Perfeita Receita de Manteiga Ghee + Alternativas de Pratos Que a Usam Como Ingrediente

  • Aprenda como fazer a ghee deliciosos pratos com esta cremosa, saborosa e perfumada especiaria!
Publicado em Outras Receitas
Perfeita Receita de Manteiga Ghee + Alternativas de Pratos Que a Usam Como Ingrediente Ivanna Pavliuk / Shutterstock.com

A ghee é famosa nas lojas de produtos naturais. Muito usada nas receitas da culinária indiana, é também conhecida como manteiga clarificada e suporta altas temperaturas na cozinha.

Para te ajudar, selecionamos este vídeo com uma opção de receita de manteiga ghee que te ensinará como preparar manteiga caseira livre de resíduos sólidos do leite, preferida por quem tem intolerância à lactose.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Nossa favorita: ghee tradicional e de fácil preparo. É uma receita excelente àqueles que possuem pouca ou nenhuma prática e querem aproveitar os benefícios da manteiga. E logo após, há outras formas de preparar qe você ai amar.

poste no pinterest esta imagem de receita de manteiga ghee

Receita de Manteiga Ghee tradicional - Saiba Como Fazer

Rendimento
A quantidade de Manteiga que usar
Preparação
20 minutos
Dificuldade
Fácil
Imprimir
Ingredientes
  •  Manteiga comum de boa qualidade;
  • Colher para mexer
  • Pano limpo para coar (fralda ou gaze)
  • Peneira
  • 1 panela de fundo grosso
  • Pote para coar
  • Vidro para armazenar

Modo de preparo

Anúncio
Continue lendo abaixo
  • Leve a manteiga para ferver na panela em fogo médio;

  • Quando a manteiga estiver toda derretida e começar a ferver, reduza mais o fogo;

  • Enquanto ela ferve a lactose e todos os resíduos vão se desprendendo da gordura e a água vai se evaporando;

  • Ocasionalmente mexa com a colher para desprender os resíduos que se formarem na lateral da panela;

  • Depois que os resíduos se separam da manteiga, coe-o com a ajuda da peneira e o pano limpo. Os resíduos ficarão grudados no fundo da panela e no pano;

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • Após, transfira o líquido para vidros limpos de armazenamento.

Veja mais 16 receitas dessa saborosa e aromática manteiga:

No café (Bulletproofcooffe)

Esta receita é excelente por ser uma opção para os amantes de café energético. Por isso, acompanhe aqui o modo de preparar e comece suas manhã com mais energia!

Este café traz diversos benefícios, pois as substâncias de sua composição nos ajudam a manter o corpo ativo por mais tempo. Desse modo, contribui no aumento do foco e na produtividade diária; reduz a compulsão por doces e estimula o corpo a queimar mais gordura.

Faça deste café um hábito diário e se surpreenda com um corpo mais mais saudável , energizado e disposto!

Com sal rosa

Aprenda como preparar sua receita da ghee temperada com sal rosa. Siga as instruções e os passos que estão no vídeo.

Anúncio
Continue lendo abaixo

O uso regular deste sal traz vários benefícios à saúde, tais como: aumento da hidratação do corpo; pressão arterial regulada; melhora na circulação (evitando doenças cardiovasculares); redução do refluxo ácido e equilíbrio do PH.

Experimente você também e ouse deixar sua ghee ainda mais nutritiva. Vale a pena conferir!

Aromatizada

Acompanhe o vídeo e veja como preparar a ghee , caseira e sem lactose, aromatizada com cúrcuma e dill fresco.

Siiga esse processo: coloque a manteiga na panela e leve no fogo baixo para derreter. Enquanto a manteiga derrete irá formando uma espuma, não é preciso mexer. Cesse o fogo e retire a espuma branca. Coloque, em um pote seco e limpo, a gordura (parte amarela) para armazenar. Acrescente a cúrcuma em pó e o dill fresco.

Mexa bem e leve a manteiga ao freezer até endurecer. Depois de pronta, conserve-a em temperatura ambiente e aproveite os benefícios que a ghee tem. Faça em sua casa!

Anúncio
Continue lendo abaixo

Artesanal

Aproveite mais uma receita de ghee aprendendo como fazê-la de modo totalmente artesanal. Venha acompanhar!

Faça este óleo purificado e perfumado, seguindo as instruções apresentadas no vídeo. A ghee, manteiga indiana, é ótima para preparar arroz, doces e diversos outros pratos que você desejar. Quando estiver separando os resíduos repita o processo até a gordura ficar pura.

Prepare esta prática e saborosa receita que selecionamos. A ghee não exige segredo para fazer em casa; depois de pronta ela deve ser colocada em pote de vidro esterilizado. Experimente!!

Anúncio
Continue lendo abaixo

De nata de leite

Confira neste vídeo o modo de preparar esta manteiga clarificada, aprendendo como usar nata de leite. Veja o passo a passo!

Utilize uma panela com fundo bem grosso e ferva a nata de leite até a gordura ser totalmente separada dos resíduos. Desligue o fogo e deixe esfriar. Após, retire todo os resíduos e armazene a gordura para o consumo.

Pode ser uma opção perfeita para quem compra leite direto do produtor rural e não sabe o destino que dará as natas!

Banho maria

Venha conferir e aprender a fazer esta receitinha fit fácil e cheia de sabor.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Em banho maria, derreta os tabletes da manteiga até ficar completamente líquida. Com uma escumadeira vá retirando toda a espuma branca da parte amarelinha. A espuma são resíduos que podem ser reaproveitados em outros pratos. Ao retirar a gordura tenha cuidado para não misturá-la com os resíduos do fundo da panela.

A manteiga pronta pode ser conservada tanto dentro quanto fora da geladeira. Experimente!

 Pão funcional

 Veja mais uma saborosa e saudável receita que selecionamos para você. Além do modo de como fazer esta manteiga, o vídeo também apresenta o passo a passo de um pão totalmente funcional e sem glúten.

Use de preferência a manteiga sem sal e siga as instruções do vídeo. No pão utilize: amaranto ou quinoa em flocos chia ou linhaça, farinha de arroz ou de milho azeite de oliva, água e fermento em pó.

A quantidade de ingredientes apresentada rende 1 porção. Faça o pão na frigideira com tampa e leve ao fogo médio. Aproveite seus benefícios e bom apetite!

Anúncio
Continue lendo abaixo

Pão de ghee

Veja no vídeo outra deliciosa receita de pão de ghee que além de ter um lindo designer, fica cheia de sabor.

Na massa utilize: farinha de trigo, açúcar, sal, ovo, leite, fermento instantâneo e ghee. Assista ao conteúdo e veja como preparar esse pão fofíssimo e cheio de sabor. Surpreenda a sua família na mesa de café.

Anúncio
Continue lendo abaixo

A quantidade a ser usada de cada ingrediente está na descrição do vídeo. Experimente este pão delicioso e macio!

Queimada

Aprenda como preparar esta ghee marrom ou queimada que deixará seus pratos um arraso. Confira aqui!

É uma receita excelente para quem quer dar uma caprichada nos cardápios doces ou salgados. Além de tudo, é muito indicada para usar em massas e coberturas de bolos e tortas.

Por isso, acompanhe o vídeo e veja como preparar esta maravilhosa manteiga clarificada!

Bolo de chocolate

Assista ao vídeo e aprenda esse delicioso bolo de chocolate usando manteiga clarificada. Faça você também essa deliciosa sobremesa.

Os ingredientes e suas respectivas quantidades estão na descrição do vídeo. Bata os ingredientes líquidos e depois os secos no liquidificador e a seguir, acrescente o fermento e o incorpore na massa devagar.

Despeje a massa na forma untada e asse no forno pré aquecido a 180°C por cerca de 40 a 50 min. Sirva-se bem!

Filé de frango

Que tal preparar este delicioso filé de frango à dorê na ghee? Assista ao vídeo e veja o modo de preparar essa deliciosa refeição.

Para prepará-la você vai necessitar dos seguintes ingredientes: filés de frango trigo, ghee, suco de limão, salsinha sal e pimenta a gosto. Acompanhe no vídeo!

Capriche no seu almoço ou jantar com esse saboroso e suculento filezinho!

Coxa e sobrecoxa

Veja também outra opção que te fará arrasar naquele almoço especial, por exemplo. A proposta da vez e essa deliciosa receita de coxa e sobrecoxa de frango.

Serão necessários os seguintes ingredientes: coxas e sobrecoxas desossadas, cebola, alho, manteiga clarificada, sal e pimenta a gosto. No vídeo você acompanha o modo, assim como, o tempo necessário de preparação.

Sirva com arroz ou outra opção de preferência. Bom apetite!

Pão de queijo fit

Que tal aprender esse delicioso pão de queijo fit com manteiga clarificada? Venha conferir no vídeo!

Esta receita de pão é simples e muito prática, sendo ótima opção de lanchinho da tarde ou para aquelas pessoas intolerantes à lactose ou ao glúten, pois o pão é feito com polvilho doce.

Acompanhe os ingredientes na descrição e assista ao vídeo para ver o modo de preparar este lanchinho.

Pão de liquidificador

Veja só outra deliciosa opção de pão para ser servido com ghee; não tem segredo, por isso faça também.

Esta receita é indicada às pessoas celíacas. Além disso, é muito prática pois tudo é processado no liquidificador. Os ingredientes utilizados na massa estão na descrição do vídeo.

Acompanhe o passo a passo para fazer a ghee o esse pão prático e saboroso!

Legumes

O que acha de deixar seus legumes cozidos ainda mais suculentos e atrativos? Venha ver como a ghee pode ser versátil!

Para esse delicioso mix de legumes, tenha em mãos: molho de castanhas, castanha de caju ou amêndoas, limão, água, sal, pimenta a gosto, legumes cozidos e variados, e por fim, a ghee eu dará uma finalização especial.

Assista ao vídeo para conferir o modo de preparar e as quantidades de cada ingrediente. Bom apetite!

Farofa saudável

Você ama farofa, mas está se preocupando com a dieta? Então não precisa preocupar mais, pois trouxemos esta receita saudável e deliciosa que é perfeita na sua dieta.

Nesta farofa você irá precisar dos seguintes ingredientes: farelo de aveia ou quinoa em flocos, farinha de amêndoa ou castanhas, cebola, azeite, ghee, cenoura ovos cozidos e temperos de sua preferência.

Siga as instruções e o modo de preparar no vídeo. A quantidade está descrição. Experimente essa incrível e nutritiva farofa!

Esta seleção receitas com manteiga clarificada ou manteiga de garrafa, e de pratos que a usam como ingrediente é maravilhosa, não é mesmo? Experimente fazer essa iguaria na sua casa e faça estes e outros saborosos pratos. Bom apetite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.