A Melhor Receita de Comida Portuguesa + Diversas Opções para Escolher

Descubra através dessas receitas todo o sabor que a culinária portuguesa proporciona.
Publicado em Outras Receitas
A Melhor Receita de Comida Portuguesa + Diversas Opções para Escolher Paulo Vilela / Shutterstock.com

A comida portuguesa além de saborosa possui muita diversidade, uma infinidade de possibilidades e tradições gastronômicas em cada uma de suas regiões. Uma característica que necessita ser pontuada é que os portugueses consomem muitos peixes, frutos do mar, azeites, azeitonas, legumes e vinhos, tornando assim essa culinária tão representativa.

Então, se o seu desejo é se encantar, acompanhe essa lista das opções de receitas de comida Portuguesa aproveitem cada uma dessas sugestões.

Entre as sugestões sugeridas, preciso destacar a minha preferida que é o bacalhau que está presente na maioria dos pratos típicos portugueses. Sendo como o principal item, ou em acompanhamento. Por ter um sabor marcante, esse prato fica extremamente saboroso e brilha em qualquer refeição que desejar servir.

Além disso, essa receita não pode faltar em épocas festivas como Páscoa, Natal e Ano Novo. Então saiba como fazer no passo a passo abaixo. Veja mais várias opções no final.

poste no pinterest esta imagem de pratos de comida portuguesa

Receita de comida portuguesa: Bacalhau, um dos pratos portugueses perfeitos

Rendimento
10 porções
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1,5 kg de bacalhau (dessalgado e em pedaços médios)
  • 1 kg de batatas cortadas ao meio
  • 5 cebolas médias cortadas ao meio
  • 1 pimentão verde cortado em tiras
  • 1 pimentão vermelho cortado em tiras
  • 1 pimentão amarelo cortado em tiras
  • 6 tomates sem pele cortados ao meio
  • 200 g de azeitonas pretas grandes
  • Cheiro verde picado a gosto
  • Azeite de oliva extra virgem (português) a gosto
  • Ovos a gosto
  • Brócolis

Modo de preparo

  • Para fazer esse preparo, o primeiro passo é dessalgar o bacalhau.

  • Corte em pedaços médios e coloque para ferver em uma panela com água.

  • Reserve a água.

  • Corte a cebola, o brócolis, o bacalhau, os ovos e os tomates e os demais ingredientes também precisam estar todos cortados.

Montagem:

  • Para a montagem espalhe na travessa azeite extra virgem a gosto, acomode o bacalhau, junto com a batata cozida, o brócolis e os demais condimentos.

  • Leve ao forno por aproximadamente 40 a 50 minutos em seguida é só servir.

  • Finalize com cheiro verde e os ovos em cima para deixar o prato ainda mais bonito.

Veja + 16 pratos portugueses imperdíveis que vão conquistar até as visitas mais exigentes. Confira:

Batata

A batata é um dos ingredientes mais versáteis que existe, com ela podemos realizar diversas receitas, além de estar muito presente na culinária portuguesa. Podendo inclusive ser usada como acompanhamento.

Pra fazer, corte três batatas grandes e cozinhe na água com um pouco de sal. Na frigideira coloque o azeite com alho picado até dourar, a cebola, a pimenta do reino, orégano, alecrim, misture com as batatas cozidas, pode ser também adicionado cebolinha com coentro.

Cozido

O cozido à portuguesa é um prato típico da gastronomia de Portugal e entre todas as receitas uma das mais populares, por isso sua forma de preparo varia de acordo com a região, contendo uma variedade de vegetais, carnes e embutidos cozidos. E pode ser encontrado no cardápio português.

O vídeo explica o passo a passo, é feito com carne de porco, linguiça, lombo, alcatra, bacon, cebola, cenoura, batata, milho, alho e couve. Cozinhe o feijão branco, as carnes, e os demais itens. O segredo está em cozinhar separadamente e só quando for servir é que acontece a união. Você nem pode deixar de experimentar essa comida típica.

Salada

Essa sugestão é bem econômica, sendo uma alternativa prática, fácil e irresistível!

Cozinhe 250 gramas de grão de bico na panela de pressão, e inclua uma cenoura ralada, dois tomates, lata de milho, cheiro verde, salsinha, uma colher de chá de sal, e pode colocar orégano. E não se esqueça de colocar muito azeite, item indispensável em Portugal. Os ovos também são adicionados, junto com as azeitonas. Mexa bem e finalizamos essa delícia, vale a pena fazer e experimentar essa delicia.

Pizza

Alguns pesquisadores afirmam que a origem veio dos egípcios, outros afirmam ser grega, mas o fato é que a pizza sem dúvidas é uma paixão no mundo todo.

O sabor escolhido desse vídeo é a portuguesa. Em uma panela, adicione azeite de sua preferência, três tomates grandes picados, cebola, temperando com sal, pimenta transformando essa mistura em um molho. Para o recheio usou os pimentões, cebola, azeitona e reserve! Hora da montagem, nesse caso a massa da pizza já está pré pronta, só resta finalizar com o molho, com 200 gramas de presunto, 150 gramas de mussarela ralado e com o recheio, leve ao forno por 10 minutos e depois só saborear essa delícia!

Bacalhoada

A bacalhoada portuguesa segue sendo uma receita tradicional, é um dos pratos que compõe as comidas típicas de Portugal e é perfeita para qualquer data do ano, sem dúvida uma das maravilhas da gastronomia portuguesa. Mas um dado importante, citado inclusive no vídeo, é que para dessalgar o bacalhau, deixe de molho na água, para eliminar a quantidade extra de sal nele.

Separe bem cada ingrediente, e deixe todos cortados, coloque o bacalhau para hidratar no leite e as batatas para cozinhar, na forma espalhe tudo distribuindo em camadas, deixe no forno e ao retirar adicione azeite. Esse prato tão gostoso e muito tradicional está pronto.

Pastel

O pastel é uma opção ideal para muitos momentos, além da sua praticidade e diversidade de sabores, como aqueles de carne ou um bom pastel de bacalhau e muito mais. Contudo independente do recheio, essa opção é para quem é apaixonado por pastel.

Usando presunto, queijo, uma xícara de chá de ervilha, cebola e misture bem. Com a massa pronta posicione os recheios colocando uma fatia de ovo cozido em cada. Frite até dourar, em temperatura média e finalizado o nosso pastel crocante por fora e suculento por dentro.

Caldo Verde

Uma das receitas portuguesas mais conhecidas é a do caldo verde, que surgiu em meados do século XV no norte de Portugal, na região do Minho. Com isso, as sopas e os caldos também fazem parte da comida típica portuguesa.

Para ele basta cozinhar por 20 minutos as batatas, cebola, alho, misturando tudo com o auxílio de um Mix, inclua azeite, couve fatiada, sal e chouriço português a gosto. Em seguida é só servir, uma das comidas típicas de Portugal, não deixe de fazer!

Tilápia

A tilápia é um peixe de água doce, baixo em calorias, com pouca gordura e muito saboroso, sendo a estrela principal do nosso prato.

O vídeo ensina como fazer, temperando inicialmente com sal a tilápia, na forma organize as batatas, as tomates e a tilápia com 4 dentes de alho, pimentão verde, azeitonas pretas e azeite. Coloque em uma forma e estará pronto depois de 30 minutos no forno, um dos principais pratos dos portugueses.

Arroz de camarão

Típico de Portugal, pra essa receita irresistível de arroz, utiliza-se camarão, açafrão e ervilha. Você vai precisar de 500g de camarão fresco, temperando com sal, pimenta e limão.

Na frigideira inclua os demais itens pedidos, dourando o arroz e cobrindo com água para cozinhar, finalizando com o açafrão e a ervilha.

Agora chegou o melhor momento que é saborear! Uma refeição para provar e se apaixonar!

Torta

Essa torta é muito gostosa e um detalhe, ela é bem simples de ser feita, e você a realiza utilizando um liquidificador. Além de ser uma das comidas típicas de Portugal.

Pra a massa bata no liquidificador, bata 2 xícaras de chá de leite, meia xícara de chá de azeite, farinha de trigo, fermento, queijo parmesão ralado, e sal a gosto. O ideal nessa receita é que a mistura da massa fique bem homogênea. Na assadeira acrescente a massa juntamente com o recheio indicado. Deixe assar por cerca de 40 minutos. E temos uma torta maravilhosa para dividir com toda família, um dos pratos mais conhecidos da cozinha portuguesa.

Filé de Peixe

Devido a posição privilegiada do país diante do Atlântico, podemos dizer que os fruto do mar são abundantes em Portugal. Com isso, os portugueses gostam muito de preparar peixes e iguarias dessa temática, sendo uma tradição da culinária portuguesa caseira.

Nessa sugestão, obtemos uma grande dica para o seu almoço, uma delícia de filé de peixe português. Comece por preparar as batatas cozinhando, junto com os pimentões, cebolas e filés de peixe, temperados com suco de limão, sal e pimenta do reino. Regue com azeite no tabuleiro e organize bem tudo. Após 15 minutos retire e finalize com azeitonas verdes, ovos cozidos e salsinha picada. O peixe a portuguesa está concluído.

Castanha

As castanhas portuguesas são bastantes conhecidas aqui no Brasil, principalmente no Natal, época em que ela é mais consumida, além de saborosa, ela possui muitos benefícios a saúde, dentre eles, ela é rica em vitamina B6 que atua no bom funcionamento do cérebro e na produção de glóbulos vermelhos, e também em vitamina K que ajuda no processo de coagulação. Além de fazer parte de umas das maravilhas da gastronomia típica de Portugal.

Para preparar basta selecionar as castanhas, cortar uma de suas extremidades, e leve na panela de pressão por aproximadamente 30 minutos, ou até ela cozinhar bem. Simples e fácil, a castanha portuguesa está perfeita para ser consumida!

Bolinho de Bacalhau

Algumas pesquisas, tentam desvendar a sua origem, e muitas apontam que esse petisco foi criado pelos portugueses. Por isso, se tornou umas das receitas que mais típicas de Portugal, sem contar que ela é irresistível e você pode servir como entrada de algum prato principal.

Para você fazer o bolinho de bacalhau, utilize 300 gramas de bacalhau, 300 gramas de batata espremida, 3 ovos, sal, salsinha, noz moscada e pimenta em pó. Ingredientes bem simples e fáceis de encontrar. Siga corretamente todo o passo a passo e faça essa sugestão que representa a gastronomia portuguesa.

Bacalhau com grão de bico

O grão-de-bico é uma leguminosa do mesmo grupo do feijão, da soja e da ervilha e é uma excelente fonte de cálcio, ferro, proteína, fibras e triptofano. Muito versátil e gostoso.

No vídeo indica, cozinhar o bacalhau já sem sal, são necessários 400 gramas de grão de bico cozido, misture ambos primeiramente e em seguida os demais temperos. E um segredo é o molhinho, com meia xícara de chá de azeite, meia colher de chá de tomilho, sumo de um limão e pimenta do reino a gosto, ele fornece um sabor a mais a sua salada. Agora é só fazer e experimentar um dos melhores pratos típicos de Portugal.

Linguiça com batatas

Esse prato pode ser uma opção dentre essas deliciosas receitas, a linguiça possui um preparo português, para acompanhar as batatas. Assista nesse vídeo toda a preparação.

Um dado importante é deixar o tempo necessário pra cozinhar e que cada elemento se misture bem para penetrar o sabor. No final salpique por cima o cheiro verde, que irá fornecer um gostinho a mais ao seu prato servido com batatas, são um dos pratos de Portugal, que é de dar água na boca.

Pastel de Belém (ou de Nata)

O pastel de Belém, também muito conhecido por pastel de Nata, é um dos doces portugueses mais tradicionais.

Sendo uma boa opção típica portuguesa para adoçar o seu dia! Para fazer os seus pastéis de nata, você precisa de 1 pedaço de massa folhada em temperatura ambiente, 118ml de água para molhar os dedos na hora de abrir a massa na forma. O recheio é feito com leite fresco (creme de leite), dividido 20g de farinha de trigo, 200g açúcar granulado, 6 gemas e extrato de baunilha. Após organizar nas formas coloque para assar o pastel de nata/Belém, assim essa iguaria estará pronta!

São tantas opções que fica difícil escolher apenas uma, a culinária portuguesa de fato possui seus encantos, não apenas pela diversidade, mas pelo sabor, desejo que tenha aprendido um pouco mais sobre esse mundo português culinário tão característico e execute essas receitas, pois tenho certeza que será um sucesso!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.