16 Receitas com Proteína de Soja Criativas e muito saborosas

Confira opções incríveis para substituir a proteína animal pela vegetal.
Publicado em Outras Receitas
16 Receitas com Proteína de Soja Criativas e muito saborosas  Amarita / Shutterstock.com

A proteína vegetal texturizada de soja é um substituto amplamente usado para veganos e vegetarianos para a carne animal, pois não contém gordura saturada ou colesterol.

Pensando nos benefícios da soja, separamos algumas receitas deliciosas que consideramos uma base de preparo.

As receitas com proteína de soja são para todos, textura e sabor são muito parecidos com as carnes de origem animal. Dê uma olhada, prepare e tenha um bom apetite!

poste no pinterest esta imagem de receitas com proteina de soja

Aproveite essa super lista de Receitas com Proteína de Soja: Saiba Como Fazer

Hamburguer

Quem disse que um segundo prato digno de nota tem que ser à base de carne?

Vamos mostrar como é simples transformar alguns vegetais simples em um excelente prato, não só do ponto de vista nutricional. 

Aproveitando os frutos da terra, hoje preparamos deliciosos hambúrgueres totalmente vegetais, à base de soja.

Farofa

O sucesso é garantido!

Enquanto servimos arroz com feijão quase todos os dias no almoço e no jantar, a farofa não tem hora certa para encher nossos pratos com alegria extra, sempre tem é um momento para uma farofinha!

É excelente para ser degustada soltinha, como aperitivo ou acompanhamento do prato principal. E muito mais: se gosta de organizar tudo, separe ela para cada um comer o seu separadamente.

Almôndega

Tão apetitoso e saboroso: deixe-se seduzir pelo sabor das nossas almôndegas de soja, descubra já o processo!

Está seguindo uma dieta vegana e procurando uma receita rápida e fácil de fazer e ainda de soja?

Você vai se apaixonar por esses bolinhos na primeira degustação. Assados, crocantes por fora e macios por dentro: eles têm todas as credenciais para conquistar toda a família!

Bolinho

O bolinho é um alimento semelhante ao nhoque de batata comum.

Tem um baixo teor de carboidratos e gordura, e ajuda a aumentar a ingestão de proteínas ao longo do dia. Além disso, todos os componentes para preparar esses bolinhos são acessíveis e fáceis de encontrar. 

O processo é rápido e perfeito para aqueles dias que você não está muito a fim de cozinhar e quer apenas descansar, esses bolinhos são perfeitos como aperitivos.

Bife

Isso é mais do que um bife. Quem poderia imaginar que a soja poderia ser tão mágica?

O modo de preparo é simples e rápido: Em uma panela, despeje o leite lentamente sobre a soja e misture bem. Adicione a água aos poucos até formar uma massa e deixe repousar alguns minutos para que aumente o seu volume.

O cozimento é lento, digamos que nessas doses demora-se cerca de 15 minutos para o bife também secar bem internamente.

Nuggets

Veganos, não-veganos e até crianças vão adorar isso.

Os nuggets são crocantes por fora, úmidos por dentro, têm gosto de um nuggets normal, sem alterar o sabor e são livres de maldade aos animais.

Os componentes são: 2 xícaras (chá) de proteína vegetal não transgênica, dente de alho, salsinha, orégano, sal, farinha de rosca, chia e farinha de trigo (e outro tipo para empanar).

Lasanha

Você não precisa perder a lasanha ao se tornar vegano!

Alguns ingredientes: carne de soja, 1 cebola picada, 1 tomate, caldo de galinha, salsa e cebolinha, milho, ervilha, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, entre outros.

Veja como preparar essa receita que fica uma delícia. Você pode chamar os amigos e familiares para degustar e preparar essa delícia junto com você!

Proteína de soja em tiras

Tiras de soja com molho é uma receita fácil de inspiração indonésia que assa em apenas alguns minutos.

Se você nunca preparou essas tiras de soja antes, essa é sua chance de dar um passo completo para o seu aprendizado.

Mergulhe as tiras em molho cremoso e picante, podendo também ser empanado, com queijo cheddar! (Esse molhinho fica ao seu critério)

Strogonoff texturizado

Se você é vegetariano ou vegano, provavelmente já conhece essa receitinha light.

Strogonoff pode ser tudo que você precisa em um dia em que falta criatividade na cozinha, pois é um prato simples e fácil de fazer, que necessita de poucos ingredientes.

Confira os componentes e o processo por completo para preparar. Combine com um arroz soltinho e batata palha, não tem coisa melhor!

Torta com legumes

Torta ótima para dietas vegetarianas, veganas e onívoras.

Feito com pimentão, leite e farinha de trigo, esta torta de soja vegana é uma refeição principal satisfatória, reconfortante e saudável.

O modo de preparo é simples e rápido, além dos componentes serem acessíveis e fáceis de encontrar, até porque fica ao seu critério o recheio da torta.

Kibe

A palavra kibe deriva de um verbo árabe que significa "formar uma bola".

Então, a tradução do nome do Kibe não está totalmente errada. Mas, como você verá na receita de quibe de hoje, eles se parecem mais com croquetes recheados.

Alguns dos componentes são: azeite, cebola, soja, farinha de trigo para quibe, etc. Comece refogando a cebola e o alho, depois que fritar um pouco, despeje a soja. Confira a receita completa.

Rocambole

Um pão macio e irresistível.

É sem dúvida um dos alimentos mais apreciados para um lanche que reúne adultos e crianças.

Um rocambole de soja é excelente para um rico pequeno-almoço, além das diversas propriedades que proporciona ao nosso corpo. Confira a receita acima e veja o modo de preparo!

Arroz

Esse arroz é sucesso na certa.

Alguns dos componentes são: 2 xícaras de soja, 1 1/2 de arroz parbolizado, 1/2 Xícara de molho de tomate, 1 tempero para carnes, 1 colher de (chá) de orégano, 1 colher (sopa) de corante, etc.

O preparo é comum de um arroz branco normal, mas cuidado para não deixar ficar papa ou duro. Dica: preste atenção na quantidade de água que você vai colocar.

Biscoito

Esses deliciosos biscoitos veganos são sem glúten!

Levam apenas 20 minutos para fazer e são uma receita vegana fácil para iniciantes!

Com alto teor de proteína vegetal do que o seu biscoito padrão, eles podem ser saboreados como uma guloseima saudável ou um lanche pós-ginástica!

Strogonoff vegano

Strogonoff vegano, livre de crueldade e feito com muito amor.

Por incrível que pareça é um prato reconfortante, rápido de preparar e barato. E acreditem, eles podem sim ser uma refeição vegana bem completa.

Anota aí os componentes: massa de sêmola, soja, tomates, alho, cebola e pimentão. O tempero fica ao seu critério, mas você pode adicionar: cheiro verde picado, salsa, manjericão, páprica, pimenta em pó, etc.

Proteína a bolonhesa

Adapte um clássico da culinária com um ingrediente aliado dos vegetarianos!

A soja é um alimento que geralmente contém fibras, isoflavonas e proteínas, e é muito popular entre os vegetarianos e veganos.

Comece hidratando a soja com água quente. Deixe de molho por 15 minutos, após isso, escorra em uma peneira e reserve. Refogue a cebola e o alho até ficar douradinho e coloque a proteína de soja hidratada. Para terminar a receita, confira o passo a passo.


Separamos as melhores receitas para você preparar para a sua família ou amigos. Além do mais, são pratos que não precisam ser necessariamente preparados para pessoas vegetarianas ou veganas.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.