Super Receita com Manteiga de Garrafa & Opções para Seus Pratos

Aprenda a fazer esse prato incrível e que vai bem em qualquer refeição, a seguir descubra outras maneiras usar a manteiga de garrafa para dar um toque especial nos seus pratos.
Publicado em Outras Receitas
Super Receita com Manteiga de Garrafa & Opções para Seus Pratos Charlotte Lake / Shutterstock.com

A manteiga de garrafa, também conhecida como manteiga da terra, manteiga clarifica e manteiga ghee é um ingrediente típico, considerado essencial para composição dos sabores da maior parte dos pratos da culinária do nordeste do Brasil.  Com um sabor único e marcante, podemos obter esse produto artesanal através do batimento e fusão do creme de leite, ou da nata do leite. O processo é demorado é leva bastante tempo, já que toda a água deve ser eliminada, de modo a sobrar apenas a gordura.

Pensando em te ajudar a levar esses sabores e aromas para sua cozinha, hoje vamos te ensinar uma das melhores receitas com manteiga de garrafa, mandioca deliciosa e supersimples.

A mandioca por si só já é uma delícia, na manteiga então, nem se fala! Aproveite essa receita para encantar quem você ama.

Depois, Conheça mais algumas maneiras deliciosas de insirir a manteiga de garrafa na sua alimentação.

poste no pinterest esta imagem de receita de manteiga de garrafa

Receitas com Manteiga de Garrafa: Mandioca Cozida Deliciosa - Saiba Como Fazer

Rendimento
1 porção individual
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil
 
Ingredientes
  • 300g de mandioca sem casca
  • Sal a gosto
  • Azeite
  • 1 talo de alecrim
  • 100 ml de caldo de legumes
  • Pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres de manteiga de garrafa
  • 250 ml de molho de tomate pronto
  • 7 unidades de tomate cereja
  • 4 folhas de manjericão
  • Parmesão ralado

Modo de preparo

  • Em uma panela adicione sua mandioca, azeite, alecrim e sal, coloque água suficiente para cobrir e leve ao fogo baixo.

  • Quando a mandioca estiver devidamente cozida, escorra todo o líquido da panela.

  • Logo após escorrer o líquido, amasse sua mandioca e a leve ao fogo novamente.

  • Agora, aos poucos, adicione o caldo de legumes, sempre mexendo.

  • Quando ambos estiverem incorporados, tempere seu purê com sal e pimenta, e adicione também a manteiga da terra, novamente mexa até que os ingredientes estejam incorporados.

  • Quando o purê estiver fervendo, desligue o fogo da panela e leve o seu conteúdo para um recipiente que possa ir ao forno.

  • Em cima do purê, despeje o molho de tomate, adicione seus tomates cereja e o manjericão, o queijo parmesão deve ser ralado sob o molho na quantia que você desejar,

  • Leve tudo ao forno preaquecido a 180ºc por cerca de 15 minutos, ou até que o queijo esteja gratinado.

  • E pronto! Bom apetite, você já pode servir e impressionar todo mundo que provar um pouquinho!

Agora, conheça essas outras 15 receitas com manteiga de garrafa super fáceis para fazer nesse final de semana!

Na Carne de sol acebolada

Essa receita é muito simples de fazer e é uma verdadeira delicia! E o melhor de tudo: Se você quiser, pode combinar com absolutamente qualquer tipo de acompanhamento desde o feijão verde até arroz de leite, tudo cai bem com essa carne.

No Risoto

Esta receita é ideal para paladares sofisticados.

Seu grau de dificuldade é mediano e provavelmente ela levará mais que alguns minutos da sua vida, porém é uma ótima opção para quem quer impressionar e mostra que é capaz de ir além do básico.

No Baião de dois

O baião de dois é um prato tipicamente nordestino! Uma delícia muito simples de fazer que pode ser servida em absolutamente qualquer ocasião!

Este também é um prato extremamente nutritivo e gordo, que reflete perfeitamente a realidade e as necessidades do lugar onde nasceu e do povo que o criou!

Cozinhe sabendo que ele é sinônimo de comer bem e garantir energia para um dia agitado!

Com Frango

Se você busca uma receita pratica para fazer rápido e consumir rotineiramente, essa é a sua receita!

Esse frango fica pronto em minutos, tem um sabor incrível e é super acessível! Com certeza você e toda sua família vão adorar!

Na farofa

Farofa é o acompanhamento perfeito para aquele churrasco de domingo, e você não pode deixar de dar uma olhada nessa receita!

Essa farofa é super crocante e gostosa, uma ótima opção para quem desejar ousar e experimentar misturas de sabores diferentes na cozinha.

Com contra filé

Para os amantes de churrasco não existe nada mais perfeito que um pedaço macio e suculento de contra filé, mas você sabia que isso pode ficar melhor se somado ao sabor intenso da manteiga de garrafa?

Nesta receita incrível encontraremos tanto o passo a passo para um pedaço de carne suculento, quanto para um pão de alho sensacional.

Com picanha

Exatamente como o contra filé, a picanha também se beneficia das nuances da manteiga, e tem toda a sua potência traduzida em muito sabor se assada na medida certa!

Nessa receita, descubra os segredos da picanha perfeita!

Com abobora e carne seca

Quer impressionar as visitas com um prato super sofisticado? Experimente fazer essa abobora!

Seu preparo não é exatamente simples e envolve uma série de processos, porém cada segundo gasto valerá super a pena no final pois tudo fica muito gostoso.

No camarão

Manteiga do sertão vai super bem com peixes e frutos do mar! Nesta receita poderemos apreciar o sabor suave de um camarão bem temperado a toda a potência da manteiga!

Essa combinação cai super bem como proteína para um prato com mais elementos, assim como é uma ótima opção para aperitivo ou tira-gosto!

Na tilápia

Gosta de peixes? Então com certeza esta receita vai te conquistar! Nesse preparo encontraremos uma ótima opção de proteína, independente da refeição do dia.

Esse prato é super versátil e gostoso, e provavelmente todos vão querer provar mais.

No bolo

E quem disse que o uso de manteiga de garrafa se limitava a pratos salgados? Doces e sobremesas também podem se beneficiar dos sabores únicos desse condimento!

Nesta receita temos um bolo feito com manteiga, ele é fofo e macio, perfeito para o café da manhã.

Com certeza a escolha perfeita para acompanhar uma boa xícara de café.

Na tapioca

Ainda pensando em receitas que caem bem no início do dia, essa é uma boa opção para que tem intolerância a glúten e não pode comer pão.

A tapioca é típica de nosso território, e cai bem com absolutamente qualquer coisa, desde doces até salgados, por isso a combinação coco + manteiga tem tudo para conquistar suas manhãs.

Com pão e ovo

Se na sua casa as pessoas preferem os clássicos matutinos!

Pão e ovos são coringas em todo o mundo, com gema molinha ou dura, ele com certeza ficara mais saboroso se a manteiga de garrafa estiver envolvida no preparo.

Cuscuz nordestino

Um clássico da cozinha nordestina que merece ser provado! Nessa receita de dificuldade intermediaria encontramos tudo que caracteriza a culinária do norte do país, queijo coalho, cuscuz, carne de sol, leite de coco e manteiga de garrafa, o resultado não poderia ser melhor!

Um prato inesquecível que se come e pede mais!

Gostou de conhecer todas essas opções de receitas? Experimente algumas em sua casa. Se não souber onde encontrar a manteiga do sertão, faça a sua!

Não deixe que uma questão geográfica te impeça de adicionar esta belezinha nos seus bolos, doces, molhos, saladas, carnes ou qualquer coisa que te der vontade!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.