16 Receitas Com Milho Verde COM Muitas Opções Para Usar Na Criatividade

Conheça toda a versatilidade desse alimento que faz parte de toda nossa vida.
16 Receitas Com Milho Verde COM Muitas Opções Para Usar Na Criatividade
Avalie este item
(20 votos)

É possível comê-lo frito ou cozido, você pode preparar desde sobremesas, guisados e drinks. Certamente é uma comida excepcional!

Sem contar que as receitas com milho verde são ricas nos antioxidantes e melhoram a saúde intestinal, por conter um alto teor de fibras.

Descubra como preparar o melhor creme de sua vida, e aproveite para ver nossa lista com outras delícias separadas especialmente para você lá no final.

Creme de Milho: um espetáculo entre as receitas com milho verde

Rendimento
  5 porções
Preparação
30 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 2 latas de milho verde
  • 1 caldo de galinha em pó
  • 1 xícara 1/2 de leite
  • 1 colher (chã) de maisena
  • 1 colher de manteiga
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola salsinha a gosto
  • 1 caixa de creme de leite

Modo de preparo

  • No liquidificador adicione caldo de galinha, amido, milho e o leite, e bata por dois minutos, reserve.
  • Em uma panela aquecida em fogo médio, adicione uma colher de manteiga, uma cebola picadinha, alho e refogue bem, até dourar.
  • Quando dourar, acrescente o creme de milho, ajuste o sal e tempere com pimenta e cheiro verde a gosto.
  • Mexa até ferver e cozinhe por 5 minutos, desligue o fogo e com ele desligado acrescente uma caixa de creme de leite, mexa bem até incorporar. Agora, basta servir.

Quanto custa em calorias esse abraço de milho?

Uma porção desse creme de milho fica em torno de 250-300 calorias (dependendo do creme de leite usado). Se quiser reduzir, troque o creme de leite comum por light ou até por iogurte natural. Mas sério, vale cada caloria!

Quanto tempo dura esse creme?

Na geladeira, dura até 3 dias se guardado em pote fechado. Se congelar (sim, dá certo!), aguenta 1 mês - mas a textura pode ficar um pouquinho mais grossa. Dica: descongele na geladeira e depois aqueça mexendo bem com um fio de leite.

Sem lata? Sem problema!

Milho fresco fica INCRÍVEL nessa receita. Use 4 espigas grandes (cerca de 3 xícaras de grãos). E se for vegano: troque o creme de leite por leite de coco e o caldo de galinha por caldo de legumes. Fica tão bom que até minha sogra (que é carnista hardcore) aprovou!

Truque secreto do milho cremoso

Bateu no liquidificador e ficou com aqueles pedacinhos de milho? Passe pela peneira antes de levar ao fogo. E se quiser ultra-cremoso: adicione 1 batata cozida ao bater. Minha Daiane adora assim - diz que fica "tipo veludo".

Pare! Não cometa esses 3 erros

1) Colocar o creme de leite com o fogo ligado - vira sopa de coalhada. 2) Usar milho escorrido sem o caldo - perde todo o sabor. 3) Cozinhar em fogo alto - gruda no fundo e fica com gosto de queimado. Já fiz os três, aprendi na marra!

O que servir com esse creme?

Pão de queijo caseiro é match perfeito. Ou vai de torradinhas crocantes. No jantar, coloque um filé grelhado em cima - fica gourmet sem esforço. E bebida? Chopp gelado se for happy hour, suco de maracujá pra equilibrar a cremosidade.

Quer dar uma turbinada?

Joga bacon picado por cima. Ou mistura cubos de queijo minas meia cura no final. Minha versão favorita: coloque pimenta biquinho e um fio de azeite trufado antes de servir - parece de restaurante chique!

Dietas especiais? Sem stress!

Low carb: usa milho baby (menos carboidrato) e espessante de xanthan gum. Sem lactose: leite e creme de leite zero lactose. Proteico: bata com whey protein sabor natural (sim, funciona!). Glúten free? Já é, mas confira os rótulos dos caldos.

O ponto crítico: hora do creme de leite

Esse passo assusta, mas é simples: DESLIGUE O FOGO antes de adicionar. Mexa bem até incorporar. Se por acaso talhar (acontece até com chef!), bata no liquidificador com 1 cubo de gelo - salva 90% das vezes. Já salvou meu jantar de domingo assim!

Sobrou? Transforma!

Vira recheio de panqueca ou torta. Ou congela em forminhas de gelo pra usar como base de sopa depois. As cascas de cebola e alho? Lava e faz um caldo caseiro. Zero desperdício!

Modo MasterChef em 1 minuto

Finalize com milho torrado (joga os grãos numa frigideira seca até dourar) e folhas de manjericão roxo. Parece aqueles pratos que custam R$50 no bistrô - mas saiu por menos de R$10!

2 segredos que ninguém conta

1) O creme fica mais saboroso no dia seguinte - os temperos "casam" melhor. 2) Se bater com a tampa do liquidificador mal fechada, seu teto vira um mural abstrato de creme de milho. Pergunte como eu sei...

De onde veio essa delícia?

O creme de milho tem DNA indígena (os nativos já faziam mingaus com milho), mas ganhou cara brasileira com os laticínios. No Nordeste, levam coco; no Sul, bacon. A versão enlatada surgiu nos EUA nos anos 1950 - mas caseiro é 1000x melhor!

Perguntas que sempre me fazem

"Posso fazer sem liquidificador?" Sim, amasse o milho com garfo e coe. "Dá pra usar milho doce?" Dá, mas fica muito adocicado - compensa com mais pimenta. "Congela bem?" Como disse antes, sim, mas textura muda um pouco.

Harmonização surpresa

O doce do milho combina com: picante (pimenta dedo-de-moça), ácido (limão siciliano) e defumados (paprica defumada). Experimente polvilhar um pouco de cada - parece mágica na boca!

Confissões de quem já queimou o creme

Uma vez coloquei alho demais e ficou parecendo sopa de antivampiros. Outra vez esqueci a maisena e virou "sopa de milho aguada". Mas o pior foi quando confundi açúcar com sal... Enfim, todo mundo erra - o importante é rir depois!

Sabia que...

O milho usado em latas é colhido no ponto ideal e processado em poucas horas - por isso mantém o sabor. E a maisena? Ela foi patenteada em 1844 nos EUA, mas os maias já usavam milho como espessante séculos antes!

E aí, bora fazer esse creme que é puro conforto? Conta nos comentários como ficou o seu - e se descobriu alguma variação matadora! Se postar no Instagram, marca @sabornamesaoficial pra gente ver seu talento (e quem sabe te destacar nos stories!).

Agora fique com nossa curadoria feita com todo carinho para você, são as melhores semelhantes a essa receita que encontramos pela internet:

2º. Bolo de milho

autor: Isamara Amâncio

Há bolos que lembram de imediato um pequeno almoço.

A opção é apresentar este bolo de farinha amarela na versão básica, que pode ser degustado assim ou combinando ingredientes como: algumas colheres (sopa) de chocolate, avelãs picadas ou até mel.

Com a adição de mel, por exemplo, prepare este bolo. É um doce de milho tradicional brasileiro feito com pouquíssimos ingredientes, todos muito fáceis de encontrar.

3º. Broa

autor: Q..! Precisa?

Que tal preparar um pão quentinho para o seu café da manhã e tarde!

A broa é um pão rústico e crocante muito particular porque é preparado com farinha de milho, normalmente utilizada para fazer polenta.

Para preparar, comece combinando duas ou mais colheres de sopa de farinha de milho, erva doce, farinha de trigo e algumas colheres de sopa fermento. Prepare em fogo médio para não queimar.

4º. Curau

Um curau que se desfaz na boca de tão cremoso.

Se você já vai começar sua receita com milho, siga esta dica: na hora de cozinhar o milho inteiro, use leite em vez de água, para deixá-los mais suculentos.

Utilize: 7 espigas de milho verde, 1 litro de leite, 2 xícaras de açúcar e canela em pó. No final, polvilhe a canela quando o curau estiver na travessa, para deixar um sabor melhor. É de dar água na boca.

5º. Pão

Preparar um bom pãozinho para o café da manhã é sempre uma boa ideia.

São muitas receitinhas que lembram as mães e avós. Sendo assim, aprenda a preparar essa delícia, que é prática e gostosa.

Além disso, é um alimento tradicional mexicano, e perfeito para os dias em que você vai se reunir em casa com os amigos e apreciar esse pãozinho.

6º. Milho torrado

Se liga nesse milho torrado e crocante.

Passo a passo: limpe as espigas, removendo as folhas e filamentos. Lave-as bem e corte em duas. Coloque as espigas em água corrente e deixe ferver com sal, demora cerca de vinte minutos para cozinhar.

Enquanto isso, aqueça bem a frigideira de ferro fundido para assar o milho na espiga. Torre o milho por todos os lados e retire da assadeira somente quando estiver bem torrado. Bom apetite!

7º. Mingau

Sabia que o mingau de fubá também é conhecido pelo nome de mingau jamaicano?

É um prato popular na Jamaica, apreciado por pessoas de qualquer idade, seja no almoço ou jantar. Você pode preparar essa receitinha a qualquer hora do dia, com apenas alguns ingredientes.

Importante bater o mingau até ficar homogêneo e bem dissolvido. Ao terminar, despeje em uma tigela grande e se desejar, deguste bem gelado.

8º. Suco

O suco é uma bebida popular, degustada por crianças e adultos.

Com certeza, muitos de nós amamos tomar café da manhã ou lanchar com um bom copo de suco e esse é ideal para seu dia.

Disto isto, porque não provar um copo de suco diferentão? É simples e rápido de fazer. Dica: bata bem para não deixar grãos de milho.

9º. Tortilha

As tortilhas de milho, um alimento simbólico da culinária mexicana! As tortilhas são usadas da mesma forma que o pão.

Com uma prensa formada por dois discos de metal unidos por uma dobradiça que, dobrando-se um sobre o outro, pressiona a bola de massa colocada entre eles dando-lhe a forma redonda e plana típica as tortilhas.

10º. Canjica

A canjica é posta sobre a mesa com classe e sabor.

Servir caldo, sopa ou creme antes do prato principal é mais do que uma tradição! O caldo é servido porque ajuda a aumentar a saciedade e a reduzir o apetite, reduzem a ingestão e têm baixo teor calórico.

No final, despeje em uma assadeira grande e polvilhe a canela. Ao final de tudo, leve a canjica para a geladeira e sirva quando estiver bem gelada. Se preferir, cubra com papel alumínio.

11º. Bolo de milho de latinha

Esta receita deliciosa é fácil de fazer.

Para esta sobremesa, comece quebrando os ovos em uma tigela e acrescente o açúcar. Misture os componentes até que a mistura fique leve e fofa.

Bata no liquidificador o milho das espigas ou uma lata de milho verde, deixando um milho batido. Se você preparar o bolo em uma batedeira planetária, o processo será mais rápido.

12º. Cuscuz

Uma receita fresca e rápida, ideal como prato individual ou aperitivo.

Também pode ser utilizado como prato de Buffet. O cuscuz presta-se a ser condimentado com vários ingredientes.

Dessa vez, use os vegetais que sejam livres de agrotóxicos, para obter um prato saboroso e ao mesmo tempo saudável.

13º. Caldo de frango

Há pratos que, além de nos darem satisfação, nos proporcionam a energia certa para enfrentar o dia!

Esse caldo de frango é um verdadeiro mimo, tanto que foram rebatizados de comida caseira.

A sopa de frango com milho é um prato simples de preparar, mas com um sabor único que representa um carinho e toque de comida de vó. Um prato que pode ser feito no almoço ou jantar!

14º. Milho cozido

As espigas de milho são um verdadeiro deleite para ser apreciado no verão, principalmente quando são colhidas na hora.

Sempre foram as protagonistas das feiras e festivais sertanejos, como verdadeiras comidas de rua para serem degustadas com as mãos.

Em casa, entretanto, elas podem ser preparadas de diversas formas. Nessa receita, prepare em uma panela de pressão por cerca de 15 minutos ou até estar no ponto.

15º. Bolo de milho low carb

Um bolinho macio e que vai fazer todo mundo pedir a receita!

De preparo rápido, com o toque rústico e convidativo das sobremesas caseiras. Neste bolo não há muitos componentes, opção que também torna o bolo leve e saudável.

Quando estiver na forma, leve ao forno e prepare em fogo baixo para assar completamente e dourar. Ao terminar, deixe esfriar e desenforme.

16º. Farofa

Uma farofa soltinha e que se desfaz na boca, não tem coisa melhor!

Vamos precisar de: algumas xícaras de farinha de milho, vagem, cenoura, bacon e manteiga. Tenha preferência por legumes naturais, para que assim a sua farofa seja a mais saudável e sem uso de conservantes.

Comece cortando os legumes, tudo bem fininho e pequeno. Em uma panela aqueça a manteiga, após estar derretida despeje o bacon, refogue um pouco, mexa rapidamente e deixe dourar.

Espero que tenha gostado das receitas com milho que separamos. São diversos tipos de comida envolvidas com milho que todos podem prepara em casa.

Sobre o autor

Rafael Gonçalves

O cozinheiro apaixonado que transforma cada prato em memória.

Rafael não é um chef de restaurante estrelado, mas tem o dom de transformar cada prato em uma verdadeira obra de arte, cheia de sabores e histórias. Apaixonado por gastronomia desde sempre, já mergulhou em cursos de churrasco, confeitaria e até cozinha italiana, francesa e brasileira, só para garantir que nenhum tempero fique sem seu toque especial. Em casa, é o rei do fogão: seja no almoço de domingo com a família ou nas festas onde todo mundo já sabe que quem manda na cozinha é ele. Há 10 anos casado com a Daiane, descobriu que cozinhar juntos é tão gostoso quanto comer, e transformou a mesa num lugar sagrado, onde cada refeição vira motivo pra celebrar.

Inspirado por mestres da culinária como Jamie Oliver e chefs premiados em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala, Rafael aplica técnicas refinadas e sempre busca atualizar suas receitas com o que há de melhor nas cozinhas do mundo. Se tem alguém que conhece os sabores do Brasil e do mundo, é ele. Já desbravou os melhores restaurantes, do Figueira Rubaiyat em São Paulo ao Terraço Itália, sem falar nas experiências internacionais que inspiram suas receitas. Mas, no fim do dia, seu maior orgulho é ver o sorriso da família ao provar um prato feito com carinho. Quer ver dicas, descobertas e muito sabor no dia a dia?

Está no lugar certo, aqui no sabor na mesa, trago todas as receitas que testei, gostei e reuni durante toda a minha vida.

Segue lá no Instagram e vem comer com a gente! ??

Instagram icon https://www.instagram.com/raf.gcs

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar