Churrasco de Brisket Defumado na Churrasqueira

  • O delicioso sabor do protagonista dos churrascos americanos
Publicado em Carnes
Churrasco de Brisket Defumado na Churrasqueira

Não existe nada melhor do que experimentar uma carne suculenta, preparada com todo esmero e profissionalismo.

O brisket é um corte de carne mais conhecido como peito bovino. Essa carne é muito tradicional nos Estados Unidos e está ganhando espaço no Brasil.

Se puder ser defumada, então, nem se fala! Se você gosta de preparar churrascos e faz de tudo para que eles fiquem assim, mas ainda lhe falta a coragem para se arriscar no preparo do Churrasco de Brisket.

Acalme o coração e venha aprender detalhadamente como sair do básico e arrasar fazendo essa delícia irresistível!

Vamos começar o passo a passo, não tem segredo essa boa carne assada!

poste no pinterest esta imagem

Churrasco de Brisket Defumado: Saiba como fazer

Quantidade
5kg de brisket
Preparação
12h30min
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

1
peça de peito bovino (6kg)
Sal
Pimenta
do reino
Cominho
ou louro em pó

Modo de preparo

1

Deixando o peito pronto

  1. O primeiro passo é escolher uma carne adequada. Por isso, opte por uma peça grande.
  2. Feito isso, comece a retirar um pouco da gordura, não é necessário retirá-la totalmente, apenas o excesso. Isso ajudará a permitir a entrada da fumaça durante o processo de defumação.
  3. Agora é necessário corta em volta da peça para retirar as pontas mais finas, pois elas, devido a espessura, não defumam e sim queimam. Para evitar que isto ocorra vá retirando uma a uma.

Dica:

  • Guarde esse excedente de brisket que foi retirado para fazer diferentes pratos em algum outro momento. Ele é perfeitamente aproveitável por isso, não descarte.
  • Sempre que for trabalhar com carnes utilize facas bastante afiada, assim você facilita muito o trabalho.
2

Hora de temperar!

  1. Para o tempero misture o sal, a pimenta do reino e o cominho.
  2. Agora coloque o peito em uma assadeira e jogue sobre a mistura preparada sobre ele, dos dois lados. Certifique-se de que fique totalmente temperado.
  3. Aperte um pouco para que grude melhor.
  4. Espere por um período de aproximadamente 20 minutos antes de passar para o próximo passo.

Dica:

  • Você pode usar outros temperos, procure apenas fazer com que eles estejam com os grãos em tamanhos semelhantes. Isso ajuda na hora de misturar.
  • Não modere na quantidade de tempero utilizado, quanto mais você conseguir colocar, mas saborosa irá ficar seu preparo.
3

Defumando o brisket

  1. Acenda a churrasqueira com defumador alguns minutos antes de começar, no mínimo 20 minutos.
  2. Coloque a carne, se ela estiver com um lado mais alto, então coloque esse lado para o lado contrário ao da saída de fumaça.
  3. Deixe defumando por 7 horas, em média. Ao completar 6, você pode abrir e olhar se está próximo do ponto. Ele precisa estar bem escuro.

Dica:

  • É possível fazer isso com lenha ou misturando lenha e carvão. No entanto, esteja atento a qualidade da lenha, pois uma de má qualidade é capaz de amargar sua carne.
4

Continuando a defumar!

  1. Com um borrifador molhe levemente o brisket com suco de maçã.
  2. Depois embrulhe com papel alumínio. Cubra-o totalmente, se for necessário emende um pedaço de papel alumínio em outro, o importante é fazer com que caiba.
  3. Agora leve de volta para defumar e assar por mais 6 horas. Faça do mesmo modo realizado com a defumação. Olhe um pouco antes, entre 5 e 5h30min para ver se já chegou no ponto.
  4. A temperatura adequada para retirar é algo entre 92°C e 95°C. Durante o preparo a temperatura deve ser entre 120°C e 130°C. Quando ele estiver com uma textura bastante macia, pode retirar.
  5. Aguarde 25 minutos antes de cortar para consumir. Depois disso é só apreciar!

Como fazer para conferir a temperatura do brisket?

Deve adquirir um termômetro próprio para alimentos, assim é possível saber se está no ponto sem precisar retirar do papel alumínio.

Quando precisar acrescentar mais lenha, posso acrescentar diretamente?

O ideal é colocar a lenha bem próxima do fogo, assim ela vai aquecendo e diminui a chance de soltar uma fumaça muito esbranquiçada na hora que queimar. Essa fumaça deve ser evitada ao máximo, pois dá um sabor mais amargo na carne.

Na minha região só encontro carne de qualidade congelada, como faço para não perder a qualidade da carne brisket no momento do descongelamento?

A melhor maneira de realizar isso é deixando que ela descongele na geladeira, se for um pedaço pequeno, isso irá acontecer em algumas horas. No entanto, um pedaço grande deve levar mais de 1 dia.

Melhor tipo de lenha para usar?

A carne ganha um sabor especial quando defumada com madeiras de árvores frutíferas, todas elas servem a esse propósito. É possível também misturar as mesmas com as classificadas como duras, elas queimam mais lentamente. Escolha sempre lenhas bem secas.

Quais os acompanhamentos ideais?

Uma opção ótima e fácil de preparar é o repolho refogado, acrescente maionese tanto nele quanto em uma salada de batatas cozidas. Couve e Picles são outras duas possibilidades que também combinam bastante, assim como feijão. Fica delicioso, experimente!

O suco utilizado pode ser de caixinha?

Nada se assemelha a qualidade do suco natural, mas pode sim. Assim como ele não precisa necessariamente ser de maçã, existem outras opções, como a pera e o pêssego.

Se eu quiser utilizar uma peça de carne maior, quanto tempo deve deixar assando?

Para cada ½ kg de carne que for aumentado, precisará de, em média, 1 hora a mais na churrasqueira.

Qual a quantidade de lenha que vou gastar para realizar todo o processo?

Isso é muito variável, pois alguns equipamentos gastam pouco enquanto outros gastam bastante. A média por hora é de 3kg de carvão e 1kg de lenha.

No entanto, como foi explicado é difícil dar um valor exato devido as variações existentes no equipamento e também no tempo de queima da madeira.

Se usar uma suave, por exemplo, ela vai queimar rápido e precisar de uma quantia maior.

Dica:

Depois de cobrir o Brisket com alumínio não é mais necessário usar lenha, pois ele não irá mais absorver sabor, apenas calor. Nessa etapa pode usar somente o carvão. Assim consegue economizar bastante.

A temperatura é constante durante todo o preparo, as 12 horas?

Sim. É muito importante tentar manter uma constância nesse quesito.

Essa receita com corte de carne brisket é mais um novo opção para variar em sua cozinha. É muito popular no Texas e vem ganhando espaço no Brasil. Aqui tem tudo de bom para uma refeição perfeita de carne bovina.

Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies. Usamos para criar uma ótima experiência para você.