Incrível Receita com Gergelim & Outras Opções Muito Deliciosas

  • A tahine é um ótimo acompanhamento para refeições leves, e também é a melho maneira de trazer o gergelim para o seu dia a dia
Publicado em Outras Receitas
Incrível Receita com Gergelim & Outras Opções Muito Deliciosas matka_Wariatka / Shutterstock.com

Precisamos parar de encarar o gergelim como uma decoração para pães, bolos e biscoitos, pois ele é muito mais que isso! Essa sementinha original do oriente é rica em nutrientes, pode trazer benefícios incalculáveis para a saúde e bem-estar, além de ser uma aliada poderosa para o emagrecimento quando inserida em uma dieta balanceada.

Pensando nisso, e para te ajudar a descobrir todo o potencial que existe na semente, trouxemos essa receita com gergelim que você precisa experimentar!

Anúncio
Continue lendo abaixo

A seguir, veja outros pratos com gergelim que vão dar água na boca.

Também conhecida como tahine, a pasta de gergelim é um prato árabe que pode ser consumido como acompanhamento de diversos alimentos, como pães, doces, e até mesmo saladas!

poste no pinterest esta imagem de receita de gergelim

Nossa Receita Com Gergelim Favorita: Creme de Gergelim, ou Tahine Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Rendimento
1 porção
Preparação
25 minutos
Dificuldade
Fácil
Imprimir
 
Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de gergelim
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
  • 1 colher (sopa) de sal

Modo de preparo

Anúncio
Continue lendo abaixo
  • Em um processador despeje o gergelim, o sal e óleo de coco. Preferencialmente use o óleo de coco refinado para não passar sabores indesejados para o Tahine.

  • Bata os ingredientes no processador até que as sementes soltem seu próprio óleo, o que pode levar algum tempo, tenha o máximo de paciência.

  • Quando a mistura atingir uma consistência pastosa, desligue seu processador e aproveite sua deliciosa tahine.

A seguir outras 14 maneiras de incluir o gergelim em sua rotina!

No leite

Uma ótima opção para quem não consome produtos de origem animal, e deseja variar o cardápio, é trocar o leite de soja pelo leite de gergelim. O leite vegetal de gergelim possui uma quantidade maior de sódio, magnésio e ferro que o leite comum, além disso, ele não contém gorduras saturadas.

Anúncio
Continue lendo abaixo

O modo de preparo para o leite é simples e precisaremos de apenas de 1 xícara de gergelim integral com casca e água. Vale ressaltar que para colher todos os seus benefícios, é preferível utilizar gergelim germinado.

No óleo

Quer utilizar óleo de gergelim mais não sabe onde encontrar? Sem problemas! É possível produzir seu próprio óleo e aproveitar os sabores da Ásia, a saúde e bem-estar proporcionados pelo consumo dessa semente agora mesmo.

Nesse preparo simples utilizaremos apenas, 200 ml de óleo vegetal e 1 xícara de semente de gergelim cru (branco ou preto) ou torrado.

No sorvete

Há algum tempo o sorvete preto foi uma febre, todos queriam provar essa delícia gelada, porém, poucos sabem que o principal ingrediente para esse prato são as sementes de gergelim preto.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Apesar de inicialmente pouco atraente, o sorvete de gergelim é extremamente saudável e carrega todos os benefícios para a saúde que encontrados na semente convencional. Se você gostou da nossa primeira opção de receita, esse provavelmente irá agradar, já que o sabor do sorvete lembra uma tahine suave.

Em palitos

Quer ter uma alimentação saudável, porém tem dificuldades em abrir mão daquela boa xícara de café com biscoitos? Então essa receita é para você! Esse biscoito de gergelim é de fácil preparo e você não levará mais do que 30 minutos para poder saboreá-los.

Nessa receita iremos utilizar 1 colher de sopa de gergelim de cada tipo para dar um aspecto mais interessante, caso deseje potencializar a tabela nutricional, basta adicionar semente de linhaça a receita.

Na ricota

Para quem resolver fazer leite com gergelim essa é a melhor opção, pois além de utilizar os resíduos da semente, podemos aproveitar todas as propriedades nutricionais do gergelim!

Anúncio
Continue lendo abaixo

A receita em si é simples, e utilizaremos apenas os resíduos do leite e temperos, sal, suco de um limão e os temperos que desejar.

Com ervilha-torta

Se você gosta de ervilha provavelmente vai adorar essa receita, pois ela une todos os benefícios da ervilha e vagem aos do gergelim.

Para essa receita vamos usar ervilha-torta, duas colheres (chá) de azeite de oliva, alho e cebola picados, uma colher de sopa de gergelim torrado e sal a gosto. O modo de preparo também não é complexo e utilizaremos apenas uma frigideira.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com frango

Esse prato tem um pé na cozinha oriental, por isso seus sabores são pronunciados e marcantes, perfeito surpreender quem amamos!

Você não deverá sofrer para fazer essa receita, pois de oferecer um preparo simples e rápido, todos os ingredientes podem ser encontrados com facilidade. Se desejar sabores mais acentuados, utilize azeite de oliva em vez de óleo de soja.

Com salmão

Ainda para os amantes de comida oriental, essa é outra opção maravilhosa, pois esse prato irá unir todas as vitaminas e minerais do gergelim com o ômega-3 do salmão, sendo inclusive um dos nutrientes fundamentais para manutenção do cérebro.

Os processos dessa receita são um pouco mais elaborados, e talvez leve um pouco mais de tempo para terminar, mas posso afirmar que o resultado certamente será recompensador e surpreendente.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com carne bovina

Não tem como fugir, a carne vermelha sempre será a favorita dos brasileiros, por isso resolvemos trazer uma alternativa de peso para os que não se interessam em tofu e carnes brancas.

A corte utilizado nessa receita é magro, macio e saboroso, pois é retirado do miolo da alcatra, porém a carne pode ser substituída por qualquer outra facilmente. Para fazer a crosta de gergelim utilize dois tipos, pois isso trará mais beleza ao resultado final.

Com Tofu

Considerada ótima opção para substituir a carne, o tofu é uma espécie de queijo produzido a partir do leite de soja.

Por ser rico em proteínas o tofu é um aliado no ganho de massa muscular, aliado ao gergelim ele irá funcionar como um incrível facilitador do corpo dos sonhos.

Anúncio
Continue lendo abaixo

No bolo

Muito simples de fazer, e com um sabor delicioso, essa receita é uma opção fit e vegana para café da manhã ou lanche da tarde da criançada.

Esse bolo também é ótimo para dietas, pois possui ingredientes que são ricos em fibras e elimina totalmente a farinha, uma das maiores vilãs quando queremos perder peso.

Anúncio
Continue lendo abaixo

No tempero

O gersal é um tipo de tempero macrobiótico. Geralmente essa misturinha é indicada para quem precisa controlar a pressão arterial, reduzindo o consumo de sal.

Em sua composição o gersal contém uma pequena quantia de sal, e uma quantidade maior de gergelim que potencializa o sabor do sal, dando a sensação de que a comida está salgada, mesmo sem estar.

Em bolinho

Bolinhos de gergelim são delicias doces para os que gostam de provar coisas novas. Tradicionalmente japonês, os bolinhos dessa receita devem ser feitos com arroz glutinoso, aquele que é meio grudento, e recheado com anko, um doce de feijão.

Com acelga

Se está com tempo reduzido e precisa fazer uma refeição rápida, esse prato cai como luva, pois ele pode funcionar como acompanhamento ou prato principal. Para executa-lo iremos precisar de acelgas, alho a gosto, 2 colheres de gergelim branco torrado, 3 colheres de sopa de óleo e shoyu.

Quando tiver seus ingredientes a mão, basta jogar refogar tudo em uma panela em fogo baixo.

Aliada a uma alimentação balanceada a semente de gergelim pode trazer incontáveis benesses para o organismo e seu bem estar, tudo isso sem dietas malucas e sem abrir mão de sabor! Abra sua mente e inclua esse remédio natural em seu dia a dia agora mesmo.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.