade de selar, mas se quiser fazer isso, não tem nenhum problema.

Qual é a validade?

É possível guardá-la na geladeira por um período de até 3 dias, coloque em um recipiente com tampa.

Importante!

  • Espere por 1 hora antes de levar para a geladeira, assim a carne pode esfriar totalmente.

Dá para congelar?

Dá sim. Você pode usar potes com tampa, no entanto, o mais recomendável é armazená-la em sacos próprios para congelamento, pois usando eles é possível retirar todo o ar ou boa parte dele, o que ajuda bastante na conservação. Além disso, saquinhos ocupam bem menos espaço.

Feito isso coloque uma etiqueta e escreva nela a data de fabricação e também o nome do produto que você está guardando. Isso ajuda muito a se orientar na hora de escolher o que descongelar e quando fazer isso. Pronto! Pode levar para o freezer e deixar por até 4 meses.

Dicas:

  • Por mais que seja possível congelar, lembre-se que a comida fresca tem um gosta ainda mais especial, por isso, se for viável pra você, consuma até poucas horas após o preparo.

Quais bebidas harmonizam com esse prato?

Devido ao fato desse tipo de carne conter bastante gordura, o ideal é consumi-la com cervejas de gosto mais marcante ou vinhos tintos também com sabor forte.

O que acompanha bem o cupim?

Além das batatas e cenouras que já estão na receita, você pode consumi-lo com diversos tipos de farofas, saladas ou arroz branco.

Como incrementar esse prato?

O cupim feito dessa forma já fica perfeito sem precisar de nenhum complemento, não é mesmo? Mas nós sabemos que sempre dá pra deixar ainda melhor. Então, a sugestão é, coloque queijo nos buracos que foram feitos na carne, ele irá derreter e deixar o prato incrivelmente saboroso. Vale a pena experimentar!

Meu cupim encolheu bastante depois de pronto, o que aconteceu?

Isso é natural, uma vez que, o cupim é um tipo de carne que possui bastante gordura. Por isso, se você pretende servir muitas pessoas lembre-se de considerar esse fator no momento de comprar.

Se eu quiser fazer com um quilo a mais de carne, quanto tempo devo deixar a mais no fogo

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.