Receita com Rúcula Perfeita + Alternativas Para Aproveitar o Melhor Dessa Verdura

  • Conheça uma variedade de opções incríveis que trarão mais variedade à sua mesa.
Publicado em Outras Receitas
Receita com Rúcula Perfeita + Alternativas Para Aproveitar o Melhor Dessa Verdura Nataliya Arzamasova / Shutterstock.com

A rúcula é uma hortaliça muito comum e das mais consumidas no território brasileiro. A eruca sativa (nome científico) é fonte de cálcio e vitaminas importantes à saúde como A, C e K, além de outros sais minerais essenciais: ferro, fósforo, magnésio e potássio. Não podemos esquecer das fibras!

Da mesma família da couve, e de sabor picante e forte, ela está presente nos mais diversos tipos de receitas, desde uma saladinha básica até produções mais rebuscadas.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Para aproveitar ao máximo essa hortaliça, separamos uma das receitas com rúcula mais clássicas e gostosas que encontramos.

Após a receita, confira mais 10 outras ideias para preparar sua verdinha!

poste no pinterest esta imagem de receita com rucula

Receitas com Rúcula: Pizza de frigideira com rúcula e tomate, saiba como fazer

Rendimento
1 pizza
Preparação
20 minutos
Dificuldade
Fácil
Imprimir
Ingredientes

Massa:

Anúncio
Continue lendo abaixo
  • 60ml de água
  • 40g de farinha de amaranto
  • 60g de farinha de aveia
  • 1 colher (sopa) rasa de azeite de oliva
  • Sal a gosto

Recheio:

  • Molho de tomate
  • Queijo muçarela
  • 1 maço de rúcula
  • Tomate cereja

Modo de Preparo:

  • Em uma vasilha, adicione todos os ingredientes.

  • Misture, até conseguir uma mistura homogênea.

  • Forre sua mesa ou bancada com plástico, para evitar que a massa grude.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • Cubra com plástico e abra com o rolo, até ficar bem fina.

  • Coloque em uma frigideira baixa, como aqueles modelos para fazer tapioca.

  • Deixe no fogo baixo por cerca de 5 minutos, tampada.

  • Vire a massa e deixe mais 5 minutinhos.

  • Cubra com molho de tomate e salpique por cima o queijo, e leve novamente ao fogo baixo, com tampa, até derreter o queijo.

  • Então coloque a rúcula e os tomatinhos com as mãos ou o auxílio de uma colher de sopa. Escolha as quantidades conforme seu gosto.

  • Sirva em seguida, ainda quente e delicie-se!

Dica:
Você pode usar outros recheios como frango, por exemplo, ou mesmo um bom pesto de rúcula. Fica ainda mais gostosa!

Agora veja mais 9 opções de receitas para aproveitar ao máximo sua verdinha!

Receita de rúcula refogada

Refogar as verduras acentua seu gosto, deixando-as bastante saborosas. E a rúcula refogada é uma verdura que fica muito bem nesse tipo de preparação.

Anúncio
Continue lendo abaixo

No entanto, como verduras costumam diminuir bastante de volume, é interessante adicionar outros vegetais à essas saladas quentes, como o milho e o tomate, neste caso. Em uma dieta que prioriza a saúde, essas variações ficam ótimas.

Para fazer essa, acrescente a rúcula aos poucos, pois a princípio ela parece ocupar muito espaço, mas depois murcha.

Salada de rúcula com tomate

Fazer rúcula em saladas assim é moleza. Para preparar saladas de folhas verdes é importante higienizá-las adequadamente por alguns minutos.

Então, a primeira parte do modo de preparo: lave. Para essa receita a rúcula e o tomate combinam bem em uma salada mais simples, ideal para o dia a dia.

Anúncio
Continue lendo abaixo

A simplicidade dos ingredientes: 1 maço de rúcula, tomate e você pode variar com o que quiser. Rúcula, alface, queijinhos de sua preferência.

Tempere com um fio de azeite, sal e pimenta do reino e estará pronta para servir. Cebolas são uma boa opção também, para uma salada ainda mais saborosa.

Saladas cruas, simples assim, são excelentes alimentos para a saúde e bem-estar, pois preservam ao máximo os benefícios dos vegetais usados. Aproveite tudo de bom que a rúcula tem, e sua saúde, depois agradece.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Salada com manga

Outra combinação muito comum e saborosa é a da rúcula com manga. Para essa receita você pode incrementá-la com outros itens se quiser, como alface, queijo prato, pimenta.

Esta saladinha pode ser consumida à vontade, pois a rúcula pode ser muito saborosa! Se quiser, pode usar a rúcula picada ou as folhas de rúcula inteiras.

Esta receita também ensina a fazer um delicioso molho agridoce. Esse molho é bem simples: misture 3 colheres (sopa) de azeite, 1 colher (chá) de molho de alho, shoyu, mel, vinagre e gergelim negro. Molhos assim podem ser usados em diversos outros tipos de salada.

Com macarrão

Sendo ótima para a saúde, a rúcula está inclusive no macarrão. Para quem ama uma massa, essa vem bem a calhar. Essa é a deliciosa versão ao alho e óleo, com bacon e linguiça.

Anúncio
Continue lendo abaixo

A parte do "como fazer" é bem simples, por isso essa ideia é para quem quer algo rapidinho para o almoço. Com um dente de alho ou dois já rola aquele sabor maravilhoso.

Capriche nas formas de apresentação, nos temperos. É sucesso!

No risoto com tomate seco

Se tem uma combinação sem igual, que toda a família gosta, é a da rúcula com o tomate seco. Quem diria que é possível investir na saúde e bem-estar, e além disso reforçar o sistema imunológico de forma tão gostosa?

Lembrando que o ideal para conservar a rúcula fresca por mais tempo é retirá-la do saco plástico, e colocá-la em um recipiente fechado forrado com papel toalha para absorver a umidade.

Na caipirinha

Nem só de seus benefícios para a saúde vive a rúcula. Ela também rende uns bons drinks! Por ser picante, ela combina muito bem com a caipirinha.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Pegue um pouco das folhas, cachaça, calda de açúcar, limão e gelo. Macere o limão, adicione a rúcula bem picada à mão, e macere bem. Agora basta adicionar a calda de açúcar a cachaça, gelo e pronto!

Pesto de rúcula

Uma receita de pesto incrível. Melhor que maionese de rúcula - e olha que é gostosa! Mas para que serve e como usar este molho?

Anúncio
Continue lendo abaixo

É excelente em torradinhas, naquele macarrão rápido, ou mesmo em risotos e saladas em geral. Praticamente uma substituta do molho de tomate.

Nesta receita, as propriedades nutricionais e benefícios da rúcula se unem aos benefícios da castanha de caju, do azeite de oliva e do alho, além de ganhar sabor com o parmesão. Deu água na boca.

Com agrião

O pesto tem diversas variações de folhas e sabores. O que é necessário é manter uma base fixa: uma oleaginosa, azeite extravirgem, uma folha de sabor mais pronunciado e o parmesão.

Você já viu para que serve e como usar na receita acima. Há várias formas de consumo. Além disso, esse combo traz benefícios também à saúde dos olhos, para a digestão, saúde do coração, das artérias.

Use-o para finalizar diversas receitas salgadas e saladas. Fica ótimo para comer com torradinhas ou para acompanhar queijos variados.

Com tomate seco

Rúcula e tomate seco formam uma combinação deliciosa para consumir em uma salada como a dessa receita.

Lave as folhas em água corrente. Escorra o tomate seco e pique o queijo branco. Agora é só misturar! Para dar um "tchan" e para deixar com uma carinha ainda mais rica, um queijinho branco para finalizar é uma ótima pedida!

O ideal é sempre utilizar a rúcula crua em saladas frias. Você pode utilizar outras folhas e tipos de queijo se desejar. Sua imaginação deve ser fonte de criatividade, capriche!

Neste artigo aprendemos mais sobre a rúcula, e tudo sobre seus incríveis benefícios para a saúde.

Trouxemos, da mesma forma, uma variedade bacana de receitas, super variadas - algumas até inusitadas. Esperamos que suas refeições fiquem muito mais verdes!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.