Incrível Receita de Buchada + Versões que te leva em uma viagem ao nordeste

  • Se vem dessa região do país, já sabe que estamos falando de comida temperada e cheia de sabor. Você vai ficar com água na boca com esse preparo.
Publicado em Carnes
Incrível Receita de Buchada + Versões que te leva em uma viagem ao nordeste Cacio Murilo / Shutterstock.com

Pode parecer exótica, mas essa receita não seria tão popular se não conquistasse tantos paladares, né? Só o cheirinho do cozimento vai te convencer.

Uma iguaria de origem portuguesa que caiu no gosto do nordestino e se espalhou pelo Brasil. Descubra agora a como fazer uma receita de buchada deliciosa para aquele almoço de domingo com toda a família reunida. Deixei mais várias versões ao final dessa para você conferir.

Anúncio
Continue lendo abaixo
poste no pinterest esta imagem de receita de buchada

(favorita) Receita de Buchada de Bode Nordestina Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Rendimento
1 buchada completa
Preparação
40 minutos
Dificuldade
Fácil
Imprimir
 
Ingredientes
  • Vísceras;
  • Bucho;
  • Tripa;
  • Fígado;
  • 4 limões;
  • 1 cabeça de alho;
  • Azeite de oliva;
  • Sal e pimenta do reino;
  • Chimichurri;
  • Pimenta de cheiro;
  • Cebola;
  • Colorau;
  • Tomate;
  • Cheiro verde;
  • Sazon.

Modo de preparo

  • É preciso escaldar e limpar o bucho com suco de limão (passe o limão por cima e embaixo dele também). O mesmo processo deve ser feito com a mistura de víscera, tripas, fígado e o que você mais preferir, que servirá de recheio, então, lave bem a buchada em água corrente antes de colocar os temperos.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • Com o bucho limpo, corte pedaços pequeno ou médios e depois costure quase até a metade, deixando uma abertura para encher com a mistura.

  • Tempere o recheio com sal, 5 dentes de alho amassados, pimenta do reino, cheiro verde, cebola, colorau, 2 envelopes de Sazon, chimichurri, tomate sem semente e coentro.

  • Misture bem para que nada fique sem tempero.

  • Adicione a porção ideal no interior de cada bucho e os feche com uma agulha e linha.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • Quando terminar, coloque em uma panela, a cabeça do bode, os pés e tempere com os mesmos condimentos do recheio mais uma pimenta de cheiro inteira.

  • Por fim, junte as bolinhas à panela e leve ao fogo médio com água o suficiente para cozinhar e cobrir as carnes.

Tenho outras 14 receitas de buchada. Ela pode ser aberta, fechada, de origem animal ou não e com proteínas além do bode. Veja como:

Carne moída

O bom dessa receita é que ela é bem prática para fazer no dia a dia ou em numa ocasião especial. O vídeo te ensina até a como costurar as bolsas que levarão o recheio!

Esse é feito com uma xícara de arroz ou duas, carne moída e o seu tempero. Ele pode consistir, por exemplo, em colheres de sopa de colorau, pimenta do reino, alho e cebolas picadas, um maço de cheiro verde, louro e mais.

Depois de montada, a buchada vai para a panela de pressão com batatas, cenouras e sal. Misture bem e deixe no fogo por 30 minutos ou mais.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Cearense

A buchada é um prato típico e uma das receitas mais feitas no Ceará, assim, esse passo a passo vai te levar a copiar direito o temperinho do Nordeste do Brasil.

E é claro que são usados o sal, pimenta do reino, um maço de cheiro verde, pimentão, o arroz, o sangue coagulado (ou não), etc.

Adicione todas as vísceras à carne, mexa e preencha o bucho.

A depender do tamanho do animal, rende várias porções.

Boi

Esse é um dos tipos de variação da buchada de bode, a famosa dobradinha, uma das receitas que ganhou o coração de vários brasileiros.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Assim como a buchada tradicional, ela é feita com bucho e/ou tripas de boi. Em vez de em “saquinhos” de bucho, ela é completamente aberta na panela de pressão com um caldinho.

Peixe

Se qualquer comida feita a base de peixe vale apena experimentar, não hesite em conhecer a buchada de tilápia.

Sua receita sem carne vermelha! Use uma faca afiada para cortar o peixe em pequenos pedaços.

Tempere com pimentão, cebola, colorau, pimenta de cheiro e o que for da sua preferência. Preencha os saquinhos feitos a partir da pele do peixe. Eles vão cozinhar em um caldo super saboroso.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Galinha

E quem disse que não dá para aproveitar tudinho que há na galinha? Pois é. Xó, desperdício! É a pele, aquele “corinho” da ave que vai ser usado de bucho para conter o recheio. Adicione aos miúdos da galinha água quente para escaldar.

Em uma panela grande, um pouco de óleo ou 1 colher de sopa de azeite e adicione pimenta do reino, alho, cebola, cheiro verde e malagueta para refogar as tripas e demais vísceras com todos os temperos.

Agora é só levar ao fogo os buchinhos pra cozinhar.

Porco

Como o bode não é facilmente encontrado em todas as regiões, viram no porco a oportunidade de adaptar esse prato forte e gostoso.

É preciso deixar descansar o bucho no molho de limão para limpar e tirar o odor. Passe o limão por dentro e por fora dele com sal e pimentas, e deixe marinar por mais de 12 horas.

Frite o bacon e a calabresa, em seguida, a carne de porco. Depois, misture tudo e adicione ao bucho. Ele vai ser frito e cozido ao mesmo tempo.

Com feijão branco

Outra receita de buchada de bode desconstruída, agora com um feijãozinho branco e bucho bovino! Os grãos devem ir ao fogo com folhas de louro. Feijão cozido?

Em outra panela, coloque o bucho para ferver. Quando pronto, o cozinhe com louro e sal. Ele será adicionado ao refogado de bacon e calabresa. Por fim, entra o feijão.

Baiana

Apesar das semelhanças entre o povo nordestino, cada estado tem seu jeitinho de fazer as comidas. O tempero baiano é um dos mais famosos.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Vamos temperar essa buchada com cebolas picadas, tomate, colorau, alho e um maço de coentro com cebolinha e pimentão. Refogue tudo com o bucho em fogo baixo, adicione água e a cozinhe por meia hora para deixar o bucho molinho.

Arroz branco

Mais um preparo de buchada de bode super bem-feito. Dessa vez, acompanhada de um arroz branco soltinho. Um almoço delicia, hein?

Anúncio
Continue lendo abaixo

Se quiser mais completo, opte por servir também uma salada verde ou farofa de farinha de mandioca.

Calabresa e bacon

Refogue a linguiça na gordura do bacon já dourado. Adicione o bucho. É tudo a gosto, mas recomendo que tempere com sal, pimenta, 1 tablete caldo de carne, colorau, 2 colheres (chá) de chimichurri, molho de tomate e outros condimentos.

Finalize com coentro.

Vegana

Já vimos buchada de bode, buchada de peixe, mas sem proteína animal alguma? Pois é!

Essa receita prova que os veganos dão um jeito para não abrir mão de uma das mais famosas receitas do nordeste.

Usando seitan, um alimento derivado do glúten, ela leva também leva 1 xícara (chá) de shitake desidratado, 5 folhas de louro, calabresa vegana, etc.

Mocotó

Esse é o nome dado às patas do boi. Quando a buchada é de bode, você põe as patinhas dele pra cozinhar também junto com os saquinhos.

Como a do vídeo é feita a partir do bucho do pai, as patas dele é que irão compor o prato.

Fava

A fava é um grão parecido com feijão e que carrega magnésio, ferro, potássio e complexo B.

Seu consumo é recomendado para quem precisa controlar a pressão arterial e ajuda no processo de evitar problemas cardíacos.

Tudo isso além de ser super saborosa e uma boa base para uma “buchada aberta”.

Pirão

Essa delicia de pirão é feita a partir do caldinho do pré-cozimento da buchada. O caldo deve ser coado e a farinha de mandioca precisa ser hidratada na água. Depois, é só ir adicionando aos poucos em colheres (sopa) ao caldo até ferver e engrossar. Sirva com um arrozinho branco.

Esta receita é prática e saborosa para um domingo em família, dia das mães ou qualquer ocasião onde vocês estejam reunidos.

Curtiu as receitas? A buchada é um prato regional super valorizado no Nordeste, afinal, alimentou muitas famílias. É possível que estranhe o refogado de vísceras e miúdos, mas se gosta de comida nordestino, tem que dar uma chance!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.