19 Receitas Com Shimeji Que Trarão Requinte e Saúde à Sua Mesa

  • Com essa seleção imperdível você nunca mais ficará em dúvida sobre como preparar cogumelos.
Publicado em Outras Receitas
19 Receitas Com Shimeji Que Trarão Requinte e Saúde à Sua Mesa Anna Shepulova / Shutterstock.com

Nativo do oriente asiático e norte europeu, o shimeji é um cogumelo comestível muito apreciado por seu sabor e textura macia e delicada. Os japoneses o consideram o melhor entre os cogumelos, utilizando-o em diversos pratos de sua culinária típica.

No Brasil os cogumelos vêm ganhando cada vez mais espaço à mesa, apesar de ainda serem pouco consumidos. Se você é um adepto dos cogumelos, vai gostar demais das sugestões deliciosas de receitas com shimeji que separamos para você. Não perca!

Anúncio
Continue lendo abaixo
poste no pinterest esta imagem de receitas com shimeji

Encante-se com essas maravilhosas Receitas Com Shimeji: Saiba Como Fazer

Na manteiga

Esta é uma receita com shimeji das mais básicas. Uma forma muito simples e rápida de se preparar um delicioso cogumelo.

Para esta receita você precisará de poucos ingredientes: shimeji, manteiga, saquê mirim, algumas colheres de água e shoyu.

Anúncio
Continue lendo abaixo

O preparo é simples: refogue o shimeji na manteiga até diminuir um pouco de volume. Acrescente o saquê e deixe evaporar. Junte a isso a mistura de saquê e água e deixe refogar por cerca de 5 minutos. Sirva coberto com cebolinha fresca bem picadinha.

Risoto

Fazer esse risoto de cogumelo shimeji vai tornar seu dia melhor, com certeza. Esta versão é vegana, então já abraça dois grupos. Separe aí: 1 xícara de arroz arbóreo, 1/2 cebola picada, 5cm de talo de alho poró picado, 1 colher (sopa) de azeite ou manteiga, 1/4 de xícara de vinho branco seco e sala gosto.

Prepare o caldo de legumes primeiro, então prepare o creme de castanhas e depois o shimeji, em uma frigideira. Refogue a cebola, adicione o alho poró, e depois adicione o arroz.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Acrescente o vinho branco e siga alternando com o caldo de legumes seguindo a forma de preparo de um bom risoto.

Com Macarrão

Outra combinação perfeita, com modo de preparo super fácil. Separe os raminhos do shimeji. Em outra panela adicione 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina.

Acrescente o alho e refogue bem. Adicione o shimeji e deixe murchar um pouco. Coloque 2 colheres (sopa) de shoyu para temperar e, se sentir necessidade, acrescente 1 colher (café) de sal.

Cozinhe o macarrão com água - não precisa de sal nem óleo de soja. Adicione cebolinha verde e salsinha ao shimeji e então misture com o macarrão já pronto. Essa receita vai ficar incrível!

Com shitake

Dicas excelentes para preparar shimeji e shitake para você que ainda não sabe muito bem como fazer. Praticamente a receita do bolo.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Não há necessidade de lavar cogumelos, basta limpá-lo a seco, com um guardanapo de papel. Sempre prepare em fogo médio, se você não quer correr o risco de queimar.

E molho de soja (shoyu) combina muito com esse tipo de preparação, bem como peixes e frutos do mar.

Hamburguer

Uma daquelas receitas para quem é vegetariano / vegano ou gosta muito de cogumelos.

Fica muito bom! Anote os ingredientes: shimeji, sal, algumas colheres (sopa) de cebolinha picada, farinha de trigo, farinha de rosca, óleo / azeite, shoyu e alho.

Para fazer basta aquecer uma panela, colocar óleo e refogar o alho. Acrescente o shimeji e mexa bem. Acrescente o shoyu, para temperar. Mexa até secar. Processe o shimeji e acrescente as farinhas e a cebolinha.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Modele os hambúrgueres, leve ao freezer para ficar mais firme, depois frite e monte seu sanduíche!

Escondidinho

Escondidinho é uma receita clássica. É o tipo que, por mais que você não tenha experiência, se sente confortável para tentar. Cozinhe as batatas sem casca e picadas.

Em uma frigideira derreta a manteiga e então junte o shimeji com o shoyu e a cebolinha.

Faça um purê com a batata. Cubra o fundo de um refratário com o shimeji e cubra com a batata. Se você não for vegano, esse prato pode ser coberto com queijo. Leve ao forno por alguns minutos.

No Arroz

Se você quer deixar sua receita mais nutritiva, usar shimeji para isso pode ser uma opção interessante.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Ele está presente nas melhores receitas fit, por isso é muito visado por quem busca opções mais saudáveis de vez em quando.

Para prepará-lo refogue por alguns minutos ou até dar uma murchada. Tempere e acrescente aos alimentos como o arroz neste caso.

Você também pode usar outros tipos de cogumelos para melhorar suas receitas ainda mais.

Na pizza

Para dar tudo o que você precisa nas mãos, aqui você tem inclusive essa receita de massa da pizza, feita com cerveja. Passo a passo completo no vídeo. 

Ao fazer shimeji, sempre refogue-o, mexa por alguns minutos até amaciar. Para isso aqueça bem a frigideira, coloque a manteiga para derreter e depois de pronto e temperado retire do fogo e use.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Torta

Se torta já é gostoso, imagina essa versão com cream cheese? Você vai amar! Não é uma receita para o dia a dia por ter várias etapas, mas você vai querer fazer sempre.

Prepare o recheio de shimeji fresco colocando-o numa panela de paredes mais altas com um pouquinho de água.

Tempere com uma ou duas colheres (sopa) de molho shoyu até praticamente secar a água. Adicione a cebolinha verde picada e o cream cheese.

Com frango

Mais uma receita deliciosa e simples para o seu dia a dia. Refogue a cebola com sal e pimenta e junte o alho. Acrescente o shimeji, 1 colher (sopa) de azeite para não secar demais. Adicione shoyu, cebolinha, shoyu e limão.

Depois de pronto, sirva imediatamente. O óleo de gergelim é opcional, mas vai muito bem com esse prato.

Molho

Aqui temos uma deliciosa receita de molho de cogumelo, que pode deixar qualquer prato que leve molho muito mais gostoso.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Esse tipo de molho vai bem com macarrão, risoto, carnes e qualquer tipo de receita que peça molho como acompanhamento.

Risoto com shitake

Dois cogumelos que combinam muito bem e formam a dupla perfeita em diversas preparações culinárias. Como todo bom risoto, há pequenos segredinhos - nem tão secretos assim.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Alguns segredos são: caprichar no caldo, seja de frango, carne ou legumes. Também escolha um bom arroz e dedique tempo especial ao preparo do que vai saborizá-lo (neste caso, os cogumelos). Seu prato ficará incrível!

Bruschetta

Bruschetta é uma entradinha incrível. Aqui temos algumas deliciosas variações para estre prato tão rápido de fazer quanto delicioso.

A escolha do pão faz toda diferença no resultado final. Sempre prepare os pães antes, passando alho em todos os lados do pão, a fim de aromatizá-lo. É sucesso!

Lasanha

Um prato principal desses bicho... A lasanha é a preferida de muita gente. E a variedade de recheios é enorme! Esta versão com cogumelos fica simplesmente divina.

Acompanhe com arroz branco e uma saladinha e você não vai precisar de mais nada para uma refeição completa. Está mais "fit"? Foca na lasanha e na salada.

Quiche

A quiche fica muito bem tanto num lanchinho simples quanto num almoço mais elaborado. Feita com massa podre e um incrível recheio de cogumelos.

Nesta versão há vários tipos de cogumelos, mas você pode optar por apenas um, sem problemas. Não esqueça de escolher um bom queijo para a cobertura e asse para dourar bem.

Acompanhando salmão

Cogumelos e peixes formam uma excelente combinação entre si. O peixe usado nesta receita é o salmão, mas há dicas pra você utilizar outros peixes também.

Mais uma receita feita com um mix de cogumelos (shimeji, shitake e paris), mas que pode ser feito com um, tipo apenas.

Na manteiga e alho

Shimeji, manteiga e alho. Pronto em 5 minutos, qualquer um é capaz de fazer. Um acompanhamento muito saboroso para vários tipos de pratos.

Qualquer versão de cogumelo pode ser utilizada. É importante reforçar que não é preciso lavar o cogumelo, pois ele absorve muita água e perde totalmente o sabor.

Dica: um pouco de creme de leite pode dar um toque especial!

Com carne

Uma carninha que não é só uma carninha, pois o cogumelo veio para deixar esta receita ainda mais rica e saborosa. Além do mais, super nutritiva.

A carne usada nesta preparação é o patinho, porém qualquer carne pode ser utilizada, desde que seja ideal para este tipo de preparação. 

Omelete

Receita de omelete rapidíssima, para iniciantes. Uma forma diferente de preparar tanto os ovos quanto os cogumelos.

Perfeita para o desjejum e mesmo o almoço. Um prato nutritivo e delicioso.


Reunimos aqui diversas receitas saborosas e com um passo a passo mais bacana que o outro.

Nossa intenção é te deixar com a cabeça fervilhando de ideias para sua próxima refeição. E, se você nunca preparou shimeji, agora já deve ter aprendido, não é mesmo? Bom apetite pra você!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.