Incrível Receita de Sashimi + Algumas Opções Fantásticas Para Inovar na Cozinha

Todos sabem que na hora de fazer um prato composto por peixe, seja ele qual for, a principal dificuldade encontrada é uma forma rápida e simples de prepará-lo.
Publicado em Outras Receitas
Incrível Receita de Sashimi + Algumas Opções Fantásticas Para Inovar na Cozinha EOL Studios / Shutterstock.com

Por isso, para exterminar esse entrave de uma vez por todas trouxemos esta receita com o passo a passo perfeito para arrasar no sabor e composição do seu prato!

Para te deixar com água na boca, selecionamos a melhor receita de sashimi que você já conheceu!

Depois dessa, separamos mais uma lista com receitas deliciosas para que você possa treinar bastante!

poste no pinterest esta imagem de receita de sashimi

Receita de Sashimi de Salmão Simples e Fácil: Como Fazer

Rendimento
4 porções
Preparação
20 minutos
Dificuldade
Fácil
 
Ingredientes
  • 1 Filé de salmão sem espinhos
  • Wasabi
  • Gengibre

Modo de preparo

Limpeza e cortes:

  • Para preparar o sashimi de salmão, separe uma faca bem afiada, uma tábua para cortar, um paninho para a limpeza da tábua e uma bandeja para separar as partes do filé.

  • Com o salmão em mãos, retire, caso tenha, os espinhos com uma pinça.

  • Realize os cortes necessários: na cauda, no lombo médio e na linha branca do peixe. A cauda pode ser usada para pastas com maionese ou patês. A retirada do lombo médio deve ser feita medindo um palmo da ponta (onde a cauda ficava).

  • Agora, corte em cima da linha branca central para separar o lombo alto, região com pouca gordura, da barriga, com muita gordura.

  • Por último, armazene a cauda, o lombo médio e a barriga na geladeira para fins posteriores, pois, usaremos somente o lombo alto nesta receita.

  • Nunca deixe que a carne entre em contato com a tábua, mas, sim, deixe sempre a pele voltada para baixo.

  • Para remover a pele, use uma faca para o primeiro corte e vá descolando com o dedo indicador a gordura da carne, facilitando o trabalho.

  • Para limpá-lo, basta tirar o excesso de gordura e separar as partes irregulares, tornando essa parte a mais assertiva quanto for possível. Retire a parte fibrosa do alto do peixe e as marcas escuras que o envolvem. Tirando essa parte escura do músculo, os pedaços cortados podem ser aproveitados da forma que preferir. Limpe a sua tábua e a faca.

Montagem:

  • Corte o salmão em pedaços de espessura igual ou pouco menor que 1 cm. Para deixá-los perfeitos, encoste a mão na lateral do salmão e empurre, ao final de cada corte, o pedaço para frente, de modo a não deixar rebarbas. Feito isso, reserve-os em uma vasilha.

  • Para servir, coloque rodelas de pepino em um prato, bem como os pedaços de salmão.

  • Para o acompanhamento, use gengibre e wasabi no realce do sabor. Caso não sejam do seu agrado, outros especiais sugeridos são: molho shoyu, arroz branco, salada de cenoura, folhas e raspas de limão.

Terminada a preparação, basta degustar essa delícia. Bom apetite!

Abaixo, você encontrará 18 outras receitas valiosas feitas com sashimi, desde o usual salmão até a famosa lula. Confira:

Sashimi de tilápia

Essa é uma ótima receita para quem gosta da queridinha dos brasileiros: a tilápia.

Além de ser uma carne macia e saudável, a tilápia apresenta sabor leve e que combina com diversos acompanhamentos, dentre eles o limão, a cebola, o shoyu e a alface.

Sendo assim, veja mais sobre seu modo de fazer, excelente para quem ama comida japonesa.

Sashimi de atum

Para saber como preparar uma apresentação bonita e, principalmente, saborosa com o atum, é necessário um bom conhecimento sobre como cortá-lo.

Porém, não se preocupe, pois, nesse vídeo, tudo é mostrado com detalhes, resultando em um prato digno de restaurantes chiques!

Sashimi de peixe branco

Considerados os mais usados para fazer sashimi, os chamados “peixes brancos” são muito procurados pelas baixas quantidades de gorduras e suavidade.

Sendo preparado da maneira certa, como a ensinada no vídeo, um peixe branco apresenta frescor e diferença de sabor em relação aos demais.

Sashimi de polvo

As dicas para arrasar no seu prato são: molho de azeitona cremoso, perfeito para acompanhar o polvo, uma forma profissional de montar uma decoração de sucesso e a reprodução do corte desse animal feito em restaurantes.

Aprendendo a cortar o polvo da maneira correta, sua receita vai progredir muito!

Sashimi maçaricado

Se você procura inovar na cozinha ou surpreender em um encontro de amigos, esta receita, que utiliza um maçarico para tostar o peixe, se encaixa muito bem.

Após conferir o vídeo, verá como é fácil fazer uso desse acessório e quão agradável é o resultado.

Sashimi trufado

Sashimi trufado é a nova sensação do momento. Além de muito bonito, ele apresenta diversas formas de preparo. Por isso, selecionamos uma dentre as melhores: salmão com azeite trufado, limão siciliano e flor de sal.

Esteja avisado, desde já, que essa receita torna impossível vê-la e não querer provar.

Sashimi de robalo

O sashimi, criação de origem japonesa, tem o seu preparo feito com fatias de peixe cru, sendo estes os mais usados: salmão, robalo, tilápia, atum e anchova negra. O robalo, em especial, é um grande atrativo por possuir maciez e suavidade.

Além disso, como a maior parte das pessoas sabem, a decoração é parte essencial dessa iguaria, sendo os acompanhamentos, como o tsuma - feito com verduras, frutos do mar e flores comestíveis, potentes diferenciais estéticos e gustativos.

Sashimi caipira

Diferente de tudo o que você já viu, essa receita de peixe fatiado à moda caipira, super temperada, é fácil de fazer e muito atrativa aos olhos. O principal ingrediente utilizado é o filé de tilápia, sendo os demais: cebola roxa em tiras, acelga ou repolho, gengibre em pedaços e limão.

Para finalizar, as cebolas e o gengibre vão por cima e adiciona-se shoyu.

Sashimi de peixe prego

O peixe prego está entre as carnes brancas mais apreciadas na culinária, principalmente, japonesa. Esse usual ingrediente possui sabor forte e nutrientes indispensáveis no organismo humano, inclusive imunológico.

Vale a pena experimentar, é muito gostoso!

Sashimi grelhado

Se para você fazer peixe cru não é uma boa pedida, aqui está um delicioso salmão em fatias, grelhado na frigideira. Mais fácil do que isso não existe!

Você pode, ao final, usar como acompanhamento um delicioso molho tártaro ou salada de verduras com cebola em rodelas.

Sashimi selado

Essa maravilha se apresenta como uma iguaria japonesa selada ao gergelim. Hoje, preparar uma receita digna de um chef se tornará um exercício simples e concreto por meio dessa receita descomplicada e muito saborosa.

Se você procura por um ótimo molho que acompanhe o seu peixe, seja ele atum ou não, frito, assado, grelhado ou cru, esse vídeo também é para você.

Sashimi com cream cheese

O famoso cream cheese, muito comum nos Estados Unidos, oferece uma gama de opções para o seu uso na culinária, sendo uma delas o acompanhamento de pratos japoneses.

Para adicionar esse primoroso ingrediente são necessários: cebolinha, salsa, cebola, azeite, leite, cream cheese e, é claro, salmão.

Sashimi de haddock

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é o corte correto do haddock. Afinal, ele é feito como na carne? Deve ser feito de qual lado do animal?

Assista ao vídeo para saná-las e confira a próxima dica: coloque um pepino cortado em rodelas e adicione o molho de sua preferência.

Sashimi de salmão marinado

Ideal para quem procura surpreender no almoço de domingo ou busca a melhor opção saudável para não sair da dieta, o salmão marinado pode ser feito com um delicioso creme de abacate e a inusitada salada de arroz.

Com todos os ingredientes orgânicos e usuais, as dicas para o dia a dia presentes nessa receita servirão de grande ajuda para quem cozinha!

Sashimi vegano de coco

Se você não consome carne, nem nada de origem animal, vai amar essa receita vegana. Utilizando rodelas de coco, molho shoyu, gergelim e cebolinha, é possível preparar uma porção com sabor parecidíssimo ao de peixe.

Para agregar mais ainda, há outro modo de montar essa especiaria: alternando rodelas finas de limão com as rodelas de coco.

Sashimi, nigiri e uramaki

O apreciado bolinho de arroz avinagrado, o nigiri, originário da cozinha japonesa, representa um grande sucesso em todo o mundo, inclusive, no Brasil. Para prepará-lo, são necessários: salmão, cortado de forma especial, e arroz. Os acompanhamentos sugeridos para esse prato são: creme de abacate, gengibre, vinagre ou prepará-lo à moda “azeite trufado”.

Nesse vídeo, também é demonstrada a melhor forma de fazer um delicioso uramaki, muito requisitado nos restaurantes japoneses.

Sashimi de lula

Iguaria muito utilizada na culinária japonesa, a lula compõe pratos diversos, seja grelhada, seja cortada em pedaços delicados e saborosos.

Para deixar a decoração agradável aos olhos, faça rolinhos com a lula e a alga nori, colocando o último dentro do primeiro.

Sashimi peixe congelado

Sabe aquele salmão encostado na geladeira e que você não faz a mínima ideia do que fazer com ele? Para resolver o seu problema, aqui está um vídeo ensinando a cortar esse peixe com maestria. Para conseguir um prato ainda mais atrativo, experimente consumi-lo com arroz, fatias finas de nabo, cenoura picada, rodelas de limão, molho shoyu, mexerica ou um delicioso molho agridoce.

Tais acompanhamentos proporcionam ainda mais sabor e diversificação em sua receita.

Chegamos ao fim dessa lista recheada de boas receitas de sashimi. Espero ter contribuído para a sua degustação desta iguaria que possibilita, como já visto, diversas maneiras de preparo e montagem. Aproveite e bom apetite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.