Com provável origem alemã, também conhecido como toicinho, é um versátil defumado suíno que pode ser usado em diferentes tipos de pratos.
Diferentemente do que muitas pessoas acham, ele é extremamente nutritivo, apresentando uma série de vitaminas e sais minerais na sua composição. No artigo de hoje veja como fazer um delicioso frango enrolado em bacon, perfeito para o almoço de final de semana.
A seguir veja mais opções de receitas com bacon incríveis que com certeza vão te mostrar maneiras diferentes de incluir em sua dieta.
Medalhão de Frango enrolado no Bacon: uma das melhores receitas com bacon, Saiba como fazer
- 3 dentes de alho amassados
- 1 kl de peito de frango cortado em cubos médios
- 1 limão espremido
- 1 pitada de páprica defumada
- 200 gramas de bacon em fatias
- Sal e pimenta do reino á gosto
- 1 fio de azeite de oliva
- 1 pitada de orégano
Modo de preparo
- Comece temperando seu frango com sal, pimenta do reino, páprica defumada, orégano, alho amassado e limão espremido, e azeite misture bem. Reserve para marinar por cerca de 2 horas.
- Logo em seguida comece a enrolar o frango no bacon, com cuidado de modo que toda a extensão de frango fique coberta, por fim fure com um palito para fixar.
- Organize todos os rolinhos em um refratário.
- Quando terminar leve para o forno preaquecido a 200° por cerca de 35 minutos ou até dourar.
- Passado o tempo retire do forno e sirva!
Dica: Caso você deseje, podemos substituir o frango por absolutamente qualquer outra proteína como peixes e carnes.
Quanto tempo dura? Dicas de armazenamento
Essa belezinha aguenta até 3 dias na geladeira, mas sério - duvido que sobre! Se quiser congelar, embala direitinho e dura 1 mês. Na hora de esquentar, joga no forno com um fio de água pra não ressecar. A Daiane uma vez deixou 5 dias na geladeira e ainda tava bom (mas não recomendo arriscar).
Tá de dieta? Vamos às contas
Cada medalhão tem em média 250-300 calorias (dependendo do tamanho). Se quiser reduzir, usa bacon de peru ou menos fatias. Mas vamos combinar que nesse prato o bacon é a alma do negócio, né?
Sem bacon? Sem problemas!
Se não rola bacon, tenta:
- Fatias de abobrinha bem fininhas (sim, fica bom!)
- Presunto parma ou defumado
- Até folhas de couve refogada enroladinha
Os 3 pecados capitais dessa receita
1. Não marinar o suficiente - 2 horas é o mínimo, gente!
2. Bacon mal distribuído - se ficar folgado, não fica crocante
3. Forno frio - se não estiver bem quente, o bacon não dora direito
Truque secreto do chef (que qualquer um faz)
Espeta os palitos de dente UM POUCO inclinados, não retos. Assim o bacon não desenrola e fica mais fácil de tirar depois. Simples, mas muda tudo!
O que servir junto? Minhas combos favoritas
- Purê de batata doce (o contraste doce-salado é perfeito)
- Arroz branco soltinho com ervilhas
- Uma saladinha verde bem ácida pra cortar a gordura
Bebida? Cerveja bem gelada ou um suco de maracujá forte!
Quer inovar? Tenta essas versões malucas
- Recheia o frango com queijo brie antes de enrolar (perigo: viciante)
- Coloca uma fatia fina de abacaxi entre o frango e o bacon
- Faz no espetinho com cubos de frango e bacon intercalados
Adaptando para dietas especiais
Low carb: já nasceu low carb, só não comer com arroz!
Sem lactose: naturalmente sem, uhu!
Keto: usa bacon sem açúcar e confere o tempero
Sem glúten: já é safe, só verificar os temperos
A parte mais chatinha (e como facilitar)
Enrolar o bacon pode ser um saco se as fatias forem pequenas. Solução? Molha as mãos com água gelada - o bacon gruda menos. Ou pede pra alguém ajudar enquanto você enrola - a Daiane e eu viramos uma linha de produção caseira!
Modo restaurante estrela Michelin
Pincela com mel + mostarda nos últimos 5 minutos no forno. Vai criar um glaze que transforma o prato em coisa de chefe! E serve com alecrim fresco por cima - bonito e cheiroso.
Fazendo no modo economia
Corta o frango em pedaços menores pra render mais. Usa bacon comum em vez do importado (nessa receita a defumação é o que importa). E o limão? Só espremer metade e completar com vinagre branco.
Se tudo der errado... (já aconteceu)
Bacon desenrolou? Amarra com barbante de cozinha e joga na airfryer por 10 min.
Frango seco? Molha com caldo de legumes e cobre com papel alumínio por 5 min.
Queimou embaixo? Raspa o queimado e disfarça com molho barbecue.
De onde veio essa ideia?
Essa combinação frango+bacon é clássica da culinária americana, tipo em chicken cordon bleu. Mas a versão enroladinha parece ter surgido em churrascarias brasileiras como petisco. E olha que combinação perfeita, né?
2 coisas que ninguém te conta
1. O limão não só tempera como ajuda a amaciar o frango - a acidez quebra as fibras!
2. Se deixar marinar na geladeira de um dia pro outro, o sabor fica ainda mais profundo (mas não passa de 24h senão o limão cozinha demais a carne).
Perguntas que sempre me fazem
Pode fazer na airfryer? Pode! 180° por 15-20 min, vira na metade.
O bacon fica crocante? Fica sim, mas se quiser mais, dá um golpe de forno alto nos últimos 3 min.
Preciso virar os medalhões? Se quiser dourado por igual, vira na metade do tempo.
Sabia que...
A páprica defumada foi adicionada pelos brasileiros - na versão original americana não tem! E faz toda diferença, dando aquele toque de churrasco que a gente ama. Ah, e o orégano? Também é nossa contribuição, herdada da culinária italiana que tanto influenciou nosso jeito de cozinhar.
2º. Farofa
autor: Tv Churrasco
Perfeita para acompanhar absolutamente qualquer receita, essa farofa com certeza vai conquistar o seu paladar! Ela é muito simples de fazer, leva poucos ingredientes e é uma delícia!
3º. Hamburguer
autor: RANGO
Se tem algo que combina com hamburguer é o bacon. Este tradicional lanche está entre os mais simples e ao mesmo tempo mais gostoso e apreciados na culinária.
Aprenda a fazê-lo no conforto de casa e, de quebra, combine-o com uma deliciosa cebola caramelizada que também será ensinada no vídeo separado.
O ideal é em fatia, para uma melhor aderência.
4º. com Macarrão
Tá a fim de uma receita fácil que vai te ajudar muito naqueles dias de pura correria? Então essa aqui é perfeita para você.
No preparo, apenas quatro ingredientes serão necessários: macarrão, alho, azeite ou óleo e outros.
Mais simples que isso impossível. Para preparar essa delícia de prato, frite o bacon em cubinhos e em seguida na mesma panela, frite o alho picado.
5º. fatiado
Isso aqui é tudo de bom. O vídeo vai te ensinar a preparar de forma crocante, perfeita tanto para hamburgueres quanto para aperitivos.
Na falta de jeitos, o autor do vídeo te mostrará quatro formas distintas e muito simples de realizar o preparo. O ideal é utilizar fatias de bacon com papel toalha, abaixo das fatias e por cima também. Confere no link.
6º. Macarrão com brócolis
Receita que é deliciosa, visualmente bonita e nutricionalmente completa. É daquelas para ninguém botar defeito.
Uma massa simples e rápida de ser preparada e que você poderá se deliciar a qualquer hora do dia. Anote aí os principais ingredientes de modo a se antecipar na preparação: alho, brócolis, tomate cereja, pacote de macarrão da sua preferência, sal e pimenta do reino e outros.
Em uma frigideira, coloque o bacon e deixe-o fritar em seguida, adicione os brócolis e sal e pimenta a gosto.
7º. Batata recheada
Esse acompanhamento é tudo de bom. Também, não é por menos. Teria como ficar ruim a mistura de batata, queijo cremoso e bacon em cubos bem fritinho. Acho que não!
Na versão que separamos, a autora usa, além das batatas e do bacon, os seguintes ingredientes: cebola, sal, pimenta do reino, cheiro verde, queijo muçarela, creme de leite e orégano. Coloque as batatas recheadas em uma assadeira e leve ao forno por 30 minutos.
8º. Macarrão ao molho branco
Outra excelente opção de receita que esse tradicional derivado suíno e a que leva um cremoso molho branco. Frite o bacon em fogo baixo, em seguida adicione os outros ingredientes.
Mais uma opção de prato simples e rápido para você preparar em qualquer refeição do dia com sua família ou amigos.
9º. Pizza
Quem não gosta de uma boa pizza, não é mesmo? Essa tradicional receita de origem italiana está sempre presente na no nosso cotidiano. Leve ao forno por 10 minutos.
Dentre as versões mais “abrasileiradas”, com certeza a de bacon é uma das mais gostosas e pedidas. Deixando tudo ainda mais gostoso, que tal acrescentar um pouco de cheddar? Não tem como ficar ruim.
10º. Risoto
Seguindo na linha dos pratos italianos, vamos agora de risoto que é pura cremosidade e sabor.
Receita simples, rápida, gostosa e que ninguém botará defeito na sua casa. Confere aqui os ingredientes: bacon, cebola, alho, arroz arbóreo, venho branco, caldo de legumes (procure fazer o seu e não usar os prontos), parmesão e sal.
O queijo parmesão ralado dará uma liga especial ao risoto.
11º. versão vegana
Quem disse que não é possível fazer bacon vegano? Veja como fazer bacon caseiro, opção para veganos e quem têm intolerância. Existe várias variações. Nessa aqui que separamos, a autora usa tiras de nabo. Isso mesmo, nabo!
Além dessa tradicional raiz utilizada na culinária oriental, você também precisará: sal, shoyu, alho em pó, açúcar, óleo, páprica e molho barbecue.
12º. Batata gratinada
Esse prato ganhou a preferência nacional nos últimos anos. O que não falta aqui é sabor e cremosidade.
Deliciosas batatas cortadas em lâminas grossas, um molho branco bem temperado, queijo muçarela salgadinho e bacon fritinho. Não tem como ficar ruim. Ao constatar que está bem crocante, retire do forno. Você poderá usar sobre as batatas filme plástico ou papel alumínio.
13º. Maionese
Quem não gosta de uma boa maionese de acompanhamento, não é mesmo? Ela combina perfeitamente com qualquer ocasião. Para variar um pouco, nessa receita o autor usa leite, ao invés de ovos.
Que tal então uma feita com toucinho? Se você estiver a fim de variar os sabores tradicionais, aqui está uma excelente opção!
14º. Geleia
Essa geleia vem ganhando espaço no mercado por ser um tipo de acompanhamento muito interessante para lanches em geral. Apesar de ser diferente, é uma receita muito gostosa.
No preparo, você irá precisar: barriga e costela, azeite, cebola roxa, tomilho, pimenta do reino, pimenta da Jamaica, canela, pimenta calabresa, vinagre de maçã, cerveja preta e açúcar mascavo, ½ xícara (chá) de curry e ½ xícara de sal.
15º. com Ovos
Está a fim de um café da manhã tipicamente americano? Então esse vídeo é para você.
Aprenda a fazer ovos estalados com grossas e saborosas fatias desse processado que é amado no mundo todo. Cuidado para prepara o toucinho, não o tempere demais.
16º. Salgadinho
O salgadinho torcido é famosíssimo em todo o Brasil. Sequinho e muito saboroso, ele é apreciado a anos pelas crianças e adultos do nosso país. Para aqueles apreciadores de salgadinho, essa receita é perfeita.
Já imaginou você preparando essa delícia na sua casa e depois provando ele com uma cervejinha bem gelada? Não tem coisa melhor! Confere no link!
17º. Caldo de mandioca
Sou suspeito para falar de qualquer coisa que vá mandioca por ser extremamente fã dessa típica raiz de origem sul-americana.
Perfeita naqueles diazinhos frios, um caldinho quentinho é tudo de bom! De modo a amplificar ainda mais o sabor, usar calabresa deixará tudo ainda melhor. Coloque o bacon picado de preferência.
Tanto sabor deixa tudo mais maravilhoso. Estou certo de que gostou muito dessa lista e te ajudou a decidir o que comer hoje, e só seguir o passo a passo.
Agora que aprendeu as melhores opções para preparar essa delícias em casa, se jogue na cozinha e siga todas nossas dicas para preparar sua receita e fazer sucesso entre as pessoas. Fique por dentro das novidades, sempre postamos coisas novas.
Adicionar comentário