Gemada Com Opções Alcoólicas E Não Alcoólicas

Conhecida como eggnog, a bebida é uma tradição natalina em vários países.
Gemada Com Opções Alcoólicas E Não Alcoólicas
Avalie este item
(30 votos)

Quando os dias frios chegam, o resfriado bate à porta e você precisa de um plano. A minha sugestão para você é uma receita de gemada deliciosa porque essa é uma bebida quente e caseira que vai te ajudar a lutar contra a indisposição.

Se está procurando por uma união entre sabor e nutrição, esse simples preparo é considerado um dos remédios naturais mais práticos, saborosos e eficientes.

Sabia que ela também tem benefícios que te ajudam até a ganhar músculo? Confira logo abaixo 13 receitas com ou sem álcool que vão te surpreender!

Receita de gemada clássica para o inverno: saiba como fazer

Rendimento
3 copos médios
Preparação
35 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • 1/2 colher (chá) de noz moscada
  • 2 gotas de essência de baunilha
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 2 xícaras de leite
  • 6 gemas de ovos
  • Canela em pau
  • 1 pitada de sal
  • Canela em pó a gosto

Modo de preparo

  • Após separar as gemas das claras, adicione-as à uma tigela grande e, com um fuê, bata a gema com o açúcar até ficar homogêneo e encorpar bem.
  • Quando o creme ganhar consistência e clarear, reserve.
  • Em uma panela, acrescente o leite, a pitada de sal e o creme de leite fresco. Por fim, rale a noz moscada, então, leve para ferver em fogo médio.
  • Use uma espátula para ir misturar até levantar fervura.
  • Não deixe borbulhar! Quando criar bolhinhas ao redor do leite, desligue.
  • Adicione, aos poucos, junte o leite fervendo ao creme de gemas.
  • Bata com o fuê para ir temperando o creme enquanto adiciona as conchas de leite quente.
  • Ao finalizar, volte todo esse líquido para a panela e deixe ferver até 70º.
  • Para deixar o sabor ainda melhor, acrescente essência de baunilha.
  • Esquentou? Transfira para a jarra, cubra com papel filme ou tampe e leve para esfriar na geladeira. Quando pronta, já pode ser servida.
Dica:

Polvilhe com canela em pó, acrescente um pau de canela e use o que sobrar do creme de leite fresco para fazer um chantilly. Aproveite!

Agora fique com nossa curadoria feita com todo carinho para você, são as melhores semelhantes a essa receita que encontramos pela internet:

2º. Laranja

A gemada já é fonte de mineral e riquíssima em cálcio por causa das gemas de ovo, mas se quiser garantir muita vitamina C, substitua uma xícara (chá) de leite por uma de suco de laranja.

Adicione uma colher de sopa do açúcar e pronto!

Fica incrível para o café da manhã.

3º. Tradicional

De todos os preparos espalhados pelo país, esse é o clássico.

E para se livrar daquele cheiro de ovo, junte cravo, canela e uma vagem de baunilha ao leite.

Aí sim fica com um aroma – enquanto cozinha – de abrir o apetite de qualquer um. Depois de pronto, o creme deve ser coado para servir.

4º. Cremosa

O bom dessa receita é que a gemada fica muito encorpada, porém, suave.

Se procura por uma forma econômica de prepara-la, confere esse vídeo!

Apenas dois ingredientes são necessários para fazer a porção individual, mas você é livre para incrementar à vontade.

5º. Para adultos

Fazer gemada, no geral, já é fácil e saboroso... mas você pode torna-la melhor, se criar a versão alcoólica para beber longe da criançada.

Faça o creme de ovo, junte o leite ou creme de leite, acrescente noz moscada e rum. Pode beber geladinho que ficará delicioso.

6º. Farinha de mandioca

Você não quer fazer uma receita para beber, mas para comer? Aqui está.

A diversidade de preparos no Brasil também é muito grande, então, é possível que encontre uma variedade de formas de comer algo daquilo que você já conhece.

Essa gemada grossa é quase uma papinha. Delícia!

7º. Clara em neve

Essa é a verdadeira gemada de avó.

A cada vez que as gerações futuras vão tendo mais recursos, as receitas vão ganhando novos preparos e aparências.

Na época dos nossos avós, isso era raro! Quando elas queriam ajudar os filhos e neto a se recuperarem da gripe, era exatamente assim que a gemada era feita. Simples, mas forte.

8º. Vinho tinto

De todas as bebidas, gemada não é primeira que vem à cabeça quando você pensa em misturar com vinho, mas não julgue o livro pela cama.

O sabor dele tira todo o gosto de ovo que pode te repelir.

Vale a pena experimentar.

9º. Saudável

Mas todas não já são? Você poderia dizer que sim, mas essa receita pode ser mais.

Como uma boa receita fitness, é possível substituir o leite integral pelo leite em pó de coco, pois fica saborosíssimo. Que tal ovos orgânicos e farinha de amaranto? É realmente uma gemada ótima para a saúde.

10º. Alcoólica

Outro preparo regado de álcool para adultos e que não tem o propósito de recuperar a saúde ou bem-estar, mas de divertir quem bebe.

Aqui o toque fica por conta do whisky, mas você adaptar aí na sua casa.

11º. Chocolate quente

Sim, dá para fazer doces e sobremesas com a gemada também.

Uma caneca de uma gemada bem quente com sabor de chocolate pode ser o que você precisa para relaxar naquela sexta-feira à noite chuvosa. E digo mais: se deseja que seu filho beba gemada sem reclamar, essa é uma alternativa.

12º. Açaí

Se a ideia é camuflar um pouco o sabor tradicional da gemada, é interessante usar o açaí por causa do gosto forte e característico que todo mundo aprendeu a amar.

A depender da forma como prepara, você irá recriar a sua vitamina de açaí.

13º. Cerveja preta

Dá para beber gemada acompanhado? Sim, especialmente se ela é misturada com alguma coisa. Nesse caso, é usada uma receita especifica porque a mistura tem fama de resultar num acréscimo de energia em quem bebe.

Todavia, é legal de servir com massas salgadas, com tortas ou coisa do tipo.

14º. Quentão

Esta receita é da bebida quente mais típicas das festas juninas.

Talvez, com gemada, seja novidade aí na sua casa, mas vale a pena tentar! Para isso, irá precisar de 4 colheres (sopa) de açúcar, vinho bordô seco, 1 colher (sopa) rasa de cravo, gengibre e outros, por exemplo.

Garanta a receita favorita para quando a temporada de frio atingir a sua cidade! Nada melhor do que uma bebida delícia, nutritiva e morna para tomar na cama.

Sobre o autor

Rafael Gonçalves

O cozinheiro apaixonado que transforma cada prato em memória.

Rafael não é um chef de restaurante estrelado, mas tem o dom de transformar cada prato em uma verdadeira obra de arte, cheia de sabores e histórias. Apaixonado por gastronomia desde sempre, já mergulhou em cursos de churrasco, confeitaria e até cozinha italiana, francesa e brasileira, só para garantir que nenhum tempero fique sem seu toque especial. Em casa, é o rei do fogão: seja no almoço de domingo com a família ou nas festas onde todo mundo já sabe que quem manda na cozinha é ele. Há 10 anos casado com a Daiane, descobriu que cozinhar juntos é tão gostoso quanto comer, e transformou a mesa num lugar sagrado, onde cada refeição vira motivo pra celebrar.

Inspirado por mestres da culinária como Jamie Oliver e chefs premiados em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala, Rafael aplica técnicas refinadas e sempre busca atualizar suas receitas com o que há de melhor nas cozinhas do mundo. Se tem alguém que conhece os sabores do Brasil e do mundo, é ele. Já desbravou os melhores restaurantes, do Figueira Rubaiyat em São Paulo ao Terraço Itália, sem falar nas experiências internacionais que inspiram suas receitas. Mas, no fim do dia, seu maior orgulho é ver o sorriso da família ao provar um prato feito com carinho. Quer ver dicas, descobertas e muito sabor no dia a dia?

Está no lugar certo, aqui no sabor na mesa, trago todas as receitas que testei, gostei e reuni durante toda a minha vida.

Segue lá no Instagram e vem comer com a gente! ??

Instagram icon https://www.instagram.com/raf.gcs

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar