8 Receitas de Ratatouille Simples + Outras Combinações para Variar a Rotina Alimentar da Sua Família

Refeição saudável, barata, fácil de preparar e agrada a toda a família!
8 Receitas de Ratatouille Simples + Outras Combinações para Variar a Rotina Alimentar da Sua Família

Hoje você vai aprender essa incrível Receita de Ratatouille. Embora pareça algo muito diferente, essa receita é feita basicamente de legumes assados, mas não se engane com a simplicidade, pois é uma receita deliciosa! Os benefícios de fazer essa receita são vários, primeiramente por poder ser feito com ingredientes simples e acessíveis.

Além disso, é uma forma de aproveitar os legumes da estação e economizar na despensa, já que você pode usar sua imaginação e montar com os legumes que preferir! Também é uma refeição rica em nutrientes, como vitaminas e fibras que vai te permitir experimentar novos sabores e aromas e ainda pode ser facilmente adaptado para atender a restrições alimentares, como vegetarianas ou sem glúten.

É um prato versátil, que pode ser servido como acompanhamento de arroz ou massas, e pode ser servido até mesmo como prato principal! E depois, ainda te mostraremos outros modos de preparo para você tentar fazer e escolher a que mais te agradar!

Receita de Ratatouille Fácil, Simples e Delicioso: Saiba Como Fazer

Rendimento
1 porção (serve 1 pessoa)
Preparação
50 min
Dificuldade
Médio
Ingredientes
  • ½ xícara de molho de tomate (120ml);
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva (39ml);
  • ½ Berinjela fatiada;
  • ½ abobrinha fatiada;
  • 1 tomate fatiado;
  • 1 cebola fatiada;
  • ½ pimentão amarelo fatiado;
  • Manjericão a gosto;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo

  • Primeiramente despeje o molho de tomate em um refratário (o refratário deve poder ir ao forno);
  • Distribua as folhas de manjericão no molho para dar um toque especial no sabor;
  • Vá adicionando os vegetais, o ideal é que intercale e siga sempre a mesma ordem: por exemplo: berinjela, abobrinha, tomate, cebola, pimentão;
  • Com a montagem finalizada, tempere com sal e pimenta do reino;
  • Adicione mais algumas folhas de manjericão e regue com azeite por cima;
  • Leve ao forno pré-aquecido a 200º e deixe por aproximadamente 35 minutos ou até que todos os legumes estejam completamente cozidos;
  • Retire do forno e sirva.
Dicas importantes:
  • Fatie todos os legumes com a mesma espessura.
  • Se quiser deixar a receita ainda mais gostosa, pode usar molho de tomate caseiro.
  • Use sua criatividade e teste outras variações como com molho branco, por exemplo.

2º. Francesa

Autor: Receitas da Elem

Se você ainda não conhece a culinária francesa, essa é uma ótima oportunidade para experimentar os clássicos franceses e se familiarizar com seus sabores e técnicas. Imagina só servir sua família de um respeitado clássico francês reconhecido pela combinação saborosa de legumes e temperos? Com certeza irá surpreender muito!

Gosto muito de fazer quando recebo convidados em casa e sempre surpreende muito!

3º. Simples

Autor: Receiteria

Caso esteja com pouco tempo, esse é um modo de preparo mais rápido e fácil de preparar o ratatouille, sem sacrificar o sabor. Ótima opção para aqueles dias de correria, quando se quer uma refeição saudável sem gastar muito tempo na cozinha.

Fazer dessa forma vai te permitir experimentar o ratatouille sem investir em ingredientes especiais ou técnicas culinárias avançadas.

Essa forma é muito fácil de fazer. Se está buscando um clássico, porém simplificado, tente fazer dessa forma!

4º. Com Queijo Minas

Autor: Vlogs da Thá

Adicionar queijo minas ao ratatouille ajuda a deixar com a textura cremosa e um sabor adicional. Ótima forma de apresentar o ratatouille de maneira diferente e inovadora, sem mudar a essência. Além disso o queijo combina perfeitamente com o sabor dos legumes, complementando a combinação de temperos.

 Se está preocupada em manter sua alimentação saudável, fique tranquila pois esse tipo de queijo possui baixo teor de gordura. E ainda tem aquela textura macia e que derrete na boca.

A praticidade dessa receita é simplesmente magnífica. Veja o vídeo para aprender!

5º. Com Batatas

Autor: Silvana Tinelli

Adicionar batatas vai deixar a receita com a textura macia e cremosa e pode ser uma opção interessante para quem gosta de experimentar novas receitas e adicionar suas próprias variações. As batatas são um ingrediente versátil e fácil de encontrar, e vai tornar a receita ainda mais acessível.

Além disso, as batatas ainda ajudam a complementar a textura dos legumes, dando mais variedade à refeição. Essa forma é excelente para variar a receita clássica, criando novas combinações de sabores e texturas!

Veja o vídeo para aprender a preparar esta receita incrível!

6º. Na churrasqueira

Autor: FogoSul

Para quem busca uma versão elevada a maior potência possível, precisa experimentar ele feito na churrasqueira. Essa forma permite que os legumes adquiram um sabor defumado e um toque crocante. Excelente forma de apresentar o prato de maneira diferente e surpreendente.

É uma opção perfeita para aquele dia de sol, quando se quer cozinhar ao ar livre e aproveitar o clima. Gosto muito de servir nos churrascos, pois além de deliciosa, é um ótimo acompanhamento para as carnes!

Veja o vídeo para aprender essa receita e veja como é rápido!

7º. Com Torradas

Autor: Canal Underchef

Essa opção é ótima para servir o ratatouille como entrada. As torradas oferecem uma base crocante e saborosa para o ratatouille, complementando a textura macia dos legumes e ainda ajudam a equilibrar o prato com uma textura completamente diferente.

É uma boa maneira de apresentar o clássico francês de uma forma elegante e sofisticada. Gosto de servir antes dos jantares ou para comer bebendo um vinho. Combina super bem!

Veja no vídeo o passo a passo e deixe perfeito!

8º. De frigideira

Autor: Rafa Santos Receitas 96

Para quem não tem ou não gosta de usar o forno, também é possível preparar essa receita na frigideira. É uma forma mais fácil e rápida de preparar o ratatouille, sem precisar de muitos utensílios ou equipamentos. Pode ser uma opção conveniente para pessoas com cozinhas pequenas ou que preferem receitas simples.

Além disso, cozinhar esse prato em uma frigideira permite um controle mais preciso sobre o cozimento e o aquecimento dos legumes. Quando estou com pouco tempo ou vou fazer em menores quantidades, opto sempre por usar a frigideira!

Veja no vídeo como é fácil preparar. Acredite, fica delicioso e é perfeito naquele dia de correria!

O ratatouille é uma receita versátil e adaptável, que pode ser preparada de muitas maneiras diferentes para atender a diferentes gostos. Experimente essas variações e encontre a preferida de sua família!

poste no pinterest esta imagem de receita de receita-de-ratatouille

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.