Bolacha de Nata & Muitas Possibilidades Que Derretem Na Boca

Sem dúvida aquecerá seu coração, de sua família e de seus clientes.
Bolacha de Nata & Muitas Possibilidades Que Derretem Na Boca
Avalie este item
(25 votos)

As bolachas de nata são excelentes para montar um negócio ou apenas fazer um dinheiro extra, mas também são excelentes para as crianças ou deixar um bom estoque em casa.

Nesse post você irá aprender de forma bem detalhada como preparar uma receita de bolacha de nata super simples e tradicional com ingredientes que você tem em casa.

Além disso, não deixe de conferir nossa lista especial com diversas variações para você inovar!

Receita de Bolacha de Nata Simples: Saiba como fazer

Rendimento
30 porções pequenas
Preparação
60 min
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 900 g de amido de milho
  • 2 xícaras de açúcar cristal
  • 2 xícaras de nata ou (creme de leite de latinha s/ soro)
  • 1 colher de (sopa) de manteiga s/ sal
  • 1 pitada de sal
  • 1 gema de ovo

Modo de preparo

  • Inicie batendo a nata, a manteiga sem sal, gema, sal e o açúcar na batedeira. Utilize o pegador especial para massas pesadas.
  • Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180º.
  • Quando der uma leve misturada, adicione o amido de milho. Vá adicionando aos poucos, adicione uma parte, bata novamente e assim por diante.
  • Pode ir adicionando enquanto a batedeira está batendo também, melhor ainda dessa forma.
  • Repita esse processo até ficar no ponto mostrado no vídeo. O ponto correto é quando a massa começar a desgrudar das bordas.
  • Para preparar as bolachas, passe manteiga nas mãos, pegue uma colher de massa e faça bolinhas achatadas. Vá deixando um espaço entre as bolinhas.
  • Para decorar, pressione o garfo no topo das bolachas.
  • Leve ao forno por aproximadamente 35 minutos.
Dicas e Informações:

A xícara utilizada na receita é de 200ml.

Se não tiver nata em casa, pode substituir facilmente por uma caixa de creme de leite sem soro.

Se a massa começar a ficar seca na hora de bater, adicione um pouco de nata, creme de leite ou manteiga para umedecer. Dessa forma não tem erro de alcançar o ponto correto!

Conheça também nossa versão especial com biscoitos de maizena com leite condensado, são uma bela opção junto com essa.

Dicas Imperdíveis para Turbinar Sua Bolacha de Nata

Olha só, se você tá aqui é porque quer fazer aquela bolacha de nata que vai deixar todo mundo de queixo caído - e olha que eu não tô exagerando! Essa receita já é uma delícia por si só, mas bora dar uns toques que vão transformar ela no coringa das suas receitas. Vem comigo!

Substituições Campeãs

Sem nata em casa? Fica frio! Dá pra usar creme de leite de caixinha (aquele mesmo do seu café) que fica quase igual. Só toma cuidado pra não ser o light, que pode alterar a textura. E se quiser dar uma incrementada, testa usar metade nata e metade leite condensado - fica um docinho que é proibido de tão gostoso!

O amido de milho é rei aqui, mas em último caso dá pra usar farinha de trigo (metade da quantidade). Só que aviso: a textura fica bem diferente, mais "crocante" e menos "derrete na boca". Vale o teste se você estiver desesperado!

Erros que Vi Pessoas Cometerem (e Como Evitar)

Primeiro grande erro: querer adicionar TODO o amido de milho de uma vez. Calma, ansioso! Se jogar tudo junto, vira um caos na batedeira e a massa fica desigual. O segredo é paciência - vai colocando aos poucos que o resultado compensa.

Outra: esquecer de untar as mãos. Já vi gente tentando moldar as bolachas com as mãos secas e... bem, digamos que virou uma escultura abstrata de massa grudenta. Passe bastante manteiga nas mãos - ou se preferir, óleo de coco funciona também!

Ajustes para Dietas Especiais

Vegano? Dá pra adaptar! Substitua a nata por creme de coco (aquele mais grosso), a manteiga por margarina vegetal e a gema por 1 colher de sopa de linhaça hidratada. Fica diferente? Fica. Mas ainda sim uma delícia!

Para quem tá evitando açúcar, troca o cristal por eritritol ou xilitol na mesma medida. Só cuidado com adoçantes que alteram muito o sabor - stevia pura, por exemplo, pode deixar um amargo chato.

Curiosidades que Você Nem Imaginava

Sabia que essa receita tem parentesco com os famosos "alfajores"? Pois é! A diferença é que a versão original leva mais manteiga e menos nata. E olha que interessante: lá em casa a gente sempre chamava isso de "bolacha fantasma" porque some depressa da lata - nem dá tempo de ver!

Ah, e sobre o garfinho pra decorar: além de bonito, ele tem função! Os furinhos ajudam a assar por igual e evitam que a bolacha "inche" demais. Mas se quiser inovar, testa usar a parte de trás de uma colher - fica com um efeito liso bem elegante.

Acompanhamentos que Arrasam

Só essa bolacha já é um espetáculo, mas se quiser elevar ao cubo: serve quentinha com uma bola de sorvete de creme. O contraste de temperaturas é divino! Ou então faz um sanduíchinho com doce de leite no meio - aí sim você vai entender o significado de "pecado gourmet".

Para o café da tarde, combina perfeitamente com um chá de ervas ou aqueles cafés especiais mais suaves. Agora se for pro lado "indulgência total", mergulha no chocolate derretido e bota na geladeira por 10 minutos. Você pode me agradecer depois!

Perguntas que Todo Mundo Faz

"Posso congelar a massa?" Pode sim! Faz as bolinhas, coloca numa forma separadinha e manda pro freezer. Quando for assar, só acrescenta 2-3 minutinhos no forno. Massa pronta dura até 1 mês congelada - mas duvido que resista tanto tempo!

"Por que minhas bolachas ficam duras?" Geralmente é excesso de amido ou assar demais. Lembra que ela continua firmando depois de sair do forno? Melhor errar pelo "quase pronto" que pelo "tostado demais".

Variações para Impressionar

Que tal uma versão cítrica? Adiciona 1 colher de sopa de raspas de limão siciliano na massa e reduz um pouquinho o açúcar. Fica um contraste incrível!

Ou então a versão "chef": depois de assadas, pincela as bolachas com clara batida com açúcar e volta ao forno por 2 minutos - cria uma cobertura brilhante que engana qualquer um!

Se Quiser Vender...

Essa receita tem tudo pra ser um sucesso nas vendas! Dá pra fazer kits personalizados: 10 bolachas + sachê de chá especial numa caixinha charmosa. Ou então a versão "DIY" - vende a massa já pronta pra assar com instruções fofas.

Precificação justa? Calcula o custo dos ingredientes e multiplica por 3 no mínimo. E não subestime o poder da embalagem - um saquinho transparente com fita colorida já dobra o apelo!

Detalhes Técnicos (pra quem é meticuloso)

Cada bolachinha tem aproximadamente 85 calorias - mas quem tá contando, né? Dura até 1 semana em pote hermético (se não comer antes). E o tempo real? Considera 1h30 do começo ao fim com tranquilidade - massa precisa descansar 15 minutinhos antes de modelar!

Última dica de ouro: se a massa ficar muito mole, adiciona amido aos poucos. Se ficar seca, um fio de nata resolve. O ponto ideal é quando ela para de grudar nas mãos mas ainda está maleável - igual aquela massinha de modelar da infância!

E aí, preparado para arrasar? Lembra que cozinhar é teste, erro e muita diversão. Se sua primeira leva não ficar perfeita, relaxa - pelo menos a casa vai ficar com cheiro de padaria artesanal! Depois me conta como ficou, hein?

Agora fique com nossa curadoria feita com todo carinho para você, são as melhores semelhantes a essa receita que encontramos pela internet:

2º. Com maisena

autor: Diário de Família

Sabe aquela bolachinha de nata que, ao colocar na boca, derretem feito creme? Você já pode ter essa receita a qualquer momento!

Basta adicionar amido de milho, manteiga, açúcar e ovos e seguir o passo a passo do vídeo acima para degustar dessas deliciosas bolachinhas.

Impossível comer apenas uma! Experimente!

3º. Com polvilho doce

autor: Vovó Elenita

Se a bolacha de nata pura, já é deliciosa, imagine ela misturada ao polvilho doce que fantástico que não vai ficar! Uma receita bem fácil para encher sua família ou amigos de puro prazer ao degustar essas bolachinhas.

Basta ter açúcar, ovos, polvilho doce e fermento químico para começar a alegria e fazer em casa mesmo essas bolachinhas que vão dar o que falar!

4º. receita do globo rural

Essa receita é tão famosa e boa que até apareceu no Globo Rural e em outros programas de TV sobre a vida na roça. É aquele tipo de receita que passa de geração para geração e nunca caem de moda!

Basta você acrescentar leite, ovos, amido de milho, nata, açúcar, amoníaco e farinha a gosto para ter uma bacia cheia dessas delícias e curtir com a família e amigos. Receita de roça, hein? Só coisa boa!

5º. Com goiabada

O biscoitinho já tem um gosto incrível e agora com essa opção que mistura o gosto dela com a apaixonante goiabada só tem de fazer sucesso! Essa receita, por mais que pareça difícil, é facilzinha e todos podem fazer e depois degustar de montão como ficou seu resultado.

Basta ter farinha de trigo, nata, creme de leite sem soro, açúcar refinado, manteiga sem sal, fermento em pó e goiabada. Pronto! Já consegue um doce de melhor qualidade do que comprado em muitos mercados por aí.

Veja essa opção e saiba como fazer biscoito amanteigado com goiabada.

6º. Com leite condensado macia

Uma das melhores versões da receita é quando juntamos com um dos melhores ingredientes da maioria dos doces do mundo: o doce de leite. É como se juntássemos o útil com o agradável! É facilzinha de fazer: basta ter leite condensado, amido de milho, gema e margarina.

Siga o passo a passo do vídeo acima e dê alegria a todos que degustarem dessa delícia feita por você! Ingredientes. ½ caixa de leite condensado 400 gr de amido de milho 01 gema 02 colheres sopa de margarina. Monte a massa, separe as porções e leve ao forno. Veja o modo de preparo.

7º. torta

Não só a bolacha de nata avulsa é uma delícia, mas a sua versão em torta de chocolate usando “Nescau” faz o maior sucesso! Imagine uma torta com o gostinho mágico da receita de bolacha de nata unida ao chocolate mais famoso do mundo. É de dar água na boca! Para nossa receita, vai precisar de muitas coisas, mas valerá a pena todo o esforço e dedicação.

Precisamos de leite condensado, Nescau (ou qualquer outro achocolatado da sua preferência, não tem problema!), água, gelatina sem sabor, margarina, bolacha “tortinha de chocolate” e granulado vão ajudar fazer uma das melhores tortas do mundo! Experimente!

8º. Com farinha de trigo

Existem várias versões do biscoito de nata, entre elas a versão que usa farinha de trigo para dar uma “guinada” e as deixarem maiores e mais fofinhas.

Nessa receita, vão ovos, fermento em pó, nata e trigo. Uma receita fácil e de poucos elementos que gera um resultado fantástico!

Confira ainda como fazer biscoito amanteigado caseiro com essa lista sensacional.

9º. Com maizena e leite condensado

Se a mistura de nata com leite condensado já é algo divino, imagine colocar maisena nessa receita... Fica perfeito! A maisena dá consistência e deixa a bolacha de nata mais caprichada, parecendo um bolinho com um sabor mais denso.

Ou seja, ter amido, leite condensado e tablete de manteiga, pode te levar ao paraíso, e só te fazer voltar a realidade quando acaba! Experimente.

É possível usar uma bela receita de glacê real caseiro para incrementar a receita, fica parecido com os biscoitos de natal.

10º. salgado

Sabia que existe a versão salgada do biscoito de nata? E não é ruim, é muito gostoso! Pode experimentar a receita usando manteiga e creme de cebola.

Veja o vídeo acima do passo a passo e experimente fazer! Vai se impressionar com o resultado.

11º. Com coco

O coco em, praticamente, todos os doces, deixa um gosto mágico e que agrada a maioria dos paladares. E aqui não vai ser diferente! Basta ter ovos, nata, óleo, sal amoníaco, coco e farinha. Pronto!

Tantos itens para dar um resultado extremamente satisfatório! É como se estivesse comendo um doce de coco com um gosto apaixonante e tentador.

12º. fit (fitness) lowcarb

Se achou que dentre as receitas de biscoitos de nata não havia nada fitness, está enganado! Há sim uma versão fit que serve para as pessoas que estão em dietas para diversos fins (perder peso, controlar problemas de saúde etc.). Para esta receita, basta esses ingredientes: nata, xilitol (uma espécie de adoçante), manteiga light sem sal, farinha de amêndoa e fermento.

Pronto! Aí está a sua bolachinha de nata que podem ser comidas a vontade naquele final de semana com a família e amigos.

13º. com farinha de arroz

Temos também a versão da com farinha de arroz, que também deixa um gosto mais natural, leve e saudável. Para fazer esta receita no seu café, basta ter farinha de arroz, fécula de batata, coco ralado, leite de coco e margarina.

Fica uma delícia e todos vão adorar... Inclusive você mesmo!

Com todas essas opções, ficará mestre em fazer biscoitos para as crianças e para vender.

São produtos ótimos para montar um negócio e são muito bem aceitos pelo público, ainda mais quando misturados com chocolate, use sua criatividade.

Sobre o autor

Rafael Gonçalves

O cozinheiro apaixonado que transforma cada prato em memória.

Rafael não é um chef de restaurante estrelado, mas tem o dom de transformar cada prato em uma verdadeira obra de arte, cheia de sabores e histórias. Apaixonado por gastronomia desde sempre, já mergulhou em cursos de churrasco, confeitaria e até cozinha italiana, francesa e brasileira, só para garantir que nenhum tempero fique sem seu toque especial. Em casa, é o rei do fogão: seja no almoço de domingo com a família ou nas festas onde todo mundo já sabe que quem manda na cozinha é ele. Há 10 anos casado com a Daiane, descobriu que cozinhar juntos é tão gostoso quanto comer, e transformou a mesa num lugar sagrado, onde cada refeição vira motivo pra celebrar.

Inspirado por mestres da culinária como Jamie Oliver e chefs premiados em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala, Rafael aplica técnicas refinadas e sempre busca atualizar suas receitas com o que há de melhor nas cozinhas do mundo. Se tem alguém que conhece os sabores do Brasil e do mundo, é ele. Já desbravou os melhores restaurantes, do Figueira Rubaiyat em São Paulo ao Terraço Itália, sem falar nas experiências internacionais que inspiram suas receitas. Mas, no fim do dia, seu maior orgulho é ver o sorriso da família ao provar um prato feito com carinho. Quer ver dicas, descobertas e muito sabor no dia a dia?

Está no lugar certo, aqui no sabor na mesa, trago todas as receitas que testei, gostei e reuni durante toda a minha vida.

Segue lá no Instagram e vem comer com a gente! ??

Instagram icon https://www.instagram.com/raf.gcs

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar