Receita de Carre de Cordeiro + Alternativas Super Sofisticadas

Um dos pratos mais sensacionais que pode aprender. surpreenda sua família com essa experiência gastronomica.
Publicado em Carnes
Receita de Carre de Cordeiro + Alternativas Super Sofisticadas Mironov Vladimir / Shutterstock.com

Por uma carne que traz mais do que sabor, mas uma completa experiência gastronômica, é assim que é conhecido o carré, um dos pratos mais sofisticados que existem.

E para provar que, apesar da fama assustadora para os cozinheiros do dia a dia e inexperientes com o a alta gastronomia, trouxemos aqui a mais clássica e saborosa receita de carré de cordeiro que já foi feita, e assim te apresentaremos a essa requintada proteína.

E como sabemos que você vai se apaixonar por ela assim que soube como se prepara, em seguida traremos outras maravilhosas 14 receitas que vão te conquistar de uma vez por todas.

poste no pinterest esta imagem de receita de receita-de-carre-de-cordeiro

Carré de Cordeiro com Molho de Hortelã: saiba como fazer

Rendimento
4 porções
Preparação
30 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 peça de Carré de Cordeiro (aproximadamente 800g)
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino moída na hora a gosto
  • 1 e ½ colher de sopa de cominho
  • 1 e ½ colher de sopa de sementes de coentro
  • 1 colher de chá de pimenta caiena
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de vinagre de arroz
  • 125 ml de azeite de oliva extravirgem
  • suco de limão (1)
  • 2 dentes de alho
  • 50g de coentro
  • 50g de hortelã

Modo de preparo

Carne

  • Em uma frigideira, junte todos os temperos (cominho, sementes de coentro e pimenta caiena) e toste até sair fumaça.

  • Leve os temperos tostados para um pilão ou liquidificador, e moa até ficar uma farinha fina e reserve em uma tigela.

  • Limpe o cordeiro, tirando um pouco de sua gordura e retirando bem toda a pele que fica em volta dos ossos.

  • Use esses temperos triturados para passar nos dois lados do cordeiro, garantido que ambos ficaram bem cobertos com a mistura aromática.

  • Tempere com sal e pimenta por cima da camada de temperos.

  • Numa assadeira que poça ir ao forno, e coloque 1 colher de sopa de azeite e deixe dourar o lado da gordura restante da peça de cordeiro.

  • Vire e leve imediatamente para o forno por 8 minutos a 200°C, para assar por dentro.

Molho

  • Bata os demais ingredientes em um processador ou no liquidificador, até ganhar a consistência semelhante a um patê.

Montagem

  • Corte o carré, separando cada costela unitariamente.

  • Cubra cada pedaço com uma camada de molho na hora de servir.

  • Use como acompanhamento batatas assadas ou arroz, conforme preferir.

Dica:

Também é possível usar alecrim fresco para dar mais perfume e sabor à carne

Gostou? Então se liga nessas outras 14 receitas abaixo e se delicie ainda mais com essa elegante proteína.

No Forno Simples

Que tal começar do básico? Isso mesmo!

Com esta receita de costeleta de cordeiro no forno, perfeita para iniciante, não tem erro!

Seguindo o passo a passo de como fazer uma delícia dessas, você fará uma incrível carne de cordeiro, que deixará todos impressionados e abrirá caminho para você fazer versões mais complexas e ousadas.

Marinada de Vinho Branco

Todos sabem que a melhor forma de trazer mais sabor para uma comida é deixando-a marinando em uma boa base, e isso é justamente o que será feito aqui.

O sabor mais leve, porém, um pouco adstringente do vinho trará uma deliciosa complexidade de sabores, como também ajudará a dar mais maciez à carne, dando uma textura suave e pouco resistente à mastigação, ou seja, a vontade de repetir a garfada é certa!

Na Churrasqueira

Essa aqui é especialmente para quem tem uma paixão pelo gostinho de defumado, e acha que ele combina com diversos tipos de carne.

Nessa versão, é possível trazer um toque mais rústico a esse prato de restaurante, sem que o brilho do alimento seja diminuído, afinal, é praticamente impossível retirar todo o impacto que existe em servir um bom carré de cordeiro no almoço de domingo, certo?

Crosta de Ervas

Quem não ama uma comida temperada? Agora, pensando no perfume dos temperos, também podemos dizer que eles são cruciais para abrir o apetite, assim que sentimos o cheiro da comida, como também ajuda fazer o prato principal a brilhar, já que também trazem muito sabor.

Ah, e nem precisa se preocupar com o sabor da carne desaparecer, pois com as proporções corretas de cada um desses temperos aromáticos, a crosta de ervas vai equilibrar perfeitamente como carré, sem ofuscá-lo ou desaparecer.

Molho Malbec

Todos sabem que a comida deve ter umidade para ser gostosa e deixar o gostinho de quero mais, certo?

Esse molho, apesar do nome desconhecido, a primeiro momento, é exatamente o que você procura para trazer sabor e umidade para seu carré, além combinar perfeitamente com o acompanhamento de purê de batatas que pode estar em seus planos.

Te garanto, que o nome pode amedrontar, mas fazê-lo é tão simples que você nem sentirá que está cozinhando.

Com Risoto

Quando o assunto é requinte, essa é aquela receita que ganha em todos os quesitos.

O risoto é um prato italiano muito famoso entre os brasileiros, principalmente quando preparado conforme manda a tradição. Sua combinação com o carré é daquelas junções que parecem uma obra perfeita, e isso posso garantir a vocês, porque os mais renomados restaurantes do mundo não serviriam essa deliciosa combinação se eu estivesse mentindo, certo?

Com Batatas no Forno

E quem disse que a boa refeição precisa ser preparada sujando várias panelas e deixando um monte de louça para levar depois?

Isso mesmo! Você nem vai sujar muita coisa, basta que a forma escolhida seja grande para que caiba o carré e as batatas e pronto, seu almoço ficará pronto com rapidez, muito sabor, e pouca sujeira. Melhor que isso, impossível!

Com Molho de Vinho Tinto

Se você desconhece a máxima culinária de que vinho tinto combina com carne vermelha, agora esse problema foi resolvido.

Caso ainda reste alguma dúvida sobre a veracidade dessa frase, recomendo que faça essa receita, e então prove a magia gastronômica que é a combinação desses dois ingredientes, para provar que o vinho não serve apenas para ser bebido.

CousCous Marroquino

Esse nome pode te parecer familiar, ou até mesmo trazer a sensação que é a gourmetização do clássico cuscuz nordestino, porém, é um prato completamente diferente.

Essa combinação, também digna de restaurante 5 estrelas, é um clássico da gastronomia, e o melhor de tudo, super prática, já que esse couscous não precisa nem ser cozido, bastando que seja coberto com água quente para então absorver o líquido e ficar pronto para consumo.

Que tal provar dessa receita de carré?

Purê de Mandioquinha e Geleia de Pimenta

O purê pode ser considerado a combinação universal, que cai bem com carnes brancas e vermelhas, preparadas mais diversas formas, como assadas ou com bastante molho.

Diante disso, sabemos que essa será a realidade também aplicável nesse caso, pois a mandioquinha é mais leve que a batata inglesa, tradicionalmente presente no purê dos brasileiros, deixando então ele mais aveludado e mais harmonioso com o nosso delicioso carré.

Aligot

Você, com certeza, já ouviu falar sobre o aligot e como é um delicioso purê, cheio de queijo.

Pois bem, venho aqui dizer que fazê-lo pode ser mais fácil do que se pensa! Apesar do nome complicado, e um tanto assustador, esse purê tem a base do nosso clássico do dia a dia, levando aquela boa dose queijo para dar o toque puxa-puxa que tanto amamos nas comidas esse ingrediente.

Apenas sugiro que você faça, pegue uma taça de vinho tinto e liberte o chef que habita em você!

Grelhado

Uma versão especialmente para os amantes de comidas grelhadas, especialmente por elas serem menos gordurosas e mais rápidas.

A versatilidade dessa carne permite que sua receita seja diversificada sem que o seu brilho seja reduzido, além de que é bem mais simples, pois não exige muita técnica do cozinheiro, permitindo que todos os públicos a preparem, desde os mais inexperientes até os mais familiarizados com a cozinha.

Uruguaio

Alguns países da América do Sul são muito conhecidos por seus preparos com carne, dentre eles o Uruguai ocupa um espaço nesse ranking mundial.

Por essa razão, não podia ser diferente, a versão uruguaia do preparo do carré tem um merecido espaço nessa lista, tento a oportunidade mostrar todo seu brilho e charme, além de que é perfeita para quem quer impressionar, dizendo que preparou uma receita internacional.

Com Macarrão

E para fechar essa deliciosa e refinada lista, nada melhor do que a boa e velha refeição completa, concorda?

Pois bem, a estrela final é justamente um prato de impressionar qualquer um, afinal as massas italianas combinam facilmente com qualquer proteína, dando espaço para o sabor dos temperos as diferenciarem, sendo justamente isso que essa receita trará.

Te garanto que o almoço ou jantar fugirá completamente do cotiando quando for dito que o prato principal será carré de cordeiro com macarrão.

Imagino que depois dessa lista deliciosa, ficou bem claro que o carré de cordeiro pode parecer comida para quem tem muita experiência gastronômica, mas que na verdade, com os temperos certos e dicas de cozimento, pode ser feita por qualquer um! Tente fazer elas e escolha aquela que mais combina com seu paladar, mas não garanto que será fácil.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.