21 Receitas de Capeletti Irresistíveis para se apaixonar

O macarrão recheado que vai surpreender sua família.
Publicado em Macarrão
21 Receitas de Capeletti Irresistíveis para se apaixonar

O capeletti é uma massa italiana com formato que lembra um chapeuzinho. Pode ser recheado com diferentes sabores e combinado com diversos molhos.

Você pode fazer a massa fresca, a versão de pastel ou comprá-la pronta no mercado. Com recheio de carne ou frango, queijo ou vegetariana, de qualquer forma será uma deliciosa refeição de dar água na boca.

Esse prato elegante é ótimo para ocasiões especiais e certamente vai impressionar a todos. Veja a seguir os melhores modos de fazer uma receita de Capeletti e escolha a melhor opção pra você!

poste no pinterest esta imagem

Receita de Capeletti, Massa caseira: Como fazer

Quer aprender como fazer Capeletti de massa caseira sem mistérios? Veja o passo a passo:

Para você fazer a massa de capeletti caseiro separe 200 gramas de farinha de trigo, 2 ovos, ½ xícara de chá de azeite e sal a gosto. Depois de misturar os ingredientes, você deve aguardar 20 minutos.

Abra a massa com um rolo sob uma superfície. Mas atenção: lembre-se de passar farinha, não queremos que a massa grude.

Corte em quadradinhos, recheie com o sabor de sua preferência e junte as pontas. Feito isso, basta mergulhar o macarrão numa panela com água fervente até ficar cozido.

Para melhorar, sirva com um acompanhamento da sua escolha e está pronto o seu delicioso prato!

De carne

Essa receita rápida e prática leva massa pronta de capeletti de carne e acompanha pedaços de carne da sua escolha.

A dica é não deixar o macarrão cozinhar por mais que 6 minutos para não desmanchar quando colocá-lo na frigideira com as carnes.

Faça um molho com creme de leite aromatizado com sálvia para deixar ainda mais saboroso.

De frango com molho de manteiga e sálvia

Aqui o macarrão é recheado com frango e requeijão bem cremoso.

Para o recheio, primeiro refogue um peito de frango, corte em pedaços para passá-lo no processador com o requeijão.

Corte os quadradinhos para fazer os capeletes, recheie-os e feche para colocar para ferver. Deixe ferver por 4 a 5 minutos e aproveitar esse tempo para fazer um molho de manteiga e sálvia.

Sopa de Capeletti in brodo

Procurando uma receita pro inverno? Trouxemos uma sopa de capeletti que vai te aquecer bem. O brodo é um tipo de caldo de frango, veja como fazer:

Para preparar você vai precisar de capeletti de frango, cenouras, 600gr de frango, 3 litros d'água, 1 cebola, ervas secas, azeite, sal e pimenta.

Faça o preparo em uma panela grande e comece dourando as carnes no azeite de oliva e reserve. Depois de refogar os vegetais, jogue tudo na panela com os litros d’água em temperatura ambiente e leve ao fogo baixo por 1 hora.

Passado esse tempo, coe todos os sólidos e tempere o caldo e quando borbulhar adicione a massa para cozinhar.

Ao molho branco

Capeletti ao molho branco é um clássico que não pode faltar no seu menu!

Coloque um pacote de capeletti para ferver por 5 minutos. Em outra panela, coloque margarina, meia cebola ralada, 3 colheres de farinha, 350ml de leite. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto.

A dica é não parar de mexer até dissolver toda a farinha antes de adicionar o creme.

Frito

O capeletti pode ser um ótimo aperitivo para a hora do lanche do dia a dia. É bastante fácil porque não precisa cozinhar o macarrão, basta colocar no óleo quente e fritar.

Você pode colocar queijo parmesão ralado em cima ou ervas finas para acompanhar. Use a criatividade e aproveite esse lanche diferente.

Ao sugo

Chegou a hora do tomate brilhar no seu prato.

É muito fácil de fazer um capeletti ao sugo com tomates pelados. Você pode comprar os tomates pelados no mercado ou retirar a pele dos tomates colocando em contato direto com o fogo alto.

Não se esqueça do manjericão para dar um gostinho italiano autêntico.

4 queijos ao forno

Já pensou em incrementar seu capeletti com mais sabor?

Nessa receita, a ideia é fazer um creme e adicionar quatro tipos de queijos nele, vai deixar muito mais saboroso!

Você precisa de muçarela, de parmesão, de gorgonzola e provolone para colocar no creme branco.

Depois de pronto, despeje o creme sob o macarrão já cozinhado e disposto numa travessa que possa ir ao forno. Polvilhe parmesão e leve ao forno por cinco minutos.

De carne à bolonhesa

Nessa receita temos o capeletti à bolonhesa de carne deliciosa!

Nossa sugestão é servir o macarrão acompanhado de vinho tinto. O capeletti à bolonhesa é preparado com carne refogada, cebola picada, molho de tomate e temperos da sua escolha.

Ótima receita para impressionar alguém especial.

De massa de pastel

Quer mais facilidade e economizar tempo? Nessa receita você não precisa começar a massa do zero! Use a massa para pastel para moldar no formato de capeletti, é prático e fácil.

A receita acima é de capeletti recheado com cream cheese e molho de nata com queijo gorgonzola. Mas solte a criatividade, pode fazer algo diferente com o recheio da tua preferência!

A romanesca

Capeletti a romanesca e uma boa pedida para um jantar de sabor leve.

Para esta receita, será necessária 1 colher de sopa de manteiga, 150gr de queijo parmesão ralado, 50gr de presunto picado, 100gr de champignon, 300ml de creme de leite e 50gr de ervilha.

A dica principal é colocar a ervilha por último. Se colocar cedo demais, correrá o risco de desmancharem rápido demais. Depois de pronto, só misturar o macarrão e se deliciar!

À bolonhesa de linguiça calabresa ao forno

Linguiça combina muito bem com molhos para massas, não é?

Para essa receita, você precisará de um ralador ou um processador para triturar uma linguiça calabresa. Com ela, vai fazer um caldo com molho de tomate, alho, cebola e os temperos que você preferir.

Mas atenção: maneire no sal para não ficar salgado, lembre-se que a linguiça já tem bastante sabor.

Ao molho de abóbora

Já pensou em fazer um molho vegetariano de abobora?

A abóbora utilizada é a cabotiá cortada em cubos e fervida na panela de pressão. Tem um modo de preparo bem simples, deve ficar na pressão até amolecer ao ponto de purê.

Siga os passos do vídeo para transformar o purê em um saboroso molhinho de abóbora para seu capeletti.

De massa fresca e vegana

Essa receita de capeletti caseiro é de massa fresca vegana, ideal para quem não consome proteínas animais. Além disso, é sem glúten.

Diferente das massas tradicionais, a massa vegana vai levar azeite no lugar do ovo, além de água, farinha de semolina e sal.

A massa serve como base de diversos tipos de macarrão e deve ser manejada no formato de capeletti.

Basta mergulhar os capelettis em um litro d'água bem quente e retirar quando ficar no ponto. Você também pode fazer sua receita preferida de molho para acompanhar.

Recheado de camarão

Quer rechear seu capeletti com esse fruto do mar cheio de sabor? Assista essa receita e aprenda a fazer um delicioso jantar!

O segredo dessa receita é o uso da forminha de capeletti. A forma vai te ajudar a cortar direitinho e deixá-los todos iguais.

Sendo massa fresquinha, apenas dois minutos são necessários no cozimento. Sirva essa massa com vinho branco, bom apetite!

Com carne moída

Agora o recheio é super básico e acessível: carne moída!

Basta fazer a massa com os ingredientes básicos do macarrão: 2 ovos, 1 xícara de farinha de trigo e 1 colher de sopa de azeite.

Depois de abri-la com um rolo, corte em rodelas com a ajuda de uma forma ou um copo e recheie com a carne refogada.

Com ricota

Recheio clássico das massas italianas. Veja como fazer!

Quer dar um toque saboroso na massa caseira de capeletti? Adicione açafrão na massa. Isso vai dar uma coloração e sabor diferentes. Se quiser, troque por páprica defumada ou picante. Fácil, diferente e gostoso!

Ao molho branco de iogurte gratinado

Precisa de uma opção mais saudável? Use iogurte natural!

Essa receita leva cogumelos, iogurte grego natural, brócolis e queijo. Primeiro, coloque cogumelos laminados numa travessa com azeite, orégano e sal. Leve ao forno por 5 a 10 minutos e reserve.

Depois de cozinhar o capeletti, você vai despejá-lo na travessa seguido de iogurte grego, queijo ralado e brócolis. Coloque uma nova camada do macarrão, iogurte e queijo e leve ao forno até que o topo fique dourado.

Capeletti ao pesto caseiro

O molho pesto é um creme verde bem saboroso muito rápido e fácil de fazer.

Sua base é de manjericão, leva azeite de oliva e nozes também. Combina muito com saladas e também com massas, então é óbvio que não podia faltar aqui. Impressione seus convidados, eles vão achar que é comida de restaurante!

Ao rosé

Aprenda a fazer o molho rosé como acompanhamento do seu capeletti! O rosé é a junção do molho de tomate com o creme de leite.

Nossa dica é colocar uma pitada de açúcar no molho vermelho, isso ajuda a tirar a acidez e deixá-lo mais suave. Misture bem, prove e caso seja necessário, adicione mais uma pitada.

De com espinafre e ricota

Nessa receita saudável e gostosa, você vai usar espinafre no recheio do seu capeletti.

Cozinhe o espinafre por 3 minutos, pique ele e junte com o queijo esfarelado. Tempere a gosto e coloque na sua massa, feche bem e deixe cozinhar em meio litro de água quente até ficar ao dente. Faça um acompanhamento saboroso e aproveite!


Agora que você aprendeu como fazer capeletti caseiro, basta escolher a sua entre as melhores receitas que trouxemos, anotar as nossas dicas para fazer e literalmente pôr a mão na massa!

Boa sorte e bom apetite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.