Surpreendente Macarrão Udon + Opções Criativas Para a Sua Noite Asiática

Descubra a melhor maneira de reproduzir o prato mais famoso dos doramas.
Publicado em Macarrão
Surpreendente Macarrão Udon +  Opções Criativas Para a Sua Noite Asiática K321 / Shutterstock.com

O que dizer sobre o macarrão? Ele é de um tipo grosso com base de farinha e que é especialmente popular no Japão. Essa receita de macarrão undon está caprichada e vai te impressionar em sabor. Se for a sua primeira experiencia cozinhando comida asiática em casa, irá começar com o pé direito.

A maioria é servido quentinho, como em uma sopa, então é ideal para as noites mais frias. Especialmente aquelas preguiçosas onde você não quer ter trabalho.

Quer mais variedade? Confira 14 preparos desse macarrão sensacional com os acompanhamentos mais diversos para satisfazer até os mais exigentes.

poste no pinterest esta imagem de receita de udon

Receita de macarrão undon descomplicada: saiba como fazer

Rendimento
2 porções
Preparação
30 minutos
Dificuldade
Fácil
Referência de Medida: Xícara de 200ml
Ingredientes
  • 4 xícaras (chá) de água
  • 1 omelete
  • 20 g de aburaage
  • 400 g de macarrão udon
  • 1 envelope de dashi
  • 1 colher (chá) de saquê
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de shoyu
  • 1 colher (chá) de Ajinomoto
  • Wakame a gosto
  • Cebolinha a gosto

Modo de preparo

  • Em uma panela, coloque 800 ml de água para ferver em fogo alto.

  • Em outra, adicione os 600 ml de água e o molho shoyu. Se o seu não for o concentrado, pode colocar mais do que apenas duas colheres.

  • Entre com o Ajinomoto, uma colher de sopa de açúcar, o dashi e o saquê.

  • Mexa bem e deixe ferver em fogo médio.

  • Acrescente o macarrão e cozinhe por 5 minutos ou um pouco mais, mas o tire ainda al dente. Ele não pode ficar mole! Transfira essa massa para um bowl com água fria.

  • Quando o molho borbulhar, adicione o wakame e deixe hidratar.

  • Desligue o fogo, transfira um pouco do caldo para uma tigela e monte o prato com uma porção de macarrão, omelete picada, cebolinha verde e aburaage.

  • E está pronto para servir.

Veja mais 14 receitas de macarrão undon muito mais variadas e saborosas:

Com cogumelos

autor: Go Han Go

É muito possível que esse seja um dos ingredientes mais comuns em todas as receitas que se vê de udon, pois os benefícios dos cogumelos são diversos, sem mencionar as texturas curiosíssimas e o sabor rico.

Essa fonte rica de minerais e que é especialmente indicada para diabéticos, pode precisar ou não ser hidratada, então sempre lembre disso antes de começar uma receita.

Comece, claro, por aquilo que demora mais a ficar pronto.

Simples

autor: Japoronga

Essas versões mais básicas tão ótimas para dia a dia, né? Porque podem ser feitas sem muita dificuldade e com o que você tem na despensa, então vá por mim: tenha sempre uma do tipo na manga para quando a vontade bater.

E detalhe que, na arte do improviso, o macarrão para undon pode ser substituído por macarrão bucatini porque “se aproxima” em aparência.

Com sukiyaki

autor: Nhac GNT

Aprenda a fazer o udon do zero! Isso mesmo, até a própria massa.

Para ela, irá precisar de sal, 5 claras de ovos, 1 litro de água fervente e 2,5 kg de farinha de trigo. Todo o passo a passo do macarrão e do corte estão no vídeo.

Toda a refeição também levará contrafilé, shimeji, cebolinha picada, acelga, ovos e outros elementos que vão saciar a sua fome por completo.

Com tiras de ovos

autor: Receitas do Kazu

Como assim? você deve ter se perguntando. É bem comum que esses pratos tenha um ovo cozido inteiro, cortado pela metade ou até meio cru no centro da tigela, mas tira de ovos? Pois é, o que o torna ainda mais fácil para todos.

É super simples: bata um ovo (ou mais) em uma vasilha como se fosse fazer um omelete. Você pode temperar com sal e pimenta do reino, se quiser, mas não é exatamente necessário.

Essa mistura irá para a frigideira, duplicará de tamanho e ficará um pouco mais grossa também, não como um ovo frito comum. Assim é só dobrá-lo no meio e cortar “fios’ semelhantes ao macarrão.

Vegano

autor: Presunto Vegetariano

Esta receita é para aqueles que quem se assegurar que sua refeição é segura. Isso porque, por mais que alguns pratos asiáticos sejam abarrotados de verduras e legumes, uma hora ou outra surge um peixe, um lagostim, o que quer que seja.

O que dá mais textura para esse udon é os shitakes, mas encontra dicas no vídeo para várias substituições que podem te agradar mais.

Caldoso

autor: Go Han Go

Claro, esse prato em si é sempre composto por algum tipo de caldo, porém, se você procura por uma “sopinha” em grande quantidade, vá em frente. As medidas sugeridas para essa receita servem uma média de 3 porções.

Os ingredientes para preparar essa versão são alguns como hondashi, kombu, frango, pimenta e dashi, então terá que dar uma passada em um mercado muito específico, pois esses produtos não são fáceis de encontrar por aí.

Com carne

autor: Ticia

Dá para usar carnes de diversos tipos, mas uma bem popular é a carne de porco, mais especificamente o lombo suíno. Aqui foi usada uma bovina mesmo, então não precisa se preocupar em ter “aquele ingrediente” específico para começar.

Esse é o prato ideal para aqueles que precisam de proteína, do contrário, parece que a refeição não estava completa.

Apimentado

autor: Michelle Shirai

Duas cidades da China aparecem na lista das sete cidades com as comidas mais picantes do mundo. Não é à toa que esse gosto se espalhou pela Ásia.

Aprenda agora a fazer o seu udon com extra de picância que é incrível para aqueles dias mais frios do inverno. Terá uma bela refeição e se aquecerá!

Com carne e ovo cozido

autor: Patricia Inumaru

Esse tipo de refeição combina bastante com peixes e frutos do mar, no entanto, carte e ovos ficam tão deliciosos quanto. Sem falar da aparência, né? Fica idêntico aos de restaurante e aqueles que vemos na TV.

Veja como preparar uma refeição super completa em sabor e nutrientes.

Saudável

autor: Temperos da Vida

Sua receita ainda melhor para a sua saúde e bem-estar.

Caso precise pegar leve nos componentes, gordura e picância do molho, escolha esse preparo de olhos fechados, porque ele é leve e não é composto de elementos muito carregados. Ele não leva carne, mas é feito com metade de um kamaboko, aquele produto "modelado" que contém uma massa de peixe branco.

Fica uma delícia!

Com camarão

autor: Mais.Q.Sushi

Se você tem uma queda por um bom camarão, irá gostar desse udon de restaurante, mas que as instruções vão te levar a fazer em casa sem erro algum.

O caldo é de missô e, como acompanhamento, é sugerido algas, um ovo cozido, tofu e cebolinha. O camarão empanado dá aquele toque para finalizar!

Com molho cremoso

autor: Mazegohan Fazendo uma Bokinha

Já pensou que esse macarrão não necessariamente precise ser caldosa?

Nessa versão, o caldo acaba ficando mais encorpado, quase como em um cozido de carne onde aquele líquido saboroso fica uma delícia por cima da comida, sabe? E ele é feito a partir do karê, que é uma espécie de curry coreano.

De curry

autor: Patricia Inumaru

E por falar nele, o japonês é um sucesso entre os asiáticos.

A adoração é quase geral, como o strogonoff é amado aqui no Brasil. Ele geralmente é servido com arroz e um monte de legumes, então aqui não seria diferente. O que muda é o acrescimento das carnes em cubos e do macarrão.

Com tempurá

autor: Receitas do Kazu

Para quem não conhece, o tempurá consiste em um side dishe ou complemento para uma receita em que mariscos ou vegetais são envoltos em um empanado muito fino e fritos para adquirem muita crocância.

No caso dessa receita, ele é a cereja que vai no topo dessa tigela de udon.

Conferiu as melhores receitas de udon? Hora de colocar a mão na massa. Se você precisar de preparos sem glúten, sem lactose e coisas do tipo, lembre-se que todas elas são adaptáveis e os macarrões têm variedades sem farinha de trigo.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.