Receita de Biscoito de Polvilho Azedo Assado Ou Frito + Propostas Super Diferentes

Que tal um biscoito leve, crocante e com o sabor de Minas para beliscar o dia todo?
Publicado em Bolacha e Biscoito
Receita de Biscoito de Polvilho Azedo Assado Ou Frito + Propostas Super Diferentes henrique ferrera / Shutterstock.com

Um dos mais populares derivados da nossa mandioca, o polvilho está presente no famoso pão de queijo mineiro, mas é usado para uma infinidade de preparos.

Sem ideia do que fazer com ele? Você não tem que se preocupar mais. Veja como fazer essa receita de biscoito de polvilho azedo para diversificar no lanche da tarde com a família. Quer mais opções para tomar com aquele café? Temos! Confira as outras receitas logo abaixo da nossa preferida e divirta-se testando.  

poste no pinterest esta imagem de receita de receita-de-biscoito-de-polvilho-azedo-assado-ou-frito

Nossa favorita: receita de biscoito de polvilho crocante e fácil de fazer

Rendimento
100 unidades
Preparação
30 minutos
Dificuldade
Fácil
Referência de Medida: Xícara de 210ml
Ingredientes
  • 2 xícaras (chá) de polvilho azedo
  • 1 colher (chá) de sal
  • ½ xícara (chá) de água
  • ¼ xícara (chá) de óleo
  • 260 ml de água
  • ½ ovo

Modo de preparo

  • Em uma tigela, adicione as xícaras de polvilho azedo e uma colher rasa de sal.

  • Reserve.

  • Na panela, acrescente meia xícara de água e o óleo. Leve isso para o fogo e aguarde até que o líquido ferva. Feito isso, transfira a água para a tigela com o polvilho.

  • É importante mexer o seco enquanto adiciona o líquido para ele escaldar.

  • Depois de adicionar toda a água, mexa com uma colher para diminuir a temperatura, então, use as mãos para manipular o polvilho até virar uma farofa.

  • Bata um ovo inteiro por 30 segundos para misturar bem. Tire duas colheres de sopa dele e acrescente ao polvilho, então, mexa novamente para envolver tudo.

  • Vá adicionando água aos pouquinhos enquanto aperta o polvilho com as mãos. Ele ganhará uma consistência pastosa até formar uma massa bem cremosa.

  • Até acabar os 260 ml de água, essa massa ficará com uma consistência mole e grudenta.

  • Transfira essa mistura para um saco que você tenha disponível, amarre bem, corte um buraco de um centímetro na ponta e aplique a massa direto na forma.

  • Pode criar em formato de bola, cilindro, rosquinha ou qualquer outro.

  • Faça cada um bem afastado do outro porque cresce bem durante o cozimento.

  • Leve para assar em forno pré-aquecido a 200º por 30 minutos.

  • Deixe esfriar e é só servir.

  • Dica: se você quiser preservá-los por dias, deixe a fornada de biscoito descansar por 12 horas e os guarde em pequenos sacos plásticos. Se vedar bem, dura muito.

Veja 14 receitas de biscoito de polvilho azedo crocante e dourado:

Palito

A forma mais tradicional desse biscoito que você encontrará por aí.

Aquela receita que você só comia quando ia para casa da avó. De longe, parece batata frita, mas é mais saudável e você pode comer vários sem culpa nenhuma!

Queijo

A diversidade do biscoito de polvilho é grande, assim, você o encontra em receitas salgadas e doces.

Uma forma inteligente de tornar esse biscoito um verdadeiro salgadinho é usar queijo na composição.

Amanteigado

Gosta do seu biscoito mais macio? É essa massa que você precisa, afinal, ela leva alguns ingredientes que vão além dos tradicionais e é isso que faz a diferença.

Você pode dar o seu toque e adicionar goiabada, raspas de limão ou nozes.

Air Fryer

Aposto que você já estava se perguntando sobre como preparar essa delícia na Air Fryer porque ela é queridinha de todos já faz tempo, mas vou admitir: esse preparo diferenciado de biscoito é um dos mais simples e de resultado incrível!

Mesmo depois de assado, ele fica um pouco mais molinho e macio por dentro.

Rosquinha

Com apenas três ingredientes, você terá biscoitos extra crocantes. Não acredita? Confere esse passo a passo que facilita até na finalização, afinal, as rosquinhas são fritas por imersão no óleo. Já imagina que o sabor é diferenciado, né?

Elas ficam douradas, crocantes, brilhantes e nada oleosas.

Liquidificador

Esta receita é ideal para quem está com o tempo curto.

É claro, o preparo do biscoito de polvilho é simples o suficiente para que você faça tudo na mão sem dificuldade, mas se quiser praticidade, o liquidificador é o seu principal parceiro.

Sem lactose

Se vai fazer uma receita com polvilho, biscoito sem glúten e sem lactose parece uma boa opção, certo? Especialmente se você está em busca de uma alimentação saudável ou que atenda algumas necessidades especiais.

Um biscoito de polvilho assim pode estar presente no café da manhã, lanche da tarde ou ser levado para o intervalo no trabalho.

Broa

A broa é aquela bolacha super consumida no Nordeste e sempre acompanhada de um bom café! Se você não sabia que dava para usar polvilho nela, perdeu tempo!

O biscoito de polvilho vai sofrendo adaptações aos poucos porque mudamos as receitas de acordo com o que temos disponíveis ou queremos comer, aí o resultado é esse: novas variações deliciosas para degustar com quem se ama.

Rosca

Se as rosquinhas não dão conta da sua família, que tal uma gigante? Olha a ideia desses gaúchos: você usa toda a massa direto na forma para criar uma borda circular, nada no meio.

Ao ficar pronta, ela fica durinha por fora e macia por dentro, quase como um pão. E aí, vai encarar o biscoito tamanho família?

Batedeira

Se colocar a mão na massa não é para você, fica tranquila e se liga na dica.

O uso da batedeira aqui facilita muito e ganha tempo, então, confere esse preparo que o seu trabalho será apenas o de transferir a massa para assadeira e pronto.

Coco

Por que não sair do óbvio e mudar o sabor tradicional?

Você tem a liberdade de usar o que quiser na massa, então, o coco ralado fresco ou de pacote. O que eu posso dizer é que fica sequinho e derrete na boca.

Micro-ondas

Você consegue preparar esse biscoitão individual em 10 minutos!

Essa é uma receita que dá para realizar com crianças porque não envolve forno, panela quente no fogão e nada assim. Elas vão adorar participar até crescerem o suficiente para preparar por conta própria esse biscoito de polvilho crocante.

Parmesão

Outra forma de turbinar esse biscoito é com queijo porque... quem resiste?

O parmesão é sempre o escolhido para dar sabor para essas receitas, mas você pode usar a muçarela que tiver na geladeira, hein? Teu biscoito ganhará maciez e ficará bem salgadinho. Delícia!

Farinha de trigo

Sim, dá para unir esses dois, a massa fica super amanteigada e assa rápido.

Você precisa conferir o quão bonitos esses biscoitos ficam porque eu estou com água na boca. Passados no açúcar e na canela, as crianças e adultos aprovam.

Gostou das novas receitas de biscoito de polvilho? Cada uma delas rende muito! Não deixe de testar as que mais te chamou a atenção porque vai ser sucesso.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.