16 Receitas de Quentão Caseiro para Festa Junina: ótimas combinações para aquecer você e toda sua família

A bebida queridinha das festas juninas de diversas formas e com diferentes complementos.
Publicado em Bebidas
16 Receitas de Quentão Caseiro para Festa Junina: ótimas combinações para aquecer você e toda sua família

Nada combina mais com quadrilha e bandeirinha do que o quentão. Isso porque o quentão é uma bebida tradicional da festa junina. Seu sabor marcante e o cheiro forte é o que aquece as noites frias de junho no nosso país.

Muitos acreditam que o quentão tenha sido criado no interior de Minas Gerais, para aquecer o corpo no inverno gelado, característico do estado. E, é originalmente composto por cachaça, especiarias e gengibre.

Nesse artigo vamos descobrir um infinidade de receita de quentão para festa junina de diferentes sabores e de diferentes modos de preparo, mas todos deliciosos e que vão agradar a você e a toda sua família. Vamos experimentar?

poste no pinterest esta imagem

Receita de Quentão Caseiro para Festa Junina Tradicional: Como Fazer

 

Característico das regiões Sudeste e Nordeste, o quentão tradicional é feito com pinga. Como fazer quentão para festa junina tradicional: Leve ao fogo médio e deixe dissolver 1 xícara e ½ de açúcar.

Depois acrescente, aos poucos, 1 xícara e ½ de água, 2 canelas  de pau, 10 cravos, 10 rodelas de gengibre, 1 maçã em cubos, 2 limão e 1 laranja. Por fim, coloque 1L de pinga nacional e está pronto. 

De açafrão

O açafrão, conhecido popularmente como cúrcuma, é uma raiz com ótimas propriedades medicinais, como a redução da inflamação do organismo.

Ao ser incorporado ao quentão, garante um sabor forte e um pouco amargo além do cheiro vibrante.

Com açucar queimado

Para essa receita de quentão fácil, o segredo está no preparo do açúcar. Em uma panela coloque 70g de açúcar cristal, em fogo médio, e cozinhe até dissolver o açúcar e virar um caramelo.

Mexa até atingir a consistência de creme. É uma delícia e o cheiro é bem convidativo.

De vinho tinto

Nessa receita de quentão de vinho usamos o famoso vinho tinto suave. Embora esse vinho já seja consideravelmente doce, colocamos açúcar, de forma moderada, e água.

Aqui, as especiarias ficam por conta do gengibre, cravo da índia, anis estrelado e canela.

Com gemada

Nessa receita de quentão, o charme fica por conta da gemada. O doce é feito com açúcar e gemas de ovos, e é conhecido por ser uma excelente fonte de cálcio, o que garante o fortalecimento dos ossos e do dente.

Depois do quentão feito de forma tradicional, sirva em uma taça e finalize com a gemada. Uma dica: Para quem gosta de quentão mais amargo, reduza o açúcar do quentão tradicional já que a gemada é bem doce. 

Com café

Café com leite, café puro e agora, quentão com café. A bebida mais presente na vida dos brasileiros não poderia ficar de fora das receitas.

Nessa receita, combinamos o café expresso com a cachaça e, ainda, com o licor de laranja.

De hibisco com gengibre

A combinação hibisco com gengibre é conhecida por potencializar o emagrecimento, já que ambos têm propriedades termogênicas, responsáveis por acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura.

O hibisco tem um gosto amargo, já o gengibre é meio picante, a combinação deles é forte e bem característica. Para quem gosta do sabor forte esse é o ideal.

FIT

Para os que não saem da dieta mas amam quentão essa é a receita pensada para você. A receita não leva açúcar e não leva álcool.

Seus ingredientes são: xilitol, maçã, cascas de laranja e de limão, cravo, canela e gengibre.

De frutas

Nessa receita de quentão caseiro simples os ingredientes são: 1 colher (sopa) de cravos da índia, 1 colher sopa canela em pau, 100g gengibre descascado, 1 xícara chá abacaxi picado, 2 maçãs picadas, 4 xícaras (chá) de água, 2 xícara (chá) de açúcar.

Modo de preparo: Leve todos os ingredientes ao fogo baixo por 5 minutos, para ferver. Por fim, acrescente 500 ml da cachaça escolhida e deixe cozinhar por 3 minutos. Acrescente 1 limão fatiado e 1 laranja inteira fatiada. Desligue o fogo e sirva.

De suco de uva

Como fazer quentão para festa junina sem álcool? Essa receita é para atender, inclusive, às crianças.

Nela, o álcool é substituído pelo suco de uva integral, e os outros ingredientes, como as especiarias, são mantidos para não perder as características da bebida.

De caldo de cana

Festa junina com quentão já é bom. Agora, imagina o quentão combinado com o caldo de cana da feira de domingo?

Nessa receita juntamos o quentão com o caldo de cana e o resultado é um sabor único e forte, além de nutritivo já que o caldo de cana é uma ótima fonte de nutrientes essenciais, como o ferro e o cálcio, para fortalecer o corpo.

De morango

Drinks de morango estão entre os favoritos das festas e dos eventos. Isso porque a fruta combina acidez com um leve doce.

O quentão de morango é feito do seguinte modo: Em uma panela ao fogo médio, coloque o açúcar (3 xícaras) e mexa para não queimar. Acrescente 2L de água, 10 rodelas de gengibre, 2 litros de água, 3 limões em rodela, canela, cravos e cachaça.

Tampe e deixe ferver por 5 minutos e está pronto.

De vinho branco

Conhecido também pelo nome de vinho quente, nessa receita de quentão, vamos usar o vinho branco seco, seu doce é mais sutil, o que é encorpado pela adição de açúcar caramelizado da receita.

Seu sabor frutado garante um gostinho especial para o quentão.

De abacaxi

O abacaxi é a fruta que representa as regiões subtropicais e tropicais. Tem inúmeros benefícios fisiológicos como a melhoria da digestão e o aumento da imunidade, além de prevenir o envelhecimento precoce.

Nessa receita o abacaxi é responsável, além dos nutrientes, por conferir um doce característico ao quentão, deixando-o mais agradável ao paladar.

Light sem álcool e sem açúcar

Para quem não resiste às tentações das comidas e bebidas juninas, mas opta por receitas mais leves, essa é a receita ideal.

Usamos aqui apenas gengibre, casca de laranja, água, estévia, cravos, canela e suco de laranja e de limão. Só ingredientes saudáveis e saborosos.

De chocolate

O chocolate não ia ficar de fora das receitas de inverno. Nas noites frias lembramos sempre do chocolate quente. Imagina combiná-lo com o quentão?

Para esta receita você precisa de 400 gramas de chocolate ao leite. Adicione o junto aos outros ingredientes na panela e deixe ferver até derreter completamente a barra. Sirva em seguida.


De todas as receitas de festa junina a do quentão é, sem dúvidas, a mais versátil. Você pode brincar com os sabores das frutas, das especiarias e até das bebidas. Dos alcoólicos aos lights você passa por várias combinações diferentes. Experimente todas e escolha sua receita favorita para esquentar os dias frios. Bom apetite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.