Queijo Minas Frescal Caseiro e Saudável

  • Deixe sua cozinha com o sabor tradicional das fazendas de Minas, um queijinho amado por todos feito ai em sua casa.
Publicado em Outras Receitas

Nada mais versátil que essa Receita De Queijo Minas Frescal Caseiro. Vai bem com café, com goiabada, durante o almoço de família, o jantar romântico e até mesmo como petisco para acompanhar um bom vinho. Além de toda essa versatilidade, ele ainda é delicioso e suave.

É por isso que não dá para deixar passar a oportunidade de começar a produzir o seu próprio, em um processo bastante simples, que exige apenas atenção, paciência e vontade de aprender.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Amantes do queijo, venham comigo conhecer todo o passo a passo para fazer essa preciosidade!

poste no pinterest esta imagem

Receita De Queijo Minas Frescal Caseiro: Saiba Como Fazer

Quantidade
1 queijo de 800g
Preparação
36h
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

6
litros de leite
1
colher de sopa de coalho
3
colheres (sopa) de sal

Modo de preparo

1

Coalhando o leite

  1. Antes de começar, escolha um recipiente grande para utilizar, nele devem caber os seis litros de leite que serão usados e ainda sobrar espaço para mexer.
  2. Nele coloque todo o leite, adicione o coalho e o sal e misture.
  3. Deixe descansar por um período entre 15 e 30 minutos, até ficar um pouco duro, esse primeiro momento serve para coalhar o leite.
2

Preparo da massa

  1. Com o leite já coalhado, passe uma colher para cortar os pedaços e mexa.
  2. Espere mais 1 hora. Assim a a massa do queijo desçe e se concentra no fundo.
  3. Agora é preciso coar. Utilize uma peneira grande, procure retirar todo o soro ou boa parte dele, isso facilitará bastante a produção.
3

Enformando a massa

  1. Passe a massa já pronta para uma forma de queijo e vá apertando aos poucos com a mão e expulse mais soro.
  2. O próximo passo é deixar enformado por mais 12 horas. Esse tempo é o ideal para ter um queijo perfeito, mas também é possível tirá-lo antes, com até 1 hora.
  3. Retire o queijo da forma, coloque em uma travessa e cubra com um pano de prato.
  4. Leve a geladeira e permita que ele permaneça lá por um período entre 1 e 3 dias. Procure virar o queijo minas do lado contrário todos os dias e sempre retire o soro que irá continuar saindo ao longo desses dias. Feito isso, sua receita de queijo minas frescal caseiro estará prontinha para ser degustada.

Dica:

  • Coloque uma bacia maior embaixo para o líquido cair dentro logo após sair da forma, dessa forma evita-se que caia no chão.

Posso comer antes de completar 3 dias na geladeira?

Pode sem nenhum problema! Na verdade, se quiser consumir logo após o término do preparo, fique à vontade. No entanto, se seu desejo é fazer um queijo com um gostinho impecável, o melhor é esperar o tempo sugerido ou até mais dias. É possível mantê-lo nesse processo por até 7 dias. Mas é você quem decide, fazer queijo é uma arte!

Anúncio
Continue lendo abaixo

Que tipo de leite devo usar?

É possível fazer essa receita tanto com leite tirado direto da vaca quanto com aqueles leites de padaria que, geralmente, são vendidos em garrafas ou sacos. Ambos os tipos dão bons resultados. Use o mais acessível. Evite, porém, fazer uso do leite de caixinha ou em pó, pois eles são esterilizados de forma muito intensa, o que impede que fique coalhado.

Onde comprar o coalho?

Alguns supermercados vendem este produto. Ele é comercializado também em lojas de produtos naturais.

É possível substituir o coalho?

Sim. Se mesmo procurando nos lugares acima citados, você não encontrar, então, use vinagre, de preferência o de maçã. Esteja atento à proporção que deve ser colocada: nesse processo são 18 colheres de sopa, sendo 3 em cada litro de leite.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Por quanto tempo posso armazenar o queijo minas?

É possível deixá-lo por até um mês na geladeira, mas é preciso lavá-lo pela manhã e à tarde, assim, o queijo amadurece e não estraga. No entanto, o mais aconselhável é realizar o consumo em um período máximo de 10 dias.

Dica:

  • Procure não armazenar esse produto nas primeiras prateleiras da geladeira. Por serem excessivamente frias, elas não são as mais indicadas para guardá-lo. Escolha um espaço entre as prateleiras finais e as do meio. Assim, consegue uma conservação melhor.

É possível congelar essa receita?

Infelizmente não dá. Esse tipo de queijo tem seu sabor modificado durante o processo de congelamento e descongelamento.

Existe alguma especificidade no preparo em lugares com climas diferentes?

Existe, mas penas em localidades de clima muito quente. Nesses casos, as doze horas que a massa fica enformada devem ser realizadas na geladeira.

Por que o queijo fica amargo?

Existem 2 principais motivos para que esse gosto se apresente, são eles: a adição de coalho em quantidade superior a informada na receita ou a falta de sal.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Dá para aproveitar o soro retirado ou é melhor jogá-lo fora?

O soro jamais deve ser jogado fora, isso porque ele pode participar de diversas receitas, entre elas estão requeijão, a ricota e as bebidas lácteas. Quase todo o leite é aproveitado em alguma coisa, o que faz essa receita valer ainda mais a pena.

O leite precisa ser aquecido?

Algumas receitas pedem o aquecimento. No caso desta, é desnecessário, aliás, não é recomendável, pois o coalho agirá melhor em temperatura ambiente.

Como saber se meu queijo não deu certo?

Assim como em qualquer receita, no processo do queijo podem acontecer erros que comprometem a qualidade do resultado e, nesse caso, existem alguns sinais que indicam que é melhor evitar o consumo. Conheça os dois principais:

Inchaço: Se ao final do processo ou depois de algum tempo ele ficar inflado, fofo, é melhor descartar, pois esse comportamento geralmente está associado a presença de bactérias, que podem ter ficado no leite devido a uma ordenha feita com pouco cuidado.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Textura amolecida e cheiro ruim: Estes são sinais básicos, significam que o queijo apodreceu, por isso nem pense em comê-lo.

Agora já sabe todo os segredos de como fazer queijo minas frescal em seu lar sempre que desejar.

Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.