Saiba como fazer um delicioso café gourmet

Rafael Gonçalves Escrito por 

Todos nós já sabemos que o café é um pedido nacional.

Porém, o café já deixou de ser aquela bebida convencional tomada apenas no café da manhã com leite fervido ou então depois do almoço naqueles copinhos de plástico.

O café, assim como diversas outras comidas da atualidade, também tem sua versão gourmet. Alias, não é somente uma versão gourmet, existem diversas receitas que possibilitam que o café tenha essa fama entre os admiradores de café.

Neste artigo vamos mostrar a vocês as diversas formas existentes para se ter um café gourmetizado.

Café Espresso - Um dos queridinhos é o café espresso. O café espresso necessita de água bem quente, porém, há um ponto de temperatura que não pode mudar, que é 90 °C. Além disso, o café usado é o café em pó que é colocado naquelas válvulas adaptadas para encaixar à maquina; existem máquinas especializadas para isso nos dando um café forte e cremoso além de extremamente aromático.

Café Feito na Prensa Francesa - Outro tipo de café que anda bem famoso e com bastante fama gourmet são os feito em Prensa Francesa. A French Press é uma metodologia que consegue absorver absolutamente tudo que o sabor do café tem a oferecer. Funciona como literalmente uma prensa, onde a água quente é colocada em cima e o pó de café colocado embaixo e fazer um processo de mistura por alguns minutos. Então, a alavanca é pressionada separando o líquido do pó de café. Essa técnica deixa um café bastante encorpado e forte.

Café feito na Cafeteira Italiana ou Moka - Muitas casas têm a cafeteira italiana, que também é chamada de Moka. Essa cafeteira e é muito utilizada por ser um método bem rápido de fazer o café. Nessa cafeteira, o café fica com um gosto único e aromático. Para preparar você precisa colocar água na parte de baixo, o café no filtro e vedar a parte de cima bem. Quando a água ferve, ela passa pelo pó e o café vai para cima formando uma espuminha marrom e um café especial a cada gole.

Outras técnicas famosas porem não muito difundidas para se fazer um café gourmet é o método do Balão de café (que algumas pessoas chamam de Globinho) e o Café Turco. Além dos saches.

Café feito no Balão de café / Globinho – Essa técnica consiste em um tipo de cafeteira que funciona a vácuo e que parece um experimento de laboratório de química. São dois balões de vidro, no qual o de baixo precisa ficar até com a metade com água, enquanto o pó do café necessita ser colocado no balão superior. A espiriteira precisa ser acesa com álcool para que a água esquente, suba pelo tubo do globinho e alcance o pó de café. Neste momento, deve-se apagar a espiriteira, mexer a água com pó de café no globinho de cima. Agora é só aguardar que o café vai descer para o globinho debaixo pronto para ser tomado. É importante ressaltar que entre os dois globos tem um filtro que faz todo o processo gourmet do café.

Café feito na forma Turca. Café Turco – O café turco foi um dos primeiros tipos de café inventados na história da humana e usado, principalmente nos países árabes podendo ser usado especiarias para saborizar. Contém mais cafeína, sabor mais marcante e encorpado. A forma de fazer um café turco consiste em uma panelinha com o fundo maior do que a sua boca. O tipo de café tem que ser em grãos e moído bem mais fino do que os pós de café já vendidos nos supermercados. Você coloca o pó no fundo da panelinha, coloca a especiaria que quiser e água mineral ou água filtrada. Somente então o café vai para o fogo, devendo ser fervido por três vezes com intervalos. Na terceira, ferva seu café, você vai ter um café completamente diferente do convencional. No fundo da xícara, quando você terminar de beber o café turco, vai formar uma espécie de borra com o pó do café, sendo tradição nos países árabes ler essa borra para prever o futuro.

Contudo, além desses vários tipos de metodologias para se fazer um café gourmet, não podemos esquecer de dizer que para ser gourmet, precisa agradar primeiramente o seu paladar. Você precisa escolher o tipo de grão e o tipo de torra (leve, médio, forte e queimada).

Cafeteiras que fazem café gourmet

Hoje em dia no mercado existe uma série de cafeteiras que nos ajudam a fazer um café gourmet com sachês e cápsulas cada vez mais rebuscadas com grãos e torras especiais, além de uma enorme diversidade de tipos e sabores para agradar a todos.

Pensando nessa moda, muitas empresas desenvolveram cafeteiras especializadas em fazer café gourmet. Algumas dela usam saches com diversos sabores, enquanto outras usam cápsulas. As que utilizam cápsula se tornaram as queridinhas no mercado, funcionando de maneira muito mais eficiente e apresentando sabores diferentes que você sente que pode viajar ao redor do mundo apenas em uma xícara de café.

E, além disso, o preparo do café gourmet nessas cafeteiras é super simples, primeiro você precisa escolher o sabor favorito de sua cápsula e o modo de como vai fazer seu café. Basta colocar água em seu recipiente, esperar esquentar, colocar a cápsula no compartimento e, com apenas um toque, ter o mais delicioso café gourmet que uma cafeteira poderia oferecer.

Rafael Gonçalves

E tudo começou com um casamento rs. De péssimo cozinheiro a produtor de conteúdo de receitas levou um bom tempo de estudo e trabalho duro para reunir todas as informações que quero dividir com você. De receitas a análises de produtos incríveis que estudei e reuni com qualidade para você e sua família.

E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Top