Costelinha De Porco No Forno Com Batatas

Deixe seu almoço ainda mais saboroso com essa carne divina. Confira o passo a passo e faça muito sucesso em casa.
Costelinha De Porco No Forno Com Batatas
Avalie este item
(1 Votar)

Se você quer inovar nas receitas para preparar o melhor almoço do mundo às pessoas que ama, essa é a sua receita de costelinha de porco no forno assada com batatas rápida e simples. Agora, se quiser apenas a praticidade de uma refeição completa e que não exija horas no fogão, essa receita também é para você.

Aprenda um jeito novo de preparar aquela carne suína maravilhosa que todos amam. Essa receita promete fazer muito sucesso na sua casa e no seu paladar.

Leia toda a receita, recomendações, dicas e tenha todos os ingredientes disponíveis antes do preparo e mãos à obra!

Receita De Costelinha De Porco No Forno Com Batatas Rápida E Simples: Saiba Como Fazer

Quantidade
800g
Preparação
2h30min
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

1
colher (sopa) de Lemon Pepper;
4
batatas;
800g
de costelinha suína;
Pimenta
do Reino a gosto;
Sal
grosso a gosto;
1
limão siciliano;
Azeite
a gosto;
Sal
fino a gosto
1
fôrma de alumínio;
Papel
alumínio

Modo de preparo

  1. Escolha a fôrma de sua preferência, desde que tenha um tamanho suficiente para que caiba a carne;
  2. Jogue um pouco de sal grosso sobre a fôrma;
  3. Deixe sua costela de porco às mãos em um prato ou recipiente de sua escolha;
  4. Agora salpique o sal grosso também em cima da a costela suína, espalhando bem em toda a carne;
  5. Coloque um pouco de pimenta do reino na costela para dar um sabor especial;
  6. Depois disso, cuidadosamente, passe a costela do recipiente em que está para a fôrma untada com sal grosso;
  7. Nesse ponto da receita, você já deverá ter preparado o suco de limão siciliano;
  8. Despeje o suco suavemente sobre a carne na fôrma, de forma que ela toda seja envolvida por ele;
  9. Agora, prepare uma tábua para cortar as batatas. Elas devem ser descascadas e cortadas em quatro partes mais ou menos iguais;
  10. Agora, separe um recipiente grande, pode ser uma tigela;
  11. Coloque bastante azeite na tigela. A quantidade fica ao seu critério;
  12. Depois, salpique sal fino a gosto na tigela, por cima do azeite. A quantidade também depende da sua preferência. Esses ingredientes serão utilizados no tempero das batatas;
  13. Por cima do azeite de oliva e do sal, jogue lemon pepper a gosto;
  14. Depois, misture muito bem com uma colher todos os ingredientes para que fiquem incorporados;
  15. Coloque na tigela, junto com os temperos, todos os pedaços de batatas que cortou;
  16. Misture o molho de temperos com as batatas, de forma que elas fiquem úmidas e condimentadas;
  17. Após temperar as batatas, passe-as para a assadeira onde colocou a costela de porco. Deixe as batatas por cima da carne, cobrindo-a;
  18. Despeje o restante do tempero de azeite com sal e pimenta por cima das batatas e da costela na assadeira;
  19. Depois de temperar tudo muito bem e deixar as batatas bem colocadas em cima da costela, cubra com papel alumínio a assadeira. Não se esqueça de que a parte brilhante deve ficar voltada para baixo, ou seja, para o lado dos alimentos na assadeira. Lembre-se de fechar bem dobrando suas pontas nas laterais da assadeira;
  20. Agora, leve ao forno para assar, porém preaquecido em 200º
  21. Conte no relógio, ou programe o celular para despertar depois de duas horas que a carne foi levada ao forno e, após isso, já deverá ter a sua costela assada;
  22. Quando se passarem as duas horas recomendadas, retire a carne do forno e tire o papel alumínio de cima dela, na assadeira. Veja como já está assada;
  23. Depois disso, leve ao forno novamente. Dessa vez é só para dourar um pouco a costela, deixando-a ainda mais saborosa, mas agora sem cobrir.
  24. Não há um tempo específico para dourar. Por isso, vá sempre olhando o forno e verificando o ponto certo. Quando as batatas, principalmente, estiverem douradas, você pode desligar o forno;
  25. Quando retirar, vai notar como as batatas estão com uma cor bonita e como a carne está quase se desmanchando;
  26. Corte a costela em fatias e sirva à vontade. Se é fã de alho, use alguns dentes de alho amassados para dar um sabor a mais.

Veja também um lista incrível de receitas de carne de porco fácil, a costelinha barbecue do outback e outra lista de costela suína simples e fácil. Sua família vai amar.

Recomendações:

  • Nessa receita, foi indicado que o forno deve estar aquecido em 200º para receber a costela e assá-la. No entanto, sabemos que a temperatura de cada forno depende muito da sua potência. Vá observado se a costela não está queimando ou sendo assada rápido demais;
  • O tempo indicado para assar foi de duas horas. Provavelmente, não terá variações, mas, só de garantia, é interessante ir olhando a costela a cada cinco minutos para se assegurar de que está no ponto certo. É indicado que isso seja feito, pois cada fogão tem uma potência diferente e pode trabalhar com tempos diferentes.

Dicas:

  • O papel alumínio tem uma função específica tanto nessa quanto em algumas outras receitas: ele cozinha a carne de uma forma mais rápida e eficaz. Para que isso aconteça é muito importante que deixe o lado brilhante virado para dentro, ou seja, para dentro. Mas, se preferir não utilizá-lo, não tem problema.

A maneira correta de congelar

Caso tenha preparado a sua costela suína em uma quantidade maior do que irá consumir naquele dia e quiser congelar para utilizar em outra ocasião, saiba que existe uma maneira correta de se fazer isso.

Coloque-a em um recipiente com tampa. É muito importante colocar uma etiqueta no recipiente, indicando a data em que preparou. Ela continuará válida por até seis meses no congelador.

Uma refeição de dar água na boca

Ninguém resiste a uma costelinha suína molinha e assada. Agora, se tiver batatas temperadas para acompanhar, melhor ainda.

Aproveite para preparar essa maravilhosa refeição em muitas ocasiões. Bom apetite!

Dominou a arte de como fazer receita de costelinha de porco assada no forno? Tenho certeza que sim. Você precisa fazer essa delícia. Aproveite. Nos esforçamos por mais pratos como esses.

Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Sobre o autor

Rafael Gonçalves

O cozinheiro apaixonado que transforma cada prato em memória.

Rafael não é um chef de restaurante estrelado, mas tem o dom de transformar cada prato em uma verdadeira obra de arte, cheia de sabores e histórias. Apaixonado por gastronomia desde sempre, já mergulhou em cursos de churrasco, confeitaria e até cozinha italiana, francesa e brasileira, só para garantir que nenhum tempero fique sem seu toque especial. Em casa, é o rei do fogão: seja no almoço de domingo com a família ou nas festas onde todo mundo já sabe que quem manda na cozinha é ele. Há 10 anos casado com a Daiane, descobriu que cozinhar juntos é tão gostoso quanto comer, e transformou a mesa num lugar sagrado, onde cada refeição vira motivo pra celebrar.

Inspirado por mestres da culinária como Jamie Oliver e chefs premiados em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala, Rafael aplica técnicas refinadas e sempre busca atualizar suas receitas com o que há de melhor nas cozinhas do mundo. Se tem alguém que conhece os sabores do Brasil e do mundo, é ele. Já desbravou os melhores restaurantes, do Figueira Rubaiyat em São Paulo ao Terraço Itália, sem falar nas experiências internacionais que inspiram suas receitas. Mas, no fim do dia, seu maior orgulho é ver o sorriso da família ao provar um prato feito com carinho. Quer ver dicas, descobertas e muito sabor no dia a dia?

Está no lugar certo, aqui no sabor na mesa, trago todas as receitas que testei, gostei e reuni durante toda a minha vida.

Segue lá no Instagram e vem comer com a gente! ??

Instagram icon https://www.instagram.com/raf.gcs

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar