Fantástica Terrine que Inclui Sugestões Divinas Para Experimentar Ainda Hoje

Aproveite toda a variedade de sabores dessa maravilha francesa.
Publicado em Outras Receitas
Fantástica Terrine que Inclui Sugestões Divinas Para Experimentar Ainda Hoje ElenaKor / Shutterstock.com

A Receita de Terrine ideal para os dias de pressa, quando se quer impressionar as visitas no jantar de dia das mães, natal e ano novo, poderá ser servida como entrada sofisticada e deliciosa, mas não há tempo para conciliar a organização da casa, preparos da cozinha e cuidados próprios sem deixar algum deles escanteado.

A Terrine, ou também conhecida como terrina, é um prato francês, semelhante a um patê, porém, se diferencia por ser assado – ou em algumas versões cozido – e ter pedaços das carnes ou legumes perceptíveis dentro, além de ter um formato retangular como usual, e deter uma aparência uma aparência brilhosa e refletora.

Em seguida, teremos uma seleção com outras 16 receitas belíssimas para você experimentar. . Escolha sua favorita e aproveite!

poste no pinterest esta imagem de receita de terrine

Receita de Terrine de Salmão: Saiba Como Fazer

Rendimento
1 forma de bolo inglês
Preparação
6 horas
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 400g de salmão fresco
  • 300g de ricota
  • 400ml de leite
  • 1 envelope de gelatina incolor
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher (café) de sal
  • Salsa a gosto

Modo de preparo

  • Corte o salmão em cubos

  • Leve-o para assas na frigideira, com o azeite, e deixe dourar.

  • Quando estiver pronto, esquente a água para dissolver a gelatina, conforme a instrução da embalagem e siga, para o próximo passo, antes que esfrie.

  • Em um liquidificador, coloque o salmão, o leite, a ricota, a gelatina hidratada, o sal e a salsa.

  • Bata até tudo ficar homogêneo.

  • Corrija o sal, conforme sua preferência

  • Despeje delicadamente na forma de bolo inglês ou uma forma retangular, coberta com filme plástico.

  • Cubra com mais plástico filme, e leve à geladeira por aproximadamente 6 horas.

  • Desenforme, com cuidado para retirar todo plástico.

Dica:

Não esqueça de colocar o plástico filme na forma, para facilitar na hora de desenformar a terrine, ou ela poderá quebrar. Para uma harmonização perfeita, sirva com alguma geleia ácida ou picante.

Siga para ver outras 16 impressionantes receitar de terrine para todos desfrutarem desse prato:

De Queijo

autor: Receitas da Daguia

Aos amantes de queijo, seria impossível deixar de trazer uma receita especialmente pensada para vocês, que contempla todo o esplendor e requinte desse prato europeu, porém, guarda o sabor desse amado laticínio.

Por ter um sabor neutro, essa versão pode ser combinada com geleias de frutas, ou ainda com uma boa goiabada, fazendo o amado romeu e julieta, clássico que está presente em diversos restaurantes do país, com variadas formas de preparo.

De Gorgonzola, nozes e damasco

autor: Brisando na cozinha

Está pensando em servir uma versão desse prato que deixe todos boquiabertos? Uma que consiga unir refinados ingredientes da culinária, e que juntos, deem origem a uma sinfonia ideal para a degustação de vinhos?

Então dentre as receitas de terrine da lista, esta terrine pode ser considerada especialmente para você!

Afinal, qualquer amante da culinária, ou mero apreciador, reconhece que esses três ingredientes juntos, formam uma trindade gastronômica, presente em pratos de restaurantes renomados.

De Queijo com Manjericão

autor: foodmakers

Quem é amante de pizzas com certeza já teve a oportunidade provar o quão maravilhosa é a junção do queijo com essa erva fresca tão deliciosa que é o manjericão, então por que deixar de lado essa cominação no nosso prato?

Esta receita, com a inclusão do manjericão nessa versão, torna-se fresca e delicada, tornando cada mordida uma experiência super saborosa, perfeita para ser tida com uma torradinha de azeite ou mesmo neutra, mas sendo indispensável a crocância para deixar tudo melhor e mais gostoso.

De Chocolate com Avelã

autor: Receitas da Daguia

O time dos doces e sobremesas precisa ser lembrado nessa lista para lá de especial, e pensando nisso, é preciso falar sobre uma das combinações clássicas dos últimos tempos, amada tanto pelos confeiteiros quanto pelos consumidores.

Unir o chocolate com avelã dessa forma pode parecer uma ideia previsível, e mesmo de um sabor não surpreendente, mas eu te garanto que a última coisa de que essa versão pode ser chamada é de monótona. Experimente e ateste ser uma perfeição!

Chocolate com Castanha do Pará

autor: Zaffari

Quem curte doce sabe bem quando eu digo que a diversidade de texturar consegue elevar um doce a outro patamar, conseguindo, até mesmo, o deixar ainda melhor, afinal, proporciona uma diversidade de sensações igualmente prazerosas.

Tenho certeza de que todas essas sensações irão te deixar apaixonado do que nunca por essa versão, e o melhor de tudo é que para isso, você nem precisará gastar muito tempo e dinheiro.

E para uma experiência ainda melhor, acompanhar sua terrine com um coulis de morango? Refinado, certo?

De Chocolate

autor: Receita Monta Encanta

Nem só de versões gourmetizadas vive o amante da gastronomia doce, certo? Tem das que apenas queremos comer algo delicioso e simples, que não precisa estimular todas as papilas gustativas, mas que agrade muito bem aquelas que atinge.

Bem, essa versão de terrine de chocolate é exatamente o que buscamos nesses dias. Mas não se deixe enganar!

Apesar de simples, o sabor espetacular do chocolate, combinado com a praticidade do preparo, irão te encantar, até nos dias de preguiça.

De Atum

autor: Cozinha da Ló

O patê de atum já é quase da família! Desde os lanches da escola, até mesmo nos jantares de família, ou como um petisco básico para acompanhar uma bebida gelada, esse creme já esteve no lar da maioria dos brasileiros.

Que tal então experimentar uma das receitas de terrine mais mão na roda, que reinventa esse queridinho da improvisação, com um preparo diferente, porém, sabor tão bom quanto, ou até mesmo melhor, a depender dos acompanhamentos com os quais será servido e os temperos utilizados.

De Frango

autor: Lucilia Diniz

É muito comum que um prato se torne enjoativo, quando nós o preparamos da mesma forma constantemente, e esse é o maior problema quando o assunto é alimentação de qualidade, afinal, muitos têm a ideia de que pratos saudáveis são limitados. Que tal experimenta uma deliciosa terrine de frango?

Bem, aqui você mudará completamente de ideia, porque o clássico peito de frango ou filé de frango se tornou uma terrine de frango, ganhando uma nova repaginada e se tornando um prato requintado, porém, rico em sabor e de preparo tão simples como nuca antes visto!

Para ter uma receita ainda melhor, capriche nos temperos que preferir.

De Legumes

autor: Lucilia Diniz

Todos os pais sabem como é difícil fazer as crianças comerem alimentos saudáveis, principalmente quando começam a sair de casa e ter acesso a alimentos processados e cheios de aditivos que tornam o sabor artificial e palatável para elas.

Essa sugestão é justamente para contornar essa situação, pois a apresentação dos legumes de uma forma diferente é exatamente o que se precisa para que os pequenos se sintam estimulado a consumir tudo aquilo que é saudável.

De Vegano

autor: Catharina Choi

Mesmo nas versões sem proteína animal, é comum que essa receita use gelatina no seu preparo, o que não a torna adequada para o público vegetariano e vegano, afinal, esse produto tem origem animal.

Pensando nisso, bem como no aumento crescente desse público, nada melhor do que mostra que você pode fazer uma terrine vegana, deliciosa e simples para que todos sejam abarcados definitivamente pelo prato que antes era restrito à nobreza!

Caprese

autor: Maristela Furtado Coelho

Dentre os sabores clássicos da salada, não poderia deixar de ser mencionada a tão querida, e refinada, salada caprese, tão leve e deliciosa que sua fama é completamente compreensível.

Aqui, o requinte está num dos maiores níveis possível, e tenho certeza de que se você está pensando num prato para levar a um jantar ou celebração e causar aquela impressão, esse é o prato ideal para tal situação. Basta seguir o passo a passo do vídeo e comprovar.

De Berinjela

autor: Catharina Choi

Quem ama legumes com certeza não pode deixar de experimentar essa deliciosa versão, que une o refrescor do alimento fresco com a textura cremosa característica da terrine.

A aparência dessa receita com certeza vaia trair diversos olhares, afinal, as fatias de berinjela fazendo uma rede por cima da terrine é algo digno de livros de culinária, porém, com a praticidade das receitas para iniciantes.

De Frutas Vermelhas

autor: SweetSalgado

As pessoas que comem primeiro com os olhos sabem a importância que as cores têm para um prato ser gostoso além da própria questão do paladar.

Pensando nisso, nada melhor do que trazer uma receita com ingredientes com cores tão impactantes quanto as frutas vermelhas, que têm o tom envolvente e forte, responsável por despertar o paladar. Ah! Mas nem precisa se preocupar, porque o sabor também é garantido aqui, então pode embarcar sem medo.

De Camarão

autor: Receitinhas

Os amantes dos peixes e frutos do mar sabem como o sabor deles é delicioso, porém também é delicado, de modo que é crucial que os ingredientes que os acompanham seja leves, pois é possível que eles roubem o seu sabor.

Por isso mesmo, para fazer uma comida incrível sem se preocupar com o que pode ser usado com ele, trouxemos aqui a receita no ponto certo para usar o rei dos mares sem que ele se perca nos demais elementos do prato, e tenha seu protagonismo garantido.

De Alho-Poró

autor: TV Correio

Quem conhece de culinária sabe que o alho-poró é um dos ingredientes mais utilizados nos pratos com aspecto refinado, então, por que não o botar no prato dessa seleção?

Esse vegetal tornou-se muito comum, por ter um sabor suave com toque picante, marcante quando o assunto são alimentos como alho e cebola, que o faz perfeito para complementar sabores de pratos tradicionalmente leves, porém dando o sabor tão desejado.

De Maracujá

autor: Segredos do Chef

Para finalizar essa lista mais do que especial, é indispensável mencionar um doce com a fruta mais incrível quando assunto é doce equilibrado.

A acidez do maracujá é o suficiente para não provocar o travor no paladar, porém, detém força o suficiente para que o sabor tenha personalidade, e justamente por isso é a fruta que agarrada gregos e troianos. E como bônus, a cor amarela vibrante, que causa o impacto visual e desperta a curiosidade.

Depois de tudo isso, dá para entender o porquê da nobreza sempre consumia esse prato, certo? Então essa é a sua oportunidade de sentir-se na realeza europeia, logo, minha sugestão é que você prove de todas as receitas acima um pouco, para experienciar a sensação de nobreza por mais tempo!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.