Receita de Uramaki Sushi + Versões para você se sentir no Japão

Chegou a hora de aprender como fazer sushi e se deliciar com diversas opções de dar água na boca
Publicado em Outras Receitas
Receita de Uramaki Sushi + Versões para você se sentir no Japão Photology1971 / Shutterstock.com

Que a culinária japonesa se popularizou no Brasil, isso ninguém mais tem dúvidas. Mas você conhece bem todos as variações de sushis? São tantas que dá até para se perder né?

Hoje vamos falar do mais pedido em todos os restaurantes: uramaki de salmão.

Quer aprender um pouco de uma das culinárias mais incríveis que existe? Então anote a receita de uramaki sushi e se jogue na gastronomia oriental.

poste no pinterest esta imagem de receita de sushi uramaki

(favorito) Receita de Uramaki Sushi de Salmão: Saiba Como Fazer

Rendimento
8 peças
Preparação
45 minutos
Dificuldade
Fácil
 
Ingredientes

Do arroz

  • 4 xícaras de Arroz para Sushi
  • 1 medida de vinagre de arroz (170 ml)
  • 1/2 medida de açúcar (80 g)
  • 1/2 medida de mirin (80 ml)
  • 4 colheres de chá (rasas) de sal
  • 1 pedaço de alga kombu

Demais Itens

  • Salmão
  • Cream Cheese
  • Gergelim

Modo de preparo

Do Arroz:

  • Lave bem o arroz;

  • Cozinhe somente com água;

  • Depois tempere com: 1 medida de vinagre de arroz (170 ml), 1/2 medida de açúcar (80 g), 1/2 medida de mirin (80 ml), 4 colheres de chá (rasas) de sal, 1 pedaço de alga kombu

Do uramaki:

  • Corte o salmão tirando a pele;

  • Abra a alga na esteira. É importante deixar o lado áspero para cima;

  • Espalhe arroz por toda a alga;

  • Por cima, salpique gergelim torrado e moído;

  • Vire a alga deixando o arroz para baixo;

  • Recheie com o cream cheese e tiras de salmão e enrole;

  • Corte até obter 8 peças.

Anotou tudo? Continue com a gente e confira outras 15 deliciosas receitas de uramaki que listamos para você

Salmão Maçaricado

Muita gente gosta de comer japonês mas não consegue saborear as peças cruas. Este prato é perfeito pois o peixe maçaricado vai deixar a textura do sushi deliciosa.

Abra o arroz sobre a alga, vire, coloque os pedaços de salmão e enrole. Neste caso, a alga ficará por dentro do arroz. Para cortar é importante o uso de uma faca de lâmina longa, fina e bem afiada.

Salmão Especial

Nesta receita especial, usamos o salmão, skin e o avocado, mas você pode deixar a imaginação fluir e usar outros ingredientes como outros tipos de peixes e frutos do mar, por exemplo.

Faça o skin bem crocante e depois triture para formar uma farofinha. O preparo é simples: Na alga aberta, espalhe o arroz.

Vire o nori e coloque os pedaços de avocado, salmão e o skin e enrole. Por fim, corte em quatro formando oito peças e sirva.

Skin

Você sabia que o sushi começou a ter a forma atual em Osaka, no Japão, quando frutos do mar e arroz começaram a ser prensados utilizando-se uma esteira de bambu?

O skin é a pele do salmão frita e é importante que seja servida sempre crocante. Além disso, essa receita é uma ótima oportunidade de aproveitar a pele que sobrou de outros sushis.

Califórnia

O uramaki califórnia é uma das receitas mais populares em todo o mundo pelo seu sabor, frescor e praticidade. A combinação de manga, kani e pepino agrada muitos paladares.

O modo de preparo é muito simples: abra a esteira para começar a montagem. Coloque o nori com o lado áspero para cima e em seguida, espalhe arroz.

Vire, de maneira que o arroz fique para baixo, coloque o recheio e é só enrolar. Por fim, corte o rolo em quatro formando oito pedaços e está pronto o seu prato.

Kani

Você sabe o que é kani, essa carninha com gosto de peixe, presente em tantas receitas?

O kani kama nada mais é do que carne de caranguejo ou, pelo menos, parte dela misturada a peixes.

Para preparar, abra o arroz na alga, vire e coloque o recheio de kani. É possível enrolar o sushi em forma quadrada ou redonda. O importante mesmo é que as peças tenham sempre o mesmo tamanho.

Camarão

Para começar, escolha camarões frescos e sem casca. Tempere com sal, fio de azeite, uma colher de óleo de gergelim, açafrão e páprica picante. Frite em uma frigideira grande.

Para pegar o arroz, molhe a mão em água filtrada e coloque sobre nori. Vire e coloque o creme cheese e o camarão bem ao meio para o recheio ficar centralizado. Enrole, corte e sirva com molho tare e gergelim.

Atum

Aqui vai uma curiosidade a respeito desse peixe tão desejado. O atum azul é um dos tipos de peixes mais caros que existe.

Em 2013, um atum de quase 230 kg foi vendido a quase 2 milhões de dólares no mercado de peixes, em Tókio. Já imaginou um prato feito com fatias dessa peça? Seria sensacional!

Morango com Nutella

Para você que gosta de inovar, preste atenção neste preparo super simples de sushi doce. Uma das receitas mais amadas pelos jovens, a combinação morango com nutella agora entra em cena na culinária oriental.

É só montar as peças com o morango picado, cortá-las e depois jogar muita, muita nutella por cima do arroz. É de comer rezando.

Rainbow

Essas receitas de uramakis ficam com um colorido incrível e vão ficar lindas na sua mesa.O degradê de cores fica por conta dos peixes que são colocados sobre o rolinho já recheado.

Aqui o sushiman usou salmão, skin, atum e camarão. Todas as peças cortadas em tamanhos iguais para decorar nossa iguaria.

Atum com maionese de akasu

O ponto alto desta receita é a maionese de akasu. Quer aprender a fazer? Vamos lá: óleo de gergelim, ovos, akasu ( vinagre de arroz envelhecido), e o caldo dashi.

Bata no liquidificador os ovos, um fio de óleo de gergelim, uma colherzinha de dashi, duas de akasu. Bata tudo e vá jogando o óleo de girassol para pegar consistência e pronto.

É só regar o uaramaki e se deliciar.

Abacate

Mais uma receita para fugir do comum: uramaki filadélfia coberto por tiras de abacate, finalizado com cebola roxa e molho ponzu.

Você sabia que nos EUA o uso do abacate nas receitas japonesas é algo bem comum? Aqui no Brasil, esse costume está só começando mas já agrada o paladar de muita gente. Confira.

Crispy Ebi

Para este prato vamos precisar do sudarê (esteira), arroz japonês, nori, salmão, camarão empanado e frito, molho ponzu, cream cheese e manteiga clarificada.

O toque final fica por conta do crispy de alho-poró salpicado por cima do rolinho já pronto e finalizado com o salmão maçaricado e molho ponzo.

Ebiten especial

Camarão empanado + maçã verde + farofinha + molho cremoso de pimenta = perfeição à mesa.

Essa, aliás, é a principal característica da culinária oriental, ser saborosa e bonita ao mesmo tempo. Comida japonesa tem que encher os olhos, te dar vontade de comer.

Por isso, aprenda já esta receita e arrase na preparação.

Mignon

Achou que na culinária oriental não haveria carnes de boi? Se enganou. Se você gosta de sushi mais exótico, vai curtir essa receita. Então vamos lá.

Para rechear, coloque um aspargo, fatias de queijo e o camarão. Depois de enrolado, coloque fatias cruas de filé mignon por cima, corte e é só maçaricar as peças e servir.

Tuna spicy

 Esse sushi de nome complicado nada mais é do que atum apimentado.

Os ingredientes para o recheio são: atum fresco, pimenta sriracha, gergelim torrado, hondashi, maionese e cebolete.

O modo de preparo é muito simples: Abra a folha de nori e coloque o arroz. Não esqueça de virar para o que arroz fique por baixo. É só colocar o recheio, enrola e cortar.

Seja de receita tradicional ou inovadora, a verdade é que, nós, brasileiros, já caímos nas graças da culinária oriental. Então, não perca tempo e aprenda de uma vez por todas a preparar essa iguaria. Com toda a certeza, você vai agradar e surpreender seus convidados. Kanpai!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.