Bife de Chorizo Assado no Forno

  • Deixe sua carne com o sabor e a maciez de um preparo profissional feito em casa. É simplesmente delicioso.
Publicado em Carnes
Bife de Chorizo Assado no Forno

Preparar um bife verdadeiramente saboroso e com uma textura agradável é sempre um desafio. E quando a ideia é fazê-lo no forno a coisa fica ainda mais complicada.

É muito frustrante gastar um bom tempo preparando uma receita para no final do processo obter uma carne dura. Por isso, aqui você vai encontrar uma maneira muito simples, preparada de forma rápida, prática e com um resultado incrível.

Aprenda a fazer esse prato da melhor forma possível.

Vem! Vamos começar!

poste no pinterest esta imagem

Receita de Bife de Chorizo no forno: Saiba Como Fazer

Quantidade
4 Porções
 
Preparação
50 minutos
 
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

2kg
de chorizo
3
cebolas brancas
50g
de chimichurri seco
3
colheres (sopa) de molho inglês
2
colheres (sopa) de vinagre
5
colheres (sopa) de azeite
Sal
fino ou sal grosso à gosto
Pimenta
à gosto
Alecrim
à gosto

Modo de preparo

1

Preparando o contrafilé

  1. Primeiro, passe uma faca, fazendo linhas transversais na camada de gordura do contra filé. Realize isso em dois sentidos, de modo que ao final, o desenho feito pela faca se assemelhe a um xadrez. Isso ajuda a assar por igual, assim como impede aquele encolhimento da carne.
2

Deixe o molho de chimichurri pronto

  1. Coloque o chimichurri em um recipiente e adicione o azeite de oliva, o sal, o molho inglês e o vinagre. Misture tudo muito bem.
  2. Logo após, deixe-o em hidratação por 25 minutos antes de utilizar.
3

Vamos começar a assar!

  1. Inicie o processo utilizando uma frigideira já um pouco aquecida. nela coloque a peça de chorizo com a gordura para baixo, sempre com a temperatura baixa.
  2. Em seguida, adicione o alecrim.
  3. Espere a gordura dourar e vire o outro lado para que ocorra o mesmo, depois repita o processo nas outras duas laterais.
  4. Agora doure a cebola com o sal e pimenta do reino, não é preciso esperar murchar totalmente, uma leve dourada é suficiente.
4

Hora do forno

  1. Coloque as cebolas em uma assadeira e sobre elas acrescente a carne. Nesse momento a gordura pode ficar para cima sem problemas.
  2. Leve a assadeira para o forno, é importante que esteja muito quente, pelo menos na temperatura de 220°C.
  3. Deixe assar por, em média, 20 minutos e pronto. Pode adicionar o molho de chimicurri e saborear à vontade!

Porque meu bife ficou mal assado em um dos lados?

Se você não fez os cortes transversais indicados, é provável que esse seja o motivo, pois a gordura inteira demora mais para assar e, consequentemente, a parte sob ela também.

Por que minha carne ficou dura?

O ponto do bife ensinado aqui é mal passado. Se você prefere um pouco mais passado pode deixar assar mais alguns minutos. No entanto, não tente deixa-lo bem passado, pois esse não é o propósito. Se você fizer isso, provavelmente, terá como resultado um bife de chorizo duro.

O bife ficou com as pontas bem passadas e o meio mal passado, o que aconteceu?

O principal motivo para que isso ocorra é dourar todos os lados da carne. O ideal é dourar 4 lados, deixando a parte da frente e a de trás sem a realização desse processo. Assim tudo vai assar por igual sem correr o risco de errar o ponto.

Não precisa deixar o fogo alto para selar melhor a carne sem cozinha-la?

Não é necessário, dá para fazer isso perfeitamente mesmo com o fogo baixo. Deixar a temperatura muito alta nesse momento só irá fazer com que se forme a crosta dura em volta da carne. Mantendo a temperatura baixa você também evita perder a umidade.

Dá pra utilizar esse modo de preparo para fazer outros tipos de corte?

Dá sim. Você pode substituir o chorizo pelo bife ancho seguindo os mesmos passos usados para o anterior e também pode experimentar com maminha, ambos dão bons resultados. Vale muito a pena conferir!

Não é necessário temperar a carne antes de levar para o forno?

Não, basta colocá-la junto com a cebola, como foi ensinado. O tempero está naquele molho preparado com o chimichurri, o vinagre, o molho inglês e demais ingredientes. Não é preciso acrescentara nada além, só se você quiser modificar o sabor para deixa-lo mais a seu gosto.

Então, nem se preocupe, seu prato não vai ficar sem gosto porque a carne não foi temperada previamente. Siga todos os passos que certamente ficará ótimo!

Dá certo fazer essa receita pra servir pessoas que não comem quando aparece o suco da carne?

Sim. A única diferença é que nesse caso você terá que cortar o chouriço em pedaços mais finos, assim ela vai assar melhor e não vai levar tanto tempo. Se ficar muito tempo no forno pode derreter demais a gordura e deixar a carne menos macia.

Posso tirar a gordura para poder assar?

Até pode, mas o resultado que será obtido é, provavelmente, de uma carne um pouco mais dura, pois ela ajuda a dar maciez. Se não gosta de comer a gordura, espere para retirá-la depois que a carne estiver pronta. Acredito que esta seja a opção melhor que eliminá-la no início do preparo.

Dá certo fazer sem o alecrim?

Dá certo sim. A função do alecrim é disfarçar um pouco o cheiro forte de gordura, ele confere elegância ao prato e deixa seu aroma agradável. No entanto, se isso de forma alguma o incomoda, então, pode excluir da receita sem nenhum prejuízo ao sabor ou a textura.

Quais os melhores acompanhamentos para esse prato?

Existe uma infinidade de possibilidades, escolha a que se adeque ao seu gosto. Cito algumas das melhores: salada de batata com ovos cozidos, purê de batatas, vinagrete, os diversos tipos de farofa e o tradicional arroz branco, deixe-o soltinho. Pode nessas sugestões sem medo de errar.

Qual a bebida que combina?

Sem dúvida nenhuma o melhor é harmonizar seu delicioso bife de chorizo com o bom e velho vinho tinto. Escolha um de boa qualidade e pode ser apreciado também no churrasco em casa.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies. Usamos para criar uma ótima experiência para você.