Queijo Cottage Caseiro

  • Fácil de fazer, saboroso, versátil e barato. Melhor impossível!
Publicado em Outras Receitas
Queijo Cottage Caseiro

Se você está tentando agregar a sua vida uma alimentação mais saudável, um passo importante é diminuir a quantidade de alimentos com conservantes e outros aditivos químicos. Fazer isso não é nada fácil, principalmente quando os alimentos mais saborosos estão nas prateleiras dos supermercados e não se sabe de que forma eles foram preparados.

Por isso, o passo-a-passo apresentado aqui vai te ensinar a fazer uma deliciosa Receita de queijo cottage no conforto de sua casa. Era o ingrediente que faltava no seu cardápio para que seus pratos ficassem ainda mais especiais e nutritivos para o dia a dia, ou café da manhã. Incrível, não é?

Anúncio
Continue lendo abaixo

Então, vamos começar!

poste no pinterest esta imagem

Receita de Queijo Cottage Caseiro: Saiba Como Fazer

Quantidade
4 Porções
 
Preparação
35 minutos
 
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

1 litro
de leite integral ou desnatado
5 colheres
(sopa) de vinagre de maçã ou suco de limão
Sal
a gosto

Modo de preparo

1

Hora de coalhar!

  1. Em uma panela funda coloque todo o leite. Leve ao fogo e assim que ele iniciar a fervura pode retirar.
  2. Acrescente o vinagre e mexa lentamente. Se não coalhar já nesse momento, pode adicionar mais vinagre, duas colheres devem ser suficientes. Procure não exagerar para evitar que fique com o gosto muito forte.
  3. Deixe descansar até estar mais frio, em temperatura ambiente. Você saberá que foi tempo suficiente porque o soro estará mais solto, bem separado dos pedaços.
2

Finalizando

  1. Em outro recipiente coloque uma peneira e por cima dela coloque um pano de prato limpo ou um filtro de papel.
  2. Deixe coando por cerca de 10 e 20 minutos. Nesse período, o soro irá sair e ficará apenas o queijo cottage seco e prontinho para ser consumido. Você também pode apertá-lo suavemente para ajudar a expulsar o líquido.

Dica:

  • Se no momento de coar, você não tiver filtro de papel e não quiser usar um pano de prato. Então, pode utilizar uma peneira pequena, ela consegue coar tão bem quanto os demais utensílios.

Dá para substituir o vinagre por alguma outra coisa?

Sim. Você pode usar limão no lugar dele, acrescente a mesma quantidade.

Dá para fazer com leite desnatado?

Dá sim. A única diferença é que provavelmente a textura vai ficar diferente. Ele vai ficar mais cremoso que o feito com o leite utilizado nessa receita. Outra diferença importante é o rendimento que diminui, apesar de ficar mais rico em proteínas. Esse tipo de leite é o comumente usado para o preparo do cottage, isto porque ele possui menos calorias que os demais.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Que leite usar?

Vai depender do seu gosto, é possível usar o leite de caixinha ou de saquinho, tanto o integral quanto o desnatado ou semidesnatado. Apesar de funcionar com todos, o de saquinho tende a ser mais forte, por isso, se for possível utilize ele.

Dica:

  • O único leite que não recomendo para essa receita é o em pó.

Dá para temperar?

Sim. Utilize diversos temperos, 2 deles são: o azeite e o orégano. Escolha aqueles de sua preferência.

O vinagre precisa ser de maçã?

É melhor que seja, no entanto, é possível fazer com o de álcool também.

Posso acrescentar creme de leite?

Sim. O único problema é que a quantidade de gordura presente no seu queijo cottage será aumentada. Então, se a intenção é fazer um alimento mais magro, evite colocar esse ingrediente. É possível utilizar no lugar dele o requeijão light conseguindo a mesma cremosidade e sem sair da dieta.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Por que meu leite não coalhou?

Diferentes fatores influenciam no aparecimento desse problema. Um bastante comum é tentar fazer o queijo usando o leite fervido por bastante tempo. O ideal é apenas esperar começar a levantar fervura e já apagar, do contrário, provavelmente, não irá coalhar.

O que fazer com o soro que sobra?

Quem está tentando ganhar massa muscular vai ficar feliz em saber que o soro de leite é um ótimo aliado nesse empreendimento. Por este e outros motivos não opte nunca por jogá-lo fora. Você pode utilizá-lo batido com diversas frutas, produzindo bebidas deliciosas. Assim como é possível adicioná-lo em uma sopa, caldo, bolo, pão, etc. Além dessas formas, ainda é possível aproveitá-lo para fazer uma saborosa ricota. Assim seu alimento ficará delicioso e rico em nutrientes.

Da bater tudo no liquidificador?

Claro que sim. Use sua imaginação para aprimorar a receita. No entanto, ao bater, você precisa obter uma espécie de cream cheese e não o queijo cottage clássico, pois este último tem como uma de suas características a presença de grumos.

Como modelar?

Utilize formas de diferentes modelos. Basta colocar um saco plástico dentro dela e, em seguida, adicionar a massa produzida. Em seguida, é necessário apertar para que ele fique mais compacto e se mantenha no modelo desejado. Feito isto, vire a forma sobre um prato para que o queijo saia e pronto! Está perfeito para ser servido!

Anúncio
Continue lendo abaixo

O vinagre é adicionado com o leite em que temperatura?

Em temperatura alta. Basta desligar o fogo e já coloque o vinagre, com o leite bem quente mesmo. Deve esperar esfriar depois de coalhado, para poder coar.

Dá para preparar com coalho?

Sim. Coloque apenas ¼ da tampinha do próprio produto que já será suficiente. Nesse caso, não faça o procedimento com o leite quente ou quase fervendo. Para utilizar o coalho é preciso que o líquido esteja apenas morno, do contrário, não vai dar certo.

O que posso usar para acompanhar?

As opções são quase infinitas. Ele combina com diversos pratos, por isso, ouse na hora de servir. Vamos ver algumas sugestões interessantes que podem te ajudar na escolha: Acrescente-o em saladas, saboreio-o com frango, derrame um pouco de mel por cima, sirva-o com torradas e até mesmo sozinho, apenas com café ou vinho. Todas essas opções são deliciosas e você consegue combinar algumas delas para deixar a refeição ainda melhor.

Qual a validade?

Quando guardado em potes bem limpos e que possam ser totalmente fechados, ele fica na geladeira por até 3 dias em boas condições para o consumo.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Agora já sabe como fazer queijo cottage de um tipo sensacional. Aproveite bem, pode ser a dica que fica perfeita com o que deseja, um sabor suave que agradará toda a família.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.