Receita de Barriga de Porco COM Boas Combinações Crocantes e Cheias de Sabor

A carne suína é tão perfumada que esse preparo assado vai atrair até os vizinhos.
Publicado em Carnes
Receita de Barriga de Porco COM Boas Combinações Crocantes e Cheias de Sabor SARYMSAKOV ANDREY / Shutterstock.com

Esse corte sem osso é muito popular na comida latina, porém, marca presença em diversos lugares do mundo por causa do sabor incrível e perfume marcante.

Procurando um petisco ou prato principal? Confira como fazer essa receita de barriga de porco que éde dar água na boca! Ela pode ser usada como um aperitivo, mas também pode ser servida no almoço com acompanhamento. E se quiser mais opções do que fazer com essa delícia, veja as receitas abaixo.  

poste no pinterest esta imagem de receita de receita-de-barriga-de-porco

Nossa favorita: receita de barriga de porco macia e suculenta na Air Fryer: saiba como fazer

Rendimento
300g de barriga
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 300g de barriga de porco
  • 3 dentes de alho picados
  • Sal a gosto
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • Água morna
  • 100 ml de vinagre
  • Azeite de oliva
  • Pimenta dedo de moça picada
  • 1 colher de sopa de molho de peixe
  • 3 colheres de sopa de molho de ostra
  • 10 folhas de manjericão

Modo de preparo

  • É possível escolher entre fatiar a peça ou cozinhar o pedaço inteiro.

  • Coloque as fatias da barriga de porco na panela funda, em seguida, adicione água morna até cobrir e leve ao fogo por cerca de 10 ou 15 minutos.

  • Passado esse tempo, escorra a água e coloque a barriga em uma tábua de cortar para esfriar. Quando puder manuseá-la, use um garfo para espetar e furar a capa da barriga, ou seja, aquele couro mais grosso que fica na parte superior.

  • Em uma vasilha, acrescente o vinagre, o sal e misture para dissolve-lo.

  • Molhe os dedos – higienizados – nessa mistura e passe por toda a capa da barriga, esfregando bem. Faça isso com cada fatia, então, as coloque dentro da vasilha de cabeça para baixo, de modo que a capa fique de molho no vinagre.

  • Evite que a carne da barriga tenha contato com a mistura. Só mergulhe a capa.

  • Pré-aqueça a fritadeira a 200º.

  • Caso você esteja usando fatias de barriga, é preciso uni-las. Isso pode ser feito através do uso de palito de churrasco. Quebre um palito ao meio e use as duas partes para espetar as fatias – uma colada a outra – em dois lugares diferentes.

  • Se estiver usando o pedaço inteiro, o passo anterior é desnecessário.

  • Quando as tiver presas, leve para a Air Fryer por 35 minutos.

  • Passado esse período, as transfira de volta à tábua. Jogue os palitos fora.

  • Corte as fatias em pedaços menores de tamanho e espessura da sua preferência.

  • Em uma frigideira, refogue o alho em uma colher de sopa de azeite, então, acrescente a pimenta picada ou uma pasta picante que você prefira. Deixa aquecer.

  • Acrescente os pedaços de barriga e misture para pegar sabor.

  • Coloque o molho de peixe diluído no molho de ostra e deixe caramelizar.

  • Finalize com folhas de manjericão.

Veja também 14 receitas de barriga de porco para refeições e petiscos:

Panceta assada

Você não vai acreditar na facilidade dessa receita.

Tempere a sua carne com pimenta do reino e sal, a coloque em uma assadeira e cubra tudo com papel alumínio antes de levar ao forno. Sério... é muito prática!

Torresmo

Um dos tira-gosto mais populares nos bares e restaurantes.

Para fazer, é muito simples: corte tudo em cubos médios, tempere bem e leve para fritar em muita gordura. Por isso, use uma panela bem funda! A de pressão é uma boa, afinal, isso vai impedir que o óleo pule para fora, suje tudo e te machuque.

Sirva em um prato bonito com limão e pronto.

Oriental

Como assim ainda não provou comida oriental?

Se você se sente inseguro sobre comida estrangeira, começar por esse preparo pode ser muito inteligente, afinal, é um passo a passo que só deixa a tua carne de porco mais saborosa do que ela já é. Fica delicioso e o empratamento é lindo!

Com mel

Uma barriga de porco assada com aquele toque agridoce.

Para fazer, você irá precisar de 2 colheres de sopa de tomilho fresco, 2 colheres de sopa de alecrim 1 colher de chá de páprica defumada, 5 dentes de alho picados. Anotou tudo aí? Agora é só finalizar com sal e azeite.

Toda essa mistura cria uma espécie de crosta na barriga de porco. E, falando nela, a leve ao forno por uma hora. Depois, retire a barriga e a lambuze com 1 xícara de mel! Aí pode levar de volta por mais 30 minutos e pronto.

Refogada

Para uma noite chinesa entre aqueles que fogem de comida crua.

A barriga de porco é bem popular na Ásia também, sabia? Nesse prato, ela é temperada com sal e pimenta, e é caramelizada com shoyu e vinho seco. Ainda leva um toque de gengibre que casa muito bem com o alho-poró.

Você pode servir com arroz branco. Fica ótimo!

Torresmo de rolo

Isso ainda é novidade para muitos, mas se você já comeu rocambole, está familiarizado com o formato desse prato. Ele fica enorme e é ideal para fazer quando vai se reunir com os amigos ou toda a família.

Sobre o formato, não tem muito o que dizer. Inusitado? Claro, mas muito gostoso!

Farofa

Todo mundo tem uma receita de farofa na família que faz sucesso com todos os parentes. Que tal aprender uma com uma barriga de porco bem crocante?

Ela, que rouba o brilho em muitos churrascos, vai arrancar suspiros de prazer do pessoal a cada almoço. Tá esperando o que para experimentar? Confia!

Com cerveja

Esta bela peça vai ficar mais macia se você usar cerveja, sabia?

Então, não ache que está desperdiçando nada! Essa técnica é reconhecida por muitos especialistas em churrasco profissional.

Além de caprichar no tempero e investir no tempo de forno, já separa a “breja” aí.

Pururuca

Esse petisco “caipira” é feito com a pele do porco, por isso é extremamente crocante. Ele é preparado em ocasiões informais e é um excelente tira-gosto para beber com os amigos. Você não bebe? Sem problemas!

A crocância desse prato comina bem com um refrigerante geladinho.

Panela de pressão

Ai sim temos praticidade, hein? Pouca sujeira, tudo feito numa panela só...

Mas cuidado! É para deixar a pele crocante, mas a carne deve ficar macia por dentro. E outra coisa: faz em grande quantidade porque todo mundo vai em cima.

Purê de abóbora

Sim, esta receita é para você quer usar a barriga para fazer o seu jantar e colocar acompanhamentos. Que tal um purê de abóbora assada no leite de coco?

Ao lado de um creme de berinjela, a sua barriga de porco vai para outro nível.

Na churrasqueira

A carne de porco assada fica super saborosa, perfumada e faz a barriga de qualquer um roncar! Além disso, se quiser se certificar de dar um jeito no excesso de gordura, o fogo é o seu melhor amigo.

Combine com os amigos!

Um churrasco com aquela cerveja gelada é irrecusável.

Marinada de salvia

Para muitos, a barriga é a melhor parte do porco. Adoram comer, mas não sabem como fazer. O tempero é o segredo dessa receita. Ele leva salvia fresca, licor de limão siciliano, grãos de pimenta e azeite.

A barriga fica escura do lado de fora, clarinha e macia por dentro.

Barbecue

E está aí um molho que combina com todo tipo de carne na hora do churrasco.

Assim como a costelinha, o barbecue fica incrível com a barriga de porco. Você pode usar um pronto ou faze-lo caseiro, o que for da sua preferência. O que eu te garanto é que todo mundo vai querer um pedaço quando sentir o cheiro.

Há uma receita para cada gosto e necessidade. E te garanto: se fizer todas, em ocasiões diferentes, não vai se arrepender! A crocância e o sabor da barriga de porco é viciante. Você não irá deixar faltar em casa depois disso.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.