Incrível Receita com Mirtilo + Outras para Trazer Mais Saúde e Sabor à sua Mesa

  • Aprenda a inserir na sua rotina essa deliciosa fruta repleta de benefícios.
Publicado em Outras Receitas
Incrível Receita com Mirtilo + Outras para Trazer Mais Saúde e Sabor à sua Mesa Africa Studio / Shutterstock.com

O mirtilo (Vaccinium Myrtillus) é chamado de fruta azul, mirtilo ou blueberry em inglês. Ele tem alta produção e consumo nos Estados Unidos e na Europa há muito mais tempo.

É conhecido por suas propriedades antioxidantes que chegam através do tanino, dos compostos fenólicos e das antocianinas presentes no mirtilo que dão a cor azul à sua casca.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Por isso trouxemos uma das receitas com mirtilo, mais fáceis que você já viu na sua vida. Além de tudo, ela é incrivelmente saborosa.

Depois dela, deixaremos uma lista com mais 13 receitas com a nossa fruta azul para você testar.

Anúncio
Continue lendo abaixo
poste no pinterest esta imagem de receita de mirtilo

Receitas com Mirtilo: Geleia de Mirtilo Fácil e Deliciosa, Saiba Como Fazer

Rendimento
320g de geleia
Preparação
40 minutos
Dificuldade
Fácil
Imprimir
 
Ingredientes
  • 150g de mirtilo (fruta fresca).

  • 120ml de suco de pêssego.

  • 50g de açúcar.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • 50ml de vinagre.

  • 80ml de pectina caseira.

Modo de preparo

  • Em uma panela coloque os mirtilos e o suco de pêssego.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • Adicione o açúcar e o vinagre.

  • Leve a mistura ao fogo baixinho e deixe ferver até as frutas começarem a abrir, mexendo de vez em quando.

  • Adicione a pectina e mexa bem.

  • Assim que levantar fervura novamente, processe a geleia e então volte ao fogo.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • Ferva até que a geleia engrosse.

  • O ponto ideal é quando, ao passar o dedo nas costas sujas da colher, se forme um caminho, e a geleia não escorra por ele.

  • Deixe esfriar completamente e sirva.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
Dica:

Você pode usar suco de limão ao invés do vinagre.

Se desejar uma geleia com mais pedacinhos, basta pular a parte do processamento.

Caso você não tenha pectina, basta deixar a geleia apurar por mais tempo. 

Agora, abaixo, outras 13 receitas deliciosas e fáceis para você aproveitar todo o potencial das nossas frutinhas!

Suco

O suco é uma das melhores formas de se consumir frutas - depois da versão in natura, claro. Ele preserva muitas das vitaminas e minerais o que é muito benéfico já que é uma fruta rica em antioxidantes.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Esse suco é feito com iogurte, no entanto você pode fazer com água também. O consumo desse suco ajudará, por exemplo, a controlar a pressão alta.

Torta

Outra propriedade muito interessante dessa fruta, é a prevenção de doenças relacionadas ao excesso de glicose no sangue, o diabetes, e outros benefícios ainda não descobertos - porque deve ter mais. .

Esta torta tem um delicioso equilíbrio entre uma massa amanteigada e um recheio de creme azedo que contrasta muito bem com o docinho do mirtilo.

Bolo

O mirtilo, também conhecido como blueberry, tem outros benefícios para a saúde. O mirtilo ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e favorece a saúde dos olhos, evitando a fadiga ocular, por exemplo.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Outra forma deliciosa de consumi-lo é através desse bolo com uma deliciosa massa amanteigada. Muito fofinha, essa massa fica deliciosa, e a graça fica pelas frutinhas espalhadas no interior dela.

Fica legal espalhar uma xícara (chá) de frutinhas na cobertura.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Chá

O mirtilo é uma berry indicada para quem precisa controlar o peso também, pois tem poucas calorias de forma geral. Ou seja: seus benefícios podem ser sentidos de muitas formas diferentes.

Outra forma muito bacana de utilizá-lo é na versão desidratada, que permite preparar deliciosos chás como este, que leva nozes, blueberry desidratada e chá verde.

Sorvete

O mirtilo é uma fruta que ajuda a manter os níveis do colesterol ruim dentro dos parâmetros normais, auxiliando no bem-estar geral.

Para consumi-lo, não hesite em testar essa deliciosa receita de sorvete! É preciso apenas de creme de leite fresco, iogurte, mirtilo e demerara ou mascavo.

Lembre-se de escolher apenas as melhores frutas.

Panqueca

Que tal essa deliciosa panqueca originária lá da América do Norte que ajuda a combater o envelhecimento precoce? Com o mirtilo pode ser possível!

As frutinhas colocadas na massa, quando cozidas, ficam ainda mais docinhas!

Calda de mirtilo

Dá pra aproveitar os benefícios presentes no mirtilo através dessa deliciosa calda. Para isso a dica é adoçar o mínimo possível ou usar algum adoçante natural como stevia, xilitol ou eritritol, que são bons para a saúde.

Esta calda / geleia pode ser utilizada em panquecas, sorvetes, tortas e no que mais sua imaginação mandar. Mexa até as frutas começarem a desmanchar.

Bolinhos

Veja outra ideia muito bacana, que não é apenas sobre os bolinhos, mas pelo jeito com que sua apresentação é feita: forma em formato de concha. Lindo!

Para este bolinho separe todos os ingredientes a seguir: 180 gramas de claras, 185g de manteiga derretida, 125g de farinha de amêndoa, 240g de açúcar em pó, 75g de farinha de trigo, 100g de mirtilos, 1 colher (sopa) de suco de lima, e raspas da fruta.

Licor de mirtilo

Outra receita sem mistério, mas que seu preparo precisa de um tempo maior. Se não tens nada contra bebidas alcoólicas, esta sua hora!

Comece pela seleção de suas frutas, que devem estar bonitas e saudáveis - é preciso evitar as mais machucadinhas. Utilize cachaça, vodka, gin ou rum e açúcar para a fermentação. Esta receita possui variações, como a possibilidade de usar outras frutas vermelhas.

Sopa

Para que serve o blueberry? Para fazer sopa também! Além disso use outras frutas vermelhas. Essa sopa é outra opção para quem busca outras opções de como fazer receitas e como consumir esta fruta.

É uma sobremesa muito refinada e deliciosa, por isso capriche na apresentação! O importante é estar atento à preparação desses frutos e cuidados dos alimentos.

Bolo com limão siciliano

Esta receita é outra ótima maneira de espantar os radicais livres para longe! A combinação dos mirtilos docinhos com o limão siciliano e sua acidez é perfeita.

A apresentação é essencial para evitar deixar seu bolo sem graça para quem possui curiosidade de provar algo do tipo.

Bolo com iogurte

Deliciosa combinação entre mirtilo, iogurte e limão, este bolo se destaca principalmente por sua apresentação simples, mas cuidadosa.

É ideal para pessoas que não querem ou a quem falta tempo suficiente para preparar esta cobertura muito elaborada, mas quer um bolinho diferente.

Geleia com morango

Esta misturinha de duas frutas vermelhas é impossível dar errado. O morango, tanto quanto o mirtilo, tem propriedades antioxidantes. Por isso é ideal que se consuma um pouco delas por dia.

O modo de preparo desta geleia, como é possível ver, é muito simples: macere as frutas, adoce, deixe ferver e pronto! É perfeita para acompanhar biscoitinhos, torradas e outros itens de um delicioso chá da tarde.

Os benefícios do mirtilo, esta fruta ainda conhecida como blueberry e de nome científico chique, são imensos. Por ser esta fruta azul com alto poder antioxidante, pode ajudar a melhorar os níveis de açúcar no sangue e, da mesma forma, os níveis de colesterol.

Rica em fibras, os benefícios dos mirtilos também ajudam a melhorar a pressão arterial, por causa da grande quantidade de antioxidantes que o mirtilo possui. E como pudemos ver, preparações com mirtilo não faltam.

Veja também que atualmente o mirtilo está bem fácil de encontrar, e seu preço está cada vez mais em conta. E esperamos que nossa seleção de ideias tenha te inspirado a consumir esta deliciosa frutinha!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.