15 Receitas com Quiabo Super Criativas e Versáteis

  • De aparência apimentada e sabor delicado, o quiabo pode ser usado em muitas receitas e para diversos fins.
Publicado em Outras Receitas
15 Receitas com Quiabo Super Criativas e Versáteis  SAM THOMAS A / Shutterstock.com

Quiabo é um alimento e um dos frutos mais populares por seu sabor e qualidades benéficas. Saboroso e excelente para digestão, o quiabo é típico na culinária indiana, brasileira, turca, búlgara e grega.

Além disso, este fruto é rico em vitaminas C, K, B e sais minerais, como potássio e cálcio, além de fibras, que ajudam a regular a digestão e evitar picos glicêmicos.

Anúncio
Continue lendo abaixo

As receitas com quiabo são pratos muito típicos no Brasil. Confira dicas para cozinhá-lo e truques úteis para obter excelentes resultados à base desse fruto.

poste no pinterest esta imagem de receitas com quiabo

Confira as mais incríveis Receitas com Quiabo: Saiba Como Fazer

Com frango

Quem disse que você não pode saborear uma receita de quiabo?

Anúncio
Continue lendo abaixo

A receita mais popular do mundo é certamente aquela que exige que este fruto rico e fibroso fique saboroso. Nesta receitinha, graças ao seu cozimento com frango envolvido com quiabo obteremos um saboroso prato.

Além do mais, o quiabo cozido é popular tanto nos adultos como na criançada, sendo oferecido em muitas ocasiões diferentes. Então anota aí os ingredientes: frango, cebola, alho e temperos.

Frito

Esta receita prova que você pode ter um prato com sabor, podendo ser frito como bônus.

Anúncio
Continue lendo abaixo

O primeiro passo para fazer quiabo frito é cortando as pontas do caule e deixando-o em rodelas. Em seguida, jogue-o fatiado em uma tigela de leite e alho e que estejam completamente cobertos.

Tempere com sal, pimenta, páprica, meia colher de limão, e deixe pegar um pouco do sabor. Em seguida, coloque as fatias no óleo quente por alguns minutos até dourarem. Depois, sirva e adicione salsa para enfeitar.

Refogado

Gosta de comida caseira grega prática? Esta receitinha de quiabo refogado é um alimento básico na culinária.

Em alguns passos simples, os sabores de quiabo, tomate e cebola se juntam em um guisado que se acompanha melhor com pão e uma fatia de queijo feta.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Os benefícios do quiabo para sua vida e rotina alimentar aumentam com essa receita. Fazê-lo refogado é uma ótima opção para quem deseja seguir uma alimentação saudável e colocando-o como prato principal.

Grelhado

Se você precisar de mais provas de que o quiabo não necessita ser frito, experimente esta receita de quiabo grelhado.

Você pode comê-lo como faria com a versão tradicional frita, mergulhada em um molho delicioso. E está sem grelha? Experimente isso!

Você também pode assar o quiabo em fogo alto no forno ou em uma frigideira de ferro fundido escaldante. Terá um sabor um pouco menos defumado, mas não será menos delicioso.

Anúncio
Continue lendo abaixo

De salada

O quiabo é um ingrediente importante em algumas cozinhas regionais!

Muitas pessoas não gostam do quiabo e do tipo de "baba" que ele solta. No entanto, essa suspensão pode ser facilmente removida deixando o alimento em uma solução de limão.

Incluir o quiabo na salada pode ser uma forma interessante de consumir este fruto, por isso separe os seguintes ingredientes: tomate, cebola, cheiro verde, alho flocado e azeite.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Assado

Não precisa passar uma hora na frente do fogão se sentir vontade de comer quiabo.

Essa receita de quiabo assado requer pouquíssimos ingredientes. Em apenas alguns minutos no forno, você prepara e garante o almoço de todos!

Com essa receitinha, sinta o sabor autêntico que um quiabo pode proporcionar ao seu prato. Ele completa a refeição, além das propriedades oferecidas.

Com carne moída

O quiabo tem um sabor delicado!

Anúncio
Continue lendo abaixo

É um fruto quase herbáceo, que lembra a berinjela ou o feijão verde: fofinho quando cozinhado rapidamente, com cozedura lenta torna-se deliciosamente tenra.

Você precisará de: 500 gramas de quiabo, 1 colher de sopa de óleo, 100 gramas de bacon picado, 2 dentes de alho picados, 1 cebola média picada, 1 pimenta dedo de moça picada sem sementes e 500 g de carne moída.

Na airfryer

Esse quiabo feito na Airfryer é mais um dos clássicos que está fazendo muito sucesso.

Esta receitinha vai ser uma das coisas mais fáceis que você pode fazer em uma frigideira, tudo o que você precisa é quiabo, um pouco de azeite de oliva, sal e pimenta (a gosto).

Anúncio
Continue lendo abaixo

Ao preparar, assim que estiver bem revestido / dourado, basta cozinhá-lo por cerca de 8 minutos a 200 graus em sua Airfyer.

Abóbora com quiabo

A abóbora é um vegetal amplamente cultivado e extremamente versátil na cozinha.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Também é utilizado em acompanhamentos, sopas, pratos principais e sobremesas. O modo de preparo é bem simples e prático.

Comece colocando em uma panela o bacon e o óleo. Em seguida corte a abóbora em cubos e despeje na panela com cebola e alho, não se esqueça de lavar o quiabo. Confira mais detalhes para terminar.

Com frango e angu

Se você faz parte da minoria de apreciadores de angu, sabe que esse fruto também combina muito nesta receita!

Sendo assim, cozinhe todos os componentes juntos e aproveite este prato cheio de sabor e cremosidade. Este prato com angu e quiabo, além de prático é saboroso.

Anota aí os seguintes ingredientes: 2 kg de frango, 200 gramas de quiabo, 5 dentes de alho, pimenta calabresa, pimenta do reino, sal a gosto e 2 limões caipira.

Arroz com quiabo

Depois de prová-lo, você nunca mais olhará para o quiabo da mesma maneira!

Comece refogando a cebola com óleo e alho em fogo médio. Em seguida, adicione o tomate e o quiabo e deixe no fogo por alguns minutos.

Depois, é só adicionar o arroz e a água. É um prato que pode ser feito em momentos de correria, porque é rápido, prático e super acessível em questões financeiras.

Farofa de quiabo

É a mistura da farinha com outros ingredientes, um ideal de sabor que também é autoral.

Fazer a farofa é um ritual que se inicia no momento da compra da farinha quando se verifica a textura e se forma o ideal aguardado do prazer e do sabor do momento da criação.

Hoje a farofa da vez envolve quiabo misturado com cheiro verde, sal, pimenta e ovos, apenas componentes acessíveis. Além disso, o modo de preparo é prático.

Com quiabo e batata

Quem não sente falta do aroma que emergia da cozinha enquanto a mamãe ou a avó cozinhava quiabo?

Para preparar essa receita comece  lavando bem o quiabo e removendo as duas pontas. Em seguida, corte em rodelas.

Tempere o quiabo e a batata com o seu toque culinário. Todos os componentes são fáceis de encontrar e é um prato muito barato.

Empanado

O quiabo empanado é bonito e saboroso alimento para comer até com o dedo, que irá surpreender seus convidados!

Para começar, corte o quiabo em rodelas com cerca de meio centímetro de espessura e passe várias vezes na farinha de trigo, mexendo bem.

Ao cortar e temperar o seu quiabo, frite por dois minutos ou até dourar. O óleo tem que estar bem quente, para que o seu empanado não fique com excesso de gordura ou demore a fritar.

Suco de quiabo

Se você tem quiabo em abundância ou apenas quer experimentar uma bebida refrescante, faça água de quiabo!

Pode embeber o quiabo e espremer a mucilagem em água para uma bebida refrescante ou misturá-la com frutas congeladas para um smoothie nutritivo.

Para uma forma doce e cremosa de beber o quiabo, misture com leite condensado e um pouco de conhaque. Este ponche caribenho serve muitas pessoas, por isso é ótimo para festas!


Os frutos do quiabo são consumidos crus, recém colhidos e fatiados. Além disso, você pode preparar de diversas formas e com diferentes temperos. Escolha uma das receitas acima e mão na massa.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.