Carne Ao Molho Madeira & Diferentes Preparos Divinamente Inspirados

Simplesmente espetacular, um dos preparos mais saborosos o belos para carnes. Todos irão amar comer em ocasiões mais que especiais.
Carne Ao Molho Madeira & Diferentes Preparos Divinamente Inspirados Ryzhkov Photography / Shutterstock.com

Tal molho é muito encontrado em restaurantes e, quando combinado com carnes, o sabor é potencializado. Já imaginou ter o sabor incrível no conforto de casa?

Esse post é perfeito tanto para aqueles que já provaram o molho madeira, quanto para quem está buscando conhecer. Foi pensando nesses dois tipos que pessoas que trouxemos em detalhes uma receita de carne ao molho madeira.

Além disso, para te mostrar como é um prato super versátil, você ainda aprenderá mais 10 formas diferentes de preparo para se surpreender.

Não perca mais tempo e confira agora mesmo como incrementar:

Receita de carne ao molho madeira Tradicional: saiba como fazer

Rendimento
4 pessoas
Preparação
1h
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
Carne:
  • 1,3kg de filé mignon cortado tipo medalhão
  • 50g para selar a carne
  • 1/2 colher (sopa) de sobremesa de sal
  • 1 colher de sobremesa rasa de pimenta do reino
  • 1 colher de sopa de molho shoyu
Molho:
  • 500ml de vinho Izidro madeira tinto seco, ou vinho tinto seco
  • 2 tabletes de caldo de carne
  • 4 colheres (sopa) bem cheias de amido de milho
  • 700ml de água
  • 50g de manteiga com sal
  •  2 cebolas médias raladas
  • 6 dentes de alho amassados com 1/2 colher de sobremesa de sal
  • ½ xícara de chá de salsinha e cebolinha
  • 200g de cogumelo

Modo de preparo

  • Para preparação do molho, pegue uma frigideira e nela coloque um pouco de manteiga. Ligue o fogo e deixe derreter.
  • Coloque sal e alho para dourar.
  • Enquanto isso, vá temperando a carne da forma que preferir.
  • Adicione também a cebola junto com o alho.
  • Após dourar, coloque a maizena e um tablete de caldo de carne para dar um sabor adicional.
  • Depois de tudo incorporado, dê início à adição de vinho. Com uma mão adicione o vinho e com a outra siga mexendo sem parar.
  • Mexa sempre muito bem e quando começar a levantar fervura adicione água aos poucos.
  • Depois apurar o molho por 40 minutos para que o álcool fosse embora, acrescente o champignon a gosto, salsinha e cebolinha.
  • Feito isso, estará pronto o nosso molho.
  • Em outra frigideira, acrescente mais manteiga e deixe derreter. Dessa forma iremos preparar a carne.
  • Adicione aos poucos os pedaços de filé mignon.
  • Quando a carne selar e ficar vermelhinha, leve para um refratário grande e por cima vá jogando o molho.
  • É de dar água na boca, que vontade de provar agora mesmo!

Dúvidas frequentes:

Qual a origem do molho madeira?

A origem do molho madeira é dividida entre dois países: Inglaterra e Portugal. Isso porque o vinho madeira que é utilizado como base do molho, pertence à ilha da Madeira, localizada em Portugal. Por outro lado, os ingleses se defendem pelo fato de terem ocupado tal ilha por anos.

O que realmente importa é que felizmente esse molho chegou até a mesa dos brasileiros e, pelo visto, não tem data prevista para sair.

É preciso utilizar vinho no molho?

O ingrediente chave da receita é o vinho, ele é o responsável pelo sabor incrível que agrada ao paladar e é potencializado quando combinado com uma carne de qualidade.

Pouquíssimas receitas são preparadas sem a utilização de vinho. Além disso, recomendamos que seja utilizado um vinho de qualidade para obter um resultado fantástico. Mas há diversas formas de fazer molho madeira com o que tiver em casa.

É possível preparar sem utilizar os cogumelos?

É possível, sim. O cogumelo é utilizado apenas para dar um sabor a mais para a carne, para incrementar o preparo, mas não é fundamental. Então, se você não tiver em casa ou não gostar, não deixa de experimentar por esse motivo.

2º. Lagarto

autor: Panelaterapia

A carne bovina do tipo lagarto é a mais saudável que existe, pois, além de ser leve e possuir menos gordura que outras, é saborosa e faz bem a saúde, principalmente quanto a comida de poucos ingredientes e menos óleo. Veja o vídeo e aprenda como fazer.

Porém, nessa versão, ela receberá o molho que é um bem suculento, delicioso e que dá um sabor especial a carne, em minutos está pronto.

Tudo o que você precisa ter em sua casa é azeite, cebola, alho, folha de louro, extrato de tomate, carne do tipo lagarto, champignon fatiado, sal e pimenta. Veja também:

3º. Bife

autor: Camila Masullo

Bife é o mais conhecido pelo brasileiro e todos os nascidos ou moradores do Brasil apreciam o bife de proteína principal do prato ou parte da mistura junto ao arroz, feijão, salada, legumes e frita.

Um verdadeiro prato de pedreiro, certo? Aqui, você vai aprender a fazer o seu famoso bife com um dos molhos mais saborosos do mundo.

Basta ter em sua casa alguns itens: cebola, alho, bife de alcatra, caldo de carne, água fervente, vinho tinto ou seco, extrato de tomate, cogumelos, cheiro verde, colher de sopa de farinha de trigo, colheres de sopa de manteiga, pimenta do reino e azeite, além é claro de uma panela ou uma frigideira. Veja o passo a passo no vídeo.

4º. Medalhão de filé mignon

autor: MasterChef Brasil

Medalhão é a carne quando fica parecendo uma medalha enorme. Ou seja, são carnes picadas em formato de círculo e que além de dar um bom visual ao prato, ainda tem o sabor do molho de madeira que vai deixar o seu prato com um cheirinho e um gosto agradabilíssimo.

Para esta receita, basta ter em sua casa e em sua cozinha, medalhões de filé mignon, mostarda Dijon, creme de leite fresco, alho, sal, pimenta do reino preta a gosto, azeite a gosto, salva e tomilho a gosto.

Leve os temperos ao fogo médio em uma panela, acrescente os líquidos, o trigo e misture bem até engrossar. Sirva em seguida por cima do medalhão.

Indico que veja essa receita e bife ancho sensacional, vai gostar.

5º. Lombo

autor: Segredos do Chef

Lombo é a parte do porco e do boi que muitos gostam e adoram preparar no forno para enfeitar e dar sabor da forma que quiser: porque vai ficar bom de qualquer jeito. Transforme seu almoço do dia a dia com esse preparo!

Tudo o que você vai precisar ter é uma peça de lombo bovino, laranja, copos de vinho, óleo, cenoura, folhas de louro, alho, molho shoyu, açúcar, sal e pimenta.

6º. Cupim

autor: CHEFF FÁBIO ARAÚJO

O cupim está situado logo atrás do pescoço de bovinos de raça zebuína ou seus cruzamentos.

É um corte composto por fibras musculares entremeadas de gordura, ou seja, é uma das partes do animal com maior concentração de adiposidade.

E fazendo esta parte com um molho de madeira, fica magnífico e todo mundo vai querer provar (até aquela pessoa que só gosta de filé de boi!).

Tudo o que vai precisar ter em sua casa é a peça de cupim, alho, vinho tinto, salsinha desidratada, molho de tomate, azeite, margarina, farinha de trigo, fervente, caldo de carne ou aproveitar o caldo de cozimento do cupim e champignon a gosto.

7º. Escalopinho

autor: Nossa Vida é sem Frescuras!

Se não é muito familiarizado com o mundo da carne bovina, sem problema! A gente explica tudo aqui: Escalope é um bife fino, geralmente produzido a partir de um pedaço circular afinado através de batidas de um martelo de culinário.

Pode ser produzido a partir de diversos cortes, sejam eles de bovinos, suínos ou de aves. Por isso, agora pode produzir os seus escalopinhos e adicionar o molho de madeira aos poucos para ver que ficam deliciosos.

Basta ter filé mignon, farinha de trigo, manteiga, caldo de carne, vinho madeira seco e cogumelos. É uma bela carne ao molho madeira.

8º. Carne assada

autor: Naruma Faccio

Quem é que não gosta de uma carne bem assada? Pelo menos a maioria, né?

Porém, para assar, não é necessário ter forno e assadeira ou então uma churrasqueira, pode ser a panela de pressão.

Basta ter em sua casa produtos como qualquer carne de sua preferência, óleo, alecrim, orégano, salsão, salsinha, curry, alho e vinho tinto seco.

9º. Frango

autor: viva bolos e receitas

Não é só para carne bovina que o molho de madeira. Se deixar, até para um prato de legumes ela serve!

Pois, este molho é um dos melhores, mais saborosos e mais pedidos pelos brasileiros e por todo o mundo. Para preparar essa versão com frango basta ter em sua casa frango, molho madeira, margarina, óleo, sal e Champion. Fácil!

10º. Medalhão

autor: Alessandro dutra do nascimento

Outra vez o medalhão, mas dessa vez com o tipo de proteína que quiser transformar em medalhão e fazer do prato o mais campeão de sua casa.

Basta ter filé mignon, bacon, manteiga, molho shoyu e sal a gosto.

11º. Maminha

autor: Divino Minuto

A maminha é um corte triangular do lombo inferior, pelo músculo tensor da fáscia lata.

Está entre os cortes bovinos considerados nobres.

É um corte muito procurado para churrasco, pois é oriunda da peça completa de alcatra, que é composta ainda pelo miolo da alcatra e pela picanha.

Fascinante. Mais fascinante ainda vai ficar quando estiver em seu prato. Fica uma delícia!

Tenha maminha, azeite, cebola, alho, caldo de carne, vinho tinto seco e champignon. Agora é só preparar as porções.

Agora que aprendeu essa maravilha, vá sem medo e prepare o prato mais saboroso de sua vida. Sei que aprendeu a preparar carne com molho madeira perfeitamente.

poste no pinterest esta imagem de receita de carne-ao-molho-madeira

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.